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terça-feira, 30 de maio de 2023

Especialista explica 5 sinais que indicam a hora de trocar os óculos de grau

 Freepik
Saber o momento de substituir os óculos velhos por novos é importante para cuidar da saúde ocular e é possível economizar encontrando armações por até R$ 50 em óticas populares

 

        De acordo com o IBGE, cerca de 100 milhões de brasileiros possuem a necessidade de alguma correção visual, mas apenas 36,5 milhões de pessoas utilizam óculos de grau no Brasil. São muito comuns, entre usuários de óculos de grau, dúvidas como quando os óculos devem ser trocados e quais são os sinais que indicam a necessidade dessa troca. A indicação padrão, é que seja realizada uma consulta ao oftalmologista anualmente, porém, existem diversos fatores que podem fazer a troca necessária antes do intervalo de um ano entre uma consulta e outra. Para auxiliar, a rede de óticas Visão de TODOS apresenta 5 sinais que podem indicar que está na hora de trocar os óculos de grau.


 

Dificuldade para enxergar de longe

Comumente presente na miopia, a dificuldade para identificar objetos ou conseguir realizar a leitura de textos que estão distantes, mesmo quando você faz o uso regular de óculos de grau, é certamente um alerta de que é preciso consultar um oftalmologista para revisar seu grau.

 

Dificuldade para enxergar de perto

Já comumente na hipermetropia, o aumento da dificuldade para enxergar objetos e conseguir realizar a leitura de textos próximos, como até as conversas no celular, é um indicativo de que seus óculos precisam de alterações. Além de apontar para uma possível piora no caso, não deixa de ser também um alerta para investigar alguma outra condição ocular.

 

Dores de cabeça constantes

Durante tarefas que exigem leitura ou até mesmo na hora de assistir a um filme, se há a presença de dores de cabeça constantes ou dores da região ocular, você deve se atentar para a necessidade de alterações em seus óculos. As dores são manifestações do seu corpo a partir do momento em que os óculos não estão mais funcionando da maneira como seus olhos precisam.

       

Fadiga ocular

No caso de cansaço na vista, mesmo utilizando óculos de grau, você pode estar forçando seus olhos devido a falta do funcionamento adequado das lentes de grau. Com o uso constante das telas e com as leituras rotineiras, se os óculos não estiverem adequados, você estará constantemente forçando as vistas. Não deixe de consultar o oftalmologista caso sinta a visão embaçada, ardência ou vermelhidão nos olhos.

       

Vertigem e náusea

No caso desses sintomas não estarem relacionados a outras condições médicas, vertigem e náusea também podem indicar necessidade da troca dos óculos. O grau incorreto gera diferença na percepção de forma geral, o que pode causar uma sensação de desbalanceamento, o que gera a náusea e vertigem.

 

        Caso haja a presença de um dos sintomas citados, procure seu oftalmologista para realizar as correções necessárias e o acompanhamento para cada caso ocular. Os sintomas não devem ser ignorados, tendo em vista que podem levar a uma piora evolutiva de quem está fazendo a utilização de lentes inadequadas. O uso contínuo de óculos com grau indevido pode acarretar também na diminuição da própria percepção de distância, gerando um desconforto constante durante a realização de atividades do dia a dia.


O financeiro tende a ser uma das razões que mais dificultam o acesso a cuidados de saúde ocular e a óculos de grau adequados. Isso porque, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, a cegueira e a deficiência visual acometem quase quatro vezes mais pessoas pobres e 80% destes casos poderiam ser evitados com promoção de saúde ocular e tratamentos adequados. 


Diante deste cenário, segundo Danielle Motta, CEO e responsável pelas franquias Visão de TODOS, as óticas Visão de TODOS atuam justamente para facilitar o acesso das pessoas a óculos de qualidade. “Nós trabalhamos com valores que cabem no bolso e levamos oportunidade de acesso às melhores lentes do mercado, fazendo com as classes C e D possam ter também o que somente as classes A e B teriam condições de comprar”, afirma Daniele. Com valores até R$ 50,00, a empresa atende em 11 estados brasileiros e vê na administração solidária uma forma de fazer a diferença e colocar em prática sua visão de mercado, além de trabalhar com formas facilitadas de pagamento e crédito.

 

Visão de TODOS

Portadores de doenças reumáticas entram em alerta com o inverno

Reumatologista revela quais sintomas que se agravam no frio e como se precaver


O termo “reumatismo” é usado para se referir as mais de 200 doenças que afetam articulações, ligamentos, esqueleto e músculos. Algumas delas são: artrite reumatoide e artrose.

Com a chegada de dias mais frios pessoas com reumatismo tendem a se preocupar, pois as dores corporais aumentam. Mas, segundo especialistas, não significa que a doença está piorando. “Este fato ocorre devido as pessoas se encolherem, deixando os vasos mais estreitos, tendões e músculos contraídos, dificultando a sua movimentação” diz a médica reumatologista Cláudia G. Schainberg.

As áreas mais afetadas no corpo são as mãos e pés que já tem uma temperatura baixa por si só. “Um dos meios para diminuir a dor é se agasalhando, evitando vento, tomando banhos mornos ou até mesmo quentes e realizando exercícios físicos” afirma a especialista.

