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quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Pesquisa aponta que 43% dos consumidores brasileiros sentem que o atendimento ao cliente ainda é secundário para as empresas

Relatório anual da Zendesk sobre Tendências em Experiência do Cliente destaca aspectos críticos para o crescimento dos negócios em 2022

 

A pesquisa anual da Zendesk destaca o potencial das empresas em impulsionar o sucesso dos negócios com foco na experiência do cliente, já que mais de dois terços dos consumidores brasileiros (82%) relatam tomar decisões de compra com base na qualidade do atendimento que recebem.  

O relatório global de Tendências em Experiência do Cliente (Customer Experience, ou CX) realizado pela Zendesk (NYSE: ZEN) aponta que 89% das empresas pesquisadas no Brasil concordam sobre a existência de uma relação direta entre o atendimento ao cliente e o desempenho dos negócios. Apesar disso, 43% dos consumidores brasileiros sentem que o atendimento é algo secundário para as empresas, indicando uma lacuna entre a expectativa do consumidor e as ações das marcas. 

“As empresas não podem adotar uma abordagem transacional em seus relacionamentos com os consumidores. O atendimento ao cliente é um diferencial importante, mas o relatório deste ano revela que existem algumas lacunas entre a expectativa e a entrega”, disse Adrian McDermott, Chief Technology Officer (CTO) da Zendesk. “Os clientes estão percebendo essa distância e escolhendo suas preferências - e esse é talvez o sinal mais claro para as empresas de que a mudança precisa acontecer, e rápido.” 

O relatório baseia-se em contribuições de clientes, agentes, líderes de atendimento ao cliente e líderes de negócios de 21 países, incluindo o Brasil. Dados adicionais também foram coletados em mais de 97.500 clientes Zendesk inscritos no programa Benchmark. À medida que os clientes têm expectativas cada vez maiores e se mostram prontos para trocar de marca após uma única experiência ruim, a necessidade de diminuir a lacuna entre a expectativa e a experiência nunca foi tão urgente. O custo de não fazer isso é nada menos que a perda de receita e de oportunidades de crescimento.

 

Atendimento ao cliente pode impulsionar o crescimento

Dos entrevistados no Brasil que reconhecem a ligação direta entre atendimento ao cliente e desempenho dos negócios, 70% estimam que esse atendimento tem um impacto positivo nos resultados da empresa. A oportunidade não é simplesmente entregar uma única interação que resolva a dúvida do consumidor, mas usar esse ponto de engajamento para aprofundar o relacionamento. Em relação ao ano anterior, o envolvimento do cliente com as marcas aumentou globalmente em 14%, representando mais oportunidades de upsell ou cross sell junto aos clientes satisfeitos. 

No entanto, isso também pode representar um desafio, já que o relatório aponta que as expectativas do cliente podem conduzir ou sufocar os planos de crescimento. Conforme os consumidores compram mais online, também esperam ser mais bem atendidos nesses meios. E a escolha pelos canais que são (ou serão) disponibilizados desempenha um papel importante nessa missão - ainda que muitas empresas pesquisadas relataram não ter um plano estratégico de atendimento ao cliente no curto ou médio prazos.

 

Principais descobertas no Brasil:

  • 71% dos consumidores dizem que suas expectativas de atendimento ao cliente aumentaram no ano passado
  • 99% dos consumidores afirmam que gastariam mais com empresas que personalizam a experiência de atendimento 
  • 70% das empresas relatam ter um plano estratégico de três anos para atendimento ao cliente
  • 98% dos consumidores afirmam que estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que oferecem a chance de encontrar as respostas de que precisam por conta própria
  • As empresas brasileiras estão enxergando CX mais como um motor de geração de receita (57%) do que um centro de custos (27,5%)

 

O fator X do agente

O aumento das expectativas leva, também, ao aumento da pressão sobre os agentes que atuam na linha de frente do atendimento. A pesquisa descobriu que quase 90% dos entrevistados concordam que esses profissionais são essenciais para impulsionar as vendas. 

