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sábado, 2 de fevereiro de 2019

Vistorias às barragens de mineração deverão ser concluídas neste semestre

Ministério do Desenvolvimento Regional já indicou prazo aos órgãos fiscalizadores. Demais empreendimentos serão inspecionados até o final do ano


As instituições fiscalizadoras federais e estaduais deverão realizar até o final deste ano vistorias às 3.386 barragens que apresentam riscos. Deste universo, 205 barramentos de mineradoras terão suas inspeções priorizadas para ocorrer até o mês de junho. Os prazos foram indicados aos órgãos responsáveis nesta quinta-feira (31/1) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, na condição de presidente do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

Por meio de ofício, também foi solicitado às entidades a apresentação das demandas de pessoal, caso a capacidade de trabalho não esteja adequada à execução das vistorias nos períodos indicados. As instituições têm até a próxima semana para enviar as informações ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Todo o diagnóstico será encaminhado ao Ministério da Economia. A Pasta avaliará procedimentos necessários ao exercício temporário dos servidores que irão reforçar o efetivo de fiscalização das barragens.
O documento ainda reiterou aos órgãos as recomendações da Moção nº 72, do CNRH, publicada esta semana (29/1) no Diário Oficial da União. Também foi enviada a lista de empreendimentos a serem vistoriados por cada entidade.

A Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do MDR - responsável pela secretaria-executiva do Conselho Nacional de Recursos Hídricos - acompanhará a evolução das atividades da Moção nº 72. Para dar transparência às ações federais, os resultados serão divulgados mensalmente.


Qualificação

Servidores da União designados aos trabalhos também passarão por treinamentos. O objetivo é atualizar os profissionais quanto aos protocolos de vistoria às estruturas. O curso terá uma semana de duração e será ministrado por técnicos dos órgãos fiscalizadores da União. São eles: Agência Nacional de Águas (ANA); Agência Nacional de Mineração (ANM); Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Previsto para a segunda quinzena de fevereiro, o treinamento será realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Será aberto um chamamento público para que servidores interessados participem dos encontros.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, discutiu nesta sexta-feira o formato das atividades com titulares e equipes das respectivas instituições federais. “Já entramos em contato com a ENAP para viabilizar a abertura das matrículas. Estamos trabalhando em diversas frentes de ações para que as inspeções sejam iniciadas o quanto antes”, explicou.

A estratégia também poderá contemplar funcionários de carreiras estaduais, por meio de cooperações técnicas entre os governos dos estados e a União. O intuito é assegurar a verificação in loco da situação dos empreendimentos vulneráveis em todo o País.

Seguro habitacional: saiba como acioná-lo


Todo contrato de financiamento habitacional conta com cobertura de um seguro que garantirá o pagamento do saldo devedor de um financiamento ou a reestruturação do imóvel em caso de algum evento que venha a comprometer a integridade do bem dado em garantia.São seguros obrigatórios por lei e não implicam em venda casada, logo, não há como questioná-los por indevido judicialmente, além de possuírem regras que precisam ser respeitadas para fazer valer seu direito.

O presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Vinícius Costa, conta que o prazo legal para se acionar o seguro é de um ano, contado da data do evento. “Para o caso de morte, se a habilitação for feita pelos herdeiros e sucessores do mutuário falecido, aí o prazo será de 10 anos para acionar o seguro judicialmente. Em relação a morte e invalidez permanente, o seguro somente quita saldo devedor a vencer. Havendo prestações em aberto, a responsabilidade pelo pagamento será exclusivamente do mutuário.”

Os contratos de financiamento habitacional que estão fora do Programa Minha Casa Minha Vida contam com seguro por Morte e Invalidez Permanente (MIP) e Danos Físicos no Imóvel (DFI). Vinícius Costa esclarece que a relação do seguro no contrato de financiamento é diferente na relação de seguro prestamista – que se contrata no mercado e tem como finalidade indenizar um beneficiário em caso de falecimento do segurado.

No caso do financiamento habitacional, o seguro é obrigatório e visa cobrir eventos relacionados a morte, invalidez permanente e danos físicos no imóvel. “Porém, o segurado será sempre o mutuário e o beneficiário o agente financeiro, pois a cobertura está direcionada a quitar o saldo devedor do financiamento junto ao banco, ou reparar os danos do imóvel mantendo a integridade do bem dado em garantia ao banco”, explica o presidente da ABMH.

Para os contratos vinculados ao Minha Casa Minha Vida, o seguro recebe o nome de Fundo Garantidor da Habitação (FGHAB). “Além de abarcar as hipóteses de morte e invalidez permanente do mutuário e os danos físicos no imóvel, esse seguro ainda garante pagamento de prestações que vão de 12 a 36 meses para hipótese de desemprego ou queda de renda familiar do mutuário”, conta Vinícius Costa.

Segundo ele, o FGHAB se trata de um seguro mais amplo e de caráter extremamente social, pois auxilia em eventual situação de crise financeira o mutuário a não perder o seu imóvel por inadimplência. “Importante destacar que esse seguro por queda de renda ou desemprego na verdade é um empréstimo que se faz ao mutuário. Ele não paga as prestações por agora, mas assume o compromisso de pagar as prestações que foram saldadas pelo seguro no curso de seu financiamento ou ao final.”





