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sexta-feira, 12 de maio de 2023

Exposição gratuita "Nós" reúne textos, fotos, mapas e áudios ligados à territorialização na Comunidade Cultural Quilombaque

VGCOM - SP

 

Mostra, com material de mais de 40 locais, chama atenção para corpos, saberes e memórias sistematicamente silenciados


Por meio de textos, fotos, mapas e áudios, a exposição “Nós” – realizada pela organização da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (BIA) - chama atenção para corpos, saberes e memórias sistematicamente silenciados. Aberta ao público e gratuita, mostra ficará até 18 de junho, de segunda à quinta, das 9h às 12h e sextas, das 9h às 17h, na Comunidade Cultural Quilombaque, em São Paulo.

A exposição é o resultado de uma pesquisa realizada pela curadoria da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, realizada no ano passado, que trouxe reflexões sobre as desigualdades que marcam o território brasileiro. No estudo, ficou evidente que nessa enorme colcha de retalhos de experiências coletivas, algumas narrativas são legitimadas à custa do apagamento de outras. Realizaram o estudo, os curadores Carolina Piai Vieira, Larissa Francez Zarpelon, Louise Lenate Ferreira da Silva, Luciene Gomes, Pedro Vinícius Alves, Pedro Cardoso Smith, Raissa Albano de Oliveira, Thiago Sousa Ahmose e Viviane de Andrade Sá.

Com a violação do direito à memória, à identidade e à imagem, o próprio corpo é documento, como sugere a historiadora e ativista sergipana Beatriz Nascimento. “Corpos em constante movimento estão em busca de territorialização, de criação de vínculo com seu lugar e de realização de sonhos, de sobrevivência, além da possibilidade de se tornarem visíveis em suas particularidades”, concordam os integrantes da curadoria.

Por isso, a importância de trazer à tona reflexões sobre territórios e fronteiras, por meio de levantamentos coletivos de memórias apagadas, como rios enterrados, construções demolidas, práticas culturais e espirituais ameaçadas e identidades múltiplas violentadas, representados na exposição por 41 lugares. São organizações ou instituições, formais ou informais, que têm ações afirmativas e de resistência contra o apagamento de símbolos, saberes e memórias coletivas relacionadas ao território. Ou ainda, espaços que já tiveram grande relevância, mas foram suprimidos ou descaracterizados de forma intencional para negligenciá-los, seja por reformas urbanas ou por dinâmicas socioeconômicas segregacionistas.

Os locais, quase todos na cidade de São Paulo, foram chamados de “nós” - termo que se refere a emaranhados de fios que, quando tensionados, ficam mais resistentes; mas, também se refere ao pronome da primeira pessoa do plural, para vincular à coletividade.

Os nós são apresentados individualizados por uma imagem "costurada" sobre um mapa do entorno como uma colcha de retalhos formada por muitos fragmentos. É uma metáfora à rede de relações que existe e resiste nos territórios.

Como um desdobramento da edição do ano passado da BIA, “Nós” pretende colaborar com o compartilhamento de informações e de percepções sobre corpos, saberes e memórias que foram sistematicamente silenciados, em muitas camadas, pelas narrativas oficiais sobre os territórios, que são marcados por histórias de solidariedade, resiliência e ancestralidade.

A curadoria assume o papel de interlocutora, já que, sempre quando possível, as narrativas são apresentadas por agentes destes lugares, e foram registradas de textos e áudios que podem ser acessados na íntegra pelo site www.bienaldearquitetura.org.br

Também faz parte da programação “Nós” o seminário gratuito “Campo ampliado da arquitetura: experiências e futuros possíveis”, que acontecerá dia 03 de junho, às 14h, no Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo - com Coletivo Levante (Amanda Castilho e Fernando Maculan), Ana Carolina Macêdo Cardoso, Cleiton Ferreira, Kleber Pagú, Gisele Brito e Wanessa Fernandes, e mediação de Carolina Piai Vieira.

A exposição e o seminário – fomentados pelo Pro-Mac, apoio do Ministério da Cultura e com patrocínio da Belgo Arames e Helbor - marcarão também o lançamento do catálogo da BIA de 2022, finalizado agora, e a transição para a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, prevista para 2025.


Convidados:

AMANDA CASTILHO -  Arquiteta e urbanista formada pelo Centro Universitário UNA e Pós-Graduanda em Arquitetura, Educação e Sociedade pela Escola da Cidade. É membro do Coletivo LEVANTE e colaboradora na MACh Arquitetos como arquiteta. Faz parte do grupo de estudos e desenvolvimento pedagógico Desvios e trabalha como autônoma em projetos de arquitetura, expografia e ilustração.

ANA CAROLINA MACÊDO -  Arquiteta formada pela UNIFAP, bolsista de Mestrado em Arquitetura na UFMG com dissertação Etnocídio indígena no contexto urbano. Autista integrante do podcast Introvertendo, que discute a vivência de adultos no espectro autista.

 CAROLINA PIAI VIEIRA - Atua como pesquisadora e educadora do coletivo Cartografia Negra e como formadora no Instituto Vladimir Herzog. Trabalhou como educadora no Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas, do Núcleo de Estudos de Violência da USP. Com o coletivo Cartografia Negra está com trabalho exposto na 18ª Bienal de Arquitetura de Veneza. Graduada em Jornalismo, participou de formações no Núcleo de Artes Afro-brasileiras da USP, no Centro de Estudos Africanos e é mestranda em História Social. Fez parte da equipe de co-curadoria da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

 CLEITON FERREIRA -  É especialista em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC, co-fundador da Comunidade Cultural Quilombaque em 2005, onde atua como Gestor de Relações Interinstitucionais.

COLETIVO LEVANTE -  Reúne arquitetos e profissionais de topografia, engenharia, design e paisagismo em um laboratório de ideias que tem a favela da Serra como principal território de atuação.  Desde 2017, em parceria com o Centro Cultural Lá da Favelinha, tem se consolidado como um modelo para a realização de projetos e obras pela formação de redes e relações afetivas, ativando culturas e potências latentes através da arquitetura. 

