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quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Cientistas já se preparam para pandemias no futuro

Toda doença que surge na humanidade se torna alvo de uma série de estudos da comunidade científica. Além de entenderem os efeitos que aquela enfermidade pode causar, os especialistas também buscam encontrar maneiras de evitar que aquele mal assole novamente a humanidade.

 

Recentemente a professora da Universidade da Pensilvânia, Susan Weiss, participou de uma sessão plenária na AAIC 2021 e afirmou que muito do que se sabe sobre o coronavírus foi aprendido nas décadas de 1980 e 1990, quando um grupo relativamente pequeno de pesquisadores interessados naquele tipo de vírus descreveu sua biologia básica. Os dados apresentados pela cientista foram divulgados em publicações internacionais, dentre elas o Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), onde detalhes mostram como este tema já tem recebido muita atenção dos especialistas de todo o mundo. 

Segundo a professora Weiss, o interesse dos pesquisadores aumentou após 2002 com o primeiro grande surto de doença respiratória por coronavírus em humanos, lançando a era dos coronavírus humanos patogênicos. Naquela época, o surto não teve o mesmo alcance de contaminação nem de mortalidade como tem se observado agora com a Covid-19. Para se ter ideia, o surto daquele ano foi transmitido de morcegos para civetas e de civetas para humanos. Ele durou cerca de oito meses e limitou-se principalmente à China e Hong Kong. A taxa de mortalidade foi baixa (10%) 

Para os próximos anos, ela recomenda caminhos para evitar novas pandemias: “Desenvolver terapias antivirais para pan-coronavírus para que estejam prontas para surtos futuros e enquanto aguardamos novas vacinas, dar continuidade ao desenvolvimento de vacinas, incluindo vacinas contra pan-coronavírus e Identificar e descrever outros vírus encontrados em morcegos e outras espécies”.


Quem concorda com ela é o PhD, neurocientista, psicanalista e biólogo Fabiano de Abreu: “Aprendemos muito com a Covid-19, mas não o suficiente. Precaver é um ótimo método, mas precisamos internacionalizar mais a ciência. Há laboratórios clandestinos, outros que não podemos ter acesso. Há um controle do governo de alguns países que dificulta. Também há uma banalização de estudos pelo preconceito de onde são publicados e poderiam ser úteis. E há uma hegemonia de institutos que não abrem espaço para estudos dos que são de fora”, completou.

 


MF Press Global 


O Boticário lança movimento Descarte com Responsabilidade e convoca sociedade para transformar futuro do planeta e da educação

Marca lança concurso #PrimoEmbaixador junto à Maisa nas redes sociais com o propósito de engajar o maior número de pessoas para o descarte de embalagens no Boti Recicla e ajudar o futuro da educação nacional

 

O Boticário apresenta o movimento Descarte com Responsabilidade e convida a população para juntar resíduos plásticos de cosméticos de qualquer marca para serem retornados no Boti Recicla, maior programa de reciclagem do Brasil em pontos de coleta. Dando continuidade ao objetivo de conscientizar sobre o descarte de plástico em prol da transformação do planeta e da educação, a marca lança concurso nas redes sociais com Maisa Silva, porta-voz da campanha, mobilizando ainda mais pessoas a fazerem a diferença. 

 

Intitulado Primo Embaixador, o concurso coloca a criatividade em jogo. O Boticário e a atriz lançam nas redes sociais da marca o desafio que premiará o seguidor com a melhor ideia de como arrecadar o maior número de coleta de resíduos. Além de ​​receber o título de Primo Embaixador de Sustentabilidade do Boticário, com direito a uma parceria para criação de conteúdo sobre sustentabilidade para as redes sociais da marca até o fim de 2021, o ganhador também recebe um cartão-presente de R$ 5.000 para ser utilizado nas lojas físicas do Boticário dentro do período de um ano e um encontro virtual com a Maisa para falar sobre criação de conteúdo e discutir o futuro da sustentabilidade. Os três finalistas também serão premiados com um kit de produtos sustentáveis do Boticário.

 

A ação vem com o objetivo de potencializar o retorno de embalagens de cosméticos, de qualquer marca, para serem transformadas em espaços sustentáveis em escolas públicas ao longo dos próximos meses. Ao todo, serão realizadas entregas dos espaços de 30m² compostos, aproximadamente, por 2.2 toneladas de plástico reciclado. 

 

Além disso, O Boticário se junta à artista plástica Paula Cruz para desenvolver uma tarja com o tema Descarte com Responsabilidade, criando ilustrações e stickers para serem utilizados nas redes sociais, ressaltando um movimento pop e divertido. O intuito é incentivar os consumidores e a indústria a garantir e realizar o descarte correto e​​ potencializar o movimento, que faz parte de uma iniciativa de um ciclo que transforma o futuro do planeta e da educação. 