ABMH São Paulo
Americana (atende Grande São Paulo e região de Campinas): (11) 966-643-785 (Oi) /(19) 3013-4643
Sorocaba: (15) 3224-1191

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Feira de adoção de animais do Grande ABC tem programação divulgada


Cerca de 20 cachorros e gatos estarão disponíveis para adoção. Iniciativa é em parceria com a Prefeitura


Os apaixonados por animais e simpatizantes da adoção responsável têm encontro marcado amanhã, sábado, dia 2 de fevereiro! O Mauá Plaza Shopping, referência para o Grande ABC Paulista, realizará a 1ª Feira de Adoção de Animais no empreendimento - a iniciativa é em parceria com a Prefeitura de Mauá e será implantada todo primeiro sábado de cada mês.

Cerca de 20 cachorros e gatos, castrados e vermifugados, estarão à espera de muito amor e um lar para acolhê-los. Os interessados em adotar um amiguinho de quatro patas devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e ser maior de 18 anos de idade. Além disso, os responsáveis pela feira irão entrevistar cada um dos interessados para checar a compatibilidade entre o futuro dono e o animal. Após o processo é necessário assinar um termo de posse responsável.

"Todos os animais são especiais e merecem um lar repleto de afeto e carinho. É muito importante conscientizarmos que a adoção é muito mais do que levar para casa: é cuidar, zelar e respeitar o novo amigo", ressalta a gerente de marketing do shopping, Ariane Oliveira.

A 1ª Feira de Adoção de Animais acontece das 11 às 16 horas, no estacionamento do Mauá Plaza, próximo ao Hipermercado Assaí.



Serviço

1ª Feira de Adoção de Animais no Mauá Plaza
Quando: a partir de 2 de fevereiro - acontecerá todo primeiro sábado do mês.
Horário: 11 às 16 horas.
Local: estacionamento do shopping.
Av. Gov. Mário Covas Júnior, 1 – Centro – Mauá – SP.

Mais informações: www.mauaplaza.com.br



Estação Eucaliptos da Linha 5-Lilás recebe campanha de vacinação


Ação será no sábado, 2 de fevereiro, e visa ampliar imunização contra febre amarela na capital


A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, oferecerá aos passageiros vacinação contra febre amarela.
A ação será realizada na Estação Eucaliptos no dia 2 de fevereiro, das 10h às 16h. A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal na cidade, que ainda não alcançou a meta de 95% de cobertura.

A dose padrão contra a febre amarela é única e garante imunidade para toda a vida, não havendo necessidade de dose de reforço. A vacina estará disponível para toda a população e pode ser aplicada em bebês a partir dos nove meses de idade, sendo contraindicada para mulheres que amamentam, pacientes oncológicos, transplantados e que façam uso de medicação que deprima o sistema imunológico (corticóide, radioterapia e quimioterapia).

Para mais informações da campanha, acesse www.prefeitura.sp.gov.br/saude



Serviço

Vacinação contra febre amarela
Estação Eucaliptos – Linha 5-Lilás
Dia: 2/2/2019
Horário: das 10h às 16h

Dia Mundial das Áreas Úmidas


Amanhã, dia 2, será comemorado o Dia Mundial das Áreas Úmidas. Estabelecido pelo Comitê Permanente da Convenção de Ramsar, tratado intergovernamental para a conservação e o uso racional de zonas úmidas, a proposta do dia é estimular a realização de ações e atividades que chamem a atenção da sociedade para a importância dessas áreas, para as suas ameaças principais e para os serviços que esses ecossistemas prestam para a humanidade. O Brasil é um dos 150 países signatários e conta com iniciativas focadas em zonas úmidas e possui 27 Sítios Ramsar conhecidos em território nacional, incluindo-se o Sítio Ramsar do Rio Negro, o maior na escala mundial, reconhecido em março de 2018.

A WCS Brasil, que atua desde 2004 na Amazônia, lidera a iniciativa Águas Amazônicas (IAA), para a conservação destas importantes paisagens aquáticas da Amazônia, que normalmente é lembrada somente pelas suas florestas de terra firme, e sua importância para a biodiversidade do bioma. Além de desenvolver projetos para a conservação de espécies da biodiversidade aquática, como peixes e quelônios (grupo das tartarugas), a organização também mapeia e monitora as zonas úmidas da região. “A IAA está focada em levantar dados e apresentar a relevância que essas zonas têm. Uma delas é garantir a manutenção do estoque pesqueiro”, destaca Carlos Durigan, diretor executivo da WCS Brasil. Além disso, a WCS Brasil é parte da Comissão de Governança do Sítio Ramsar do Rio Negro, criada pelo Ministério do Meio Ambiente, busca desenvolver uma estratégia de gestão participativa para a região.