FERNANDO MACULAN é arquiteto e urbanista graduado pela Escola de Arquitetura da UFMG, sócio fundador da MACh Arquitetos e idealizador do Coletivo LEVANTE. Fruto de criação multidisciplinar e colaborativa, seu trabalho fundamenta-se na elaboração de conceitos coerentes com as especificidades do lugar e das pessoas envolvidas e no reconhecimento de tradições e projeções de futuro com ênfase na diversidade. 

KLEBER PAGÚ - É um dos expoentes da Arte Urbana mundial, artista, provocador e produtor. O codinome foi inspirado na história de luta e em um dos codinomes de Patrícia Galvão. Incentivou e produziu mais de 200 murais no espaço público, incluindo obras dentro e fora do Brasil. Criou o CÉU - Museu de Arte a Céu Aberto, instituição designada à memória e valorização dos movimentos culturais no espaço público. É graduado nos cursos de Sociologia e Política na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e Museologia na Universidade Leonardo Da Vinci. 

WANESSA FERNANDES - Filha de assentados da reforma agrária na Comuna da Terra Dom Tomás Balduíno, em Franco da Rocha/ SP. Graduada em Pedagogia da Terra na UFSCar pelo PRONERA. Militante do MST da Grande São Paulo - Setor de Educação.

Programação de Maio e Junho de 2023


Exposição “Nós” - Gratuita

Quando: até 18 de junho de 2023

Onde: Comunidade Cultural Quilombaque - Tv. Cambaratiba, 05 - Perus, São Paulo/ SP

Horários de visitação: segunda, terça, quarta e quinta, das 9h às 12h, e sexta das 9h às 17h


Seminário “Nós” - Campo ampliado da arquitetura: experiências e futuros possíveis - Gratuito

Quando: 03 de junho de 2023

Horário: das 14h às 18h

Onde: Instituto de Arquitetos do Brasil (IABsp) - Rua Bento Freitas, 306 - 4º andar - Vila Buarque, São Paulo/SP


Lançamento do Catálogo da 13

ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Quando: 03 de junho de 2023

Horário: 18h30

Onde: Comunidade Cultural Quilombaque - Tv. Cambaratiba, 05 - Perus, São Paulo/SP

Distribuição e entrada gratuitas


Exposição "Maureen Bisilliat – Presente_do_Futuro" explora a relação da artista com grandes escritores da literatura brasileira

 


Projeto inclui o livro "Maureen_2022" e conta com retratos feitos pelos beneficiários do Olga


O Museu da Imagem e do Som (instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo) inaugurou a exposição "Maureen Bisilliat – Presente_do_Futuro" na sala que desde 2022 carrega o nome da fotógrafa inglesa. O Espaço Maureen Bisilliat, no pavimento térreo do MIS, presta devida homenagem à fotógrafa inglesa naturalizada brasileira, por ocasião dos seus 90 anos. Maureen é figura presente no acervo do museu e sua obra e legado estão em destaque na história da fotografia no Brasil. O espaço foi inaugurado em fevereiro de 2022, com a exposição "Archipelago", com curadoria de Roberto Linsker e da própria Maureen, numa seleção de vinte artistas plásticos contemporâneos, de diversas linguagens, que refletiram através da arte sobre seus momentos de isolamento social. O Espaço tem entrada gratuita e se dedica à exibição de mostras em curta-duração, com acervo do MIS e de instituições parceiras. 

A exposição "Maureen Bisilliat – Presente_do_Futuro" faz parte de um projeto realizado pelo Instituto Olga Kos que proporcionou aos participantes do Olga oficinas de fotografia, em que tiveram suas habilidades sensoriais estimuladas e concluíram trabalhos também presentes nesta exposição. Com a supervisão de instrutores do Instituto, estes beneficiários aplicaram o Ecoline sobre suas fotos, trazendo para as mesmas um novo significado. É importante contextualizar que Maureen se aproximou da arte experimental a partir da utilização de Ecoline sobre suas obras originais. A aplicação da aquarela sobre o papel especial prateado apresenta uma perspectiva lúdica em cima da obra original, acrescentando um toque tropicalista dentro da ótica do sertão. 

Desta forma, nasceu o livro "Maureen_2022" e a exposição "Maureen Bisilliat – Presente_do_Futuro". São obras que exploram a relação de Maureen com grandes escritores da literatura brasileira: João Guimarães Rosa, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Jorge de Lima, Adélia Prado, Euclides da Cunha, Ariano Suassuna e Mário de Andrade. Trata-se de um dos mais reconhecidos estudos fotográficos acerca da identidade do país, usando como base obras destes escritores que apresentam e ilustram as raízes nordestinas e do sertão. Durante toda sua estadia em território brasileiro, a fotógrafa sempre se mostrou sensível e intrigada em relação a temáticas muitas vezes ignoradas socialmente. Ou seja, a sua visão e biografia é consoante ao trabalho realizado pelo Olga que há 16 anos atende pessoas com deficiência e situação de vulnerabilidade social, reconhecendo o poder questão a arte pode ter em relação ao desenvolvimento da pessoa com deficiência e defendo sempre que: a arte deve ser para todos, deve ser prestigiada por todos, retratar todos, sobretudo, ser produzida para e por todos. Existe algo mais brasileiro do que a inclusão e a diversidade de nossos corpos e mentes? Este projeto traz esta reflexão.

 

Serviço

Exposição "Maureen Bisilliat – Presente_do_Futuro "

Local: Museu da Imagem e do Som Mis. Espaço Maureen Bisilliat. Avenida Europa 158.

Visitação: 12.05 a 11.06  

Horário: terças a sextas, das 11h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h

Entrada Gratuita.