 

A marca carrega responsabilidade socioambiental há 44 anos em seu DNA e, atualmente, o Grupo Boticário trabalha para reduzir 150% de todo resíduo sólido gerado pela sua cadeia e reduzir a desigualdade social de 1 milhão de brasileiros. Além da criação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Instituto Boticário, a criação do Boti Recicla, em 2006, veio como mais uma importante ferramenta do pilar de sustentabilidade - são cerca de 4 mil pontos espalhados em 1.750 municípios brasileiros. 


"O Boticário embarca mais uma vez em uma jornada transformadora socioambiental. Lançamos um Planeta de Plástico em realidade aumentada para chamar a atenção sobre o problema do descarte irresponsável de resíduos, comunicamos nosso compromisso de transformar o futuro por meio de um filme feito 100% com instrumentos reciclados, e agora damos mais um passo em direção à entrega dos espaços sustentáveis escolares. Acreditamos que nós, em conjunto com a sociedade, temos um papel muito importante para garantir um amanhã melhor para o planeta e para a educação", afirma Renata Gomide, Diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

 

Em 2020, O Boticário deu início a transformação de resíduos plásticos em espaços sustentáveis com o lançamento de uma Pop Up Sustentável no Parque Ibirapuera e mais oito lojas sustentáveis espalhadas pelo Brasil – o plano de abertura ainda prevê, aproximadamente, 17 lojas no mesmo formato para 2021. A marca acredita que a transformação de uma embalagem é o começo de um novo futuro. 

 

 

Sobre o Boti Recicla:

 

O Boticário tem um compromisso forte com um mundo melhor e mais sustentável – em 2006, a marca criou o Boti Recicla, maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil – são cerca de 4 mil pontos espalhados em 1.750 municípios brasileiros. O Boti Recicla entrega ainda este ano 15 espaços educacionais sustentáveis construídos a partir das embalagens arrecadadas. Em 2020, deu vida a um projeto inédito, transformando resíduos plásticos em uma Pop Up Sustentável no Parque Ibirapuera, e em mais oito lojas sustentáveis espalhadas pelo Brasil – o plano de abertura ainda prevê, aproximadamente, 17 lojas no mesmo formato para 2021. 


Reafirmando o compromisso, o Boticário recém colocou no ar o Planeta de Plástico, uma experiência virtual que mostra cenários tomados por lixo e ao final da apresentação ainda é possível calcular a quantidade de resíduo produzida na casa de cada usuário. A Campanha segue com o lançamento do filme publicitário que aciona a todos para serem coautores desta transformação.


Cresce o número de vendas de veículos eletrificados no Brasil.

De janeiro a julho de 2021 foram vendidos no Brasil, segundo dados levantados pela CARCON AUTOMOTIVE, 17.554 veículos leves eletrificados contra 9.263 no mesmo período em 2020. Esses dados mostram um crescimento nas vendas de 85% nesse segmento, enquanto as vendas totais de veículos leves tiveram um aumento total de 25%.

No gráfico abaixo vemos a participação de vendas dos veículos leves eletrificados ao longo dos últimos anos, comparadas às vendas totais e podemos notar um crescimento nessa participação bastante interessante, considerando-se a ausência de uma estratégia para o setor.



até julho 2021

A projeção da CARCON AUTOMOTIVE para o final de 2021 é de atingirmos 35.500 veículos eletrificados vendidos, ou um aumento de 88% sobre 2020. Ainda longe de muitos países que implementaram estratégias específicas para o incentivo da eletrificação veicular, notamos um aumento importante na tendencia. No gráfico abaixo vemos a distribuição por tipo de tecnologia:



até julho 2021

No gráfico seguinte vemos a distribuição das vendas por montadora, com predominância da Toyota, graças ao grande sucesso de vendas de seus modelos híbridos.

 



CARCON Automotive


O burnout no trabalho

 Efeitos do burnout em profissionais e como se reconectar com a vida profissional de maneira saudável

 

A síndrome do Super-homem ou da Mulher Maravilha. É assim que enxergo o Burnout. Trata-se de um transtorno que acomete a maioria das pessoas que tem um nível de exigência e perfeição acima da média.