Dada a importância para a subsistência humana na bacia amazônica, especialmente para a manutenção dos estoques de peixes comerciais (dourada, surubim, jaraqui, tambaqui, entre outros), as áreas úmidas precisam ser priorizadas em ações de conservação e manejo. “Tradicionalmente, os ecossistemas terrestres têm sido priorizados em medidas de conservação e manejo na Amazônia, porém nossas pesquisas demonstram que sistemas terrestres e aquáticos estão intrinsecamente conectados e um olhar mais cuidadoso sobre a sua complexidade e riqueza é essencial para se planejar ações presentes e futuras que possam vir a afetar a vida na região como a conhecemos”, lembrou o diretor.


HORÓSCOPO CHINÊS COMEÇA A VALER EM 05 DE FEVEREIRO E TRARÁ MUITAS TRANSIÇÕES



 

Especialistas do Astrocentro falam sobre o Ano do Porco.


O ano no Ocidente mudou em 31 de dezembro, mas no Oriente essa passagem acontecerá na próxima semana, mais especificamente no dia 05 de fevereiro e valerá até o dia 24 de janeiro de 2020. O período que compreende o Horóscopo Chinês varia entre o fim de janeiro e início de fevereiro, sem data fixa, uma vez que ele é baseado nas fases da lua em posição ao sol.

E assim como o horóscopo ocidental, o Chinês também tem doze signos e o regente desse novo período será o Porco, último signo deste zodíaco. E como ele encerra um ciclo, a palavra chave deste novo ano será: “mudança”. E elas acontecerão em diversas áreas da vida, impactando todos.

Quer saber como será o Ano do Porco para o seu signo? Os especialistas do Astrocentro revelam de que maneira esse marco astrológico afetará a sua vida nos próximos meses:


Rato (1948, 1960, 1972, 1984, 1996 e 2008) – Esse é o primeiro signo do Horóscopo Chinês! Então aproveite o período de fechamento para retomar projeto inacabados e relações amorosas mal resolvidas, por bem ou por mal, esses assuntos serão encerrados em sua vida durante a regência do Porco.


Boi (1949, 1961, 1973, 1985, 1997 e 2009) – As previsões para os nativos desse signo, não são fáceis. Várias adversidades podem surgir e com isso sua maturidade e serenidade serão colocadas a prova, aproveite para exercitar sua paciência e tolerância, amadurecendo com os erros e acertos.


Tigre (1950, 1962, 1974, 1986, 1998 e 2010) – Alerta vermelho! Isso para as paixões, é claro. Os nativos serão vítimas de uma paixão avassaladora. E as previsões ainda indicam que esse grande amor pode ser o queridinho do ano, do signo de porco. Se você já namora algum nativo, prepare-se para um pedido de casamento.


Coelho (1951, 1963,1975, 1987, 1999 e 2011) – Todas as mágoas serão esquecidas nesse ano, o que te fará estar mais próxima de sua família. Lembre-se: todos nós temos ‘prazo de validade’ aqui na Terra, então não vale a pena se remoer por assuntos inacabáveis e perder relacionamentos. Fortaleça laços.


Dragão (1952, 1964, 1976, 1988, 2000 e 2012) – Ótimas notícias! Esse ano será especial, principalmente para os seus projetos pessoais e financeiros. Não se deixe abalar por adversidades e muito menos pelo sucesso, mantenha sua humildade que tudo irá colaborar nesse ano.


Serpente (1953, 1965, 1977, 1989 e 2001) – Infelizmente, o ano do porco sempre traz aborrecimentos para as serpentes, mas basta manter a calma e ficar firme. Aguarde o fim do período de inferno astral e seja otimista para o ano seguinte. Não vale se desesperar, esse evento acontece somente de doze em doze anos!


Cavalo (1954, 1966, 1978, 1990 e 2002) – Sua impetuosidade pode te custar caro e as consequências desse ato serão sentidas ao longo de todo o ano. Use a informação e a inteligência ao seu favor e procure não agir impulsivamente, pense antes.


Bode (1955, 1967, 1979, 1991 e 2003) – Aproveite o momento para curtir bastante sua família e amigos, afinal seu carisma estará aflorado. Novas amizades serão bem-vindas, mas seja cauteloso na hora de seleciona-las, há muita gente interesseira e invejosa.


Macaco (1944, 1956, 1968, 1980, 1992 e 2004) – As previsões indicam que nesse ano, você vai enxergar uma grande oportunidade na sua vida, mas se você não estiver atento o suficiente, poderá deixar tal oportunidade ir embora. Não deixe isso acontecer e mantenha as relações interpessoais em harmonia.


Galo (1945, 1957, 1969, 1981, 1993 e 2005) – Sua promoção no trabalho, finalmente irá chegar! Esse ano será de muita alegria no campo profissional, mas isso pode atrapalhar os seus relacionamentos sociais e familiares. Tente equilibrar os dois pontos, para não quebrar nenhum laço.


Cão (1946, 1958, 1970, 1982, 1994 e 2006) – Relacionamentos amorosos podem chegar ao fim, afinal o Ano do Porco trará muitos conflitos para você. Procure manter a cabeça no lugar e não haja de maneira impulsiva, isso pode lhe custar amizades e até mesmo o emprego. Atente-se!