Alguns casos são mais comuns nessa época do ano como: artrose, lombalgia, tendinites, bursites, artrite idiopática juvenil, osteoporose entre outras doenças. A doutora alerta que em casos de dores nas costas, febres constantes e anormalidade ou piora do estado físico o ideal é visitar o reumatologista, que irá avaliar e indicar os procedimentos corretos que devem ser seguidos.

 

Dra. Cláudia G. Schainberg - graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e possui mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Fez também especialização em Reumatologia no Canadá e Estados Unidos. Dra. Cláudia ainda declara a importância sobre assuntos sociais relacionados à saúde, bem-estar, qualidade de vida, autocuidado e humanismo. Atualmente exerce atividades de ensino, assistência e pesquisa no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde chefia o Laboratório de Imunologia Celular do LIM-17 e o Ambulatório de Artrites da Infância. Também faz parte do corpo clínico dos hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês e Alemão Oswaldo Cruz. Já no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atua nos Ambulatórios de Osteoartrite, Gota e Espondiloartrites.

 

Inteligência Artificial auxilia no diagnóstico de Parkinson

Modelo desenvolvido por pesquisadores mostrou precisão de 96% de identificação da doença

 

A Inteligência Artificial é um dos assuntos mais comentados no momento. O ChatGPT (voltado para criação de texto) e o DAL-É (utilizado para criação de imagens e artes visuais) estão causando uma verdadeira revolução na criação de conteúdo, mas você sabia que a IA também está mudando a forma como lidamos com a medicina? 

Segundo um estudo publicado na ACS Publications, foi criada uma inteligência artificial que detecta o Parkinson muitos anos antes dos primeiros sintomas surgirem. Os cientistas não estão interessados somente em achar uma cura para a doença, mas em uma melhor forma de diagnóstico precoce, para assim, minimizar seus impactos e oferecer mais qualidade de vida para as pessoas.

Para a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, é necessário que a tecnologia seja parceira nas formas de detecção da doença. "Sabe-se que a Doença de Parkinson é um dos distúrbios do movimento mais comuns em todo o mundo e que ela afeta por volta de 1% da população com mais de 60 anos de idade, porém cada vez mais vemos o aumento de casos em pessoas na casa dos 30 e 40 anos. A comunidade médica torce para que a inteligência artificial venha a somar no tratamento, diagnóstico antecipado e quem sabe até somar em estudos que buscam a cura dessa doença", alerta a neurocirurgiã e diretora de comunicação da SBN, Vanessa Milanese.

Segundo o estudo, o uso de aprendizado de máquina e da metabolômica oferecem novas oportunidades de diagnóstico de doenças com até 96% de precisão anos antes do início dos sintomas, que podem ser: tremores, rigidez muscular, lentidão nos movimentos, problemas de equilíbrio e coordenação entre outros. Esses sintomas são causados pela perda de células nervosas no cérebro que produzem um neurotransmissor chamado dopamina. 

A ferramenta desenvolvida pelos pesquisadores chama-se Crank-MS que procura por compostos químicos específicos (os metabólitos) no sangue, identificando padrões que potencialmente podem prever o diagnóstico da doença. O estudo utilizou ao todo 39 pacientes para o teste.

Ainda de acordo com a neurocirurgiã: "pesquisas recentes sobre o Parkinson estão focadas em descobrir as causas subjacentes da doença e desenvolver novos tratamentos que possam prevenir ou retardar sua progressão. Alguns pesquisadores estão aproveitando o 'boom' da inteligência artificial aplicando o seu uso para auxiliar a medicina, mas cabe-se ressaltar que o médico do paciente deve ser sempre consultado em meio às respostas oferecidas pelo chat GPT", diz.

"Os neurocientistas, neurologistas e neurocirurgiões, estão trabalhando para ajudar essas pessoas, criando modelos de inteligência artificial para melhorar a vida dos pacientes  para que continuem a produzir e mantenham as suas atividades diárias e sociais", finaliza a especialista Dra. Vanessa. 


Sociedade Brasileira de Neurocirurgia –SBN
portalsbn.org
Instagram sbn.neurocirurgia

 

Confiança dos empresários do comércio cai pelo sexto mês consecutivo, mostra FecomercioSP

Variação ficou negativa em 1,5%, em maio; combinação entre fraca intenção de consumo e alto custo financeiro influencia cenário

 
O cenário composto por fraca intenção de consumo e alto custo financeiro das famílias tem limitado a expansão das empresas. Com isso, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) apresentou a sexta queda consecutiva: em maio, a variação ficou negativa em 1,5% em comparação a abril.
 
Na comparação anual, o recuo foi ainda maior: menos 8,3%. Os outros dois indicadores analisados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) referentes à intenção de expandir os negócios e à situação dos estoques ficaram praticamente estáveis, ao apresentarem variações de 0,5% e de -0,2%, respectivamente. 
 