Quando se trata de resolver problemas, quase metade dos consumidores globalmente pesquisados ​​estão procurando agentes de atendimento que se mostram prestativos e compreensivos. Muitas empresas, no entanto, ainda precisam reformular sua visão do serviço ao cliente como apenas um centro de custo. Isso significa que os investimentos na área não acompanharam o crescimento da organização e, muito menos, o aumento das expectativas dos clientes. Por isso, embora a maioria das empresas reconheça os agentes como essenciais para impulsionar as vendas, um número muito pequeno deles se sente reconhecido e extremamente satisfeito com sua carga de trabalho. 

  • Quase metade dos consumidores no mundo afirmam que agentes prestativos e empáticos são o que mais importa quando desejam resolver um problema
  • 63% dos consumidores no mundo estão abertos a recomendações de produtos feitas pelos agentes
  • 36% dos agentes brasileiros estão extremamente satisfeitos com suas atuais cargas de trabalho

A capacitação do agente é um foco claro para 2022, visto que o esgotamento da equipe continua sendo um desafio para a maioria das empresas. No Brasil, apenas 37% desses profissionais estão extremamente satisfeitos com a qualidade do treinamento que recebem. Por outro lado, 73% dos clientes acham que as empresas precisam melhorar o treinamento de seus atendentes. Então essa é uma oportunidade para que não apenas as empresas melhorem seus resultados, mas também permitir que essas pessoas se desenvolvam e sejam fundamentalmente mais respeitadas.

 

Fechando lacunas e mapeando os caminhos para o crescimento

Quase 90% dos líderes brasileiros dizem que sua organização vê o atendimento ao cliente como uma prioridade crítica de negócios, mas 37% relatam que ainda não é conduzida pela alta liderança executiva (C-levels). Embora as descobertas apontem claramente para investimentos na experiência do cliente, isso não está necessariamente sendo acompanhado pelo suporte dos líderes executivos ou pela oferta de programas e soluções adequadas, como o treinamento dos agentes.  

Em paralelo, está a necessidade de que as métricas de atendimento se tornem essenciais para a organização, com a frequência de revisão e importância adequadas. Mais de 74% dos líderes globais de negócios dizem que o retorno do investimento (ROI) dos gastos que fizeram com o serviço ao cliente nos últimos 12 meses foi positivo. No entanto, apenas 30% concordam fortemente de que esses gastos acompanharam o crescimento da empresa. 

"Para trazer uma cultura de foco e valorização do cliente, com o objetivo de aumentar a receita da empresa, é fundamental o envolvimento da alta liderança, incluindo a integração de todas as áreas de negócios", afirma Marcelo Rocha, vice-presidente da Zendesk Brasil. "Se comparado à média global, os líderes brasileiros se mostraram muito mais propensos a apoiar a evolução dessa cultura ao adotar tecnologias e processos que servem de base para uma cultura efetiva de CX, como revisão regular das métricas de atendimento e investimentos em novos canais de suporte com foco na experiência do cliente", completa.   

 

Recursos adicionais

Para obter mais informações, baixe o relatório completo CX Trends 2022 aqui.

Confira o evento virtual no dia 10 de fevereiro e se inscreva aqui.

 

Metodologia

O relatório CX Trends 2022 da Zendesk consultou mais de 3.511 consumidores, 4.670 líderes e agentes de atendimento ao cliente e compradores de tecnologia de 21 países e empresas que variam de pequeno a grande porte, no período de Julho de 2020 a Agosto de 2021. Os resultados de cada consulta foram ponderados para remover o viés das amostras da pesquisa. 

