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terça-feira, 30 de maio de 2023

Contagem regressiva para entrega do Imposto de Renda 2023


 Professor da Strong Business School orienta sobre mudanças


A receita federal espera receber esse ano, cerca de 39 milhões de declarações do imposto de renda referente ao ano de 2022. O período para entrega da Declaração de Imposto de Renda de 2023 será de 15 de março a 31 de maio. Alexandre Costa, professor do curso de Ciências Contábeis da Strong Business School diz que uma das principais novidades é que o contribuinte poderá utilizar a declaração pré-preenchida já na abertura do período de entrega do documento, disponível tanto pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, quanto pela solução Meu Imposto de Renda, on-line ou em aplicativo para iOS ou Android . Além disso, quem optar por receber a restituição por Pix terá prioridade nos lotes de restituição de pagamento.

 

Obrigatoriedade

Se você apenas vendeu ações em bolsa de valores abaixo de R$ 40 mil e não realizou operação com incidência de imposto não precisa declarar.

 

Acesso

Agora você pode autorizar pessoas para possam fazer a Declaração do Imposto de Renda por você. Para isso basta baixar o app da Receita Federal em seu celular e seguir as instruções.

 

Restituição

Quem usar a pré-preenchida ou optar pela restituição via PIX terá prioridade nos lotes de pagamento da restituição.

 

Pré-Preenchida

Novos dados serão recuperados para sua declaração pré-preenchida: bancários, fundos de investimentos, imóveis, doações e criptoativos. O modelo de declaração pré-preenchida está disponível em todas as plataformas da Receita Federal: programa IRPF para computador, aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares e sistema e-CAC. Basta selecionar a opção " Iniciar declaração a partir da pré-preenchida" na tela de abertura e fazer o login GOV.BR.

 

Formas

Disponibilizada nova forma de acesso ao “Meu Imposto de Renda”, com autenticação com a conta pelo site www.gov.br, diretamente pelo site da Receita Federal.

 

Padrão visual

Adaptação do sistema “Meu Imposto de Renda “ para o novo padrão de identidade visual, utilizando o design system do Governo Federal. Este novo padrão visual foi lançado para facilitar a visualização e a identificação dos campos e valores a serem preenchidos.

 

Transmissão

Foi desenvolvido um novo programa, com informações mais completas sobre as críticas e validações para o envio da declaração. Este novo programa faz parte do próprio programa do imposto de renda, de forma unificada.

 

Transparência

Será divulgado no site da Receita Federal os números de declarações de 2023

recebidas, atualizado a cada hora. A Receita Federal já recebeu de mais de 13 milhões de declarações entregues. Documentação necessária para a declaração de IR 2023: Além dos documentos de identificação, como RG, CPF, certidão de nascimento, título de eleitor, cópia das duas últimas declarações de IR e seus respectivos recibos de entrega e dados da conta bancária para restituição do IR, cada um dos seguimentos itens da declaração pedem documentos específicos, a seguir:

 

Informe de rendimentos:

 

· Informe de rendimentos de todas as empresas que trabalhou ou prestou serviços em 2022;

· Informe de rendimentos de todos os bancos e instituições financeiras em que têm conta ou aplicações financeiras;

· Recibo de pagamento de aluguel ou o informe de rendimentos da imobiliária;

· Para quem sacou FGTS e recebeu seguro-desemprego, os comprovantes com os rendimentos estão disponíveis pelo site ou aplicativo da Caixa ou do governo federal Informe de rendimentos do INSS para aposentados ou pensionistas;

· Informe de rendimentos do INSS para aposentados ou pensionistas.


Para declarar bens e imóveis:

 

· Quem vendeu carro, imóvel ou outros bens de valor no ano passado deve buscar os contratos, as escrituras, as notas fiscais e demais recibos que correspondam à transação. Os documentos devem informar nome, CPF ou CNPJ do comprador e do vendedor, valores da negociação e forma de pagamento;

· Para bens financiados, é preciso informar o banco, o montante financiado, o valor da entrada e das prestações;

· Para quem tem casa própria, financiada ou já quitada, é preciso ter é a folha inicial do carnê do IPTU.

 

Informe de despesas:

 

· Recibos e notas fiscais de gastos com consultas médicas, odontológicas, exames, internações, aparelhos ortopédicos, próteses e despesas com planos de saúde;

· Recibos e notas fiscais de gastos com escolas de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação ou ensino técnico.