Recém-inaugurado Museu da Vacina preserva arquitetura original para contar história

A Casa Rosa, no Parque da Ciência, local que abriga o Museu da Vacina,
foi a antiga casa do médico pioneiro e cientista Vital Brazil |
 Projeto do escritório Effect Arquitetura com o Instituto Butantan
Foto: Eduardo Pozella

Restaurado pelo escritório Effect Arquitetura, o projeto também contemplou a inclusão de salas imersivas, cinema 6D e uma linha do tempo que mostra a importância dos imunizantes para a humanidade


Novidade na cidade de São Paulo, o Museu da Vacina foi criado para ensinar e difundir a ciência por trás dos imunizantes. A ideia é demonstrar, para toda a população, sua importância e eficácia por meio de uma base histórica, conhecimento do processo de produção e da atuação das vacinas no corpo. Para isso, a exposição é dividida em oito espaços interativos e informativos que fazem uso de diferentes tecnologias para conscientização de crianças e adultos. 

É o primeiro museu da América Latina dedicado exclusivamente à vacina e se encontra no patrimônio mais importante do Parque da Ciência, a Casa Vital Brazil – também chamada Casa Rosa, sede da Fazenda Butantan no século 18. Com a missão de preservar a história do local, coube aos especialistas Celso Grion e Erick Tonin, arquitetos à frente do escritório Effect Arquitetura e de importantes projetos na cidade, realizar uma obra cuidadosa de restauro para manter a originalidade da construção. 


Paredes que guardam história

Completamente recuperada, a Casa Rosa mantém sua entrada
 autêntica e ornamentada | Projeto do escritório Effect Arquitetura
com o Instituto Butantan | Foto: Eduardo Pozella

Casa Vital Brazil foi construída por volta de 1880 e serviu como residência do médico e pesquisador Vital Brazil Mineiro da Campanha, primeiro Diretor do Instituto Serumterápico do Estado de São Paulo – atual Instituto Butantan. A edificação abrigou o laboratório conduzido pelo médico onde era produzido o soro antipestoso para peste bubônica que assombrou o país em 1899. Além disso, para a trajetória das vacinas, Vital Brazil contribuiu com a descoberta dos soros antiofídico, antiaracnídico, antitetânico, antidiftérico e do tratamento para picadas de escorpião. 

“Em sua expressão primordial, a construção é um exemplar remanescente de arquitetura residencial rural ao gosto eclético, neoclássico, sendo um exemplar significativo do período. Mas sua apresentação a diferencia do restante das antigas construções rurais remanescentes que possuíam particularidades mais expressivas de sedes de fazendas paulistas”, explica Celso Grion. 

O casarão, que já havia passado por um processo de restauro nos anos 2000, recentemente se tornou o local do desenvolvimento e produção da CoronaVac, a primeira vacina nacional aplicada no país para combater a pandemia da Covid-19. 

A implantação do Museu da Vacina na Casa Vital Brazil faz parte do processo de reestruturação de novas condições de uso de edificações históricas contempladas no Plano Diretor do Instituto Butantan, e, à vista disso, os arquitetos esclarecem que o projeto de preservação e restauração buscou manter, ao máximo, as camadas históricas relevantes para compreensão do valor cultural da edificação – tendo todas as ações pautadas pelos princípios contemporâneos de preservação do patrimônio cultural

“A construção estava um tanto descaracterizada em seu interior devido aos usos mais recentes. Embora tenha passado por diversas reformas, conservava as linhas originais e seu exterior, então nós optamos por deixar à mostra alguns desses atributos”, conta Erick Tonin.

 

 

Mudanças e adaptações necessárias

O escritório construiu um deck metálico elevado revestido de granito
para promover a acessibilidade universal na interligação do museu
 com os demais acessos | Projeto do escritório Effect Arquitetura com
 o Instituto Butantan | Foto: Eduardo Pozella

Com 550 m2 de área útil inseridos dentro de uma área verde do Instituto com cerca de 725 mil m2, o casarão teve apenas parte do bloco central demolidos para dar vez a criação de quatro áreas: corpo principal, pátio central, corpo secundário e um novo bloco de sanitários. Erick garante que todas as intervenções possuem uma linguagem propositalmente distinta à arquitetura original, a partir das diretrizes para preservação do existente e adequação ao novo uso proposto. 

“O contraste do antigo e o novo é visto através do uso de materiais diferentes, novos sistemas construtivos, cores e texturas diferenciados, deixando muito claro quais são as partes novas e as preservadas da edificação”, diz Erick.

De forma proposital, os visores expõem os degraus da antiga escada e
parte das paredes originais, com os tijolos à mostra | Projeto do escritório Effect Arquitetura
com o Instituto Butantan | Foto: Eduardo Pozella

Pensando num lugar acessível para todo tipo de público, os arquitetos Celso e Erick trataram de nivelar todos os desníveis de piso com tampos de vidros, de maneira a deixar a estrutura guardada e exposta, principalmente próximo da interligação da entrada do museu com o acesso às áreas expositivas e o deck dos fundos. “Mesmo com as diferenças dos revestimentos novos com o do edifício histórico existente, mantivemos uma linguagem externa única para promover uma conexão material com o boulevard (rua de acesso às construções do Parque da Ciência)”, contam.

Como forma de incentivar a cobertura vacinal, a visitação dispõe
de jogos lúdicos, exposições, linha do tempo completa e cinema para
 transmitir confiança dos imunizantes ao público | Projeto do escritório Effect Arquitetura
com o Instituto Butantan | Foto: Eduardo Pozella

Novos Espaços

Criado com objetivo chamar atenção para a imunização no país, a visitação no Museu da Vacina ocorre assim: a primeira sala traz uma breve história do desenvolvimento das primeiras vacinas, como uma linha temporal, apresentando os principais trabalhos de cientistas pioneiros no mundo. No segundo espaço, é mostrada, de um jeito didático, a produção dos diferentes imunizantes a partir de vídeos educativos e interativos que induzem que a própria pessoa participe.

