Pesquisar no Blog

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Dia Nacional da Mamografia: 7 mitos e verdades sobre o exame

Muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre a mamografia, o que contribui para a falta de adesão ao acompanhamento médico

 

05 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia, sendo uma data importante no calendário da saúde, sobretudo para a mulher, já que este exame é imprescindível para detectar alterações na mama e identificar o câncer. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), 40% das brasileiras não realizam o exame há mais de três anos. O dado é preocupante, já que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de mama é o tipo mais incidente em mulheres de todas as regiões, após o câncer de pele não melanoma. Em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença. 

Estudos da Associação Americana de Câncer mostram que, se descoberto no início, o câncer de mama tem chances de cura de até 98%. Esse índice cai para até 50% se a neoplasia estiver em um estágio mais avançado. 

Daí a importância de fazer a mamografia, o exame de rastreio por imagem que tem a finalidade de estudar o tecido mamário, tendo a precisão de detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável, e identificar lesões em estágios iniciais. 

“Mesmo que a mamografia tenha sua importância comprovada para diagnósticos precoces e ajuda no combate ao câncer de mama em estados agressivos, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre o exame, fator que contribui para a falta de adesão ao acompanhamento médico”, afirma Carlos Moraes, ginecologista e obstetra pela Santa Casa/SP e membro da FEBRASGO. 

Para desmistificar informações sobre a mamografia, o especialista cita os principais mitos e verdades acerca do exame:

 

A mamografia é o principal meio de diagnosticar a doença em fases iniciais

Verdade: O exame é o método mais eficaz para identificar lesões, nódulos, assimetrias e microcalcificações, que são pequenos depósitos de cálcio alojados no interior da mama e que podem representar o início da proliferação celular do câncer.

 

A mamografia deve ser feita anualmente, a partir dos 40 anos

Depende: O INCA indica que a mamografia deva ser feita a cada dois anos, a partir dos 50 anos, caso não seja encontrada nenhuma alteração. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia defende que as mamografias comecem a partir dos 40 anos. 

O câncer de mama é mais comum em mulheres a partir dos 50 anos. No entanto, pode atingir mulheres mais jovens. O rastreamento costuma ser iniciado a partir dos 40 anos, com a realização do exame de mamografia anual. Mas, para mulheres com histórico familiar, a mamografia pode ser realizada a partir dos 35 anos.

 

Mulheres sem histórico familiar da doença não precisam do exame de rotina

Mito: “Ainda que o câncer de mama não tenha acometido ninguém da família, não significa que você estará imune à doença. Grande parte das mulheres que desenvolvem o câncer de mama não apresentam histórico familiar”, alerta Carlos Moraes.

 

A radiação da mamografia pode fazer mal à mulher

Mito: O exame pode ser realizado normalmente, já que a radiação emitida é muito baixa, sendo insuficiente para causar danos a outros órgãos.

 

Quem faz autoexame diário das mamas não precisa tanto da mamografia

Mito: O autoexame tem como objetivo identificar qualquer alteração na região das mamas. Se houver, será preciso realizar a mamografia para uma avaliação detalhada. 

“Entretanto, há nódulos que não são palpáveis, sendo descobertos apenas na mamografia”, pontua Carlos Moraes, que também é especialista em Perinatologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, e em Infertilidade e Ultrassom em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO, e médico nos hospitais Albert Einstein, São Luiz e Pro Matre.

 

As características da mama podem atrapalhar a mamografia

Verdade: Mamas gordurosas aparecem mais escuras no exame, sendo mais fáceis de identificar anormalidades. Já as mamas com muito tecido fibroglandular, cujo aspecto é mais branco e denso, criam uma dificuldade maior na detecção de um eventual câncer. Nestes casos, é preciso realizar também um ultrassom das mamas.

 

Prótese de silicone dificulta o exame

Depende: O silicone pode se sobrepor a lesões na mamografia, afetando os resultados. No entanto, há manobras durante o exame que permitem uma visualização quase que completa da mama, sem interferir o implante. Eventualmente, pode ser preciso aliar outros exames, como o ultrassom e até a ressonância magnética, que possibilitam uma melhor visualização. 

“Vale lembrar que a mamografia deve ser realizada rotineiramente, com o objetivo de preservar a saúde da mulher. Muitas pacientes só marcam consulta quando já estão com os sintomas, correndo o risco desnecessário de não tratar a doença logo no início”, finaliza o ginecologista Carlos Moraes.

 

Imunoterapia pode garantir sobrevida a pacientes de câncer, diz SBP

Tratamento utilizado pela jornalista Glória Maria que faleceu hoje (2/2) está no Brasil há uma década. Indicação de tratamento só é recomendada a partir do diagnóstico feito pelo médico patologista. 

 

O diagnóstico precoce continua ser a melhor alternativa para a cura do câncer, por isso o rastreio por meio de exames e hábitos de vida saudáveis trazem um bom prognóstico. Na última década, a imunoterapia, um tratamento biológico que potencializa o sistema imunológico, traz qualidade de vida e sobrevida aos pacientes, especialmente em casos de câncer como o da jornalista Glória Maria, que lutava contra a doença desde 2019 e faleceu hoje (2/02) aos 73 anos. 