 

Demais informações:

· Comprovante de pagamento/recebimento de pensão alimentícia;

· Documentos que comprovem doações e heranças.

· Informações sobre dívidas, como crédito consignado ou empréstimo pessoal

 


Strong Business School - faculdade negócios com mais de 25 anos de mercado, e 4 campis na grande São Paulo e em Santos, conveniada e certificada pela FGV. Nos nossos quadros há professores Phds, pesquisadores internacionais, centros de estatística e convênios com as maiores universidades da Europa e Estados Unidos.


Obrigada pelo vácuo: falta de resposta das empresas é o que mais incomoda candidatos em processos seletivos

 Pelo menos 72,6% dos participantes da pesquisa citaram este como o maior problema de comunicação das companhias


Obrigada pelo retorno… ou melhor, pela falta dele. Esta é uma mensagem que 72,6% dos participantes de uma pesquisa da Onlinecurriculo facilmente poderiam cogitar enviar a empresas para as quais já se candidataram. Correriam o risco, é claro, de não terem esta mensagem respondida também.

Isso porque, de acordo com um recente estudo, o “vácuo” que as corporações dão nos potenciais colaboradores é o maior problema de comunicação durante os processos seletivos, algo que frustra ou afasta quem está pleiteando uma vaga no mercado. Dentre todos os participantes, 78,6% já se inscreveram para uma seleção ou entrevista e não receberam nenhuma resposta depois.

A pesquisa abrangeu cerca de 500 pessoas acima de 16 anos, de todos os perfis socioeconômicos e regiões do país. Pelo menos 49,4% delas citaram como o segundo maior problema das seleções o envio de feedbacks e respostas padronizadas. A prática é comum em processos que utilizam plataformas de automatização para organizar uma esteira de etapas, enviar testes variados e gerenciar milhares de candidatos.

Jovens se incomodam com grosseria, adultos, com automatização

À medida que o tempo de experiência cresce, os aspectos dos processos de recrutamento e seleção que mais incomodam os candidatos também vão mudando. Pelo menos 50% dos profissionais em início de carreira, entre 16 e 24 anos, se frustram com os retornos incompletos, confusos ou rudes.

Já entre os de 25 a 29 anos, a falta de informações que contribuam para o crescimento pessoal e profissional nas respostas, mesmo que sejam negativas, é o que mais pesa, quase como se o processo todo não tivesse valido a pena. “É compreensível. Eles estão em um momento chave da carreira, em que as decisões pesam mais, as responsabilidades aumentam. Querem crescer rápido e sugestões de melhoria são muito valiosas”, avalia Lotte van Rijswijk, Content Team Lead da Onlinecurriculo.

O motivo também foi citado por 47,8% dos respondentes na faixa dos 40 até os 49 anos. Este grupo, inclusive, também foi o que mais se mostrou insatisfeito com as instruções dos testes digitais (lógicos, comportamentais, idiomas e outros). Cerca de 32,6% deles disseram que eles não são formulados de maneira clara.

Já a partir dos 30 até os 39 anos, o incômodo maior é a automatização. Após os 50 também. O motivo foi citado por 57% e 55,8% dos participantes nestas faixas de idade, respectivamente. No processo inteiro, caso não chegue na fase de entrevista, as chances do candidato não interagir com outro ser humano são altas.

“As respostas refletem um estereótipo de que profissionais mais seniores toleram menos os problemas da tecnologia e os iniciantes já não aceitam estar em ambientes de trabalho tóxicos”, acrescenta van Rijswijk.


Detratores bem humorados, ou estressados

A frustração com processos falhos ou com a falta de comunicação das empresas podem tornar potenciais propagadores da marca aqueles que mais vão falar mal sobre ela. No Twitter, famosa rede social que funciona como um blog pessoal, publicações nas quais usuários relatam suas experiências com seleções sem retorno acumulam milhares de compartilhamentos.

Somados às experiências pessoais dos candidatos, estudos antigos reforçam que o problema não é recente, nem a frustração injustificada. Para se ter uma ideia, uma pesquisa publicada na revista Nature Communications em 2016, mostrou que a falta de informação é pior do que a confirmação de um resultado negativo para os gatilhos de estresse nos seres humanos.







“Quando é uma resposta que pode definir os próximos passos da vida de alguém, não é de se espantar que a falta de retorno crie um desespero, tristeza e sentimento de frustração”, avalia van Rijswijk. “Para serem competitivas, as empresas precisam se reinventar nos processos seletivos também. Uma dica, uma sugestão de melhoria, dois minutos de bons conselhos… é o mínimo que podemos fazer por alguém que dedicou horas para tentar fazer parte do nosso time”.