A sala reproduz uma réplica de um laboratório com projetores de cientistas
 Projeto do escritório Effect Arquitetura com o Instituto Butantan
Foto: Eduardo Pozella

O terceiro espaço usufrui de hologramas de cientistas explicando o funcionamento do Instituto, dos testes e das razões pelos quais são realizados pela instituição, além disso, algumas amostras também ficam expostas em recipientes. A quarta sala é a mais interativa da casa, pois possui diversos jogos lúdicos que buscam mostrar como as vacinas agem no corpo humano com foco na atuação dos anticorpos.

 

O Museu possui ferramentas como audiodescrição, interpretação em libras,
 legendas, escrita simplificada, pisos táteis, sinalização em Braille e
 conteúdos traduzidos para o inglês e espanhol
 | Projeto do escritório Effect Arquitetura
 com o Instituto Butantan | Foto: Eduardo Pozella

As salas mais adiantes miram principalmente na informação, o público passa por uma exposição de objetos históricos como ferramentas do século passado, cartazes de campanhas, entre outros, tal como em um museu tradicional e depois por um grande glossário para tirar dúvidas que surgem ao realizar a visita.

Cartazes de campanhas das últimas décadas revestem o local
Projeto do escritório Effect Arquitetura com o Instituto Butantan
 Foto: Eduardo Pozella

As últimas salas contam com projeções em 360° que mostram como as vacinas foram a resposta contra a Covid-19 e buscam combater as fake news que rondam as notícias até hoje. Por fim, o passeio termina na sala de cinema 6D transmitindo o curta “Uma viagem no corpo humano”, abordando por dentro do organismo de uma pessoa vacinada e uma não vacinada.

No cinema 6D, o visitante entra em uma experiência para conhecer
 o corpo humano de uma pessoa vacinada e outra não vacinada
 Projeto do escritório Effect Arquitetura com o Instituto Butantan
Foto: Eduardo Pozella

FICHA TÉCNICA

1. CONCEITO E PROJETO BÁSICO DE ARQUITETURA E RESTAURO / OBRA:

Divisão de Infraestrutura da Fundação Butantan:

ARQUITETURA: arquitetos Caroline Tonacci Costa, Carina Rodrigues Marques, Filipe do Carmo Souza, João Tadeu Foa Binsztajn (coordenador), DI. Lucas Marcondes Filho, eng. Lukas Naoto Neves Hoshina

 

ELÉTRICA e TELECOM: Eng. Carlos Renato Barros

HVAC: Engª. Ivete Yazigi Roumieh

CIVIL e HIDRÁULICA: Eng. Anderson Almeida Costa

SEGURANÇA e MEIO AMBIENTE: Vanessa Evelin Jesus

FISCALIZAÇÃO DE OBRA: engenheiros Alexandre Odone (coord.), Edgar Pereira da Silva Santos, Marcos Vinicius Roveri Alves e Tec. Clodomiro Calazans

 

 

2. PROJETO EXECUTIVO DE ARQUITETURA, ENGENHARIAS E RESTAURO:

AUTORES - EFFECT ARQUITETURA - Celso Grion, Erick Tonin e Milena Arantes.

COORDENADORES - Letícia Viscondi (in memorian) e Bruno Germano.

MODELAGEM BIM - EFFECT ARQUITETURA

CONSULTORIA DE RESTAURO - Silvio Oksman

RELATÓRIO DE PROSPECÇÕES – Vanessa Kram

PROJETOS COMPLEMENTARES – Celso Grion e Eduardo Prata

 

3.     OBRA:

Consórcio Progredior / JRA:

Progredior Construtora

JRA Empreendimentos e Engenharia

Atryan’s Arquitetura/ Restauro/ Construção

 

4.     MUSEOGRAFIA:

Consórcio Nova XD | Expomus:

Nova XD Technology Experience | EXPOMUS | Acessibilidade: Casa do Braille

 

5.     CURADORIA: Equipe Técnica do Instituto Butantan

 

Sobre a Effect Arquitetura

Fundado em 2008, o escritório Effect Arquitetura e Gerenciamento de Projetos tem como principais áreas de atuação o desenvolvimento e implantação de projetos institucionais, urbanísticos, corporativos e de arquitetura esportiva. O objetivo é oferecer soluções completas, obtendo o melhor resultado funcional e estético na tradução das necessidades e exigências de nossos clientes.

 (11) 2894-1074

www.effect.arq.br

@effectarquitetura


DreamWorks Animation: A Exposição - Uma Jornada do Esboço à Tela: sucessos da DreamWorks são tema de exposição imersiva que chega a São Paulo em maio


Chega à avenida Paulista uma das exposições mais visitadas do mundo: "DreamWorks Animation: A Exposição. Uma Jornada do Esboço à Tela". Shrek, Madagascar, Kung Fu Panda, Como Treinar o Seu Dragão e Trolls estão entre as superproduções e mais de 400 itens exclusivos. 


Vista por 3.5 milhões de pessoas, essa é uma das exposições mais visitadas no mundo, “DreamWorks Animation: A Exposição. Uma Jornada do Esboço à Tela”,  foi eleita a mais popular e visitada exposição em 2019, chegará ao Espaço DOM Cultural, no Shopping Cidade São Paulo. Criado pela ACMI em parceria com a DreamWorks Animation, realização da Colecta Produções e da Rua 34 em aliança com o DOM Cultural e promovido pela Fever, esta exposição celebra os mais de 25 anos de um dos mais aclamados estúdios de animação do mundo.    