Os novos tratamentos podem mudar para melhor o cenário futuro do câncer. A imunoterapia pode ser complementar à quimioterapia e à radioterapia. “A imunoterapia pode ser aplicada quando se tem indicação. Para descobrir o médico patologia faz a análise do material enviado para a biópsia. E determina a partir de testes de patologia molecular, de imuno-histoquímica, entre outros, se o paciente é elegível ao tratamento de imunoterapia”, explica o Dr. Clóvis Klock, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP). 

Durante o diagnóstico é feita toda uma avaliação, com o processo de estadiamento do tumor, localização, etc. “Hoje, muitos cânceres de pulmão, renal e melanoma são beneficiados com a imunoterapia”, acrescenta o presidente da SBP.  “O melhor é quando processo cirúrgico já consegue eliminar o tumor”. 

A campanha do Dia Mundial do Câncer, 04 de fevereiro, traz exatamente o tema “Por cuidados mais justos”, uma data criada em 2000, pela União Internacional de Combate ao Câncer (UICC) para conscientizar e estimular as pessoas a desenvolver e a conservar hábitos de vida saudáveis, que diminuem as chances de ocorrência da doença.  

O presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Dr. Clóvis Klock, destaca a importância do acesso aos exames e ao tratamento pela rede pública de saúde.  “O Brasil tem um serviço nacional e gratuito para atendimento a toda a sua população, o Sistema Único de Saúde (SUS), que faz uma diferença gigantesca”, diz o Dr. Klock.  

Como muitos países não contam com um sistema como o SUS, é dramática a diferença entre quem tem e quem não tem acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento do câncer. Mais de 3,7 milhões de vidas poderiam ser salvas no mundo a cada ano com estratégias e recursos preventivos mais equitativos para cânceres comuns como o de mama, colo do útero, colorretal e próstata, como vacinação, detecção precoce e tratamento, de acordo com dados de um estudo publicado pela Universidade de Harvard “Closing the Cancer Divide”, de Felicia Marie Knaul e outros, com prefácio do Prêmio Nobel de Economia Amartya Sen. 

Mesmo com o Brasil em situação bem melhor por ter o SUS, há espaço para ampliar o acesso aos serviços médicos de diagnóstico e tratamento do câncer no país. “A imunoterapia tem conseguido aumentar a sobrevida do paciente em alguns anos”, esclarece o Dr. Klock. 

Esses tratamentos na grande maioria não são cobertos pelo SUS e os testes de patologia molecular, fundamentais para a utilização dessa nova modalidade terapêutica, também não constam na tabela do SUS. “Ampliar o acesso a esses diagnósticos e tratamentos certamente fará a diferença na vida das pessoas portadoras de algum tipo de câncer”, afirma o presidente da SBP. 

Outro problema é a falta de médicos patologistas para o tamanho da população brasileira. “Isso atrasa o diagnóstico porque cada patologista tem que examinar muitos casos, escrever muitos laudos. Na prática, significa uma fila de serviços a fazer e o tempo é importante no combate contra o câncer”. 

Assim, o tema da campanha vale também para o Brasil, país que deve ter em média 704 mil casos novos por ano no Brasil até 2025, segundo estima o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A SBP se une à UICC nesta campanha. “Por cuidados mais justos”.

 

Sociedade Brasileira de Patologia - SBP

 

Dia Mundial do Câncer: SBOC defende prevenção e agilidade no diagnóstico e tratamento da doença

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a previsão é de 704 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025 

 

No próximo sábado, 4 de fevereiro, diversas instituições ao redor do mundo chamam a atenção para o Dia Mundial do Câncer – data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) para conscientizar a população sobre esse conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. Apesar dos inúmeros avanços da medicina, estudos preveem¹ que, até 2030, os diversos tipos de cânceres ultrapassarão os problemas cardiovasculares, chegando ao posto de principal causa de morte por doença em todo o mundo.

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a previsão é de 704 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025², sendo os tipos mais incidentes os cânceres de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelo câncer de mama (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Diante desse cenário, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) aproveita a data para alertar a população e os tomadores de decisão sobre as medidas de prevenção, rastreio e tratamento do câncer cientificamente eficazes. “Se identificado em estágios iniciais, vários tipos de câncer podem apresentar boas chances de cura”, lembra o presidente da SBOC, Dr. Carlos Gil Ferreira.

Desde sua criação, a SBOC tem atuado em diferentes frentes como incentivo à formação e à pesquisa na área oncológica, educação continuada de médicos e outros profissionais que atuam contra o câncer, políticas de saúde, defesa profissional, relações nacionais e internacionais.

A entidade produz e atualiza anualmente Diretrizes com recomendações terapêuticas inteiramente baseadas em evidências clínicas e direcionadas aos médicos oncologistas, assim como materiais informativos sobre prevenção do câncer para a população em geral.