Os dados de uso do produto Zendesk Benchmark vieram de mais de 97.500 clientes da Zendesk em todo o mundo, e são baseados no uso da ferramenta entre Julho de 2020 e Julho de 2021

 

 

Zendesk

www.zendesk.com.br


Vendas do comércio encerram 2021 com alta de 4,9%, revela Serasa Experian

Segmento de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática foi principal responsável pelo aumento

 

O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, apontou aumento de 4,9% no acumulado anual de 2021 em comparação ao ano anterior nas vendas do varejo físico brasileiro. Em 2020, foi registrada a maior retração de toda a série história do índice, iniciada em 2001 e teve queda de 12,2%. De acordo com o levantamento, as vendas por segmento oscilaram e alguns setores apresentaram alta enquanto outras tiveram queda. A área de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática impulsionaram o índice e apresentou aumento de 9,5%, já a maior baixa foi em Combustíveis e Lubrificantes (7,9%). Confira os dados completos nos gráficos abaixo:



Análise ano a ano aponta queda em 2021

Na análise anual (dez/20 x dez/21) o levantamento apontou queda de 4,7% nas vendas do comércio brasileiro. Durante todo o ano, esta foi a maior retração apresentada. Em relação aos segmentos, o único que apontou aumento foi o de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática (5,4%), os demais demonstraram recuo, com destaque para Combustíveis e Lubrificantes, que caiu 15,6%. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

 

 

Serasa Experian

www.serasaexperian.com.br


Poupatempo oferece cerca de 10 mil vagas para o segundo dia do mutirão para renovação de CNH

Ação será realizada neste sábado (22), durante o horário de funcionamento de cada unidade; objetivo é atender motoristas com habilitações vencidas entre maio e junho de 2020 


Nesta quarta-feira, dia 19 de janeiro, o Poupatempo libera a grade de agendamento com aproximadamente 10 mil vagas para o segundo dia do mutirão para renovação de CNH, que acontece no próximo sábado (22), de forma presencial nos postos de atendimento do programa.

Com a retomada do calendário de vencimento das habilitações, suspenso pelo Governo Federal durante o período mais crítico da pandemia, os documentos vencidos nos meses de maio e junho de 2020 precisam ser renovados até o dia 31 de janeiro.  

Para ser atendido é obrigatório realizar agendamento prévio, pelos canais eletrônicos, no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. No último sábado (15), primeiro dia da ação, o Poupatempo registrou mais de 4 mil atendimentos em todo o Estado.   

Importante ressaltar que o serviço presencial será oferecido no horário habitual de cada unidade, mediante agendamento prévio, que deve ser feito nos canais digitais de forma gratuita. A prioridade é atender aqueles que estejam com a habilitação para vencer ainda neste mês e precisam realizar alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo.   

A renovação simplificada pode ser feita preferencialmente pelos canais digitais do Poupatempo, além das plataformas eletrônicas do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.  

Em 2021, cerca de 7 milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo. Desse total, 4,5 milhões de solicitações (65%), foram realizadas de forma online, pelo site e aplicativo.  

Vale lembrar que motoristas que tenham CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o motorista solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.  

Desde a reabertura das unidades, após o período mais crítico da pandemia, o Poupatempo atende de forma presencial apenas os serviços que ainda não estão disponíveis nas plataformas digitais, como a primeira via do RG, transferência interestadual e alteração nas características do veículo, por exemplo, sempre mediante agendamento prévio. O programa mantém ainda protocolos sanitários para a segurança de colaboradores e da população.   

As demais opções, além da própria renovação simplificada de CNH, como licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, Carteira de vacinação digital da Covid-19, entre outras, estão disponíveis nos canais eletrônicos do Poupatempo. Atualmente, quase 190 serviços podem ser acessados pelo portal, app e totens de autoatendimento do Poupatempo.  

 

Renovação da CNH  

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.  

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.  

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, o cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista.