Porco (1947, 1959, 1971, 1983, 1995, 2007) – Finalmente é o seu momento! A partir de fevereiro tudo estará ao seu favor, aproveite esse ano para tomar decisões, realizar planos, colocar metas e objetivos a longo prazo. Tudo que você plantar, será colhido, então mantenha sempre a positividade para colher belos frutos.




Astrocentro

Idosos no volante: como saber a hora de parar de dirigir?



Há quem goste tanto de dirigir que não consegue se imaginar sem fazer isso, ou entrar em um carro apenas como passageiro. No entanto, com o avanço da idade, o próprio sistema vai impedindo de renovar a CNH, devido a infrações e multas, deficiência sensorial e problemas cognitivos.
 
É difícil para quem está nessa situação, pois deixar de dirigir vai também tirar parte da independência. Veja no infográfico como identificar se chegou o momento de deixar o volante, neste guia informativo preparado pelo Carro Aluguel

Contar com advogado empresarial garante longevidade às micro e pequenas empresas


Muitas vezes fui questionado por pequenos e médios empresários porque deveriam ter um advogado empresarial se os negócios que comandam são de pequeno porte. Onde entraria este especialista neste tipo de segmento?

A resposta é muito simples, primeiro basta entender o que a advocacia empresarial pode oferecer aos empresários, pois muitos desconhecem os inúmeros benefícios que este profissional pode trazer ao seu negócio.

No caso das micros e pequenas empresas, sempre é importante dizer que a advocacia preventiva é primordial para evitar demandas judiciais que possam trazer enormes prejuízos aos cofres da empresa. Portanto, ponto número 1 – O empresário que busca a advocacia preventiva sempre estará um passo a frente de seus possíveis problemas e sem dúvidas, fará economia.

Vamos citar alguns exemplos. Marcas e registro de marcas, o empresário muitas vezes desconhece que está utilizando um nome fantasia que poderá lhe trazer enorme dor de cabeça no futuro e ter cuidado com esta escolha é importante.

Medidas preventivas para evitar reclamações de seus consumidores, ou se houver, ter pessoas que possam lidar com o assunto antes de se transformar em um processo judicial.

Em relação a acordo com empregados. Por menor que seja a quantidade de colaboradores, sempre possuem na proporcionalidade de seu faturamento aqueles que, na eventualidade de não estar o empregador cumprindo com algumas normas, muitas vezes por desconhecimento, pode gerar um processo na justiça do trabalho. Portanto, estar ciente em relação a todas as obrigações neste sentido isto é muito importante.

Contabilidade é extremamente importante para a boa saúde da empresa, porém, vale lembrar que seu contador vai lançar nos livros fiscais os documentos que você encaminhou e que muitas vezes levam consigo erros causando enorme prejuízos com multas, por ocasião de uma fiscalização. Assim, a prevenção de como adquirir produtos (matéria prima, material para revenda, etc...) é importante para que o empresário não incorra em erros que, muitas vezes, uma economia imediata pode lhe causar enorme prejuízo no futuro.

Contratos, documentos elaborados e que são firmados pelas partes para serem cumpridos também merecem atenção. Porém, muitas cláusulas devem ser revistas, alteradas ou incluídas, de forma a preservar o direito dos contratantes. O contrato deve seguir o principio da boa-fé e licitude, mas nem sempre acontece desta forma. Quantas vezes você ouviu alguém falar que acabou tendo enorme prejuízo por não ter realizado um contrato de prestação de serviços, ou de contratação de mão de obra externa, ou mesmo de compra de um equipamento? Certamente você já ouviu isto. E não é nenhum absurdo isto ocorrer, por isto a prevenção neste caso também é importante.

Segundo pesquisa do SERASA, até novembro de 2018 em torno de 700 pedidos de falência de micro e pequenas empresas forma registradas no poder judiciário, mostrando que estes empresários passaram por enormes dificuldades e não conseguiram honrar com seus compromissos. Consta que a maioria dos casos acabaram sofrendo por erros gerenciais, ou seja, decisões que acabaram trazendo enormes prejuízos ao negócio e por sua vez levando a bancarrota.

Certamente muitas destas empresas poderiam ter saído desta situação caso tivessem orientação de profissionais, evitando dissabores e prejuízos.

De janeiro a novembro de 2018 em torno de 5,2 milhões de Micro e Pequenas empresas tornaram-se inadimplentes, certamente em razão do efeito dominó, ou seja, uma deve a outra e esta por sua vez não consegue caixa para pagar seus fornecedores e sucessivamente vai ocorrendo o inadimplemento.

Algumas MPE´s quando sentiram que poderiam entrar em dificuldades buscaram orientação junto a profissionais, em especial, advogados empresariais, os quais adotaram medidas extrajudiciais de recuperação de ativos e renegociação de dívidas, buscando junto ao empresário um equilíbrio de seu fluxo de caixa. Adotaram medidas de restrição de despesas e maximização de resultados.

Muitos perguntam qual a ligação disto com o direito. O Advogado que atua na área empresarial deve ter larga experiencia em gestão de conflitos e dificuldades, de forma a aplicar métodos preventivos de gerir as dificuldades de seus clientes.