“Embora as causas do câncer sejam multifatoriais, sabemos que existem diversas medidas eficazes de redução do risco, como proteger-se do sol em excesso, controlar a obesidade, praticar atividade física, vacinar-se contra o HPV, evitar o tabagismo e o consumo exagerado de álcool e alimentos ultraprocessados”, enfatiza o presidente da SBOC. “Ao estimularmos essas práticas preventivas, contribuímos para diminuir o surgimento de novos casos de câncer e, consequentemente, o número de mortes”, acrescenta.

O especialista defende também mais agilidade nos atendimentos oncológicos no sistema público de saúde. A Lei 13.896/19, por exemplo, assegura aos pacientes com suspeita de câncer o direito à realização de exames no prazo máximo de 30 dias no Sistema Único de Saúde (SUS), e um adendo à essa lei estipula o início do tratamento em no máximo 60 dias a partir do diagnóstico. Porém, ainda não vemos essas medidas sendo realizadas na prática em todo o país. “Há muitos entraves que impedem a rapidez no atendimento ao câncer – uma doença que não pode esperar”, comenta Dr. Carlos Gil.

Um estudo divulgado no The British Medical Journal, de 2020, revelou que, a cada quatro semanas de atraso no tratamento do câncer, o risco de morte aumenta em até 13%. “Com uma nova gestão do Ministério da Saúde, nossa esperança é a de que o governo federal trabalhe com um olhar especial para a área da oncologia, garantindo a incorporação e a aplicação de novas terapias para enfrentamento da doença em todo o território nacional”, afirma o oncologista clínico. 

 

Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica - SBOC


Open Banking: conheça as 5 vantagens de compartilhar dados entre instituições financeiras

Executiva de fintech de crédito pessoal elenca os principais benefícios dessa tecnologia, que é segura e regulamentada pelo Banco Central



Muito se fala, atualmente, sobre o Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, que nada mais é do que um conjunto de regras e tecnologias que permitem o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras. A integração dos sistemas é totalmente regulamentada pelo Banco Central do Brasil; sendo assim, os usuários podem contar com este canal seguro e prático para compartilhar facilmente suas informações bancárias com outras empresas.

 

O Open Banking já é realidade para os brasileiros, mas muitas pessoas ainda não sabem exatamente do que se trata. A iniciativa está de acordo com a evolução da tecnologia digital no Sistema Financeiro Nacional, incentivando a competitividade entre os bancos tradicionais, bancos digitais e fintechs de crédito.

 

Com as informações compartilhadas, novos produtos podem ser criados e oferecidos de acordo com a necessidade real dos clientes, aumentando a oferta, obrigando as empresas a reduzir os preços e melhorar a qualidade de seus serviços, beneficiando diretamente o consumidor final.

 

“Quando estamos falando de dados pessoais e financeiros, que são informações importantes e valiosas, é natural que a gente se sinta ameaçado e surjam dúvidas e medos. Afinal, ninguém quer ter sua privacidade invadida”, declara Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal.

 

Pensando nisso, a especialista elencou os principais benefícios do Open Banking para os usuários:

 

Aumento do número de produtos do seu interesse, sob medida

A possibilidade de customização oferecida pelo Open Banking abre opções infinitas quando se trata de serviços financeiros, uma vez que as instituições são capazes de coletar informações sobre os clientes. Isso não apenas abre um leque de oportunidades, como também colabora com a oferta de produtos e serviços extremamente personalizados, focados na real necessidade do usuário. 

 

"O acesso a mais fontes de dados do consumidor permite que as experiências oferecidas se adequem a suas necessidades específicas. Ou seja, quando as pessoas disponibilizam o acesso à informação, as instituições passam a ter a possibilidade de oferecer serviços que vão ao encontro daquilo que o cliente precisa. Ele passa a receber propostas mais interessantes e certeiras”, declara Thaíne.

 

Mais escolhas para os clientes

Anteriormente, existiam diversas restrições que impediam a abertura de empresas menores para competir com os grandes bancos e instituições, como informações e suporte. Com o surgimento do Open Banking, mais startups e empreendedores terão acesso a dados de seus usuários e poderão oferecer melhores serviços, aumentando a concorrência do mercado de forma saudável, sem serem limitados pela infraestrutura financeira tradicional.

 

"Uma variedade cada vez maior de novos serviços e produtos passa a ser possível com os regulamentos bancários abertos do Open Banking. E, toda vez que aumenta a oferta de um serviço ou produto, as empresas que já estão estabelecidas precisam se adaptar e melhorar a sua própria oferta. Quem sai ganhando é o cliente", explica Thaíne.

 

Compartilhamento seguro de dados, sem exposição indesejada

Um dos maiores receios dos usuários é a exposição indiscriminada de suas informações. No caso do Open Banking, este risco é minimizado devido à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e todo o processo é fiscalizado pelo Banco Central do Brasil.

 

Sendo assim, apenas as instituições que forem selecionadas pelo usuário receberão seus dados compartilhados, o que faz com que o consumidor tenha total controle e autonomia sobre como seus dados financeiros serão usados e quem poderá acessá-los.

 

Crédito facilitado 

Com o Open Banking, os clientes passam a ter acesso a crédito com mais agilidade e menos burocracia, o que também garante segurança para quem oferece crédito no mercado. Os processos se tornam mais simples e os consumidores podem acessar linhas de crédito realmente compatíveis com seu perfil.