As características mais comuns encontradas em quem sofre essa síndrome são: ter de provar o seu valor o tempo todo, dificuldade em se desligar do trabalho, dificuldades em relaxar e ter momentos de prazer e lazer, dificuldades em socializar, constante insatisfação consigo e com os outros (nunca está bom o bastante), fuga de problemas pessoais e situações mal resolvidas na vida, dificuldades em alinhar vida profissional e pessoal, mudanças repentinas de comportamento, humor inconstante, dificuldades em dizer não e assumir responsabilidades além do que cabe à pessoa, entrando muitas vezes em situações abusivas.

E assim, vivenciando esse ciclo, a pessoa chega em uma estafa física e mental, levando muitas vezes a realizar as coisas de forma automática, perdendo o prazer e conexão com a própria vida.

Se identificou? Muitas pessoas têm vivido algumas dessas situações, principalmente por conta da pandemia, uma vez que o olhar para a vida profissional exigiu ainda mais responsabilidade e organização com a migração para o home office, onde a vida pessoal está ali comandando também.

Para as mulheres, então, em que, neste período, dar conta de tudo é quase adjetivo, a síndrome fica ali à borda.

Para evitar o desgaste extremo, é muito importante ter momentos de conexão consigo mesmo, tirar alguns minutos para olhar para si, seja por meio de uma atividade física, meditação, yoga, alimentação saudável, terapias ou conexão espiritual. O simplesmente parar e relaxar, ainda que seja difícil, já leva a outro espaço de conexão, reorganização mental, priorização de valores que fazem sentido.

Esse comprometimento com o corpo, mente e espírito deve ser diário e leva à desconexão dessa matrix de trabalho e corporativa, que muitas vezes cria dissociação da realidade e da vida.

É muito importante também que práticas de bem-estar sejam adotadas pelo próprio ambiente corporativo a fim de evitar que a síndrome de burnout  acometa os colaboradores.

Por mais que exista a autorresponsabilidade, acredito ser importante a cooperação da empresa a fim de evitar o aumento de absenteísmo e alta rotatividade, mantendo assim os níveis de produtividade e satisfação.

Para quem sofre da síndrome, o mais importante é mudar as lentes, começar a se colocar em primeiro lugar, percebendo e acolhendo as imperfeições. Além disso, criar um novo mindset de que está tudo bem não dar conta de tudo e não ser o melhor em tudo, revisitando as definições de sucesso que tem para si.

A proposta é destruir modelos e padrões que levam a pilotos automáticos exaustivos e irreais, abrindo espaços para novas possibilidades de vida que nem haviam sido cogitadas por conta da procrastinação da própria vida, em se deixar para depois.

Identificando as crenças e o que vem causando as emoções negativas e estresse, de forma a trabalhar e mudar o que não está contribuindo para uma vida mais plena e realizada.

Nem sempre será possível realizar essas mudanças sozinho, então recomendo a ajuda profissional de psicólogos, terapeutas, psiquiatras, coaching ou mentoring a fim de criar esse novo mindset e estilo de vida mais saudável.

 


Daniele Costa - A especialista em gestão de pessoas é mentora, palestrante e facilitadora em desenvolvimento integral humano.  Também é idealizadora da Plataforma da Vida, um portal de conteúdo e serviços voltados para autoconhecimento e gestão emocional. Formada em letras, passou pelo serviço público de Brasília e atuou 13 anos como bancária, nove deles como gestora. Durante os anos de banco, coordenou trabalhos que exigiam empatia e a presença do outro, o que a fez expandir características como a facilidade com a escrita e o interesse em relacionamento humano. Ainda em seus anos corporativos, se aprofundou na área de gestão de pessoas com cursos dentro e fora do país, conhecendo a ferramenta Access Consciousness, entre outras. Além do portal, Daniele também criou o coletivo Brasilinas, que em um ano de existência desenvolveu, entre outras ações, a capacitação profissional de diversas mulheres em situação de vulnerabilidade social, trabalhando também a autoestima e incentivando a independência dessas mulheres.

https://plataformadavida.com/

Instagram: @plataformada.vida e @dani.costa.oficial


OAB e a cultura do advogado fracassado

O Brasil deve ultrapassar a marca de 2 milhões de advogados até 2023. A tendência é apontada pela crescente do número de advogados no país que ingressa no mercado a cada ano. Atualmente o país conta com 1.237.932 profissionais inscritos nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em uma comparação simples, podemos dizer que há um advogado para cada 170 habitantes, uma vez que a população brasileira ultrapassou os 210 milhões de habitantes em 2019.

Compete a Ordem dos Advogados fiscalizar a classe, verificando a qualidade na prestação dos serviços advocatícios, bem como selecionar os bacharéis em direito que estão aptos a requisitarem inscrição nos quadros da OAB, através do Exame de Ordem. Essa atribuição fica a encargo do Conselho Federal com a ajuda do Conselho Seccional, como exposto no art. 58, VI do Estatuto da OAB. 