Não são milagreiros, como se costuma dizer no jargão popular, mas são profissionais que quando acompanham seus clientes, apresentam resultados interessantes, evitando o caminho do dissabor que muitos experimentam.

Recuperar créditos, gerir diversos conflitos como societário, de consumidor, trabalhistas, contratos, área fiscal e tributária, ou seja, a missão deste profissional é a de levar ao cliente soluções e prevenção nestes campos e esta é uma das ramificações do direito empresarial voltado ao micro e pequeno empresário.

O empreendedor deve antes de mais nada saber que pode conhecer muito bem o ramo de atividade que vai atuar, porém, existe no seu caminho muitas pedras que se não souberem como contornar, poderão tropeçar e quiçá resultar em sua queda.



Paulo Eduardo Akiyama - formado em economia e em direito 1984. É palestrante, autor de artigos, sócio do escritório Akiyama Advogados Associados, atua com ênfase no direito empresarial e direito de família.

O desenvolvimento de pessoas também é responsabilidade das empresas



Quando se trata de desenvolvimento profissional, algo deve ficar bem claro: não há receita mágica. Sempre que o foco é a gestão de pessoas, devemos ter em mente que cada profissional é único e deve ter suas habilidades e competências pessoais respeitadas.

É por isso que lidar com pessoas é tão difícil e ao mesmo tempo tão gratificante! Na prática, quando entendemos nossas equipes e conseguimos extrair o máximo delas, os resultados podem surpreender.

Então, vamos falar sobre como as empresas podem apoiar o desenvolvimento de seus talentos e assim crescer junto com eles.

Sabemos que os ambientes de trabalho têm mudado significativamente nos últimos anos, impulsionados pela revolução digital e as novas formas de se trabalhar. Mas uma coisa não mudou: o ser humano.

Temos a mesma quantidade de genes, traços comportamentais e de personalidade, as mesmas angústias, anseios e desejos de realização e reconhecimento.

Com base nisso, concluímos que o melhor ambiente possível é aquele no qual as pessoas sintam-se bem e realizados. Mas não se engane pensando que é fácil criar esse ambiente – é preciso muita dedicação e esforços coordenados, porque nem sempre o que é bom para uma pessoa será bom para seu colega de trabalho.

E como resolver esse difícil dilema? Com um líder que entenda e conheça a sua equipe, e que dê condições para que cada profissional desenvolva o máximo de seu potencial.

Para isso, os líderes podem contar com estratégias simples e muito eficientes. O reconhecimento é uma delas. Hoje, existem formas de reconhecer funcionários sem que isso implique em grandes investimentos. Um simples e-mail para todos da empresa parabenizando um profissional ou uma equipe por um bom trabalho é um excelente exemplo! Ou então, compartilhar com todos as mensagens de elogios e agradecimentos dos clientes.

Outra forma é incentivar novas ideias. Ninguém melhor do que seus funcionários para saber o que funciona e o que não funciona na empresa, mas muitas vezes eles têm receio de se manifestar. Uma alternativa é criar reuniões periódicas com um momento reservado para a troca de experiências. Perguntas simples como “O que podemos fazer para diminuir o consumo de copos de plástico no escritório?” ou “Quem pode sugerir uma planilha melhor de controle de despesas?” podem ajudar muito a empresa.

Se as boas ideias forem aplicadas ou pelo menos seus idealizadores receberem o feedback da sua aplicabilidade, toda a equipe irá perceber que sugestões são bem aceitas e passará a contribuir com novas propostas, que poderão aos poucos revolucionar os negócios da companhia.

Cada vez mais ouvimos dizer que a “empresa dos sonhos” é aquela na qual os profissionais têm a liberdade de aplicar na prática as suas ideias. Isso acontece porque a forma de engajamento mudou. Atualmente, mais do que saber se a empresa oferece um salário compatível com o mercado, o que os profissionais estão buscando são empresas que tenham um propósito. É isso que irá diferenciá-las na atração dos melhores talentos.

Portanto, tenha um propósito claro e engajador a ponto de atrair o tipo de profissional que você procura. Mostre a todos como você quer atingir esse propósito e as ações que já estão sendo desenvolvidas nesse sentido.

O principal ganho para sua empresa será contar com profissionais com potencial elevado, que vão contribuir com o crescimento dos negócios. Além disso, outros benefícios poderão ser percebidos, como melhor posicionamento de mercado, desenvolvimento de novas soluções e fidelização dos clientes.

Manter os profissionais engajados e alinhados ao propósito da empresa é uma tarefa para os líderes, que precisam fomentar esse engajamento e perceber quando alguém já não está mais caminhando junto com a companhia.

Dessa forma, entender o que move cada profissional e como se comunicar com eles são dois pontos  fundamentais para se beneficiar do potencial de cada talento. Diversas ferramentas podem apoiar as lideranças nessa missão e impulsionar a gestão de pessoas nas empresas.