Calendário com os novos prazos de CNH: 
 

Mês/Ano de Vencimento 

Prazo Máximo 

Maio/2020 

Junho/2020 

Janeiro/2022 

Julho/2020 

Agosto/2020 

Fevereiro/2022 

Setembro/2020 

Outubro/2020 

Março/2022 

Novembro/2020 

Dezembro/2020 

Abril/2022 

Janeiro/2021 

Fevereiro/2021 

Maio/2022 

Março/2021 

Abril/2021 

Junho/2022 

Maio/2021 

Junho/2021 

Julho/2022 

Julho/2021 

Agosto/2021 

Agosto/2022 

Setembro/2021 

Outubro/2021 

Setembro/2022 

Novembro/2021 

Dezembro/2021 

Outubro/2022 

Janeiro/2022 

Fevereiro/2022 

Novembro/2022 

Março/2022 

Abril/2022 

Dezembro/2022 

Maio/2022 

Janeiro/2023 

Janeiro/2023 

Junho/2022 

Fevereiro/2023 

Fevereiro/2023 

Julho/2022 

Março/2023 

Março/2023 

Agosto/2022 

Abril/2023 

Abril/2023 

Setembro/2022 

Maio/2023 

Maio/2023 

Outubro/2022 

Junho/2023 

Junho/2023 

Novembro/2022 

Julho/2023 

Julho/2023 

Dezembro/2022 

Agosto/2023 

Agosto/2023 

 

Serviço: 

Mutirão para renovação de CNH: acontecerá em todas as unidades do Poupatempo, com cerca de 30 mil vagas distribuídas entre três dias de ação. Em decorrência de feriado municipal, o posto de São Vicente estará fechado no dia 22 de janeiro. 


Datas:
 aos sábados, dias 15, 22 e 29 de janeiro.  


Horários de atendimento: 
habitual, de acordo com unidade escolhida e mediante agendamento prévio. Os locais e endereços podem ser consultados no portal www.poupatempo.sp.gov.br.  

 

Saúde ocular é tema de exposição na Linha 4-Amarela

“O olhar que transforma vidas” traz informações sobre cuidados oftalmológicos

Fotografias de Bruno Matteo na exposição “O olhar que transforma vidas”

 

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, recebe mostra informativa sobre saúde ocular, que alerta para a prevenção de doenças oftalmológicas e seus tratamentos. 

Realizada em parceria com o Instituto Verter, a exposição tem como objetivo chamar a atenção da população para a relevância da saúde ocular e informar sobre as ações preventivas que o instituto oferece para pessoas que não têm condições de acesso ao tratamento oftalmológico. 

Além de abordar a importância da realização de consultas, a mostra também quer fazer com que as pessoas apreciem o fato de os olhos terem ganhado protagonismo durante a pandemia de Covid-19. Com imagens realizadas pelo fotógrafo Bruno Matteo, a exposição demonstra que, mesmo de máscara, é possível “sorrir” através do brilho nos olhos.  

A primeira a receber a mostra é a Estação Paulista, em janeiro. Em seguida, a exposição segue para a Estação Oscar Freire, onde ficará exposta no mês de fevereiro.  

“Além de oferecer um transporte seguro, a ViaQuatro quer contribuir com a mobilidade humana. Por isso, informar os passageiros sobre cuidados de saúde é fundamental, assim como reforçar a importância do uso de máscaras como forma de proteção e cuidado consigo e com o próximo”, afirma Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.

 

Serviço -- O olhar que transforma vidas:

Estação Paulista: até 31 de janeiro

Estação Oscar Freire: até 28 de fevereiro

 

Você que planeja morar no exterior já sabe o que são acordos previdenciários internacionais?

Quando brasileiros desejam viver na Europa, é comum optarem por países como Portugal, Itália, Espanha ou França, sobretudo pela questão cultural, por ter uma certa facilidade em viver em um país com idioma de origem latina ou por ser descendente de imigrantes desses países. Mas o que muitos brasileiros não sabem é que existe um fator em comum e importante envolvendo estes e outros países: eles possuem acordos previdenciários internacionais com o Brasil, que podem proporcionar uma proteção social para que os contribuintes do sistema previdenciário brasileiros não fiquem desamparados na época de se aposentar.