Também é dever do Conselho Federal da Ordem dos Advogados batalhar pelos interesses dos advogados em todo território nacional, lutar por melhorias na advocacia, fazer com que sejam respeitadas as prerrogativas profissionais e, acima de todos esses direitos, está a luta pela ética profissional.

 

Além do anteriormente mencionado, também é competência do Conselho Federal editar e alterar o Regulamento Geral, o Código de Ética e Disciplina, e os provimentos que julgar necessários; assegurar o regular funcionamento dos Conselhos Seccionais, neles intervindo quando constatar grave violação do Estatuto ou de seu Regulamento. 

Usando dessa atribuição, o Conselho Federal da OAB decidiu regulamentar a “ostentação” nas redes sociais por parte de advogados e advogadas. 

No provimento 205/2021, publicado pela OAB, no parágrafo único do artigo 6º: “Fica vedada em qualquer publicidade a ostentação de bens relativos ao exercício ou não da profissão, como uso de veículos, viagens, hospedagens e bens de consumo, bem como a menção à promessa de resultados ou a utilização de casos concretos para oferta de atuação profissional”. 

Primeiramente, fica claro que o Conselho Federal na presente norma interfere claramente na vida privada dos advogados, extrapolando sua finalidade. Os legisladores ao redigirem o artigo supra mencionado não respeitaram as regras de proporcionalidade através de uma intervenção excessiva, ferindo a liberdade individual do profissional como indivíduo. 

Uma intervenção à liberdade só deve ser admitida quando além de necessária, não há outra solução melhor. Novas leis devem seguir estritamente a regra de adequação ao fim a que se destina, da necessidade e da proporcionalidade em sentido estrito (os problemas concretos a serem resolvidos devem servir de norte para que se delibere para a intervenção menos gravosa na esfera de direitos, especialmente em casos de aparente colisão entre direitos fundamentais, como a liberdade individual e a segurança coletiva). 

Além disso, causa estranheza o fato do Conselho Federal se preocupar com carros, viagens e bens de consumos, quando a média de rendimento da classe dos advogados brasileiros é de R$ 2.991,80. 

Talvez não se preocupe por achar que a grande solução para o problema é o reajuste anual das tabelas de honorários dos Estados, onde a média dos serviços jurídicos é acima de R$ 6 mil, um valor que exclui mais de 80% cento da população brasileira do acesso a estes serviços e faça com que advogados acabem prestando serviços em troca de valores irrisórios, para garantir o mínimo de dignidade no exercício da profissão.

No mais, o que é tratado como ostentação pelo Conselho Federal serve como referência para os escritórios adotarem as práticas de benchmarking, que consiste na linguagem empresarial, na pesquisa e conhecimento profundo de quem são os concorrentes do setor e como eles trabalham.

 

A valorização do sucesso deve ser estimulada, principalmente para que sirva de motivação para os jovens advogados que estão entrando em um mercado saturado onde, ante o crescimento exponencial do número de profissionais que tem como consequência a baixa remuneração e a desvalorização da classe, o fracasso já é a regra.

 


Jorge Calazans - advogado especialista na área criminal, conselheiro estadual da Anacrim e sócio do escritório Calazans & Vieira Dias Advogados, com atuação na defesa de vítimas de fraudes financeiras.


Ativos reais x Ativos financeiros: qual a diferença?

No mercado de investimentos é muito comum se falar em ativos, mas para aqueles que estão iniciando a sua jornada no mercado financeiro, o termo pode causar confusão. Ativo é tudo aquilo que possui um valor comercial ou bem, e pode ser negociado entre as pessoas, como imóveis, títulos do tesouro e ações. No entanto, entre eles, há o ativo real e o ativo financeiro.  

Para entender melhor, Cadu Guerra, CEO do Allugator, maior plataforma de assinatura de eletrônicos da América Latina, explica e elenca algumas diferenças entre eles. Confira:

 

Relação com a economia

 

Os ativos reais estão presentes no cotidiano das pessoas. Trata-se de bens físicos e estão diretamente ligados à economia real, ou seja, trazem retornos diretos para a sociedade porque estão relacionados com a sua capacidade produtiva. Por exemplo, ao construir uma loja, o investidor estará investindo em um ativo real que trará retornos para ele e para a sociedade, já que o local vai gerar empregos para a população, causando impactos diretos na economia. Como outros exemplos, temos imóveis, obras de arte, carros, equipamentos e maquinários, eletrônicos, entre outros.  