Essa situação limita a expansão das empresas, revela a Entidade. Dentre as variáveis que integram o ICEC, a que avalia as condições atuais (ICAEC) apontou queda de 4,3% no quinto mês do ano, na comparação mensal. O IEEC, que mensura as expectativas futuras, caiu 1,8%, ao passo que a variável do índice de investimento (IIEC) avançou 1,3%. Na base de comparação anual, o primeiro indicador registrou queda de 14,1%, o segundo caiu 5,7% e o terceiro recuou 6,4%.


 

Expansão e investimento

O Índice de Expansão do Comércio (IEC) fechou maio com variação positiva de 0,5% em relação ao mês de abril. Na comparação interanual, o indicador recuou 10,2%. Estabilidade também foi vista nos índices que medem as expectativas para contratação de funcionários e o nível de investimento das empresas: 0,5% e 0,4%, respectivamente. Na comparação interanual, ambos os quesitos registraram queda: o primeiro com baixa de 9,1% e o segundo com resultado negativo de 10,7%.

 
Estoques mais adequados

De acordo com a FecomercioSP, a ligeira melhora na intenção dos empresários de investir pode estar relacionada à queda do nível de inadequação dos estoques. Neste mês, os empresários sinalizaram que estão menos estocados que o mês passado.
 
O Índice de Estoque (IE) caiu 0,2% no quinto mês do ano, e, em relação a maio de 2022, o indicador recuou 5,6%. A proporção dos empresários que consideram a situação adequada caiu 0,1%, ao passo que aqueles que relatam a situação inadequada para cima do desejado apresentou queda de 1,4%. A porcentagem dos empresários que consideram os estoques inadequados para baixo do desejado teve alta de 1,6%, enquanto que a proporção dos que relatam estoques adequados segue maior do que os inadequados: 57,9% contra 41,8%, respectivamente.
 
Segundo a Federação, o comércio, assim como todos os setores da economia, enfrenta muitas incertezas. Por isso, os empresários devem ter cautela nas decisões estratégicas e financeiras. Dispor de uma gestão eficiente, com redução de despesas fixas — assim como criar estruturas austeras e flexíveis —, é uma medida importante para manter o caixa da empresa equilibrado.


 
Notas metodológicas

ICEC O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla a percepção do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As questões agrupadas formam o ICEC, que, por sua vez, pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo, contudo sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana.


 
IEC

O Índice de Expansão do Comércio (IEC) é apurado todo o mês pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários. O indicador vai de 0 a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios. A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas. Apesar desta pesquisa também se referir ao município de São Paulo, sua base amostral abarca a região metropolitana.


 
IE

O Índice de Estoque (IE) é apurado todo o mês pela FecomercioSP desde junho de 2011 com dados de cerca de 600 empresários do comércio no município de São Paulo. O indicador vai de 0 a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total. Em análise interna dos números do índice, é possível identificar a percepção dos pesquisados relacionada à inadequação de estoques: “acima” (quando há a sensação de excesso de mercadorias) e “abaixo” (em casos de os empresários avaliarem falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo). Como nos dois índices anteriores, a pesquisa se concentra no município de São Paulo, entretanto sendo a sua base amostral considera a região metropolitana.
 


FecomercioSP

 

ViaQuatro e ViaMobilidade abrem inscrições para comunidades visitarem o Museu das Favelas

Moradores próximos às linha 4 e 5 de metrô, e 8 e 9 de
 trens metropolitanos poderão visitar Museu das Favelas - Foto: Divulgação


Concessionárias e Instituto CCR fazem parceria para ampliar acesso de moradores do entorno das linhas de metrô e trens metropolitanos às atrações culturais e educativas

 

A ViaQuatro e ViaMobilidade, responsáveis pelas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, abrem inscrições para as comunidades visitarem o Museu das Favelas. As inscrições são direcionadas a escolas públicas, projetos sociais, ONGs (organizações não-governamentais) e associações de moradores.

 

A visita terá duração de 1h30 a 2h, com transporte e alimentação gratuitos, oferecidos pelo Instituto CCR. Dessa forma, os moradores do entorno das duas linhas terão a oportunidade de conhecer o espaço, aberto há seis meses e que está no Palácio dos Campos Elíseos, onde foi sede do governo do Estado até 1965.

 

Do centro do poder político em São Paulo, agora o Museu das Favelas dá voz às populações há muito tempo marginalizadas, por meio da arte e da preservação da cultura das periferias.

 

Os interessados devem entrar em contato pelos e-mails ouvidoria.vmb@grupoccr.com.br a moradores próximos das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, e sustentabilidade.viamobilidade@grupoccr.com.br para as linhas 4-Amarela e 5-Lilás. Em seguida, basta informar o nome do projeto, associação ou escola do responsável, telefone para contato, sugestão de data para a visita (com um mês de antecedência), número de pessoas e idade de cada um. Após a realização do contato, a data será confirmada com o solicitante.

 

A ViaQuatro opera a Linha 4-Amarela, que liga a Luz à Vila Sônia, enquanto a ViaMobilidade é responsável pela Linha 5-Lilás de metrô entre Chácara Klabin e Capão Redondo, além dos trens metropolitanos das linhas 8-Diamante (Júlio Prestes-Amador Bueno) e 9-Esmeralda (Osasco-Bruno Covas/Mendes–Vila Natal).