 

"Uma vez que as empresas facilitadoras de crédito podem acessar seus dados e conferir o histórico financeiro diretamente com outras instituições do mercado, isso ajuda muito na hora da contratação", explica Thaíne.

 

Solução completa em único lugar

Provavelmente, uma das principais vantagens cotidianas do Open Banking para o cliente é a possibilidade de ter acesso a todos os seus serviços financeiros em um único local, graças aos aplicativos móveis e serviços digitais.

 

"Agora, os clientes podem se conectar a todas as suas contas bancárias e sistemas de pagamento através de uma única plataforma, o que não apenas economiza tempo, como dá muito mais controle pessoal sobre suas finanças" finaliza a especialista.

 

Simplic


Dois a cada dez brasileiros pretendem solicitar novos cartões de crédito em 2023, revela pesquisa da Serasa

 

  • Levantamento mostra que aumento de limite será a opção mais buscada pelos consumidores neste ano 
  • No site da Serasa, é possível simular opções gratuitamente e comparar todos os benefícios disponíveis antes de solicitar seu cartão 

  

Para identificar a relação do brasileiro com o cartão de crédito e apontar as perspectivas relacionadas ao consumo, a Serasa realizou uma pesquisa para mensurar os principais benefícios desejados e as possíveis motivações para trocas em relação ao uso do cartão.  

  

De acordo com o levantamento, que ouviu 4.521 pessoas entre 19 de dezembro de 09 de janeiro, 19% dos consumidores afirmam que pretendem fazer novos cartões em 2023, mas 61% dos entrevistados revelaram que, se encontrassem todos os benefícios em um só cartão de crédito, passariam a ter apenas um.  

  

“A pesquisa mostra que os brasileiros querem ser mais estratégicos no uso do cartão, buscando formas mais econômicas e benefícios que serão usados em outras áreas da vida, como milhas aéreas”, diz Amanda Rapouzo, diretora da Serasa.  

  

Pensando em mudanças para 2023, os dados revelam que 39% dos consumidores esperam trocar o cartão por uma nova opção com mais limite neste ano. Em seguida, 16% revelam buscar por um cartão sem anuidade e 14% desejam oportunidades de programa de pontos para trocar por recompensas. 

Principais mudanças buscadas pelos consumidores em relação ao Cartão de Crédito: 

 

A partir dessas tendências, o mercado também tenta inovar com novas ofertas para todos os perfis de consumo. “Com tantas opções atualmente, existem cartões para todas as faixas de renda, fases da vida, sonhos e objetivos”, aponta Amanda. “Por isso, é importante entender seu modo de uso no dia a dia e traçar um planejamento financeiro que seja condizente com as funcionalidades do cartão desejado”. 

  

Compare cartões de crédito na Serasa 

  

Antes de definir o cartão ideal, é possível simular as oportunidades no marketplace da Serasa, que disponibiliza consultas online e gratuitas e que não impactam o seu Serasa Score. “Como o acesso ao crédito é essencial para o desenvolvimento e a realização de aspirações próprias, a Serasa tem investido em soluções que facilitam essa aquisição na vida dos brasileiros”, comenta a diretora. 

  

Para saber mais e fazer a sua simulação gratuita, clique aqui

  


Serasa
www.serasa.com.br


Saiba como proteger a loja do Prilex, vírus que rouba dados dos seus clientes

Freepik
 Novo golpe impede o pagamento por aproximação e força o consumidor a usar o cartão de crédito físico, permitindo a realização de uma transação-fantasma


Tentativas de golpes virtuais contra lojistas e consumidores não estão restritas ao comércio eletrônico, elas acontecem também no varejo físico. Recentemente, a empresa de cibersegurança Kaspersky anunciou a descoberta de variações do vírus Prilex, criado por hackers brasileiros, que já causaram rombos a muitas instituições na última década.

De modo geral, o vírus é capaz de bloquear pagamentos por aproximação de cartão e, após uma mensagem de erro, induz o consumidor a inserir o cartão na maquininha para tentar outra forma de pagamento.

A partir daí, o Prilex frauda as transações, rouba dados e os envia com todas as informações de pagamento aos criminosos. Empresas que movimentam valores expressivos têm sido o alvo preferencial dessa operação, segundo a pesquisa da Kaspersky.

A prática, que foi reconhecida há pouco tempo, tem sido conduzida pelo mesmo grupo de brasileiros e especialistas em tecnologia da informação que em 2014 roubava dados de caixas eletrônicos. E que no Carnaval de 2016 instalaram vírus em mais de mil máquinas, e as programaram para soltar todo o dinheiro em estoque ao mesmo tempo.

Agora, a atuação do vírus se volta para os pontos de venda e varejo em geral.

Segundo apuração da Kaspersky, empresa de segurança que emitiu o alerta, existem três novas variações do Prilex capazes de bloquear pagamentos por aproximação nos dispositivos infectados.

Além de criar um dos mais avançados vírus para roubo de cartão no mundo, o grupo de hackers brasileiro também vende a tecnologia a outros grupos de criminosos.