Já os ativos financeiros não têm presença física. Eles são representados por documentos, por isso, é intangível. Não é um bem, nem uma mercadoria, é um título ou contrato que é negociado no mercado financeiro, como moedas, ações, títulos públicos e mais. Eles são adquiridos por meio de negociações, contratos e atividades de compra e venda, e estão representados por papéis, que podem ser públicos ou privados. Diferente do ativo real, o título não tem um uso direto para a sociedade e sim os impactos que o investimento no título geram. 

 

Liquidez

 

Os ativos financeiros possuem liquidez relativamente alta, permitindo que o resgate do valor seja feito na grande parte dos casos de forma rápida, ao contrário do ativo real, que pode demorar meses para ser resgatado. Veja só: um investidor pode vender uma ação no mesmo dia na bolsa de valores; já a venda de uma casa, por exemplo, pode levar meses, o que caracteriza os ativos reais com baixa liquidez. 

 

Rentabilidade

 

Quando se fala em rentabilidade, curiosamente, os ativos reais apresentam em alguns casos melhores condições que os financeiros, uma vez que eles não sofrem tanto com os impactos da inflação. Em geral, quando uma moeda sofre com depreciação, os imóveis, por exemplo, se valorizam. Por isso, os ativos reais chamam a atenção daqueles que desejam diversificar o portfólio de investimentos e querem segurança. Mas é importante falar que tanto em ativos reais quanto em ativos financeiros, você pode ter ótimas condições para investir, o que pode te direcionar para o mais adequado é seu perfil de risco.

 

Por fim, entender as diferenças entre ativo real e o ativo financeiro permite que o investidor compreenda melhor os seus investimentos e possa realizar aplicações de forma assertiva com os seus objetivos, criando um portfólio diversificado com ativos diferentes.


Como evitar a estagnação empresarial?

Já pensou no porquê de algumas pessoas continuarem a avançar pessoal e profissionalmente, enquanto outros permanecem estagnadas?  Com o passar dos anos, muitas pessoas e negócios não mudam em absolutamente nada, os mesmos erros e dificuldades permanecem.  Eles simplesmente pararam no tempo e não evoluem. Isso ocorre por uma razão muito específica: falta visão de futuro e objetivos.

Por não desenvolverem esse senso de direção pessoal, caem em um estado de piloto automático, alienação ou letargia. Do outro lado, caso tivessem esse senso de direção pessoal desenvolvido, essas pessoas estariam engajadas e motivadas a desenvolver competências que os permitissem atingir objetivos.

Você consegue perceber a diferença? Aqueles que avançam estão constantemente desenvolvendo competências em direção aos seus objetivos. Os que estagnam não têm senso de direção e caem na alienação.

Dito isto, pergunto novamente: como evitar a estagnação empresarial?

A estagnação pode ser evitada ao aplicar quatro princípios, que se implementados de maneira sistemática, ajudam as pessoas a progredirem:

  • Definir

Definir está relacionado a refletir sobre a direção. Isso se traduz em objetivos pessoais e profissionais definidos e uma visão de futuro muito clara.

  • Resumir

Resumir significa eliminar tudo o que não é essencial. Exemplos:  atividades corriqueiras, relacionamentos que talvez só atrapalhem, informações inúteis, processos ineficazes.

  • Potencializar

Potencializar é exatamente colocar foco absoluto em tudo aquilo que realmente gera valor a você a ao seu negócio

  • Propagar

Propagar é transmitir conhecimentos e habilidades, criar multiplicadores na equipe, em outras palavras, liderar.

 

Para facilitar ainda mais sua aplicação, apresento uma forma de colocar os princípios em prática e, assim, mudar sua vida para melhor:

  1. defina com o máximo de clareza seu objetivo profissional;
  2. liste todas as atividades que você faz regularmente durante a semana;
  3. resuma, ou seja, elimine todas aquelas que não te ajudam diretamente na obtenção do seu objetivo ou não geram um valor real a você e para seu negócio;
  4. potencialize, coloque foco absoluto, em todas as atividades que geram valor real a você e para seu negócio;
  5. entenda quais são as competências que você precisa desenvolver para atingir seu objetivo e maximizar ações;
  6. propague conhecimentos, treine e delegue poderes à sua equipe para que você possa focar naquilo que gera mais valor ao seu negócio.

Mesmo após anos trabalhando como coach de negócios, sempre fico impressionado com o impacto que um raciocínio, simples como esse, pode trazer a uma pessoa ou empresa.

Convido você, então, a definir, resumir, potencializar e propagar atividades em sua vida pessoal e profissional.

Ao fazer isso, você poderá não somente evitar a estagnação, como também promover o seu crescimento pessoal e profissional de forma continuada.