 

Projeto Pró-Saber 

Neste mês, a ViaMobilidade e o Instituto CCR realizaram parceria com o projeto Pró-Saber, que desenvolve atividades de leitura e brincadeira na comunidade do Paraisópolis, zona sul de São Paulo, e levaram 40 crianças e dois professores para conhecer o Museu das Favelas. A visita foi acompanhada pela equipe do espaço, que abordou temas artísticos, culturais e acadêmicos que levam a favela como inspiração e referência.


Promessa é dívida!

 Tudo o que é prometido em contrato se torna obrigação a ser cumprida. Ainda mais no caso de imóveis, que são bens duráveis, de valor elevado para a maioria da população, cuja decisão de compra leva em consideração aspectos específicos, como localização e metragem. 

Por se tratar de uma escolha que, por vezes, é para a vida toda, quando se destina à moradia, o não cumprimento do que está especificado em contrato acarreta em grandes transtornos e frustrações para quem sonhou com a casa própria. O que resta ao mutuário é acionar a justiça. 

Um exemplo desse tipo de caso ocorreu com uma consumidora de Belo Horizonte, que comprou um imóvel com duas vagas de garagem, no bairro Castelo, na região da Pampulha, mas não o recebeu conforme acordado. 

“O bem entregue à autora divergiu daquele que lhe foi prometido, pois teve suprimido direito a uma vaga de garagem”, como conta o presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Vinícius Costa. 

Segundo ele, a conduta da construtora “viola a boa-fé objetiva na fase pré-contratual, uma vez que a disponibilização de duas vagas constou no contrato de compra e venda e respectiva cessão de direitos, sendo, posteriormente, alterada quando da escritura pública, em claro comportamento contraditório”. 

“Caracterizado o inadimplemento da obrigação, coube à compradora escolher entre o cumprimento forçado da promessa (entrega da segunda vaga de garagem) ou a rescisão do contrato”, aponta Vinícius Costa. Ela optou pela primeira opção, que concedida pela ordem judicial. 

De acordo com o presidente da ABMH, neste caso, a questão se tornou mais simples porque a obrigação estava estipulada em contrato, tendo sido alterada quando da lavratura da escritura pública.  

“Além disso, o empreendimento já possuía vaga disponível para compradora, sendo necessário apenas a regularização documental (registro da vaga na matrícula da unidade e na convenção do condomínio”, acrescenta. 

Mas ele alerta que há casos em que as promessas são realizadas antes da assinatura da compra e venda, e sequer são incluídas nos contratos preliminares. Mesmo assim, há como fazer com que o vendedor cumpra o que foi acordado. 

“Para esse tipo de situação, é altamente indicado que se guarde todo o material publicitário, conversas de WhatsApp, e-mails ou qualquer outra forma de prova que demonstre que a promessa foi feita e que estava condicionando a realização do negócio”, orienta o advogado.

 

Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH)


Lei dos Planos de Saúde: veja quais mudanças podem ocorrer

Em breve poderemos ter grandes mudanças na Lei dos Planos de Saúde, pois o projeto de lei n° 7.419/2006 tramita com mais de 260 projetos apensados, e trata de diversos aspectos da Lei n° 9.656/1998 (Lei dos Planos de Saúde). Está prevista já para o mês de junho a apresentação com um parecer compilando todos os projetos de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados, os quais propõem diversas mudanças nos planos de saúde.

 

Entre os assuntos incluídos nessas mudanças estão o credenciamento, a livre escolha de profissionais e o reembolso

 

Alguns projetos pretendem mudar os parâmetros das relações contratuais entre os planos, os médicos e outros prestadores de saúde, modificando regras de credenciamento, remuneração, livre escolha de profissionais e reembolso por atendimento fora da rede credenciada.

 

Destaque para as mudanças em casos de reembolso

 

Sobre este tema, é importante destacar que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem entendido não ser possível a cessão de direitos de reembolso de despesas médicas em favor de clínica particular. Ou seja, caso uma clínica não conveniada à operadora do plano de saúde preste atendimento aos segurados sem exigir pagamento, não poderá ocorrer a cessão de direitos de reembolso das despesas médico-hospitalares. Portanto, o reembolso exige que tenha havido o pagamento do serviço pelo beneficiário do plano.


Outra proposta sobre o tema versa sobre a ampliação do prazo para requerer o reembolso para, no mínimo, 180 dias.


Porém, há inúmeras outras modificações pretendidas pelos 288 projetos em análise. Abaixo listei os tópicos principais da PL:

 

1 - Cobertura: alguns projetos propõem a inclusão de grupos de atendimentos ou procedimentos entre as coberturas obrigatórias no âmbito dos planos de saúde, como fisioterapia, nutrição, psicologia educação física, entre outros.


2 - Carência: alguns projetos propõem a redução dos prazos de carência, em especial para doenças preexistentes, procedimentos de pré-natal e gravidez de alto risco.


3 - Rol de procedimentos específicos: projetos ainda em discussão propõem a inclusão de procedimentos como cirurgia de redução de estômago, cirurgias estéticas reparadoras, reprodução assistida e vacinas, entre outros, no rol da ANS.