Apresentada em 1000 m², a exposição está dividida em 4 partes (Personagem, História, Mundo e Sala de Desenho), a “DreamWorks Animation: A Exposição. Uma Jornada do Esboço à Tela” ficará em exibição no Shopping Cidade São Paulo a partir do dia 20 de maio. Esta experiência oferece uma oportunidade única de conhecer os processos criativos por trás de algumas das produções mais queridas da DreamWorks Animation, como Shrek, Madagáscar, Kungfu Panda, Como Treinar seu Dragão, Trolls e muitos outros sucessos. 

Os visitantes poderão ver mais de 400 objetos e adereços originais do estúdio DreamWorks Animation, incluindo obras de arte emolduradas, modelos de personagens 3D exclusivos, modelos em grande escala, livros de música, gráficos de parede e outros materiais nunca vistos. 

Também vão poder experimentar o Face Poser, uma atração interativa na área Personagem, onde os visitantes conseguem manipular as características faciais de seu personagem favorito da DreamWorks Animation e assistir a entrevistas de bastidores com artistas de estúdio e cineastas gravadas especialmente para esta exposição. 

Outras experiências poderão ser vividas no espaço História, parte da exposição que aborda como a inspiração original se transforma em uma narrativa de longa-metragem. Nela os visitantes encontram um enorme storyboard digital e  vão poder assistir o cineasta Conrad Vernon executando, passo a passo desde o argumento,  a famosa cena 'Interrogando o Gingy'  de Shrek. 

Em Mundo, a maior seção da exibição, destacam-se os mundos distintos, verossímeis e únicos criados em cada filme da DreamWorks Animation. A ala explora o trabalho colaborativo de diretores, designers de produção e artistas conceituais na criação de ambientes fantásticos, autênticos e verossímeis. Um destaque da exposição é a atração voo do dragão, uma projeção de 180 graus, arrepiante e criada especialmente para a exibição, permite que os visitantes sobrevoem a Ilha Berk e experimentem como é voar nas costas do dragão Banguela do filme Como treinar seu dragão. 

Já na Sala de Desenho os visitantes terão a oportunidade única de criar sua própria animação usando uma versão personalizada da ferramenta de desenho digital usada pelos animadores da DreamWorks. Os visitantes também poderão adquirir itens originais da DreamWorks Animation na loja oficial localizada na entrada da exposição. 

“A DreamWorks Animation tem uma história rica na apresentação de filmes de animação e séries de televisão que apresentam personagens inesquecíveis e algumas das histórias mais amadas do mundo. Esta exposição mostra como essas criações fantásticas são produzidas, cobrindo todos os aspectos, desde a imaginação dos personagens até a formulação da história, até o desenvolvimento dos mundos incríveis em que são ambientados. Somos gratos à ACMI e à Rua 34 por trazer esta maravilhosa exposição de volta ao Brasil”, disse Michael Silver, presidente de UPR de negócios globais. 

A exposição “DreamWorks Animation: A Exposição. Uma Jornada do Esboço à Tela” acontecerá a partir do dia 20 de maio no Espaço DOM Cultural no Shopping Cidade São Paulo. Os ingressos podem ser adquiridos exclusivamente pela plataforma Fever. 

A exposição inaugura também o novo espaço de eventos do Shopping Cidade São Paulo, com uma área de mais de 1.000 m2. A sala receberá produções culturais, eventos, shows e outras atividades culturais e de entretenimento.

 Sobre ACMI

ACMI é o museu da cultura de tela. Navegue conosco pelo universo do cinema, TV, videogames e arte. Localizado no coração de Melbourne, na Austrália, o ACMI é o único museu desse tipo e o museu de imagens em movimento mais visitado do mundo. Ouça vozes globais e australianas do passado, presente e futuro. Selecionamos histórias, pessoas e objetos para excitar e desafiar seus preconceitos. Com vibrante calendário de exibições, exibições, comissões, festivais e programas da indústria e educação da ACMI explora as histórias, tecnologias e artistas que criam nossa cultura de tela compartilhada. Encontre mais em acmi.net.au

 

Sobre a Dreamworks

A DreamWorks Animation (DWA), uma divisão do Universal Filmed Entertainment Group, dentro da NBCUniversal, uma subsidiária da Comcast Corporation, é uma empresa global de entretenimento familiar com marcas de filmes e televisão. O amplo portfólio de propriedade intelectual da empresa é apoiado por uma robusta prática mundial de produtos de consumo, que inclui licenciamento e locais de entretenimento baseados em localização em todo o mundo. A herança cinematográfica da DWA inclui muitos dos personagens e franquias mais amados do mundo, incluindo Shrek, Madagascar, Kung Fu Panda, How to Train Your Dragon, Spirit, Trolls, The Boss Baby e 2022 The Bad Guys acumularam mais de US$ 15 bilhões em receitas de bilheteria. O estúdio de televisão da DreamWorks Animation é um dos principais produtores mundiais de programação familiar animada de alta qualidade, alcançando consumidores em mais de 190 países com uma variedade diversificada de conteúdo original premiado por meio de streaming e emissoras lineares.

 

Sobre a Universal Live Entertainment

A Universal Live Entertainment faz parceria com as melhores empresas de entretenimento para dar vida às histórias, personagens e aventuras mais populares de hoje em uma cidade perto de você. De shows de turnês grandiosos a exibições imersivas e centros de entretenimento familiar, as marcas de entretenimento de classe mundial da Universal são entregues em todo o mundo para famílias, amigos e pessoas de todas as idades. As produções incluem Jurassic World Live Tour, Jurassic World: The Exhibition, A Minion's Perspective, DreamWorks Animation: The Exhibition, Kung Fu Panda: The Exhibition, The Office Experience, Film with Live Orchestra concerts e muito mais.