 

Valdez Monterazo - associado sênior na Sociedade Brasileira de Coaching, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas.  https://valdezmonterazo.com.br


Ações da Campanha Setembro Amarelo acontecem nas estações Brás e Luz da CPTM

De 23 a 25/09, voluntários da Irmandade de Neuróticos Anônimos vão dar orientação e informações em favor da vida e sobre saúde mental

Para alertar sobre os riscos de doenças relacionadas a transtornos mentais, as estações Brás e Luz da CPTM promovem ações em alusão à Campanha Setembro Amarelo, criada para conscientização e prevenção ao suicídio. De 23 a 25 de setembro, os voluntários da Irmandade de Neuróticos Anônimos vão prestar atendimento em dois horários, das 10h às 12h e das 17h às 19h.

A proposta da iniciativa é oferecer orientação e acolhimento às pessoas que passarem pelas estações e estiverem dispostas a receber apoio. "Hoje há muitas pessoas que sofrem de depressão, pânico, e ansiedade e, na maioria dos casos, não sabe lidar ou identificar essas emoções. Os grupos de apoio são importantes para ajudar as pessoas com esses transtornos a ter qualidade de vida", explica Nelson Oliveiro Fernandes Junior, coordenador e voluntário do grupo Neuróticos Anônimos.

Durante a ação, a equipe de voluntários estará identificada e toda a abordagem será feita de forma individual, com apoio de material didático para esclarecer dúvidas sobre saúde mental, depressão, ansiedade e outras questão relacionadas à prevenção ao suicídio. Além disso, serão informados os locais das reuniões de apoio para as pessoas interessadas em participar.


Serviço:

Campanha Setembro Amarelo nas Estações Brás e Luz da CPTM

Data: 23, 24 e 25 de setembro

Horário: das 10h às 12h e das 17h às 19h

Estação Brás: área paga (local do antigo Acessa SP)

Estação Luz: área paga (recuo da lateral do elevador no saguão 1) 


Médicos e Defesa do Consumidor se unem para impedir redução da cobertura aos pacientes de planos de saúde

 

Caso está em julgamento neste momento.  2ª. Seção de Direito Privado do Superior Tribunal de Justiça é o fiel para garantir direitos de usuários

 

 

A Associação Médica Brasileira (AMB), a Associação Paulista de Medicina (APM), sociedades de especialidades médicas e órgãos de defesa do consumidor somam oficialmente as forças para uma contenda por assistência digna aos brasileiros. Em reunião conjunta, por consenso, foi pactuada a união em defesa de um rol de procedimentos amplo na saúde suplementar. A meta é fazer frente a tentativas recorrentes, em distintas instâncias, de reduzir a cobertura dos pacientes de planos de saúde.

 

“Isso é inadmissível”, pontua César Fernandes, presidente da AMB. “Já o seria em situação normal. Pior agora que atravessamos uma crise sanitária sem precedentes, com pessoas em difícil situação econômica, entre outros problemas. Se for para mexer em algo, tem de ser para ampliar direitos e coberturas”

 

A AMB tem se dedicado exaustivamente ao tema. Daí ter participado de reunião conjunta, dia 21, a convite da APM, para uma ação coesa.  Fundamental registrar que o posicionamento comum de todas as instituições é resposta a um cerco que aos poucos se fecha contra os direitos dos pacientes e igualmente contrário à autonomia dos médicos de prescreverem os procedimentos que julgam mais efetivos aos tratamentos.

 

Bastidores da política

 

Recentemente, por exemplo, inúmeras surgiram propostas em Brasília de mudanças da Lei 9656. Entre elas, buscam criar uma denominada Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos na Saúde Suplementar, com um grave erro de origem: deixando de fora justamente a Associação Médica Brasileira, que é guarda-chuva das sociedades de especialidades médicas reconhecidas no país e geradoras do nosso melhor conhecimento científico.

 

Risco de retrocesso na Justiça

 

Outra preocupação enorme diz respeito a questões no âmbito do judiciário. Em 16 de setembro, a 2ª. Seção de Direito Privado do Superior Tribunal de Justiça, em continuação ao julgamento dos Embargos de Divergência no Recurso Especial nº 1886929/SP, iniciou votação sobre a taxatividade do rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Inclusive, já houve um voto a favor dessa tese, do ministro-relator Luis Felipe Salomão, com ressalva.

 

Médicos e a defesa do consumidor alertam para eventual retrocesso, caso a 2ª. Seção forme maioria pela taxatividade.