COMO PROTEGER A SUA LOJA

Computadores conectados à internet estão sempre sujeitos a serem infectados por vírus, mas nesse caso os criminosos usam um procedimento padrão. Por meio de telefonemas, o grupo entra em contato com os lojistas como se fosse funcionários de instituições financeiras e anuncia a necessidade de uma manutenção nos equipamentos.

Nesse momento, o lojista é orientado a instalar uma ferramenta que dá acesso remoto ao computador, como fazem os técnicos em geral. A permissão dá acesso a instalação do vírus, e a partir disso, a quadrilha passa a movimentar todas as transações realizadas no estabelecimento.

Mesmo com essa etapa, o grupo cibercriminoso brasileiro conseguiu expandir sua atuação para América do Norte e Europa. E em 2018, causou prejuízo superior a R$8 milhões a um banco na Alemanha.

Para Rafael Franco, especialista em cibersegurança da Alphacode, o novo golpe é um alerta para lojistas e consumidores. Como as ferramentas do Prilex afetam computadores de pontos de venda, Franco diz que é importante se atentar à segurança de suas operações.

Computadores usados para sistemas de pagamento não devem ser utilizados para outros fins, e é necessário que o sistema tenha uma solução de segurança atualizada e otimizadas para suas versões.

Sempre que receber um contato, o mais indicado, segundo Franco, é desligar e retornar para o número da operadora e confirmar a comunicação e necessidade de manutenção e confirmação dos dados.

"Não acredite em nenhuma ligação e sempre retorne para um número idôneo. O fraudador sempre irá confirmar dados públicos, como CNPJ, endereço, e outras informações simples de se conseguir na internet sobre qualquer negócio", diz.

Para se manter em segurança, o especialista recomenda que os pontos de venda aceitem apenas operações por aproximação via celular ou, ainda, que solicitem aos clientes que paguem via PIX.



Mariana Missiaggia
https://dcomercio.com.br/publicacao/s/saiba-como-proteger-a-loja-do-prilex-virus-que-rouba-dados-dos-seus-clientes

 

Setor de serviços cresce no Brasil

Comprometimento, disponibilidade, maturidade emocional e força de vontade são diferenciais do público idoso, que conquista mais vagas de trabalho
Divulgação


Terceirização ganha força no país e idosos conquistam mais vagas de trabalho 


Em outubro de 2022, o volume de serviços no Brasil recuou 0,6% frente ao mês anterior (ponto mais alto da série histórica), na série com ajuste sazonal, após ter acumulado um ganho de 5,8% de março a setembro. O setor de serviços encontra-se 10,5% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia). 

Segundo a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na série sem ajuste sazonal, ante igual mês de 2021, o volume de serviços teve sua 20ª taxa positiva consecutiva (9,5%). O acumulado do ano foi de 8,7% frente a igual período de 2021. O acumulado em 12 meses passou de 8,8% em setembro para 9,0% em outubro. 

A área de facilities – que inclui os serviços de limpeza, copa, segurança, jardinagem, manutenção, recepção e portaria - também segue forte. Conforme levantamento da Fundação Instituto de Administração (FIA-SP), desde a pandemia, a terceirização deste tipo de serviço cresceu 94% nas empresas brasileiras. No Paraná, o saldo é positivo. Dos 147.955 novos postos de trabalhos abertos até outubro de 2022, grande parte das vagas é destinada ao setor: de cada 10 vagas, seis são para serviços.


Vantagens da terceirização

A terceirização é uma alternativa em que alguns dos serviços da companhia são delegados para outra empresa, de modo que ela possa se concentrar em suas atividades principais. De modo geral, todas as atividades que não sejam as atividades-fim podem ser terceirizadas, mas algumas costumam ser mais procuradas como limpeza, manutenção e reparos. 

Entre os benefícios dessa transferência de responsabilidades estão a diminuição de erros no controle das documentações, a gestão de pessoas feita de maneira profissionalizada, a redução de custos com rescisões trabalhistas, trocas de funcionários ou faltas. O ganho de tempo com recrutamento e seleção, qualificação de pessoas e a verificação de resultados alcançados são outros itens que favorecem a terceirização. 

Para a diretora executiva da Higicorp, o número de contratações aumentou 28% no ano passado e ela prevê incremento de 15% no começo de 2023. “Muitas organizações que têm funcionários próprios precisam de substitutos para cobrir férias, por exemplo, e essa opção garante eficiência e economia”, explica Lorena Diniz.


Mais idade, mais compromisso, mais vagas

Profissionais com mais idade também ganham espaço no mercado de trabalho, incluindo a área de facilities. Segundo o IBGE, em 2010 o percentual de pessoas idosas empregadas era de 7,32%. Nas projeções do instituto, este índice deve chegar a 25,5% em 2060. Por isso, a força de trabalho no país tende a ficar cada vez mais nas mãos de quem é experiente. 

“O que faz diferença na contratação deste perfil é a experiência, comprometimento, disponibilidade, maturidade emocional, força de vontade e disposição. Isso tem despertado o interesse nas empresas, principalmente para 2023; ano em que muitas companhias devem retornar ao formato presencial”, diz Lorena. 