4 - Direitos do Consumidor: há projetos que discutem a inclusão de direitos adicionais aos beneficiários dos planos de saúde, como dispensa de autorização, justificativa de negativa, participação, entre outros.


5 - Demissão, aposentadoria ou morte de titular: há a tentativa de alterar as normas que versam sobre a manutenção do plano de saúde após demissões, aposentadoria ou morte do titular, com a intenção de aumentar o prazo de manutenção e reduzir a carência para os aposentados garantirem assistência vitalícia.


6 - Rescisão ou suspensão de contrato: alguns projetos propõem a modificação das regras de rescisão ou suspensão dos contratos de planos de saúde, prevendo garantias envolvendo as formas e os prazos de notificação ao consumidor inadimplente.


7 - Atendimento de urgência e emergência: projetos também pretendem ampliar garantias em atendimentos de urgência e emergência para consumidores no período de carência.


8 - Ressarcimento ao SUS: existem projetos que pretendem definir como os planos de saúde devem ressarcir o Governo Federal quanto beneficiários dos planos forem atendidos pelo SUS.

 

Vale lembrar que essas são modificações que podem ou não serem aprovadas

Estas são apenas algumas das modificações previstas nos projetos de Lei relacionados à Lei dos Planos de Saúde. Ainda é cedo para afirmarmos quais serão as medidas aprovadas. Acredito que assim que o parecer for liberado, o que está previsto para o próximo mês, teremos mais respostas sobre o assunto.

 

Esse projeto de lei se aprovado pode mexer muito com o dia a dia na área da saúde como o conhecemos hoje, tem quem aprove e quem recuse todas as medidas impostas, porém agora nos resta aguardar o desenrolar de toda a votação e nos preparar para as mudanças que virão. 

 

 

Beatriz Policastro - Advogada na RGL Advogados, pós graduando em Direito Processual Civil da PUC São Paulo.

 

Pesquisa aponta que maioria dos brasileiros não são fiéis a marcas; especialista em marketing digital destaca a importância do investimento nessa área

Matheus Takenaka enfatiza a necessidade de estratégias de marketing digital para atrair consumidores

 

Cerca de dois terços dos brasileiros não possuem fidelidade a marcas específicas. É o que aponta o estudo Think Consumer Goods, realizado pela consultoria Offerwise e divulgado pelo Google. Essa descoberta revela um desafio significativo para as empresas que buscam conquistar e manter a preferência dos consumidores em um mercado cada vez mais competitivo.

 

Matheus Takenaka, especialista em marketing digital da Ikigai Ads, destaca a importância de investir em estratégias digitais para atrair e envolver os clientes em um cenário em que a fidelidade à marca está em declínio. Ele ressalta que as empresas precisam se adaptar às mudanças nos comportamentos e preferências do consumidor, direcionando seus esforços para uma abordagem mais abrangente e personalizada.

 

Segundo Takenaka, “o marketing digital oferece diversas ferramentas e oportunidades para que as marcas se conectem com seu público-alvo de maneira mais efetiva. Ele menciona que o ambiente online permite que as empresas segmentem suas campanhas, alcancem pessoas com interesses específicos e mensurem os resultados de forma precisa, proporcionando um maior retorno sobre o investimento”, ressalta.

 

O especialista também enfatiza a importância de criar uma presença sólida nas redes sociais, que se tornaram espaços relevantes para a tomada de decisões de compra pelos consumidores. “Através de estratégias de marketing de conteúdo, influenciadores digitais e interações diretas com os clientes, as marcas podem construir relacionamentos duradouros e promover sua reputação online”.

Takenaka destaca ainda a relevância de oferecer uma experiência de usuário excepcional em todos os canais digitais, incluindo sites responsivos, aplicativos móveis e plataformas de comércio eletrônico. Ele explica que os consumidores esperam uma navegação fácil, informações relevantes e um atendimento eficiente, e que as marcas devem priorizar a otimização desses aspectos para garantir a satisfação e fidelização do cliente.

Diante desses dados e considerando as tendências atuais, investir em marketing digital se torna uma prioridade para as empresas que desejam atrair e reter clientes em um mercado em constante transformação. Matheus Takenaka conclui que compreender o comportamento do consumidor, adaptar-se às novas demandas e utilizar as ferramentas disponíveis são elementos cruciais para o sucesso das estratégias de marketing no ambiente digital.

 

Como as organizações mais resilientes enfrentam a era da disrupção


Nos últimos anos temos vivido muitas situações desafiadoras que exigem preparo e capacidade de adaptação. As mudanças climáticas, a pandemia, as instabilidades geopolíticas, as novas tecnologias, entre outros acontecimentos que alteram o cenário e configuram uma ruptura de padrão também chamada de “era de disrupção”, ou “age of disruption”, como o termo foi originalmente criado. 

 

Prosperar na era da disrupção não é tarefa fácil e requer movimento, principalmente dos líderes empresariais. No entanto, a maioria dos CEOs considera ser cada vez mais difícil saber por onde começar agir diante de tantas mudanças. Neste caminho, as estratégias de experiência do empregado (EX) possuem um papel bastante importante para a gestão de mudança, atrair e reter talentos.  

