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segunda-feira, 1 de julho de 2019

O engajamento de equipes na era da transformação digital


                                       
A transformação digital está ligada ao futuro do trabalho. Isto é inexorável. A chamada era da automação, capitaneada pela inteligência artificial, fomenta toda uma nova onda de modelos de negócio diferenciados, novas oportunidades de trabalho e avanços econômicos sem precedentes na história.  Podemos afirmar que a chamada era digital representa uma ruptura com o passado e certamente exigirá novas competências e atitudes diferentes.

Uma das principais atitudes a serem trabalhadas é o engajamento. O ADP Research Institute conduziu, em 2019, uma pesquisa global sobre o assunto e a conclusão é desoladora: em média, somente 16% da força de trabalho está compromissada e completamente engajada em suas atividades junto às organizações para as quais trabalham. O resultado preocupa, pois, como sabemos, engajamento possui uma relação direta com desempenho.

Dois pontos parecem ser as causas raiz deste problema e ambas estão relacionadas com características tipicamente humanas: cultura organizacional e maior (ou menor) atenção ao desenvolvimento humano, tais como feedback, capacitação pessoal e profissional, e, principalmente, lidar com desejos e expectativas. Mas esta situação pode mudar, se alterarmos a maneira de entender a organização. Mais do que um sistema complexo em que os colaboradores são meramente componentes, as empresas são metáforas da organização humana, onde o trabalho em equipe é fundamental para que os resultados possam ser obtidos.

Exatamente neste ponto é onde a diversidade assume um papel de fundamental importância. A experiência individual é realçada quando agregada a outras experiências, independentemente da idade (geração), do gênero, da base cultural ou outra forma qualquer de classificar os indivíduos. A soma de competências e experiências é benéfica, principalmente se vivenciada em condições ou perspectivas diferentes. A mescla é positiva. É preciso que as lideranças enxerguem que o binômio competência e diversidade é fundamental para o crescimento, e comecem a trabalhar isso em suas empresas de forma orgânica, natural. Não imposta ou por uma questão de imagem. Mas porque é um bom negócio.

O cenário da transformação digital pressupõe o trabalho em equipes cada vez mais flexíveis e com capacidades diversas, trazendo inúmeras oportunidades de inclusão. Por outro lado, é necessário que se tenha atenção redobrada com os movimentos que o mercado está fazendo. Por exemplo, um relatório recente da Mackinsey Global Institute chamado “O futuro da mulher no trabalho: transições na idade da automação”, mostra oportunidades de inserção que podem mudar o perfil do trabalho da mulher nas próximas décadas, como o surgimento de novas funções. O relatório conclui que, se participarem desta transição, mulheres poderão entrar no caminho de atividades mais produtivas e melhor remuneradas. 

Pessoalmente, creio que a transformação digital traz oportunidade de inclusão, não só de gênero, em “proporções quânticas”. Muito mais significativas e factíveis que o progresso discreto que a gente vê com políticas, métodos e mobilizações atuais. O trabalho em equipe, neste novo cenário tecnológico e de plena colaboração, é a “sopa primordial para o desenvolvimento do ambiente profissional das próximas décadas. Pense nisso e mãos à obra!




Enio Klein - CEO da Doxa Advisers; Professor de Pós-Graduação na Business School SP; Especialista em Transformação Digital


Férias: 47% dos brasileiros pretendem reduzir os gastos em relação a 2018

 Crédito: Reprodução internet

Pesquisa inédita aponta que mais da metade da população estabeleceu um teto de R$ 1,6 mil para a folga de inverno, segundo a 10ª edição do Barômetro Internacional da Ferratum


O aumento nos índices de desemprego e as consecutivas altas do dólar fizeram com que muitos brasileiros replanejassem as férias de julho. De acordo com o levantamento anual realizado pela fintech de empréstimos pessoais Ferratum (www.ferratum.com.br), cerca de 47% da população decidiu reduzir os gastos em relação a 2018, sendo que 55% dos entrevistados reservaram até R$ 1,6 mil para curtir a folga de inverno.

Em sua 10ª edição, a pesquisa Barômetro Internacional das Férias de Julho 2019 atestou os hábitos de 22 mil consumidores em 17 países ao redor do mundo. Enquanto, por aqui, quase metade dos entrevistados planeja gastar menos, o número no cenário mundial para essa opção é de apenas um terço (33%). “A economia nacional passa por um momento de turbulência, e o poder de compra do cidadão acaba se contraindo. Isso faz com que as pessoas busquem alternativas de consumo mais adequadas ao seu orçamento”, afirma Guy Levy, diretor-geral da empresa no Brasil.