Universal Live Entertainment é uma divisão da Universal Parks & Resorts, uma unidade da Comcast NBCUniversal. Com destinos de parques temáticos na Califórnia, Flórida, Japão, Cingapura e muito em breve em Pequim, a Universal Parks & Resorts oferece aos hóspedes de todo o mundo as experiências de entretenimento mais relevantes e populares da atualidade. Os parques temáticos da Universal são conhecidos por experiências imersivas que apresentam algumas das atrações baseadas em filmes e televisão mais emocionantes e tecnologicamente avançadas do mundo. A Comcast NBCUniversal é proprietária integral da Universal Studios Hollywood, Universal Orlando Resort e Universal Studios Japan. Além disso, a empresa tem um contrato de licença com a Universal Studios Singapore no Resorts World Sentosa e também abriu um destino de parque temático em Pequim chamado Universal Beijing Resort.

 

Sobre Rua 34

A Rua 34 é um escritório de produção cultural dedicado a criar, produzir e gerenciar exposições e espetáculos no campo das artes e do entretenimento. Desde 2014, vem realizando projetos com artistas e instituições do Brasil e do Exterior, tais como: Tim Burton Office; ACMI & Dreamworks & NBCU; Columbia Artists Music International (Cami Music); - Sesc SP, Museu de Arte do Rio (MAR), Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB); Pavilhão Lucas Nogueira Garcez (OCA); Caixa Cultural SP; International Center of Photography (ICP  NY); Vilém Flusser Archive São Paulo e Berlim e Museum of Immersive Roaming Arts (MIRA). Entre as produções mais conhecidas estão as exposições Monet À beira d'Água; A Beleza Sombria dos Monstros - A Arte de Tim Burton; Flusser - As Dores do Espaço; A Valise Mexicana - A Redescoberta dos Negativos da Guerra Civil Espanhola  de Capa, Chim e Taro, além do Cine Concerto - Trilogia O Senhor dos Anéis. 

 

Sobre a Colecta Produções

No mercado desde 2013, a Colecta Produções é uma empresa especializada em produções culturais, artísticas e corporativas. Traz o melhor em soluções culturais e criativas aliada com a estratégias de Live Marketing garantindo uma interface rica, com propósito e resultado tanto para a área cultural quanto para o meio corporativo. Tem como CEO, André Lucena, diretor de produção, produtor executivo e coordenador técnico de larga experiência no meio. Se destacam em seus últimos trabalhos, a produção da exposição “A Beleza Sombria dos Monstros, 13 anos de arte de Tim Burton”, o show "Rockin’1000" onde mil músicos tocam juntos grandes clássicos do rock, entre outros. 

 

Sobre a Fever

A Fever é a principal plataforma global de descoberta de entretenimento ao vivo que ajuda, desde 2014, milhões de pessoas a descobrirem as melhores experiências nas suas cidades. Com a missão de democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento na vida real através da sua plataforma, a Fever inspira os utilizadores a aproveitarem experiências locais exclusivas e eventos, desde exposições imersivas, peças de teatro interativas e festivais até pop-ups de degustações moleculares, enquanto capacita criadores com dados e tecnologia para criar e expandir experiências em todo o mundo.


SERVIÇO:

“DreamWorks Animation: A Exposição. Uma Jornada do Esboço à Tela” 

SÃO PAULO

Data: Início dia 20 de maio de 2023. 

Local: Espaço DOM Cultural - Shopping Cidade São Paulo.

Av. Paulista, 1230 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-100. 

Horário: das 10h às 22h, de terça a domingo.

Classificação: Livre

Ingressos on-line: ingressos à partir de R$55 pelo site https://ceaf-dreamworks-dev.netlify.app/sao-paulo/

Chapelaria: obrigatória para mochilas, bolsas e sacolas maiores de 30cm x 30cm - R$ 10


9º Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel anuncia vencedores e a abertura de exposição com principais projetos

Juliana Lisboa

Rota do São Benedito


Mostra: até 02 de julho de 2023

O Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel divulgaram na noite de ontem, dia 09 de maio, os três projetos premiados na categoria Profissional da nona edição do Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel, localizados na Bahia, no Maranhão e no Espírito Santo. A premiação trouxe ainda como novidade a reintrodução da categoria Universitária, com projeto vencedor de Brasília e menção honrosa à proposta do Rio de Janeiro. Todos eles, ao lado dos demais finalistas, podem ser vistos em exposição gratuita no Instituto até 2 de julho.

No total foram inscritas 190 obras na categoria Profissional, provenientes de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal, enquanto na Universitária foram enviados 138 projetos de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos foram selecionados pelo júri formado por Carol Tonetti, Catherine Otondo, Clevio Rabelo, Ester Carro e Thaís Troncon Rosa.

 

PROJETOS PREMIADOS – CATEGORIA PROFISSIONAL

 

  • Projeto: CASARÃO 28/ Localidade: Salvador – BA / Ano de conclusão: 2022 / Tipo de projeto: residencial/comercial / Autoria: Naia Alban.

 

  • Projeto: CENTRO DE REFERÊNCIA QUEBRADEIRAS DE BABAÇU / Localidade: Povoado de Sumauma, Vitória do Mearim – MA / Ano de conclusão: 2022 / Tipo de projeto: comercial, institucional / Autoria: Estúdio Flume.

 

  • Projeto: ROTA DO SÃO BENEDITO / Localidade: Vitória – ES / Ano de conclusão: 2022 / Tipo de projeto: público, urbano; Autoria: Coletivo Cidade Quintal.

 

PROJETO PREMIADO – CATEGORIA UNIVERSITÁRIA

 

  • Projeto: A VILA DOS CATADORES CICLISTAS / Localidade: Brasília – DF / Instituição de ensino: FAU-UNB / Tipo de projeto: institucional, urbano, temporário, assistencial / Autoria: Bruna Ruperto.

 

MENÇÃO HONROSA – CATEGORIA UNIVERSITÁRIA 


  • Projeto Menção Honrosa: ALDEIA MARAKANÃ: A construção de uma aldeia indígena urbana / Localidade: Rio de Janeiro – RJ / Instituição de ensino: UFRJ / Tipo de projeto: social, cultural / Autoria: Gustavo Lennon.