A pesquisa completa poder ser encontrada na página da Onlinecurriculo por meio deste link.


Meu chefe é mais novo que eu, e agora?

Saiba como lidar quando jovens ocupam cargos de liderança diante de colaboradores 50+, por meio de especialista de RH

 

No último 1º de maio foi celebrado, como de costume, o Dia do Trabalhador, data que aborda diversos questionamentos sobre os assuntos de carreira. Um dos temas que merecem atenção é a maneira como os mais jovens, às vezes, absorvem determinadas habilidades e, consequentemente, se destacam a ponto de ocupar a liderança de colaboradores acima dos 50 anos - esses que já representam 55,9 milhões no mercado de trabalho, como mostram os números do estudo Mercado de Trabalho 50+, elaborado pelo Instituto de Longevidade MAG.

 

A geração mais experiente, por quase toda a vida, é acostumada a receber orientações de gestores que são mais velhos. Mas, com toda a inovação do mercado de trabalho, tecnologias e a abertura de oportunidades para os mais novos, a chance de um colaborador mais jovem se tornar o gestor de um time de profissionais da geração X e Baby Boomer pode ser cada vez mais possível.

 

Quem avalia este cenário é a especialista de Recursos Humanos, da RB Serviços, Gisele Zacharias, “a razão para isso é que os mais novos conseguem ter habilidades comportamentais e técnicas que são indispensáveis hoje em dia, ao se destacarem em suas determinadas funções e, quando surge oportunidade, mesmo com a faixa etária menor, as empresas irão reter este talento, já que elas acreditam no potencial e responsabilidade de funcionários novatos até mais que do que eles mesmos costumam acreditar”, conta.

 

A participação dessa população no mercado de trabalho, ainda segundo o estudo do Instituto Longevidade MAG, está crescendo cada vez mais, com taxas de 0,5 p.p. por ano. As projeções mostram que está nítido que a geração X e Baby Boomer precisam estar preparadas para a concorrência jovial como, também, ter mais resiliência quando for preciso receber orientações da Geração Y e Z. 

 

Meu chefe é mais novo que eu, e agora? É neste momento que o colaborador precisa rever suas habilidades, sem se diminuir, para compreender quais são seus pontos fracos e fortes se comparados ao do gestor mais jovem escalado para aquela liderança. O autoquestionamento não deve apenas vir para melhor se educar sobre este novo formato, mas, também, para se atualizar por meio das novas tendências de soft e hard skills que são tidas como atividades indispensáveis do departamento”, explica Gisele Zacharias.

 

Relatório do Fórum Econômico Mundial, feito com a Fundação Dom Cabral no Brasil, sobre o Futuro dos Empregos, divulgado na última semana, desenha bem que as oportunidades serão voltadas ao mercado tecnológico e sustentável daqui para frente, pontos que trazem um olhar de preocupação para aqueles que são mais resistentes à indústria 4.0, sejam eles mais velhos ou mais novos. 

 

Os números do relatório mostram que, segundo os empregadores, 44% das maneiras de se trabalhar serão reformuladas, até 2027. “O dado já consegue trazer um olhar mais crítico sobre qual caminho deve-se seguir e capacitar. Seja para os mais jovens ou os mais velhos, quando o assunto é tecnologia ambos devem entender que não sabem muito diante do que está por vir, sendo assim ainda há tempo das gerações se igualarem”, explica a especialista.

 

Para contradizer os números, quando o assunto é sobre os mais velhos serem menos habilidosos à tecnologia e não ocuparem a oportunidade de cargos de liderança para os mais novos, o Diagnóstico Comportamental dos Profissionais de TI, realizado pelo IT Mídia, prova ao contrário já que os diretores de TI, com 50 anos representam 55%.

 

“É por isso que o etarismo pode perder cada vez mais seu espaço, porque da mesma maneira que um jovem pode ter mais chances de ser notado devido suas habilidades com a tecnologia e sua maneira de se comportar, os mais experientes também podem se esforçar na mesma medida para não perderem oportunidades. Ou seja, a dica é que ambos não deixem de se atentar as tendências do mercado de trabalho”, finaliza.

 

Dicas da especialista em Recursos Humanos para os mais velhos lidarem com a juventude na liderança:

 

- Mantenha a calma: ter um gestor mais novo não quer dizer que ele seja imaturo, superior por estar em cargo de liderança ou que você deva se preocupar com as tomadas de decisões feitas por ele.