Embarcar em direção a outros países pode ter deixado de ser uma possibilidade para uma ampla parcela da população, no entanto muitos optaram por viajar dentro do próprio território. Cerca de 75% da amostragem pretende gastar até 50% do orçamento reservado para as férias em viagens.
“Essa é uma época que valorizamos muito, para relaxarmos e nos divertirmos com a família e, mesmo que o destino não seja a Disney, ainda é possível escolher entre 26 estados e desbravar as nossas próprias belezas”, diz Levy.


Pé na estrada

Pegar a estrada ou um voo curto, inclusive, é o plano principal de 22% dos entrevistados – que apontaram viagens nacionais como a maior despesa do período de férias –, seguidos por 14% que preferem renovar o guarda-roupa e 12% que vão investir no up na casa. Para custear os gastos, a maioria dos entrevistados disseram que recorrerão a empréstimos (40%), dinheiro guardado (27%) ou cartão de crédito (19%).

Outro elemento que chama a atenção em meio aos dados obtidos com a pesquisa da Ferratum é a mudança nos hábitos de consumo por meio da digitalização progressiva das compras. “Seja para investir em roupas novas, reformar a casa ou viajar, mais da metade dos brasileiros pretende gastar cerca de 1/5 do orçamento em compras on-line. Embora tímido, o número aponta o aumento da popularidade dos cliques em relação às lojas físicas”, aponta o diretor-geral.





Ferratum


domingo, 30 de junho de 2019

7 rotas para desfrutar e se apaixonar pela França


Quem não sonha em admirar a beleza da Torre Eiffel nas noite de Paris, aproveitar as praias do Sul da França ou se deliciar na gastronomia francesa em Lyon? São tantas opções, que o ETIAS preparou um infográfico com 7 rotas para você aproveitar o máximo da França e sair apaixonado do país!  


As mais belas construções do Alentejo



Região portuguesa tem atrações imponentes, que encantam até mesmo quem não entende de arquitetura


Um dos grandes atrativos da Europa sempre foram suas construções incríveis, cheias de história. As maravilhas arquitetônicas da época medieval deslumbram os turistas do mundo todo, sejam igrejas, castelos ou mesmo hotéis ou sedes de governo.

Portugal tem inúmeras construções impressionantes, e o Alentejo, maior região do país, é lar de muitas delas. Listamos cinco exemplos abaixo para inspirar sua próxima viagem. Não é preciso entender de arquitetura para apreciá-las!


Paço Ducal de Vila Viçosa

A mais icônica construção de Vila Viçosa começou a ser construída em 1501, sob ordens do quarto duque de Bragança, D. Jaime, mas só se tornou o que é hoje no século 17. O que impressiona neste edifício é sua fachada de 110 metros de comprimento totalmente revestida de mármore, matéria-prima típica da região. Atualmente, é um museu, e seu interior tem muitos afrescos e painéis de azulejos, e exibe coleções importantes de pinturas, esculturas, tapeçarias, cerâmicas e até mobília da época em que foi uma das residências reais.


Castelo de Evoramonte

Localizado em um dos pontos mais elevados da Serra D’Ossa, este castelo é um monumento ímpar da arquitetura militar portuguesa. Tem três pisos nobres no pavilhão central, com salas monumentais, abóbadas góticas impressionantes e elementos da Renascença Italiana. A vista de seu terraço é imperdível.


Sé de Évora

Esta igreja merece uma visita simplesmente por ser a maior catedral medieval de Portugal. Sua silhueta imponente se destaca na paisagem urbana da cidade. Sua estrutura foi edificada integralmente com granito no século 13, marcada pela transição do estilo romântico para o gótico. Os elementos barrocos e renascentistas foram adicionados mais recentemente. A fachada possui duas torres: a torre sul tem os sinos, e na torre norte funciona o excelente Museu de Arte Sacra. É possível visitar o belíssimo claustro gótico e também subir no terraço, de onde se enxerga toda a cidade.


Torre das Três Coroas

Esta espetacular torre de mármore branco faz parte do Castelo de Estremoz. Ela é conhecida como Torre das Três Coroas pois três monarcas portugueses estiveram no poder durante suas obras. Construída no século 13 para a Rainha Santa Isabel, foi morada de reis e rainhas por séculos, e hoje é uma luxuosa pousada. Tem uma vista esplêndida de Estremoz e dos campos ao redor.


Forte da Graça

Conta-se que foram necessários quase 30 anos, seis mil homens, quatro mil animais e 120 mil moedas de ouro para construir o Forte da Graça, que fica a pouco mais de um quilômetro da cidade fortificada de Elvas. Esplêndido e grandioso, é uma verdadeira obra-prima da arquitetura militar do século 18, considerado por muitos historiadores como uma das mais poderosas fortalezas abaluartadas do mundo. Situado no Monte da Graça, este forte foi marcado por diversas batalhas épicas ao longo da história, e é possível conhecer seu interior e fazer visitas guiadas.



Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br


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