Pesquisar no Blog

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Um quarto dos brasileiros gasta até 25% de sua renda com futebol, diz pesquisa da Booking.com


Futebol é uma paixão nacional e consome uma boa parte da renda mensal do brasileiro. É o que mostra um recente estudo da Booking.com, líder mundial em conectar viajantes com a maior seleção de lugares incríveis para ficar. De acordo com os dados, um quarto dos torcedores brasileiros gasta até 25% do seu salário com o esporte. 

Nessa conta, entram os gastos com ingressos para partidas, bar com amigos para assistir aos jogos, viagens para acompanhar o time e até os gastos com canais pagos que passam campeonatos que não são televisionados nos canais abertos.

Já 72% dos brasileiros afirmaram que gastam com o esporte, mas não têm uma dimensão de quanto do seu orçamento mensal vai para abastecer sua paixão pelo futebol.

Alguns países ainda investem mais que o brasileiro. Segundo a pesquisa, os colombianos são os que mais estão dispostos a gastar com seus times: quase 4 entre cada 10 (38%) disseram que um quarto do salário é usado com essa finalidade. O número é alto também entre os argentinos (35%) e mexicanos (32%).

A pesquisa foi feita com 800 pessoas, homens e mulheres, com idades entre 18 e 56 anos, de todas as classes sociais no Brasil, México, Colômbia e Argentina.

Copa do Mundo anima micro e pequenos varejistas


Cerca de 33% dos empresários acreditam em aumento de vendas para o período; Bares e restaurantes são setores privilegiados e estado de SP espera 20% de aumento


A Copa do Mundo 2018 está prestes a começar e 33% de micro e pequenos empresários do varejo acreditam que o evento pode aumentar as vendas do comércio. Segundo dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), souvenirs (80%), comércio eletrônico (72%), bares e restaurantes (68%) são os segmentos que mais podem ter aquecimento nas vendas.

Para o presidente da FCDLESP (Federação de Câmaras Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), Mauricio Stainoff, além dos setores já citados, o grande varejo também pode sentir os efeitos positivos da Copa do Mundo.  “O aquecimento no comércio eletrônico, por exemplo, pode ser influenciado pela compra de televisores. Estes equipamentos acabam se destacando nesta época”, explica. “Bares e restaurantes sempre são ótimos pontos de encontro para as pessoas, inclusive, os próprios estabelecimentos já se preparam para receber uma clientela maior do que o de costume. As pessoas gostam de celebrar”, completa.

Supermercado, comércio informal e transporte também estão entre os setores que mais terão aumento de vendas entre junho e julho. “São setores que de alguma forma, fazem do evento uma oportunidade de negócio, atraindo cada vez mais os consumidores, principalmente, porque oferecem promoções”, afirma Stainoff. Segundo a pesquisa, comércio eletrônico pode lucrar 57% mais e transporte 51%.

O que ainda pode determinar mais crescimento para o varejo neste período, é o avanço da seleção brasileira no mundial. “A medida que o Brasil avança na competição, a euforia do brasileiro também aumenta e vem o desejo de consumir produtos ligados ao evento ou mesmo se reunir com familiares e amigos para comemorar. Tudo acaba estimulando o consumo”, explica o presidente da FCDLESP.


Varejo paulista

Para Mauricio Stainoff, o varejo paulista se destaca entre as capitais da região sudeste pelo forte comércio popular, que deve ter um aumento de 20% entre junho e julho. “Além da Copa do Mundo, o período se torna mais positivo, pois também tem datas significativas como o Dia dos Namorados e período de festas juninas. São três datas que podem alavancar as vendas”, explica.


Não deixe seu lado "torcedor" atrapalhar sua vida profissional


Com a Copa do Mundo se aproximando, comportamentos "saudáveis" dos profissionais são fundamentais para a manutenção do emprego


Embora não seja feriado oficialmente, o Brasil tem a tradição de "parar" durante a Copa do Mundo. Porém, é necessário prestar atenção em alguns pontos, para não correr o risco de prejudicar a sua imagem profissional, por consequência de comportamento inadequado.

De acordo com Carolina Silva, Coordenadora de RH da Luandre, é importante estar atento às diretrizes da empresa com relação ao acompanhamento das partidas, para não passar a imagem de profissional descompromissado com o trabalho: "não é exatamente proibido assistir aos jogos, já que algumas empresas até providenciam TV, telão ou liberam a saída dos funcionários no horário das partidas, mas é preciso estar atento ao que é definido para o coletivo"
Algumas regras básicas de convivência, mesmo durante a Copa são essenciais:


Caso assista aos jogos no local de trabalho:

- Nunca convide amigos ou familiares para assistir com você e todos os outros funcionários. Esse é um momento de exceção disponibilizado pela empresa para os funcionários.

- Não é indicado o consumo de bebida alcoólica, afinal, você ainda está no ambiente corporativo.

Controle suas emoções, mesmo que os ânimos estejam exaltados, procure não entrar em discussões com colegas, sobre jogadores e etc.. Manter a postura é fundamental.

Atenção na vestimenta e acessórios precisam estar autorizados pela empresa
- Não insista ou invente uma desculpa para sair na hora do jogo. Ambos os comportamentos são inadmissíveis.


Caso seja liberado, mas tenha que retornar:

- Retorne, pontualmente, no horário combinado.

- De volta ao trabalho, evite comentários excessivos sobre os jogos, de forma que atrapalhe a sua e a produtividade dos demais.

- Neste caso, a regra de não consumir bebidas alcoólicas também é válida.


Caso não seja liberado para assistir aos jogos:

- Não ligue o jogo na internet ou celular. Mantenha-se focado nas suas atividades.
O funcionário que não for trabalhar ou ir embora sem autorização pode até ser demitido por justa causa. O empregador pode dar uma advertência verbal ou escrita, suspender ou demitir por justa causa, de acordo com a CLT [Consolidação das Leis do Trabalho]. 

Segundo Carolina, o grande segredo está em manter o equilíbrio. E isso vale para as empresas também: "Entender o caráter cultural da Copa do Mundo, para os brasileiros, é uma tarefa importante para as empresas". E complementa: "aquelas que realizam algum tipo de ação, que facilite o acesso aos jogos, aumenta muito a chance de ter profissionais mais motivados".




Luandre Soluções em Recursos Humanos

Posts mais acessados