- Perceba as oportunidades: um líder mais novo pode contribuir com diferentes visões sobre assuntos mais inovadores.


- Seja apoiador: esqueça hierarquia e o conflito de geração, apenas compartilhe respeito ao trabalho do jovem gestor, incentive, tente participar compartilhando sua experiência e saiba impor com educação sua visão de negócio, mesmo que, às vezes, você tenha mais embasamento e tempo de experiência do que o novo gestor;


- Mão dupla: da mesma maneira que este líder pode te ensinar sobre tendências que talvez não tenha familiaridade, você também pode compartilhar das suas experiências para melhor apoiá-lo e prepará-lo durante este cargo;

- Tenha empatia: veja o trajeto, histórico profissional e pessoal, que este jovem percorreu para ocupar esta missão, escute, apoie mesmo que ele não seja chefe de primeira viagem e, principalmente, sejam unidos como um verdadeiro time, visando sempre alavancar os negócios da empresa.


Mais de 272 mil tentativas de fraude aconteceram em março, revela Serasa Experian

46,7% dos golpes foram direcionados ao setor de Bancos e Cartões; Serasa Experian fornece dicas para proteção de empresas e consumidores


O Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian revelou que, em março deste ano, cibercriminosos realizaram 272.792 investidas contra consumidores e empresas a fim de fraudá-los ou roubar suas identidades. O índice mostra que houve um quase golpe a cada 10 segundos no país. Na comparação com o mês anterior, as tentativas cresceram 15,2%, mas quando observadas na relação anual (mar/22 x mar/23), tiveram queda de 30%. Confira no gráfico a seguir os dados completos: 


O diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, explica que a comparação com fevereiro tem um aumento natural, já que o mês de carnaval possui menos dias úteis e acaba reduzindo o tempo de atuação dos fraudadores. “Tendo em vista esse contexto, é interessante perceber a baixa de 30% na relação anual. Um dos fatores que pode ter ocasionado a queda é a desaceleração da busca por crédito, pois com menos transações acontecendo, as oportunidades diminuem”. 

Ainda assim, o segmento de “Bancos e Cartões” continua sendo o mais afetado, representando 46,7% do total de tentativas de fraude em março. “De modo geral, o avanço tecnológico fez com que as transações em ambiente digital acontecessem em grande quantidade e todos os dias nesse setor. Além disso, se a fraude for efetivada, os golpistas têm a certeza de um rápido retorno financeiro, o que torna a categoria uma das favoritas para a aplicação de golpes”, explica Caio Rocha. Em segundo lugar estava o setor de Serviços, com 27,2% das tentativas de fraude, seguido pelas empresas Financeiras (20,5%), de Varejo (4,2%) e Telefonia (1,4%).

São Paulo é a Unidade Federativa que mais sofre com a atuação de fraudadores 

Ainda em março deste ano, a análise por Unidade Federativa (UF) mostrou que o estado de São Paulo foi o mais impactado com as tentativas de fraude, marcando 84.155 possibilidades de golpes. Em sequência estavam o Rio de Janeiro (27.562), Minas Gerais (24.807), Paraná (19.657) e Rio Grande do Sul (14.738). Veja no gráfico as informações na íntegra:


Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger

 

Consumidores: 


· Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;


· Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar pegar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;


· Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;


· Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;


· Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;


· Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;


· Inclua suas informações pessoais e dados de cartão se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;


· Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.

 


Empresas: 


· Com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo em novos métodos de soluções antifraude e tecnologias cada vez mais sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança da operação não afete sua experiência integrada. A Serasa Experian, por exemplo, tem soluções modulares inteligentes e um time de especialistas em que possibilitam oferecer uma experiência segura e sem atrito ao cliente final. Com combinação de dados, analytics e soluções automatizadas, as empresas podem expandir os negócios com segurança.


· Conte com plataformas de pagamento online. A empresa que deseja atuar de forma online, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima atenção com os pagamentos. É preciso adotar uma sistemática que alie rapidez no processamento das transações à segurança;


· Faça a análise de compras mais caras. Outra prática que pode reduzir bastante o risco de fraude online é a análise das compras. Sempre que a empresa se deparar com um pedido de alto valor, por exemplo, é necessário dedicar uma atenção especial, verificando de forma mais detalhada o cliente e os dados informados. Uma forma de garantir a segurança desse tipo de transação é realizando um contato prévio por e-mail ou telefone para confirmar dados ou a própria compra. Embora esse tipo de avaliação possa tornar o processo de venda mais longo, ele é essencial para resguardar o seu negócio contra fraudes;


· Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é outra estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação cadastral pode facilmente identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras bases de dados confiáveis;


· Consulte o perfil do seu cliente. Conhecer o cliente é, sem dúvida, uma das maneiras mais eficientes de se evitar fraudes online. Quando a empresa é capaz de avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo. Fica muito mais fácil e seguro avaliar os riscos de uma operação.