Do total de 200 colaboradores, a Higicorp tem 64 funcionários pré-idosos (entre 40 a 50 anos) e outros 36 funcionários na categoria de idosos jovens (entre 50 e 65 anos). 

“A qualidade do trabalho realizado pelas pessoas mais maduras é um diferencial para nossas novas contratações. Eles são mais comprometidos com horário, sabem seguir regras, gostam de se sentir mais úteis, usam a experiência de vida para agregar qualidade às atividades e aos relacionamentos interpessoais dentro do ambiente”, complementa Lorena Diniz.

 

Higicorp


O Metaverso e a transformação das oportunidades. Para especialista, o novo paralelo é uma excelente oportunidade de negócios

 Nova realidade está perto e os empresários que se posicionarem e entenderem o metaverso estarão em um patamar acima da concorrência 

 

Para entender o metaverso, podemos chamar de uma realidade paralela à nossa, a qual só podemos acessar pelo uso de tecnologia. Ou seja, é uma experiência virtual em um espaço alternativo onde pessoas podem emergir e ter experiências diversas, que podem ir de entretenimento ao trabalho.

Diante dessa realidade, o chamado mundo do metaverso está cada dia mais próximo, é algo que já é inevitável, e quando pensamos comercialmente, já podemos constar que estamos diante de uma nova alternativa de como vendemos e consumimos. Várias empresas já estão fazendo experimentações para sair na frente e ter mais conhecimento no trato com seus clientes nessa nova ferramenta. Para Antonio Wrobleski, engenheiro, especialista em logística e atento aos rumos deste novo universo, o metaverso precisa ser enxergado como uma excelente oportunidade de negócios. 

“Se analisarmos com mais atenção, olhando para quem quer fazer negócio, utilizando dessa ferramenta, um empresário pode por exemplo, dentro do conceito de logística, simular um armazém, por exemplo, dentro do ambiente do metaverso e simular a aplicabilidade de uma pessoa que faz coletas e sai para fazer uma entrega, dentro desse ambiente, dessa forma, você consegue antecipar possíveis problemas ou erros e com isso, melhor o rendimento de sua empresa, é um universo de possibilidades e também de negócios”, comentou Wrobleski.

O exemplo do especialista, utilizando o mercado de logística, também pode ser visto com muita atenção para empresas de diferentes segmentos. Aquele comércio de bairro que vende alimentos, pode perfeitamente ter sua empresa dentro do metaverso, fazer um atendimento neste outro universo e entregar o produto na casa do cliente.  

“Não vejo essa realidade tão distante, em breve poderemos colocar nossos equipamentos, óculos, fones, e de dentro de casa, apenas conectado ao metaverso, comprar alimentos, vestimentas, calçados, ou uma infinidade de produtos, quem chegar antes, o empresário que souber se adaptar melhor a essa nova realidade e possibilidade de negócio, estará em vantagem, já saberá como funciona o processo e acabará na frente de sua concorrência nesse universo”, explica. 

 

Custos 

Mesmo com tanta evolução, os equipamentos utilizados, os processadores precisam melhorar e muito, e isso não é barato, é preciso ainda evoluir e muito a capacidade computacional e ainda estamos apenas no começo, o que já existe de equipamentos nesse sentido, ainda tem um valor muito alto.  

“A gente acredita que no futuro, como todo equipamento e tecnologia de ponta, tenha reduções significativas no preço e portanto, se torne mais acessível para que as pessoas possam fazer parte dessa realidade”, explica.  

O engenheiro acredita também que o metaverso também seja uma importante alternativa de investimentos para a indústria, ele lembra que muitas fábricas, podem espelhar suas linhas de produção por meio do metaverso, ou seja, empresas com maior poder de investimento, já estão trabalhando dentro dessa realidade.  

“São grandes empresas, que tem esse poder de investimento, elas já estão trabalhando na realidade mista, que nada mais é que o metaverso. Não temos como saber exatamente como vai ser, mas é certo que teremos uma vida entrelaçada entre duas realidades, uma offline e outra online. Esse é o futuro da tecnologia, a tão esperada web 3.0 da nossa evolução”, finaliza Wrobleski. 


As lições do mundo do trabalho em 2022 que devemos levar para 2023

 

No exercício de revisão e análise do ano que se passou, é preciso incluir as tendências e as inovações que marcaram a cultura corporativa e o mercado de trabalho durante o período, especialmente importantes para quem atua com a gestão de pessoas no dia a dia.  

Esta análise é fundamental, principalmente quando falamos em saúde mental, pois impacta diretamente na qualidade de vida e na performance das pessoas. Nesse sentido, uma das questões que foi muito positiva em 2022, foi que as empresas perceberam a importância e quais as consequências de cuidar da saúde emocional de seus colaboradores.  

Atuando dentro da orienteme em 2022, que é uma healthtech de saúde corporativa, percebi o aumento do número de empresas que implantaram programas focados em “Mudança de Estilo de Vida”, “Qualidade de Vida” e atendimento psicológico. Estas ações, sem dúvidas, são importantíssimas, pois hoje temos a consciência de que para uma pessoa produzir suas atividades profissionais, deve ser saudável. Ou seja, ter bem-estar físico, emocional e social. 