 

Uma pesquisa realizada pela WTW na Europa avaliou um grupo de organizações que se destacam em meio à disrupção, o que chamamos de Change Masters. A análise mostrou que grandes líderes desta era se concentram na comunicação. Eles ouvem bem todas as partes interessadas, mostram empatia e demonstram que realmente entendem o que os outros estão pensando e sentindo. 

 

Mais do que nunca, os líderes precisam demonstrar seu lado humano e de fato compreender a individualidade de cada funcionário. Estes gestores também apresentam uma visão clara que inspira os profissionais. Mais de quatro em cada cinco empregados (85%) que trabalham para empresas Change Master relatam que sua liderança lhes ofereceu uma imagem compreensível de seu futuro. 

 

As empresas querem líderes que falem sua língua, promovam ambientes inclusivos e abram oportunidades para o sucesso. Também esperam encontrar na empresa respeito e dignidade que possam proporcionar uma segurança psicológica que estimule um maior compartilhamento de ideias. Organizações resilientes entendem que esse é o caminho para atingir altos patamares de inovação e se diferenciar da concorrência. 

 

Para as organizações que ainda estão em busca de entender como agir, as estratégias de experiência do empregado precisam estar em lugar de prioridade nas ações de planejamento. A partir disso, é preciso priorizar alguns pontos como a escuta do empregados, o bem-estar e as recompensas totais.  

O ritmo e o grau de mudança nestes últimos anos ultrapassam os limites do esperado. Resta às empresas correr para agir da forma mais acertada possível valorizando sua equipe de colaboradores e trazendo o equilibrado e estabilidade para o ambiente de trabalho.


Erika Graciotto - Líder da área de gestão de talentos e employee experience da WTW Brasil


A proliferação do golpe do cartão no Brasil

Francisco Gomes Junior, advogado especialista em direito digital, explica como fraude acontece e quais as medidas protetivas


Segundo a consultoria de cibersegurança NordVPN, mais de 144 mil cartões de pagamentos foram ‘roubados’ no Brasil e colocados à venda na dark web. Esse número coloca o Brasil como o campeão de golpes com cartões na América do Sul e em 5º lugar entre os países que mais sofrem com roubos e fraudes no mundo.

Ainda de acordo com a consultoria, os cartões são colocados à venda na dark web (a internet subterrânea que opera com redes anônimas e não rastreáveis) por um preço médio de 42,25 reais. Atualmente, existem 92 mil cartões brasileiros disponíveis e à venda ilegalmente.

De acordo com Francisco Gomes Junior, advogado especialista em direito digital e presidente da ADDP (Associação de Defesa de Dados Pessoais e Consumidor), os dados alarmantes da quantidade de cartões à venda reforçam a importância de cuidar melhor dos dados pessoais. “Para colocar esses cartões em circulação, os golpistas conseguiram recolher inúmeros dados pessoais das vítimas, como nome, endereço, telefone, e-mail, ou seja, ao disponibilizarmos nossos dados pessoais na internet, sem muito critério, nos sujeitamos a que eles sejam capturados e utilizados em fraudes”.

Segundo a NordVPN, a arrecadação com a venda dos cartões fraudados pode gerar aos cibercriminosos cerca de 18,5 milhões de dólares, o equivalente a 93 milhões de reais. Para a confecção desses cartões, os golpistas recolhem os dados pessoais das vítimas disponíveis na internet, muitas vezes por meio de phishing, o link em que a vítima clica e permite o acesso a dados armazenados em seu celular ou computador.

As dicas para evitar ser vítima do golpe do cartão são conhecidas, como ter senhas fortes em seus aparelhos, sempre utilizar a verificação em duas etapas, tomar cuidados especiais com aplicativos bancários e somente autorizar operações financeiras após checar com seu banco e gerente, além de ter um software anti-malware instalado.

“Apesar de dicas de segurança serem conhecidas, as pessoas continuam caindo em golpes. Isso porque os bandidos se utilizam de artimanhas como a engenharia social (uma conversa convincente que conquista a confiança da vítima), além da simulação da verdade (que usa títulos como fraude bancária, prova de vida INSS, verificar seu auxílio ou bolsa família, dentre outros) e do senso de urgência (você deve fazer algo imediatamente para evitar uma fraude ou maior risco). Ou seja, simples dicas não se mostram suficientes para inibir os golpes”, complementa Gomes Júnior.

De fato, do levantamento efetuado pela consultoria de cibersegurança, em análise de 6 milhões de cartões encontrados na dark web constatou-se que 67% deles vem com informações privadas das vítimas, como endereço, telefone e e-mail.

“Muitas pessoas, que inclusive nem entendem muito de golpes digitais, repetem dicas diariamente nas plataformas. Isso não está ajudando, a não ser na promoção dos próprios perfis. Está na hora de ouvir especialistas para conselhos mais contundentes. Um exemplo: não faça nenhuma operação bancária por telefone, dentre tantas outras que se mostrem efetivas e não apenas um lugar comum”, finaliza o especialista.