 

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida através da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2).

 

Serasa Experian
www.serasaexperian.com.br


Ciclistas são foco de ações de educação no trânsito da ARTESP e concessionárias durante o Maio Amarelo

Pedalar na malha rodoviária exige atenção redobrada e obediência a regras de trânsito para garantir uma viagem sem riscos

 

A ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo e as concessionárias do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado desenvolveram uma série de ações voltadas aos ciclistas na programação desenvolvida para o Maio Amarelo. As bicicletas têm ganhado cada vez mais espaço no dia a dia da população, mas é importante lembrar que pedalar nas rodovias requer uma série de cuidados e respeito às regras de trânsito, para garantir a segurança do próprio ciclista e dos demais usuários da malha viária.

 

Campanhas educativas de conscientização

 

Com o tema “No Trânsito, escolha a vida”, o Maio Amarelo terá, no total, cerca de 300 ações desenvolvidas pelas concessionárias do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo nas cidades atendidas pela malha de 11,1 mil quilômetros. O objetivo é conscientizar a população sobre boas práticas no trânsito para torná-lo mais seguro para todos. Além disso, a ARTESP e concessionárias veicularão mensagens educativas nas cancelas das praças de pedágio e nos Painéis de Mensagem Variável (PMVs). Acompanhe aqui a programação completa promovida em prol do Maio Amarelo.

 

As campanhas educativas desenvolvidas ao longo deste mês têm como objetivo conscientizar a população para um trânsito mais seguro, além de alertar os ciclistas para os cuidados ao pedalar nas rodovias”, explica Milton Persoli, diretor geral da ARTESP. “Por isso, queremos reforçar e estimular a adoção de práticas que contribuam para preservação de vidas, redução de fatalidades e segurança nas estradas.” salienta Persoli.

 

Ciclistas: formas de como realizar uma condução segura e consciente 

  • Obedeça aos sinais de tráfego ao longo da malha viária;
  • De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é obrigatório pedalar sempre no mesmo sentido do tráfego de veículos. Ao andar em grupo ande atrás de outro ciclista para manter a distância dos outros veículos;
  • É essencial a utilização de equipamentos de proteção individual durante o percurso como luvas, capacete, roupas refletivas, bem como dispositivos de iluminação na bicicleta;
  • Cuidado e atenção são primordiais ao realizar e sinalizar uma conversão. Dessa forma, é possível garantir uma condução segura, além de evitar colisões, quedas e acidentes;
  • Evite utilizar fones de ouvido. Usar atentamente a audição permite melhorar a atenção em relação ao que acontece ao redor;
  • Faça revisões periódicas. Faça a manutenção das correntes, freios, calibragem e verifique as condições gerais dos pneus da bicicleta;
  • Atenção aos pontos cegos, principalmente dos veículos maiores, como ônibus e caminhões. Estar visível na rodovia é fundamental para segurança;
  • Nunca ande entre veículos e evite rodovias com tráfego intenso de caminhões. Ao realizar uma ultrapassagem, os caminhões geram correntes de ar e isso pode desequilibrar o ciclista;

 

Atividades realizadas

Ao longo do ano, as concessionárias de rodovias do Estado de São Paulo realizam várias atividades e ações voltadas ao ciclista. Em 2022, a quantidade de acidentes envolvendo bicicletas nos 11,1 mil quilômetros de malha concedida teve queda de 11,2%, de acordo com dados do Centro de Controle de Informações (CCI), da ARTESP. Na atual edição do Maio Amarelo, as concessionárias de rodovias do Estado de São Paulo já realizaram atividades voltadas aos ciclistas nas cidades de Bariri, Bauru (organizadas pela concessionária EixoSP), Presidente Prudente (Cart), Guarujá, São Bernardo do Campo (Ecovias) e Ribeirão Pires (SPMar). As ações alertam para os cuidados que devem ser tomados por aqueles que transitam de bicicleta nas rodovias.