A partir disso, os líderes conseguirão aprimorar a comunicação com suas equipes, o relacionamento entre os profissionais e os clientes. E por fim, os resultados poderão surpreender a todos.





Marcelo Souza – CEO do Grupo Soulan e Country Manager da Thomas International Brasil.



Realidade aumentada impulsiona crescimento da Indústria 4.0



A tecnologia é usada por empresas como Boeing e Siemens


A realidade aumentada (RA) é uma das tecnologias que mais vem atraindo a atenção dos estudiosos e especialistas em Indústria 4.0. De acordo com um estudo realizado pela companhia internacional Zion Market Research, a técnica tem potencial para atingir crescimento de 85% ao ano, no mundo todo, até 2021, impulsionando a Indústria 4.0 de forma singular e irreversível.

As aplicações de RA, se utilizadas em todo o seu potencial, podem melhorar consideravelmente a produtividade e a eficiência dos funcionários, aprimorando os procedimentos atuais de fabricação, levando a ganhos diretos de receita. Um dos grandes benefícios da tecnologia é a sua flexibilidade de aplicações. Pode, por exemplo, simplificar a fabricação de carros, agilizar a manutenção de equipamentos e até melhorar a maneira como os clientes interagem com os produtos.

No Brasil, ainda há falta de conhecimento sobre a abrangência de todo o potencial da RA e, sobretudo, do seu processo de desenvolvimento junto ao mercado. Isso porque a maioria dos empreendedores do país ainda é reticente com este tipo de tecnologia, geralmente traduzida como puro entretenimento ou como parte de pontuais ações de marketing. Um grande passo será perceber as tecnologias imersivas como ferramentas reais e de grande valor para a operação cotidiana das empresas e indústrias.

Especialistas têm acompanhado de perto aplicações da tecnologia em demandas de empresas, que validam esse momento pelo qual passa a expansão da RA. Fabricantes de veículos já estão fornecendo aos proprietários de automóveis manuais em realidade aumentada para pequenos reparos e manutenção, ao invés das tradicionais versões impressas. Nos novos manuais tech, os usuários podem acessar informações gráficas visualizadas sobre seu veículo usando um smartphone ou tablet. Assim, os dispositivos em RA passam detectar instantaneamente as peças do carro e rotulá-las em tempo real e, em seguida, fornecem instruções em vídeo para reparos ou explicações de como usar os vários botões no painel de um carro.

Chamadas de vídeo baseadas em RA usando óculos inteligentes e dispositivos móveis também estão surgindo como um meio de melhorar a comunicação entre funcionários de diversos setores. Aplicativos podem sobrepor instruções ao campo de visão de um trabalhador, usando diagramas em tempo real, mensagens, conteúdo multimídia compartilhado e recursos que permitem que as instruções sejam dadas remotamente.

Com aplicativos de RA para visualização de dados de Internet das Coisas (IoT) os colaboradores podem, simplesmente, segurar uma câmera móvel em um ponto específico de uma máquina para revelar dados em tempo real sobre suas operações, como temperatura e níveis de eletricidade.

Grandes companhias como a Boeing têm comprovado a eficiência da RA em tarefas do dia a dia dos funcionários. Na manutenção de um sistema da fabricante de aviões, funcionários foram avaliados utilizando manuais impressos, notebooks com pdf e Ipads munidos com RA. Os resultados concluíram que, para a equipe que utilizou o impresso, foram cometidos oito erros na manutenção. Já o time que usou o notebook cometeu apenas um erro, enquanto que a equipe que se utilizou do tablet com RA realizou o procedimento sem erros.

A Siemens utilizou algo similar e que gerou resultados positivos usando RA para treinar trabalhadores novatos em manutenção em turbinas eólicas e a gás. Os avaliados que seguiram procedimentos tradicionais com manuais ou PDFs levaram, em média, 480 minutos para concluir sua primeira montagem. Já a equipe que tinha óculos de realidade aumentada com instruções interativas à disposição, gastou apenas de 45 e 52 minutos.

A diminuição do tempo de realização de tarefas em ambientes de fábrica é justamente uma das premissas para o avanço da indústria 4.0, e o Brasil, com a ajuda da RA, está começando a evoluir em direção a este salto tecnológico.





Christian Gallegos - head de realidades imersivas da Ekantika Consultoria e sócio fundador da Mítika Immersive Tech, empresa dedicada a projetos de realidade virtual e aumentada voltada aos negócios. Profissional de marketing e gestão com 20 anos de experiência e especializado em novas tecnologias e inovação. Ao longo dos últimos anos atuou na introdução de tecnologias como hospedagem de sites, cloud computing, AdTech/Big Data e atualmente está dedicado à realidade virtual e aumentada. Assumiu posições de liderança em empresas como Locaweb, Alog DataCenters, Simbiose, Crefisa e Banco Safra.