 

Projetos selecionados da categoria Profissional que também fazem parte da exposição: 

  • Projeto: CASA FLORESTA / Localidade: Belo Horizonte – MG / Ano de conclusão: 2021 / Tipo de projeto: residencial / Autoria: Estúdio Zargos.

 

  • Projeto: CASAMIRADOR SAVASSI / Localidade: Belo Horizonte – MG / Ano de conclusão: 2021 / Tipo de projeto: residencial / Autoria: Gisele Borges Arquitetura.

 

  • Projeto: CASA NA BOCAINA / Localidade: Bananal – SP / Ano de conclusão: 2021 / Tipo de projeto: residencial / Autoria: Ana Altberg e Cesar Jordão.

 

  • Projeto: CASA SARACURA / Localidade: São Paulo – SP / Ano de conclusão: 2022 / Tipo de projeto: residencial / Autoria: [entre escalas].

 

  • Projeto: CASAS POPULARES PAUDALHO / Localidade: Paudalho – PE / Ano de conclusão: 2021 / Tipo de projeto: residencial / Autoria: NEBR Arquitetura.

 

  • Projeto: RESTAURO, MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO MUSEU DO IPIRANGA / Localidade: São Paulo – SP / Ano de conclusão: 2022 / Tipo de projeto: institucional, público, urbano / Autoria: H+F ARQUITETOS.

 

  • Projeto: TERMINAL E PARQUE URBANO EM SÃO LUIZ / Localidade: São Luís  – MA / Ano de conclusão: 2020 / Tipo de projeto: público, urbano; Autoria: Natureza Urbana.

 

Projetos selecionados da categoria Universitária que também fazem parte da exposição:

 

  • Projeto: ARMADURA DA PAISAGEM: Infraestrutura verde nas encostas do Morro da Formiga / Localidade: Rio de Janeiro – RJ / Instituição de ensino: UFRJ / Tipo de projeto: público, urbano / Autoria: Larissa de Paula Scheuer.

 

  • Projeto: DA INCESSANTE CONSTRUÇÃO À OBSOLESCÊNCIA CONSTRUÍDA: Uma proposta de apropriação para o edifício Garagem do Carmo / Localidade: Rio de Janeiro – RJ / Instituição de ensino: PUC-Rio / Tipo de projeto: público, urbano; Autoria: Maria Vitória Martins.

 

“A edição de 2023 é bastante emblemática, em termos de pluralidade e abrangência. É notável a diversidade geográfica, de tipos de construção e de uso. Na categoria profissional, nota-se nos projetos muito do que acreditamos como organização. Depois da pandemia, observamos uma ressignificação dos espaços internos de casas e lares, transformando o morar. Também chama a atenção a madeira, um material vivo cada vez mais nobre e presente nas construções, e a cor, que faz parte do nosso DNA. Por fim, celebramos a volta da categoria de estudantes, inspirando a próxima geração de profissionais”, comenta Karen Watanabe, head Regional de Comunicação Corporativa para América Latina da AkzoNobel. Desde a sua primeira edição, em 2014, foram 1907 projetos inscritos no Prêmio Arquitetura.

Mudanças foram implementadas na presente edição da exposição para que as obras selecionadas pudessem potencializar diálogos entre si, evitando assim que fossem vistas apenas como objetos isolados. Neste sentido, a proposta curatorial se dedica a abrir os processos e apresentar desenhos, fotografias, maquetes, objetos, cadernos, relatos e vozes que mostram caminhos para realizar aproximações e interpretações sobre os espaços, programas, processos e resultados. A reintrodução da categoria Universitária — realizada anteriormente na edição de 2019 — amplia o interesse pelo caráter investigativo das práticas de projeto e contempla, em sua exposição, pesquisas e projetos acadêmicos de várias regiões do Brasil.

Esse movimento evidencia o empenho do Instituto Tomie Ohtake em refletir sobre a produção arquitetônica recente, com o intuito de expor criações contemporâneas e fomentar processos mais inclusivos, diversificados e abrangentes, segundo Carol Tonetti, diretora do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake. “Queremos produzir questionamentos com e para a sociedade, procurando amplificar sentidos que estabeleçam diálogos e acolham um debate público que ganhe circulação e uma temporalidade expandida a partir desta exposição”, completa.

Já Sabrina Fontenele, coordenadora de Prêmios da instituição, espera que o caráter reflexivo e propositivo presente nesta nona edição do Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel “possa ganhar circulação e recepção por parte de um público interessado, mas também que consiga inserir o debate sobre nossas cidades e os modos como habitamos e vivenciamos o mundo nas diversas instâncias da sociedade”.

 

Sobre o Prêmio

O Prêmio busca reconhecer as produções arquitetônicas de destaque na cena contemporânea brasileira, valorizando as formas inovadoras de pensar e construir o espaço social, contribuindo, assim, com o desenho do panorama atual da arquitetura nacional nos seus mais variados contextos. Os projetos selecionados participam da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake e são apresentados em catálogo. As obras premiadas serão registradas com vídeo experimental e analítico da edificação realizado por cineasta em início de carreira. O Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel, multinacional holandesa que atua nos segmentos de tintas e revestimentos, e se insere nas perspectivas do Instituto, enquanto instituição cultural, ao promover iniciativas no campo da arquitetura, do urbanismo, das artes plásticas e do design. O Instituto Tomie Ohtake agradece ainda seus parceiros institucionais do Núcleo de Cultura e Participação: Kapitalo Investimentos; Meta; Syn Prop & Tech e Unigel. 

 

Sobre a AkzoNobel

Fornecemos tintas e revestimentos sustentáveis e inovadores nos quais nossos clientes, comunidades – incluindo o meio ambiente – demandam cada vez mais. É por isso que tudo o que fazemos começa com Pessoas. Planeta. Pintura. Nosso portfólio de marcas de classe mundial - como Coral, International, Sikkens e Interpon - tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira que está comprometida com metas baseadas na ciência e tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globalmente relevantes e proteger as futuras gerações. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2022 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.