 

Nos próximos dias estão previstas pelo menos duas novas ações da EixoSP para os ciclistas: na terça-feira (30), no km 201 da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), no município de São Pedro; e na quarta-feira (31), no km 524 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP 294). Batizadas de Ação para Ciclistas e Pedestres, as atividades terão distribuição de material informativo e orientação sobre segurança viária. Os eventos estão programados para acontecer das 7h às 12h. 

Confira aqui para saber as ações do Programa de Concessões Rodoviárias para os últimos dias do Maio Amarelo. 


O novo combustível da aviação pode ser protagonizado pelo Brasil


A nossa área territorial é mesmo obra divina. Parafraseando o papa João Paulo II, Deus é brasileiro. As riquezas naturais as quais somos presenteados somadas ao clima tropical, e a ausência de catástrofes advindas de terremotos, vulcões e tornados, confere a nós brasileiros uma situação privilegiada perante ao mundo. 

E por falar em riqueza natural, somos o maior produtor de etanol do planeta. Temos matéria-prima em abundância, originária da cana-de-açúcar, e, aliada ao intenso avanço da tecnologia, nosso país tem a faca e o queijo na mão para ser o celeiro mundial na produção de biocombustível. 

Devido a pressão em nível global pela redução das emissões de carbono na atmosfera, e no cumprimento de metas e prazos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), para que o setor de aviação contribua com essas reduções, projeta-se uma substituição do combustível convencional pelo produzido a partir de matérias limpas. 

Para cumprir uma ordem de caráter mandatório da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional), as aeronaves deverão usar uma mistura mínima de SAF (Combustível Sustentável de Aviação). Esse combustível é feito de recursos sustentáveis, como o carbono capturado do ar e do hidrogênio verde, e de óleos usados de origem orgânica, resíduos florestais e agrícolas. 

Ainda de acordo com a agência, estima-se que o setor aéreo despeja mais de 900 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, sendo responsável por 2,5% das emissões globais de gases de efeito estufa. O uso de querosene de aviação – derivado do petróleo – é o principal elemento de impacto ecológico negativo. O objetivo é que os voos sejam neutros em carbono até 2050, e, para tanto, é urgente a redução gradual da emissão líquida de CO2. 

De acordo com o compromisso assumido no Acordo de Paris, firmado em 2015 e assinado por 196 nações, o Brasil estabeleceu como meta a redução das emissões líquidas em 37% até 2025, e em 50% até o início da próxima década. Nesses valores são consideradas as emissões do país a partir de 2005. A meta é considerada ambiciosa por especialistas, no entanto, aumentam-se as perspectivas com novas frentes contribuindo nesse processo. 

Nesse sentido, o país pode ser o protagonista na produção de um novo combustível de origem biológica para a aviação. Temos o solo, a matéria-prima e sabemos como fazer. A jornada para a liderança da produção e utilização de biocombustíveis no transporte aéreo já começou. As maiores multinacionais do setor do agro acompanham de perto o desdobramento deste mercado promissor para o nosso país, que necessita de investimentos que fomentem o projeto. O Brasil pode, deve e será o protagonista mundial de combustível limpo na aviação brasileira. 

 

J.A.Puppio - empresário, diretor-presidente da Air Safety e autor do livro “Impossível é o que não se tentou”.

Imposto de Renda: prazo para declaração encerra no final de maio

Contribuintes têm até o dia 31 de maio para entregar a declaração


Com o fim do mês de maio se aproximando, os contribuintes devem ficar atentos ao prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2023). A Receita Federal estipulou o dia 31 de maio como data limite para envio das informações. Quem não cumprir o prazo estará sujeito a multas e penalidades. 

"A declaração do Imposto de Renda é um compromisso importante para todos os contribuintes. Além de estar em conformidade com a legislação, a declaração é uma oportunidade para o cidadão ajustar sua situação fiscal e, em muitos casos, obter restituições", ressalta o economista e professor da Rede UniFTC, Isaias Matos. 

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual para pessoas físicas que tiveram rendimentos tributáveis em 2022 em valores superiores a R$ 28.559,70 ou ganhou mais de 40 mil reais em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte no ano, como indenizações trabalhistas ou rendimento de poupança. É importante destacar que, além de ser uma obrigação legal, a declaração também pode trazer benefícios ao contribuinte, como a restituição de valores pagos a mais durante o ano e a regularização da situação fiscal. 