 

A arte de persuadir: Como influenciar pessoas no mundo corporativo e fazer negócios

 No mundo corporativo, as habilidades de persuasão são altamente valorizadas. A capacidade de influenciar e persuadir outras pessoas é fundamental para fazer negócios, conquistar clientes, conquistar vantagens e até mesmo para se destacar em entrevistas de emprego. No entanto, persuadir não se trata apenas de usar palavras bonitas e convincentes. É preciso saber lidar com o outro de forma eficaz, utilizando técnicas específicas que envolvem tanto a linguagem verbal quanto a não verbal. 

A seguir, a gestora de carreira, especialista em desenvolver líderes e CEO Madalena Feliciano apresenta algumas técnicas de persuasão que são muito úteis no mundo corporativo:

 

  1. Modelagem corporal

A modelagem corporal é uma técnica que consiste em seguir levemente a linguagem corporal do interlocutor. Estudos indicam que, durante uma conversa, temos a tendência de agir de forma semelhante ao locutor, como se estivéssemos refletindo seus movimentos. Quando essa técnica é utilizada de forma sutil, ela pode estimular a concordância do interlocutor. Porém, é importante tomar cuidado para não parecer que está imitando a pessoa e gerar o efeito contrário.

 

  1. Faça elogios

Elogiar é uma técnica poderosa de persuasão. Todos gostam de receber elogios, mas é preciso tomar cuidado para que eles não pareçam forçados. O ideal é que você já tenha uma bagagem sobre a pessoa ou a empresa na qual ela trabalha, para que os elogios não soem falsos.

 

  1. Use o nome da pessoa

Chamar as pessoas pelo nome é uma maneira de trazê-las para perto. Quando você se esquece do nome do interlocutor, pode parecer desrespeitoso e afastá-lo de seu objetivo. Ao chamar uma pessoa pela maneira que ela prefere, você está reforçando sua identidade.

Assim, tome todo o cuidado para se referir ao interlocutor da maneira que ele se sente à vontade.” Destaca Madalena Feliciano.

 

  1. Demonstre interesse

Ser um bom ouvinte é essencial para influenciar pessoas. Mas não é só isso. As pessoas gostam quando você demonstra interesse no que elas têm a dizer. Estimule o interlocutor a falar e mostre que você se importa com suas ideias e opiniões.

 

  1. O rapport é muito importante

Madalena Feliciano explica que o rapport é uma técnica de criar empatia com outra pessoa para alcançar uma comunicação mais assertiva. Seu principal objetivo é trazer mais confiança para o processo de comunicação. É importante treinar para não correr o risco de não saber lidar com determinada situação. A técnica é muito usada por profissionais de vendas, tanto para abrir portas para uma negociação quanto para negociar efetivamente.

 

  1. Amigos e autoridades

Citar outras pessoas ou autoridades no assunto é um ótimo meio para convencer o interlocutor de que uma ideia funciona. Esse recurso é também chamado de prova social. Basicamente, invoca-se um terceiro, trazendo a comprovação do que está sendo dito.

A persuasão é uma habilidade essencial no mundo corporativo. Saber lidar com o outro de forma eficaz é fundamental para fazer negócios, conquistar clientes, conquistar vantagens e até mesmo para se destacar em entrevistas de emprego. As técnicas apresentadas são apenas algumas das muitas que podem ser utilizadas para influenciar outras pessoas. O importante é praticá-las com cuidado e de forma ética, sempre pensando no benefício mútuo das partes envolvidas.” Finaliza Madalena Feliciano.

 

Madalena Feliciano - Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo. Master Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos, gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros.

 

Netflix: brasileiros desenvolvem solução NFT que pode ser saída para assinaturas compartilhadas

Tecnologia em blockchain transforma assinaturas em NFTs; Netflix anunciou no último dia 23 que vai notificar usuários que compartilham contas


A Netflix anunciou na última terça-feira (23) que vai começar a notificar os usuários sobre a utilização da plataforma, que deve ficar restrita a uma residência. A empresa planeja começar a cobrar uma tarifa para quem compartilhar contas com pessoas que não moram na mesma casa. A dificuldade, comum aos serviços de assinaturas, foi um dos desafios por trás da criação da tecnologia batizada de “Tokenized Access Control”, interface na qual é possível transformar as assinaturas em NFTs (sigla em inglês para tokens não fungíveis). 

“É um sistema descentralizado e distribuído que pode ser utilizado por plataformas digitais e tradicionais”, diz Antonio Hoffert, um dos sócios da H3aven, startup premiada na edição de Tóquio do ETHGlobal Hackathon pela solução. “Hoje, a Netflix usa credenciais tradicionais para o usuário, ou seja, email e senha. E ela poderia continuar tendo essa facilidade de login via email e senha. Porém, atrás desse processo, aconteceria uma ‘tokenização’ da credencial”. Cada usuário, portanto, teria um NFT, espécie de “artefato” pelo qual o acesso ao serviço seria gerenciado. 

Com a interface, é possível evitar o gasto com a duplicidade de credenciais e garantir o histórico absoluto daquela assinatura, já que novos dados de pagamento ou upgrades no serviço contratado modificariam o token desse usuário. A aplicação deve estar disponível ao mercado em setembro de 2023. 