 

Sobre o Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake, fundado em 2001, é o único local da cidade dedicado às artes plásticas, arquitetura e design, com projeto arquitetônico especialmente desenvolvido para abrigar essas três expressões das artes visuais. Assim como nas outras áreas, no campo da arquitetura produz exposições, publicações e debates. Já fizeram parte de sua programação nomes, como Álvaro Siza, Gaudí, Oscar Niemeyer, Ruy Ohtake, Soto de Moura, SANAA – Sejima + Nishizawa, Thom Mayne e Vilanova Artigas.

 

Serviço:

Exposição:  9º Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel

Abertura: 09 de maio, às 19h

Até 02 de julho de 2023 – de terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

 

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 - Complexo Aché Cultural

(Entrada pela Rua Coropés, 88) - Pinheiros SP –

Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 - amarela

Fone: 11 2245 1900

www.institutotomieohtake.org.br


Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro terão shows no 2º Festival Arte no Outono e participam da Semana Nacional de Museus

 Entre as atrações do Festival, estão o cantor e compositor Gabriel Sater e o trio Gilsons, além de apresentações musicais com talentos da cidade e atividades educativas; Outra parte da programação terá ação com guias turísticos, abertura da exposição temporária "Sentir pra Ver", oficina de imãs de geladeira sustentáveis e visita educativa ambiental ao complexo de natureza exuberante das instituições em Campos do Jordão (SP)  

 

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), instituições do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari, terão uma programação com grandes atrações nos próximos dias do mês de maio, incluindo participação na 21a Semana Nacional de Museus. 

Começando nesse sábado, 13/5, com duração até 14/8, sempre de terça a domingo, das 9h às 18h, a exposição temporária “Sentir pra Ver” vai trazer uma abordagem sobre 14 obras brasileiras do final do século XIX que ilustram temas como “natureza morta”, “retrato”, “cenas marinhas” e “paisagens rural e urbana”. A mostra é para todos os públicos e conta com padrões de acessibilidade universal. Disponibiliza recursos multissensoriais para a mediação das obras, tais como reproduções em relevo e maquetes táteis, extratos sonoros e jogos associativos, textos em áudio e dupla leitura (tinta com caracteres ampliados e braile), além de vídeo em libras com legendas em português. 

Também no sábado (13), às 11h, só que dentro da programação do 2º Festival Arte no Outono – Todas as Vozes, o setor educativo do Museu Felícia Leirner, ministra a oficina “Moldando Expressões” que vai abordar a história da artista e as técnicas que ela utilizava em suas obras. A partir desse conteúdo, o público poderá fazer suas próprias criações. Já às 16h, o Grupo de Percussão e a Big Band, da Fundação Lia Maria Aguiar, se apresentam na Concha Acústica do Museu Felícia Leirner. 

Ainda no sábado (13), às 19h, o Festival vai receber o cantor e compositor Gabriel Sater com a participação da Orquestra Canto da Viola. No show Noites Pantaneiras, além de composições autorais, Sater vai trazer releituras de músicas que fizeram grande sucesso em novelas, filmes, peças teatrais e outros programas de TV, como “Amor de Índio”, “Noite de Tempestade” e “Tocando em Frente”, essa última um clássico composto por seu pai, o também cantor e compositor Almir Sater. 

No domingo (14), às 11h, o Festival terá show com os Gilsons que vão apresentar sucessos como “Love, Love”, “Várias Queixas”, “Índia”, “Devagarinho”, “Deixa Fluir” e “Presente”, entre outros. O trio Francisco Gil, João Gil e José Gil, que carrega no sangue a herança musical, estourou primeiro nas plataformas digitais e em pouco tempo conquistou palcos de eventos como Rock in Rio, Lollapalooza, Coala, Rock the Mountain, e muito mais, colecionando indicações ao Grammy Latino e Prêmio Multishow. 

Ingressos para os shows de Gabriel Sater e Gilsons estão à venda no www.artenooutono.com.br, a preços populares sendo R$ 80 a inteira e R$ 40 a meia entrada, com preço promocional de R$ 60 para jordanenses que levarem comprovante de residência na cidade. 

Na próxima terça-feira (16), às 9h, a equipe educativa do Museu e Auditório vai promover uma visita técnica especial para os guias de turismo de Campos do Jordão (SP), para que conheçam o repertório cultural das instituições e aprimorem seus roteiros turísticos. A ação vai destacar a vida e obra da artista Felícia Leirner e também a história do Auditório Claudio Santoro, além das características da natureza do entorno.

 

21a Semana Nacional de Museus

Os equipamentos culturais também participarão da programação especial da 21a Semana Nacional de Museus, liderada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Na terça-feira (16), às 11h, o setor educativo vai ministrar a oficina “Imãs de geladeira – rolhas, terra e suculentas”, que vai ensinar o público a confeccionar imãs de geladeiras sustentáveis. Além de serem acessórios vivos, também podem enriquecer a decoração de casa. 

Na quinta-feira (18), às 11h, data em que é celebrado o Dia Internacional dos Museus, será realizada uma visita educativa ambiental com o tema “Caminhos da Natureza”. A ação vai ensinar um pouco mais sobre a fauna e a flora do complexo ambiental que abriga o Museu e Auditório. Neste ano, a Semana Nacional de Museus propõe os temas “Sustentabilidade” e “Bem estar”. O roteiro ambiental também pretende provocar uma reflexão sobre o papel fundamental dos museus para o bem-viver e o desenvolvimento sustentável das comunidades.              

 

Visitação

O complexo que reúne Museu e Auditório, em Campos do Jordão (SP), está localizado à Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista. Siga nossos perfis nas redes sociais (Instagram: @museufelicialeirner | Facebook: /museufelicialeirner) ou acesse https://www.museufelicialeirner.org.br/.


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