Para fazer a declaração, o contribuinte precisa reunir documentos como comprovantes de rendimentos, de despesas dedutíveis e de investimentos realizados no ano anterior. A declaração pode ser feita de forma online, por meio do site da Receita Federal, ou por meio do aplicativo "Meu Imposto de Renda", disponível para dispositivos móveis.

"É fundamental que os contribuintes tenham atenção aos detalhes na hora de preencher a declaração. Erros ou omissões podem levar à malha fina, gerando transtornos e a necessidade de retificar a declaração posteriormente", destaca o professor Isaias Matos. Caso o contribuinte tenha dúvidas ou necessite de auxílio, a Receita Federal disponibiliza um serviço de atendimento telefônico e também tutoriais e guias em seu site.

 

Maioria absoluta dos trabalhadores brasileiros teme obsolescência profissional, aponta pesquisa

Pesquisa global da GoodHabitz mostra que 83% dos trabalhadores brasileiros sentem a necessidade de aprimorar suas habilidades atuais para se manterem bem-sucedidos e relevantes no futuro. É o maior índice entre os países avaliados.

 

O futuro do trabalho incita entusiasmo e dúvidas na mesma proporção. Enquanto a chamada "transformação digital", processo de digitalização de diversos processos e atuações profissionais ocorrido ao longo dos últimos anos e décadas, inunda o ambiente de trabalho com inovações, novas tecnologias e agilidade, essas mesmas mudanças geram insegurança nas pessoas.

Além de perceber que diversas atividades antes executadas por seres humanos têm passado a ser automatizadas, especialmente diante da evolução tecnológica e da Inteligência Artificial, por exemplo, o capital humano tem ainda o desafio de se requalificar constantemente para continuar sendo relevante em seus campos de atuação. E a velocidade dessas transformações cresce exponencialmente.

Afinal, como manter-se um profissional atualizado e detentor das principais habilidades e competências demandadas pelo mercado de trabalho do futuro? Se você tem se feito essa pergunta recentemente, saiba que você não está só. Pelo contrário: você faz parte da maioria absoluta dos profissionais brasileiros, que temem a obsolescência profissional.

Isto é o que aponta a pesquisa "E-Learning Monitor 2022/2023", conduzida pela GoodHabitz, principal plataforma de aprendizagem online em nível global (e que passou a operar no Brasil em julho de 2022).

Segundo o estudo, 83% dos trabalhadores brasileiros sentem a necessidade de aprimorar suas habilidades atuais para se manterem bem-sucedidos no futuro. Ou seja, quase 9 em cada 10 profissionais que atuam no Brasil percebem que precisam se requalificar para estarem à altura das demandas do futuro do trabalho. Em nível global, esse índice cai para 60%. "O Brasil apresentou o maior percentual entre todos os países participantes, o que demonstra como o nosso capital humano está sedento por conhecimento e capacitação. Reconhecer que esse gap existe é um ótimo primeiro passo para que tenhamos uma força de trabalho preparada para o que vem por aí nos próximos anos", afirma Sérgio Agudo, country director da GoodHabitz no Brasil.

Para que esse processo de requalificação aconteça da forma mais facilitada possível, é importante contar com o apoio das organizações e, nesse sentido, as empresas brasileiras demonstram estar sintonizadas, uma vez que apenas 15% do nosso capital humano diz não sentir apoio de sua empresa na construção das habilidades certas para o futuro. Este índice sobe para 32% em Portugal, por exemplo, enquanto o México apresenta o menor número da pesquisa: 12%.

O "E-Learning Monitor 2022/2023", da GoodHabitz, contou com a participação de 24.235 profissionais espalhados por 17 países. A pesquisa tem como base um questionário de 34 perguntas e um percentual de confiança de 95%. Só no Brasil, mais de 1.500 trabalhadores responderam à pesquisa. 

 


GoodHabitz
www.goodhabitz.com


Empresas canadenses virão ao Brasil em novembro para processo seletivo com brasileiros

Recrutamento acontecerá em São Paulo e será direcionado para quem tem pelo menos uma formação


Diversas empresas canadenses virão presencialmente ao Brasil no mês de novembro para aplicar um processo seletivo em profissionais brasileiros com pelo menos uma formação e que desejam trabalhar no Canadá. “As empresas canadenses estão contratando brasileiros em São Paulo com pelo menos uma formação. Todo o processo seletivo e entrevistas irão acontecer em novembro com uma grande missão de recrutamento no Brasil para quem deseja morar e trabalhar no Canadá. Quem passar pelas etapas do processo seletivo, já vai para o país com contrato assinado, sabendo quanto vai ganhar, os dias do pagamento no mês e com perspectiva de imigração para toda a família também imigrar para o Canadá”, afirma Daniel Braun, especialista no assunto e presidente da Cebrusa, empresa que oferece soluções de imigração no país.