“A ideia é que as pessoas fiquem mais cautelosas. Você não poderá mais partilhar informações de acesso, já que qualquer pessoa pode utilizar seu NFT, e, assinando com a chave privada, realizar uma transação em seu nome, por exemplo”, explica João Henrique Costa, sócio da startup. 

A aplicação em blockchain também abre novas possibilidades ao modelo de negócio, como a garantia de mais privacidade e segurança para os dados criptografados dos assinantes ou a viabilidade de antecipação de receitas das assinaturas por meio de contratos inteligentes — ou seja, sem recorrer a bancos ou investidores. 

“Hoje, se um negócio precisa de fluxo de caixa, tem que recorrer a bancos e a formas tradicionais de investimentos. Com essa tecnologia aplicada aos contratos inteligentes, essa mesma empresa pode antecipar de 2% até 28% de suas próprias receitas futuras das assinaturas”, explica Hoffert. “Como assinaturas são bens elásticos, é possível, então, abaixar o preço para atrair mais membros e obter mais receita durante um determinado período de tempo”.

 

Mercado de assinaturas deve mais do que dobrar até 2025 

Relatório publicado no site What´s New In Publishing indica que o mercado de assinaturas digitais deve mais do que dobrar até 2025. Popularizado pelos serviços de streaming e conteúdo sob demanda como Netflix e Spotify, esse modelo de negócio inclui bens mais caros e de mercados diferentes, como carro, casa e até vestuário por assinatura. Atualmente avaliado em 650 bilhões de dólares, os serviços a partir de assinaturas digitais podem atingir a marca de 1,5 trilhão de dólares nos próximos três anos.

 

H3aven

 

A arte de persuadir: Como influenciar pessoas no mundo corporativo e fazer negócios

No mundo corporativo, as habilidades de persuasão são altamente valorizadas. A capacidade de influenciar e persuadir outras pessoas é fundamental para fazer negócios, conquistar clientes, conquistar vantagens e até mesmo para se destacar em entrevistas de emprego. No entanto, persuadir não se trata apenas de usar palavras bonitas e convincentes. É preciso saber lidar com o outro de forma eficaz, utilizando técnicas específicas que envolvem tanto a linguagem verbal quanto a não verbal. 

A seguir, a gestora de carreira, especialista em desenvolver líderes e CEO Madalena Feliciano apresenta algumas técnicas de persuasão que são muito úteis no mundo corporativo:

 

  1. Modelagem corporal

A modelagem corporal é uma técnica que consiste em seguir levemente a linguagem corporal do interlocutor. Estudos indicam que, durante uma conversa, temos a tendência de agir de forma semelhante ao locutor, como se estivéssemos refletindo seus movimentos. Quando essa técnica é utilizada de forma sutil, ela pode estimular a concordância do interlocutor. Porém, é importante tomar cuidado para não parecer que está imitando a pessoa e gerar o efeito contrário.

 

  1. Faça elogios

Elogiar é uma técnica poderosa de persuasão. Todos gostam de receber elogios, mas é preciso tomar cuidado para que eles não pareçam forçados. O ideal é que você já tenha uma bagagem sobre a pessoa ou a empresa na qual ela trabalha, para que os elogios não soem falsos.

 

  1. Use o nome da pessoa

Chamar as pessoas pelo nome é uma maneira de trazê-las para perto. Quando você se esquece do nome do interlocutor, pode parecer desrespeitoso e afastá-lo de seu objetivo. Ao chamar uma pessoa pela maneira que ela prefere, você está reforçando sua identidade.

Assim, tome todo o cuidado para se referir ao interlocutor da maneira que ele se sente à vontade.” Destaca Madalena Feliciano.

 

  1. Demonstre interesse

Ser um bom ouvinte é essencial para influenciar pessoas. Mas não é só isso. As pessoas gostam quando você demonstra interesse no que elas têm a dizer. Estimule o interlocutor a falar e mostre que você se importa com suas ideias e opiniões.

 

  1. O rapport é muito importante

Madalena Feliciano explica que o rapport é uma técnica de criar empatia com outra pessoa para alcançar uma comunicação mais assertiva. Seu principal objetivo é trazer mais confiança para o processo de comunicação. É importante treinar para não correr o risco de não saber lidar com determinada situação. A técnica é muito usada por profissionais de vendas, tanto para abrir portas para uma negociação quanto para negociar efetivamente.

 

  1. Amigos e autoridades

Citar outras pessoas ou autoridades no assunto é um ótimo meio para convencer o interlocutor de que uma ideia funciona. Esse recurso é também chamado de prova social. Basicamente, invoca-se um terceiro, trazendo a comprovação do que está sendo dito.

 

A persuasão é uma habilidade essencial no mundo corporativo. Saber lidar com o outro de forma eficaz é fundamental para fazer negócios, conquistar clientes, conquistar vantagens e até mesmo para se destacar em entrevistas de emprego. As técnicas apresentadas são apenas algumas das muitas que podem ser utilizadas para influenciar outras pessoas. O importante é praticá-las com cuidado e de forma ética, sempre pensando no benefício mútuo das partes envolvidas.” Finaliza Madalena Feliciano.

 

Madalena Feliciano - Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo. Master Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos, gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros.


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