Também podemos constatar que as questões emocionais foram muito evidenciadas e foram os temas mais escolhidos para os tratamentos psicológicos em 2022, como, por exemplo, ansiedade, depressão, estresse e Síndrome de Burnout, além de outros transtornos mentais que entraram de vez para a pauta corporativa com a pandemia da Covid-19 e não sairão tão cedo.  

Nos últimos anos, também se firmou um aprendizado enorme em muitas situações. Por exemplo, a implantação do trabalho híbrido, que trouxe qualidade de vida para diversas pessoas, que puderam mesclar home office e trabalho presencial, que é uma solução esperada por muitos profissionais qualificados, cada vez uma tendência maior nos últimos anos, e praticada por várias empresas.  

Outra tendência atual é o ESG, pois uma organização que oferece apenas o modelo convencional e, sem qualquer justificativa plausível para isso, com certeza estará em desvantagem no mercado.  

Essas práticas Environmental, Social and Governance (ESG), que ganharam uma dimensão maior do que os temas que elas abrangem (sustentabilidade, diversidade, inclusão, entre outros), são um fator de atração e retenção de talentos, pois cada vez mais profissionais, principalmente aqueles pertencentes à Geração Z, querem trabalhar em empresas comprometidas com a preservação do planeta e melhorias na vida das pessoas.  

Em 2022, também ficou em evidência o “quiet quitting", que significa demissão silenciosa, em português. Embora tenha ocupado bastante os holofotes no último ano, por muitas vezes foi mal compreendido. Vem sendo utilizado para caracterizar profissionais que consideram importante estabelecer limites bem definidos entre trabalho e vida pessoal, respondendo apenas às obrigações do dia a dia, mas sem superar as expectativas das empresas.  

Como psicóloga, acho importante realmente balancearmos nossas obrigações com períodos de relaxamento, mas ter esta atitude voluntariamente pode ser um risco para as pessoas que almejam um crescimento profissional. Analisando o cenário geral dos casos que atendemos, percebo que o maior número de atendimentos sem dúvidas é advindo do estresse, ou seja, as pessoas estão buscando soluções para evitar o esgotamento mental. Analisando todo este cenário, podemos dizer que as tendências para a saúde mental no ambiente corporativo devem seguir alguns focos importantes, tais como: priorizar a saúde emocional de seus colaboradores, é importante ter um olhar diferenciado para as competências emocionais, comportamentais e culturais.  

Estamos em um momento em que a tecnologia está em avanço progressivo e, sem dúvidas, é um caminho sem volta. Sentimos isso na orienteme, que há anos também tem protagonizado um avanço digital em diversas frentes. Temos a transformação digital e a inteligência artificial, que nos possibilitam inúmeras vantagens, a maior cobertura da telemedicina que nos proporciona o atendimento remoto e o atendimento em casa, facilitando o acesso de muitas pessoas ao cuidado com sua saúde de forma geral.

 

Renata Tavolaro - Head de Psicologia da orienteme


Ensino phygital: 5 provas de que novo modelo educacional veio para ficar

Crédito: Canva
Mesmo com retomada das aulas presenciais no pós-pandemia, estudantes recorrem cada vez mais às plataformas online para se preparar para o Enem e vestibulares. Aprendizado 100% presencial já praticamente não existe, seja no Ensino Médio, seja nos cursinhos preparatórios ou nas universidades, e nova proposta é o phygital; professor da Plataforma Ferreto explica por que esse modelo não é passageiro

 

Com a pandemia de Covid-19 e a necessidade de isolamento social, a educação à distância - que já vinha conquistando cada vez mais adesão por parte dos jovens - ganhou ainda mais força, seja na grade curricular das universidades, seja no ensino complementar ou nos cursos preparatórios para objetivos específicos, como passar no Enem ou no Vestibular.

Hoje, após quase 3 anos vivendo um cenário atípico, o ensino remoto, que já registrava crescimento nos anos anteriores, ganhou um impulso ainda maior. Com isso, um novo modelo de ensino surgiu e está cada vez mais popular e presente nas escolas, universidades e cursinhos preparatórios para provas: o ensino phygital. 

O termo “phygital” se refere à junção das palavras “physical” (físico, em inglês) com o “digital”, representando assim a integração entre o online e offline, visando proporcionar aos estudantes experiências cada vez mais interativas e personalizadas, que possibilitem o aprendizado efetivo e criem boas experiências.

Ao longo de 2021, de acordo com pesquisas recentes, mais de 3,7 milhões de estudantes brasileiros se matricularam em cursos a distância. Segundo levantamento do INEP, o percentual de matriculados em EAD aumentou 274,3%, nos últimos 2 anos, evidenciando mais uma vez a expansão dessa modalidade. No entanto, hoje fica cada vez mais claro que não é preciso optar por um outro modelo (online ou presencial) e que na verdade, um formato precisa do outro para que o ensino seja mais completo e atenda às necessidades dos estudantes de hoje. 