Por meio desses acordos, é possível aproveitar o tempo contribuído à previdência, principalmente porque as pessoas costumam morar e trabalhar em vários países da Europa sem ter efetuado o número mínimo de contribuições de forma independente em cada um deles, além de existirem condições específicas de concessão da aposentadoria diferentes em cada país. Portanto, os acordos internacionais de previdência existem para que o contribuinte estrangeiro (no exemplo, o brasileiro) possa somar o tempo contribuído nesses países e o tempo recolhido para o sistema brasileiro valendo-se pelas regras do acordo (cada acordo possui regras específicas) e não somente da previdência do país de destino. Além disso, todos os acordos que que o Brasil é signatário garantem a proteção mínima de pelo menos três benefícios pensão velhice (aposentadoria por idade), aposentadoria por invalidez e pensão por morte.

Entre esses países citados no parágrafo primeiro, Portugal é o que mais oferece proteção social como por exemplo, proteção a maternidade, a paternidade, a adoção, a doença, a doença profissional e pelo acordo previdenciário, o que importa é o tempo recolhendo ao sistema previdenciário e não a nacionalidade do trabalhador. Por exemplo, um espanhol que tenha trabalhado no Brasil e em Portugal terá o tempo somado, se necessário, para a concessão de sua aposentadoria nos termos do acordo bilateral Brasil-Portugal. Vale ressaltar que cada país vai pagar de acordo com o tempo arrecadado para seu regime. Além disso, o ativo tratado no acordo é o tempo de contribuição e não a moeda. Há outras peculiaridades, como, por exemplo, se uma pessoa trabalha em uma empresa portuguesa no Brasil e vier a ser transferida para a sede em Portugal temporariamente, ela continuará vinculada à previdência brasileira. Nessa situação, entende-se que essa pessoa estaria “emprestada” a uma outra filial portuguesa, porém mantendo seu contrato de trabalho ativo no Brasil.

Existem os acordos multilaterais, que envolvem diversos países, e os bilaterais, entre dois países, como o nome propõe. Atualmente, temos dois acordos multilaterais ativos o do Mercosul e o acordo Ibero-Americano. Assim diante de uma situação em que os países envolvidos possuem acordo bilateral e também pertencem a acordos multilaterais é possível aplicar o mais vantajoso ao caso concreto.

O Brasil também possui acordos bilaterais com Portugal, Espanha, Itália, França, Grécia, Canadá, Quebec (um estado autônomo dentro do Canadá), Bélgica, Suíça, Japão, Estados Unidos, Alemanha, etc.

Lembre-se: é fundamental fazer o planejamento internacional previdenciário o quanto antes, antes mesmo de embarcar ao país que se deseja viver. Só assim será possível tomar decisões conscientes sobre o seu futuro profissional estando respaldado de conhecimento no assunto. O que infelizmente ainda não é o comum, visto que, a preocupação com a vida previdenciária não é tida como prioridade no rol dos preparativos para a emigração. As pessoas normalmente procuram um advogado apenas quando se acredita que juntou tempo suficiente para então se inteirar sobre a aposentadoria. Embora seja possível o especialista atuar em caráter emergencial e sanar algumas pendências pontuais, as possibilidades são limitadas.

Outra observação importante é a possibilidade de contribuir facultativamente para a previdência brasileira estando em outro país, independentemente de exercer ou não atividade remunerada no exterior como, por exemplo, uma dona de casa que se muda com o marido para Portugal pode contribuir por conta própria para garantir aposentadoria bem como, seu marido também pode continuar recolhendo no Brasil.

Se um brasileiro vier a residir em países que não possuem acordo internacional de previdência como a Rússia ou Reino Unido por exemplo, deve-se manter o olhar atendo a aposentadoria no Brasil, pois não existem as facilidades dos acordos internacionais de previdência.

Diante desses fatos, fazer um planejamento previdenciário internacional é investir em si mesmo, é projetar as possibilidades e, acima de tudo, evitar frustrações.

 

Dra. Priscila Rebanda - advogada, especialista em Direito Previdenciário e Direito Previdenciário Internacional Brasil – Portugal e Nacionalidade Portuguesa. É pós-graduada em Direito Previdenciário e Direito e Processo do Trabalho e mentora no Curso Bora Morar em Portugal, da Taíssa Souza, idealizadora do canal do YouTube Bora Morar Fora.


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