Prestação de serviço é a aposta de negócio com melhor perspectiva para 2019


Estudo do Sebrae mapeia os setores que terão melhor desempenho, conforme tendências do mercado externo e seguindo a recuperação do PIB brasileiro

A perspectiva de recuperação da economia brasileira, mesmo que em ritmo moderado, com uma inflação sob controle e estabilidade nas taxas de juros e câmbio, tem animado os analistas sobre as expectativas para os pequenos negócios em 2019. Um estudo feito pelo Sebrae mostra que – historicamente – o desempenho do PIB brasileiro (que, segundo o Banco Mundial, esse ano deve crescer 2,2%), se reflete de forma bastante semelhante no comportamento das micro e pequenas empresas do país. Nesse contexto, o setor de serviços é a principal aposta para quem planeja investir no próprio negócio neste ano.

O Relatório “Negócios Promissores em 2019”, elaborado pelo Sebrae, revela que o crescimento da economia, empurrado pela projeção de uma safra agrícola próxima ao seu recorde histórico (238 milhões de hectares plantados), assim como da esperada recuperação do mercado de trabalho deve sustentar a trajetória de ligeira recuperação do rendimento médio real dos trabalhadores (em 2018, o crescimento foi próximo à 1% a.a). Isso tende a favorecer as Micro e Pequenas Empresas (MPE) voltadas à prestação de serviços pessoais, como cuidador de idosos, instalação e manutenção elétrica, entregas, transporte de passageiro, marketing direto e produção de conteúdo para internet, além dos negócios que atendem as necessidades básicas da população (alimentação, vestuário, calçados e construção).

“O destaque no setor de serviços já reflete a recuperação da renda e do mercado de trabalho como um todo. Deve-se reforçar que, com esse aumento, voltamos a caminhar na direção das tendências de longo prazo da economia, com destaque para a expansão das atividades de prestação de serviço nas áreas de transporte, saúde, educação, além das tradicionais atividades, como alimentação, vestuário e serviços pessoas”, analisa o presidente do Sebrae, João Henrique Sousa.

Outro fator que deve favorecer todos os tipos de pequenos negócios é inflação estável, principalmente para aqueles empreendimentos que produzem itens da cesta básica, como alimentação, vestuário, artigos de limpeza e higiene pessoal. As MPE destes setores serão beneficiadas em função da melhora no mercado de trabalho, melhora e manutenção do poder de compra dos salários e melhora do nível de investimento das empresas.


Mercado Externo

Nas exportações, os mercados com maior potencial de expansão de negócios para as MPE continuam sendo os Estados Unidos e países do sul e do leste asiático, como a China, Índia, Indonésia e Tailândia. As micro e pequenas empresas que já exportam madeira serrada, mármores e granitos, pedras preciosas e semipreciosas, móveis, vestuário e calçados, tradicionais exportadores de micro e pequeno porte, serão as mais beneficiadas. Por outro lado, a Argentina, um dos principais mercados importadores dos pequenos negócios brasileiros, deve apresentar retração da demanda, em 2019, por conta da recessão em curso naquele país. As MPE que exportam para esse mercado terão de buscar outras alternativas se quiserem compensar a queda da demanda dos argentinos.


Supersafra 

A safra agrícola esperada para 2019, próxima ao recorde histórico de 238 milhões de toneladas de grãos (alcançado na safra 2016/2017), tende a beneficiar as MPE que ofertam serviços voltados para o setor agropecuário e as fornecedoras de insumos e implementos agrícolas, assim como o pequeno comércio varejista próximo aos principais polos de produção agrícola do país, já que se beneficiam com a injeção de renda do agronegócio nas economias locais.
Exemplos de atividades com potencial de expansão em 2019:


SEGMENTOS EXEMPLOS DE ATIVIDADES

Serviços pessoais Assistência a paciente no domicílio, restaurantes e similares, cabelereiros, manicure e pedicure, instalação e manutenção elétrica, fotografia, lavagem/lubrificação/polimento de veículos, serviços de alinhamento e balanceamento de veículos, casas de festas e eventos.

Serviços prestados às empresas Serviço de apoio administrativo, serviço de entregas, marketing direto, promoção de vendas, organização de feiras, congressos e festas.

Serviços nas áreas de transporte, saúde e educação Treinamento/desenvolvimento profissional, transporte escolar, transporte de carga, serviço de taxi, ensino de arte, outras atividades de ensino, serviços de diagnóstico por imagem, educação infantil (creche), instituição para idosos, atividades de fisioterapia, atividades de condicionamento físico, atividade ambulatorial (exames).

Serviços de informática e comunicação Serviço de comunicação multimídia, desenvolvimento de programas de computador, provedores de conteúdo, reparação de equipamentos de comunicação

Serviços de apoio à agropecuária Manutenção e reparação de máquinas agrícolas, serviços de agronomia e de consultoria de atividades agrícolas e pecuárias, atividades veterinárias

Bens que atendem às necessidades básicas da população Produtos de padarias/confeitarias, material de construção, alimentos preparados, comércio de hortifrutigranjeiros, comércio de alimentos em geral, comércio de bebidas, comércio de vestuário, calçados e pequenas obras/construções (obras de alvenaria, instalação e manutenção elétrica).



Fonte: Sebrae (Negócios Promissores em 2019)

SUA MENTE ACOMPANHOU A SUA CARREIRA?