“O isolamento social impediu os alunos de saírem de casa, e, com isso, a única forma possível de continuar a estudar era por meio da Internet. Assim, muitos jovens aderiram ao ensino online e tiveram a oportunidade de aprender fora de uma sala de aula tradicional”, comenta Michel Arthaud, influenciador e professor de Química da Plataforma Professor Ferretto, focada no conteúdo complementar para o Ensino Médio e preparação para Enem e vestibular, que tem cerca de 50 mil alunos de todo o Brasil.

Na visão do educador, hoje  já não é possível distinguir com tanta clareza até onde vai o ensino tradicional e onde começa o aprendizado online, até mesmo porque cada vez mais professores utilizam recursos digitais para chamarem a atenção dos seus alunos, mesmo em uma aula presencial, e o aprendizado acaba acontecendo o tempo todo, no dia a dia do aluno. 

“Acreditar que o ensino à distância é um complemento do presencial hoje é uma visão ultrapassada, pois na verdade as duas realidades estão interconectadas, e muitas vezes é até mesmo difícil diferenciar o que é físico o que é digital. Então, não se deve mais pensar em optar por um ou outro modelo, ou pelo aprendizado pelos canais online como algo complementar da aula ‘de verdade’, e sim ver que não é mais possível ensinar e aprender, de maneira de fato eficaz, adotando canais 100% presenciais, e é aí que entra o conceito de ensino phygital”, defende Arthaud.

Pensando nisso, o docente listou 5 provas de que esse modelo educacional veio para ficar:


Juventude hiperconectada

Não é difícil notar que, cada vez mais, a fronteira entre o “mundo real” (offline) e o “mundo virtual” (online) está menos clara. Enquanto as gerações mais antigas lembram com saudosismo da “vida analógica”, os mais jovens já nasceram na era da internet, em um ambiente hiperconectado, e não costumam fazer uma separação tão clara entre as duas realidades.

“O modelo phygital ganha cada vez mais espaço nas mais diversas áreas- cultura, comércio, marketing, saúde, tecnologia- e é claro que a educação não ficaria de fora. O conceito visa aproveitar o melhor dos dois mundos, oferecendo uma experiência mais imersiva e com mais possibilidade de interação, dessa forma construindo um ensino mais alinhado à realidade atual”, resume o docente.


Versatilidade  

Hoje as distrações são muitas, e é um desafio cada vez maior para os jovens se concentrar e se aprofundar em um determinado assunto. “É um grande desafio para os professores de hoje, seja na aula presencial ou na remota, prender a atenção do aluno até o final da explicação. Hoje o jovem recebe múltiplos estímulos e é muito mais inquieto e imediatista do que as gerações anteriores. Sendo assim, o modelo phygital ajuda a fugir do ‘mais do mesmo’ e a manter a concentração do aluno, por ser mais versátil e  oferecer os conteúdos em diferentes formatos e canais”, avalia o professor da Plataforma Ferretto.


Aluno como protagonista de seu aprendizado

Por meio das plataformas online e da mescla entre o offline e o online, os alunos ganham maior autonomia para aprender da maneira mais adequada ao seu perfil, diferentemente do modelo 100% presencial. “No aprendizado phygital, o estudante faz a gestão de seu próprio plano de estudos, se organizando para participar das aulas presenciais e para acessar os conteúdos online”, diz Arthaud.

No entanto, é claro que a disciplina do aluno é fundamental. “É preciso traçar um cronograma equilibrado, que contemple todas as disciplinas e as aulas presenciais e remotas, e seguir o que foi planejado. Não é recomendado faltar em aulas, sejam físicas ou remotas, nem deixar de lado as matérias que não gosta ou que têm mais dificuldade. Mas, se organizar de forma adequada, flui bem”, explica.


Flexibilidade de horários

Como parte dos conteúdos são apresentados de forma online, e as aulas ficam gravadas, os estudantes não precisam se adequar 100% do tempo a uma grade horária fixa, seguindo uma rotina menos “engessada”. “Cada um pode fazer seu planejamento como preferir, e pode alternar os estudos entre um dia e outro - dividir as disciplinas da forma como fizer mais sentido para si. Independentemente do horário que o aluno prefira se dedicar ao aprendizado online - manhã, tarde, noite, ou até madrugada- o importante é reservar de fato aquele período do dia para se dedicar aos estudos, sem distrações ou interrupções”, alerta o educador.


Melhor custo x benefício

De forma geral, as plataformas de ensino online oferecem preços mais acessíveis, já que não precisam de um espaço físico que comporte um número determinado de alunos. Como podem ser acessadas por milhares de estudantes, do Brasil todo, os valores são muito mais em conta que os dos cursos presenciais.  

“Dessa forma, aliando o ensino presencial com o aprendizado pela internet, o modelo phygital permite oferecer educação mais acessível, sem deixar de lado a qualidade de ensino. Na internet, se trabalha em escala, e por trabalhar com turmas pequenas, devido à limitação física de uma sala de aula, obviamente o ensino tradicional é bem mais caro. Sendo assim, no phygital o aluno acaba tendo que investir menos, e também economiza por não precisar se deslocar todos os dias, poupando gastos excessivos com transportes, comida, etc”, finaliza o influenciador

 

 Plataforma Professor Ferretto


Posts mais acessados