 

Foi com o intuito de reverter esse quadro sombrio que, na reunião de ontem, 21, entidades selaram a união entre elas e já adotaram estratégias a serem colocadas em prática a partir de hoje, 22 de setembro, para salvaguardar os direitos de pacientes e a liberdade de escolha médica, conforme acentua José Fernando Macedo, diretor da AMB.  

 

O diretor de Defesa Profissional da APM, Marun David Cury, ressalta que, a taxatividade significa o fim do rol mínimo a ser coberto. Tudo o que ficar de fora de eventual lista taxativa de procedimentos poderá ser cobrado por fora pelos planos de saúde aos seus usuários:

 

“As operadoras devem entender que a Medicina não é uma ciência exata; as pessoas não são carros nem seguros de carros, em que só deve ser cumprido o que está escrito no manual”, compara. “É injusto e indigno penalizar cerca de 50 milhões de pacientes de planos de saúde visando apenas uma lucratividade cada vez mais alta das empresas.”

 

Jurisprudência

 

A advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Marina Paullelli, contextualiza que o STJ sempre foi um local de garantia de direitos para os usuários de planos de saúde, apresentando jurisprudência bastante ampla com a admissão de cobertura além rol em caso de prescrição médica. O problema é que esse entendimento mudou abruptamente em 2019.

 

“A partir de então, começou uma divergência no próprio STJ sobre o entendimento da cobertura na Saúde. De lá para cá, o STJ tem apresentado decisões diferentes. A Terceira Turma continua decidindo a favor dos consumidores. No entanto, em 16 de setembro, começou julgamento de outro recurso relatado pelo ministro Salomão, que deu parecer favorável à visão dos planos. Agora, caberá aos demais ministros indicar seus entendimentos”, afirma Marina.

 

Esse julgamento foi suspenso após pedido de vista da ministra Nancy Andrighi, uma das principais defensoras de que o rol deve ser mínimo, exemplificativo, ou seja, que as operadoras podem sim cobrir procedimentos não listados pela ANS.

 

Por tudo isso, o Idec reforça a necessidade de atuação conjunta das entidades representativas da Saúde e dos consumidores para levar a conhecimento da Justiça a importância da sentença para a assistência de qualidade e de abrangência.

 

Na mesma linha, a advogada da Associação Médica Brasileira (AMB), Karina Grou, se manifesta:

 

 “A iniciativa de um manifesto nacional das entidades médicas é de extrema relevância e urgência. É essencial informar à sociedade os riscos que correm 50 milhões de brasileiros. Esse julgamento é só a ponta do iceberg de um movimento que pode levar a gravíssimo retrocesso”.

 

“Julgamos inaceitável a criação de planos com coberturas subsegmentadas, sob risco de retornarmos ao faroeste do passado, regido pela vantagem excessiva, o contrato abusivo, incompatível com a boa-fé e com a razão de ser dos planos de saúde” conclui César Eduardo Fernandes, presidente da AMB.

 

Como empresas podem poupar energia em meio à crise hídrica

Enfrentar uma crise hídrica em meio a uma recuperação econômica pós-pandemia é um grande desafio para as empresas. O governo aumentou pela terceira vez consecutiva as tarifas de energia para todo o país e, desta vez, cerca de mais 6,78%, alcançando R$ 17 a cada 100 kWh (quilowatt hora), o que implicará aumento prático de 17 centavos por kWh.

Ainda hoje, muitos sistemas de climatização de grandes estruturas, como edifícios comerciais, hospitais, shoppings e afins, são efetuados por ar-condicionado com instalações, muitas vezes antigas ou sem meios eficientes de manutenção e operação. A maioria dessas máquinas ainda usa a água como meio de dissipação do calor, chegando a gastar 80% da água de todo o condomínio para fazer a troca de calor necessária para manter a temperatura menor.

Felizmente já existe tecnologia capaz de reduzir o consumo de água e energia em até 50%, além de aumentar tanto a eficiência quanto o tempo de vida útil dos equipamentos de climatização. Para a redução do consumo água, a solução inteligente atua em três pilares:

  1. faz a medição online do consumo de água de torneiras e chuveiros e determina pontos de fuga;
  1. controla a vazão de água para que seja agradável aos usuários e efetivo em relação ao uso, controlando a pressão de água;
  1. utiliza sistema de ar-condicionado com mais inteligência, reduzindo o consumo com água.