O Canadá tem um mercado de trabalho diversificado e em constante expansão com oportunidades para diversas áreas de atuação. “As oportunidades que serão oferecidas no processo seletivo que irá acontecer em novembro são diversificadas. O Canadá valoriza a diversidade e a inclusão, reconhecendo a contribuição de imigrantes para o desenvolvimento econômico e cultural do país”.

De acordo com Daniel Braun, todo brasileiro que tem pelo menos uma formação pode morar e trabalhar por lá. “O salário médio no Canadá é muito alto para profissionais capacitados. O pré-requisito para participar do recrutamento que acontece em novembro é ter pelo menos uma formação em nível técnico, sendo tecnólogo ou bacharel. Nós da Cebrusa iremos ajudar quem tiver interesse em participar do processo seletivo na preparação desse candidato, mais especificamente no currículo. Algumas coisas não podem ter em um currículo canadense, por exemplo, não colocar idade, estado civil e foto. Esses itens podem te eliminar do processo. Além disso, nós ajudamos o candidato a se preparar com dicas na hora da entrevista e oferecemos um intensivo no aprendizado do idioma”, destaca Braun.

Para mais informações sobre o processo seletivo, entre em contato pelo Instagram do Daniel Braun: https://www.instagram.com/danielmbraun/ ou da Cebrusa Brasil: https://www.instagram.com/cebrusabrasil/


Proteção trabalhista e a dignidade do trabalho humano

 

No final do mês de maio, foi notícia no meio jurídico a decisão do Supremo Tribunal Federal em torno da relação de trabalho existente entre motorista de aplicativo e a plataforma. Tratou-se de decisão monocrática do ministro Alexandre de Moraes, que julgou procedente a reclamação constitucional para deslocar a competência para a Justiça Comum.


O processo que deu origem à reclamação constitucional tramita perante o TRT-3 e havia reconhecido o vínculo de emprego entre o motorista e a plataforma e que teria, segundo o ministro Alexandre de Moraes em seu relatório, desconsiderado "as conclusões do Supremo Tribunal Federal Ano Julgamento ADC 48, na ADPF 324, no RE 958.252 (Tema 725-RG), na ADI 5.835 MC/DF e no RE 688.223 (Tema 590-RG), que permitem diversos contratos distintos da estrutura tradicional do contrato de emprego regido pela CLT".


Um dos aspectos que chama a atenção na leitura diz respeito aos fundamentos do TRT-3, transcrito e que diz, a certa altura, para fundamentar o reconhecimento da relação de emprego: " Princípio da livre iniciativa não autoriza a fraude nas relações de trabalho, mas deve respeitar o valor social do trabalho e a dignidade da pessoa humana do trabalhador (artigo 1º, III e IV, da CF. (...)." 


Constata-se, pelos fundamentos exarados pelo tribunal regional, uma preocupação acentuada em preservar a dignidade do trabalho e da pessoa humana do trabalhador, encontrando na CLT a única forma possível de que seja reconhecido àquele que trabalha sua realização enquanto pessoa e cidadão.


Talvez este seja o dilema do julgador: como reconhecer, fora dos parâmetros de proteção da CLT, outras formas de trabalho capazes de trazer, ao trabalhador, realização pessoal com liberdade e dignidade? A fundamentação de que o Código Civil não seria instrumento adequado a dignificar o trabalho humano, com todo respeito, caberia perfeitamente nos primórdios da formação do Direito do Trabalho, na época da revolução industrial que empurrou o estado a interferir nas questões trabalhistas. Nem o Direito Civil hoje convive com ofensa à dignidade da pessoa humana.


Há dificuldade da compreensão de que novos modelos de trabalho devem ser analisados fora dos parâmetros tradicionais. Na atualidade, a forma de trabalhar, com a utilização dos meios tecnológicos e informatizados, leva em consideração outros fatores. No caso específico de motoristas por aplicativos, o exercício da liberdade de tempo e as opções de atendimento que o modelo permite tendem a afastar a subordinação específica do emprego. Não há subordinação e sim responsabilidade em relação aos consumidores do modelo de prestação de serviços.

 

Paulo Sergio João - advogado e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


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