Professor da FGV dá 9 dicas para ter sucesso em novos cargos

Uma das grandes queixas de profissionais é a falta de resultados depois de muitos anos de empresa. Mas como mudar essa realidade? O professor Luciano Salamacha, do MBA da Fundação Getúlio Vargas conta que, após uma palestra, um engenheiro o procurou dizendo que estava desestimulado porque não tinha os mesmos resultados de quando começou na empresa como estagiário e seguiu na companhia até se tornar gerente. Salamacha faz uma analogia a carreira de qualquer pessoa a um copo d’água. “Ao ser estagiário o copo está vazio, o líquido que será utilizado para enchê-lo será o mérito alcançado em cada atividade. O profissional fez algo bom, alguém reconheceu, o copo começa a encher. Claro, quando uma pessoa entra numa função básica em uma empresa qualquer feito se torna reconhecimento. O tempo passa o estagiário é promovido o copo enche. Uma nova função é um novo copo, que vai enchendo segundo o desempenho, só que com mais cobranças.”

O professor explica que a cada novo cargo, obrigatoriamente, se espera outra performance. Logo, quando o profissional não entende esse novo ciclo em sua vida, tende a continuar com comportamento de estagiário, mas querendo reconhecimento como engenheiro, por exemplo.

Cada promoção é um novo ciclo, um novo copo para encher. E, a partir das promoções, aumentam as responsabilidades e a exigência de performance. O que antes era motivo de elogios como a coordenação de um trabalho em equipe, agora é uma questão de responsabilidade inerente ao cargo. È nesse momento em que muitas pessoas, de maneira inconsciente, tentam voltar ao desempenho que antes enchia o copo mais rápido, ou seja, deixam de se comportar como gestores para voltar a executar a tarefas que antes rendiam alta performance. Entretanto, os copos não são os mesmos.

Salamacha é enfático: não adianta a carreira evoluir se a mente não acompanhar. Uma mente atrasada no ciclo pode levar o profissional a querer se comportar, no novo cargo, como no anterior. “Temos que nos preparar para os saltos na profissão.” O professor diz que neurocientificamente, cada vez que uma pessoa se sente insegura, tende a correr em busca de um porto seguro que, neste caso, seria tentar voltar a atuar tal qual agia quando recebia mérito. Na carreira isso é um erro fatal.

O professor lista 9 dicas de como fazer para a sua mente seguir sua carreira:

1 – Cuidado com a autocrítica, quando se conquista um novo cargo não se tem obrigação de saber tudo sobre aquela função logo no primeiro dia. Diminua sua exigência a respeito da qualidade de sua performance no início.

2 – Seja aprendiz em qualquer cargo. Toda vez que chegamos em uma nova função temos que nos colocar na posição daquele que ainda tem o que aprender, aquele que ainda não sabe de tudo. Todo mundo precisa de tempo para aprender uma nova função, seja ela qual for.

3 - Aprenda a conquistar a autoridade do seu cargo. Quando uma pessoa é promovida pode ganhar poder, mas não necessariamente autoridade. A autoridade é quando as pessoas reconhecem em você o conhecimento da área, alguém que deve ser seguido, ouvido, ponderado e considerado. Autoridade se conquista na equipe com mais compartilhamento.

4- Entenda que você não é mais o mesmo. Ao ser promovido foi excluído de um bando e passa a participar de outro. Não é mais igual aos outros do antigo grupo. Entenda o que o novo bando espera de você.

5 – Seja humilde. Entenda porquê pessoas na mesma posição que você está agora agem da forma que agem. Veja com o olhar do outro que já esteve na mesma posição que você. Aprenda recalibrar o olhar para a nova função.

6- Entenda o que a empresa espera de você e da função. Não fique no automático È tudo novo, novos desafios, corra atrás.

7 – Sinta-se seguro para fazer o follow up. Promoção exige acompanhamento. É como um  jogo de videogame, a cada fase a dificuldade aumenta, o número de pontos é conquistado mais devagar.

8 – Não volte casas nesse jogo. Quando a pessoa vai percebendo que não performa como antes, ela tenta resgatar a forma que evoluiu na empresa. Mas nem a pessoa, nem o cargo, nem a empresa são os mesmos. A mente tem que evoluir.

9- Não abandone seu cargo de gestor para retomar a operação, a menos que seja crucial. Você já fez isso e agora o papel é outro. Entenda-o e o assuma.



Luciano Salamacha - doutor em Administração e mestre em Engenharia de Produção. Preside e integra conselhos de administração de empresas brasileiras e de multinacionais, atuando como consultor e palestrante internacional. É professor da Fundação Getúlio Vargas em programas de pós-graduação, também é professor de mestrado e doutorado no Brasil, na Argentina e nos EUA. Recebeu da Fundação Getúlio Vargas o prêmio de melhor professor em Estratégia de Empresas nos MBA’s, por sete anos seguidos. É um dos raros professores que fazem parte do “Quadro de Honra de Docentes”, da FGV Management. Luciano Salamacha é autor de livros e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Foi pioneiro na América Latina em pesquisas sobre neuroestratégia e neurociência aplicada ao mundo empresarial.

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