Já em relação à redução do consumo de energia, os sistemas inteligentes de ar-condicionado podem atuar nas seguintes frentes:

  1. reduz o consumo de ar-condicionado em áreas não produtivas, mapeando pontos de fuga, como frestas de portas e janelas, evitando circulação de ar externo;
  1. identifica baixa produtividade do aparelho por sujeira, obstrução ou defeitos técnicos. É comum encontrar crostas e entupimento na parte de trás da serpentina e isso reduz a eficiência da máquina, gerando até 30% a mais de gasto com energia. O mau cheiro é um dos sintomas mais comuns de identificação de sujeira. Outro fator é a má regulagem, que pode fazer o equipamento gastar energia e entregar pouco desempenho, elevando em até 40% o consumo;
  1. elimina desperdício ligando apenas as máquinas suficientes para gerar temperatura adequada no ambiente. Muitas vezes, o sistema é projetado para funcionar considerando temperaturas extremas com a maior quantidade de pessoas. Isso gera gastos enormes e diminui a vida útil do aparelho. O ideal é usar um sistema inteligente que controla esse conforto térmico de acordo com a temperatura externa e a quantidade de pessoas, determinando a configuração de temperatura ambiente de acordo com cada tipo de negócio automaticamente;
  1. controla renovação de ar principalmente nesse momento da contaminação pela variante Delta do coronavírus, com taxa de transmissão maior. O sistema consegue projetar o funcionamento das máquinas inteligentes de acordo com a medição de CO2, temperatura e umidade do ar, baseado na quantidade de pessoas no ambiente e na condição externa do clima. Isso pode gerar até 25% de otimização.

Também é importante substituir máquinas antigas por novas para aumentar a eficiência térmica com menos potência, gerando ainda mais economia. Por exemplo, uma máquina inverter faz a modulação automática de ar, potencializando a troca de calor e pode ser interligada a sistema inteligente para gestão e eficiência ligando apenas quantidade de máquinas necessárias, garantindo temperatura com menor custo de energia.

Portanto, o sistema inteligente de ar aliado a alguns cuidados básicos são essenciais para o momento atual e imprescindíveis nos próximos anos.

 

Leandro Solarenco - engenheiro, especialista em projetos e master coach, CEO da Vetor Frio & Clima, empresa especializada em ar condicionado para negócios, oferendo projetos, instalação e manutenção, as levando do nível Start ao Premium, e da ProHound, startup focada em manutenção 4.0 ao oferecer automação para redução de consumo de energia, gestão em tempo real de operações, manutenção automática, controle de qualidade de ar e monitoramento de temperatura e umidade neste mesmo segmento.


Poupatempo alerta: agendamento para atendimento presencial é pessoal e gratuito

 Para ser atendido nos postos do Poupatempo, cidadão deve marcar data e horário pelos canais oficiais do programa 

 

Atendendo de forma presencial apenas os serviços que não estão disponíveis nas plataformas digitais, o Poupatempo alerta os usuários para que acessem somente os canais oficiais do programa – o portal (www.poupatempo.sp.gov.br), totens de autoatendimento e o aplicativo Poupatempo Digital - para obter informações e agendar serviços nos postos.   

De acordo com o diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo, Murilo Macedo, existem sites que exigem, de forma irregular, pagamento para agendar atendimento. “O cidadão precisa estar atento para não cair em golpes, como é o caso de sites que cobram taxas indevidas para marcar data e horário no Poupatempo. O agendamento, totalmente gratuito, é importante para a retomada segura dos serviços prestados pelo programa em todo o Estado”, destaca Macedo.   


Importante destacar que o atendimento presencial nas unidades é feito somente com agendamento e são realizados apenas serviços em que a presença do cidadão seja indispensável, como é o caso do RG (primeira via e renovação com alteração de dados), além de serviços do órgão estadual de trânsito, como transferência interestadual e mudança na característica de veículo, por exemplo. Todos os 85 postos seguem protocolos sanitários e de segurança contra a Covid-19, como a obrigatoriedade do uso de máscara e manutenção do distanciamento social.  

As demais opções, como renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, Carteira de vacinação digital da Covid-19, entre outros, estão disponíveis nos canais digitais. São mais de 150 serviços online que podem ser feitos com segurança, autonomia e comodidade, 24 horas por dia. 


Agendamento
 

O agendamento no Poupatempo é grátis, pessoal e intransferível, e pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.  

Outros canais para agendamento são o atendente virtual Poupinha, disponível no canto inferior direito da tela do portal do Poupatempo, e os totens de autoatendimento. 

Em caso de dúvidas, os usuários também podem entrar em contato com o Poupatempo pelo Fale Conosco, no portal e aplicativo, e ainda pelo telefone, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana: de telefone fixo, pelos números (11) 4135-9700 (Capital e Grande São Paulo) ou 0300 847 1998 (demais municípios do estado de SP). Nas ligações de celular, o telefone é o (11) 4135-9700 (todos os municípios do estado de SP). 

 

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