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domingo, 11 de outubro de 2020

Confira a programação completa da 2ª edição do Congresso Brasileiro de Prevenção à Violência Sexual Infanto-juvenil

Divulgação

 


Debater sobre o papel das instituições para a prevenção da violência sexual infanto-juvenil é o objetivo do evento, que acontece nos dias 14 e 15 de outubro, das 15 às 21h, 100% digital
 


Educar como forma de prevenir. Esta é uma das missões do  Futuro Brilhante, projeto voluntário responsável pela realização do II Congresso Brasileiro de Prevenção à Violência Sexual Infanto-juvenil, que reunirá profissionais de diversas áreas, como psicologia, serviço social, terapia ocupacional, pedagogia, direito, engenharia de produção e educação física para palestrarem sobre a temática, com objetivo de discutir o papel das instituições nessa prevenção tão importante.  

O Congresso tem como público-alvo pessoas interessadas no tema e que buscam informações relevantes sobre a causa para a prevenção e combate que serão debatidas, independentemente de formação acadêmica e área de trabalho, além de profissionais de escolas, universidades, organizações dos sistemas de segurança.  O evento acontece nos dias 14 e 15 de outubro, das 15 às 21h e em formato 100% on-line transmitido para todo o Brasil, possibilitando que participantes de outros estados possam ter acesso ao conteúdo do congresso, assim como em sua primeira edição, que alcançou pessoas de 20 estados e de 54 cidades diferentes.

 

Confira a programação completa:

 

14/10/2020 | Quarta-feira

 

15h às 16h

Nome: Samara Siqueira

Currículo: Autora da obra “Abusada – relatos de abusos sexuais e superação”.

Criadora do perfil @abussassc – rede de apoio para vítimas de abusos sexuais.

Estudante de educação física.

Título: A função da família na prevenção à violência sexual infantil.

 


16h às 17h

Nome: Thalita Padovan

Currículo: Especialista em Saúde Mental (HCFMRP-USP). Analista em Psicossomática (Instituto Távola). Mestre em Ciências pela Enfermagem Psiquiátrica (EERP-USP). Terapeuta Ocupacional no Centro Dia 100 limite em Ribeirão Preto- SP. Atua também em consultório particular, atendimento domiciliar e acompanhamento terapêutico. Linha de pesquisa: Impacto do estresse precoce no desempenho ocupacional.

Título: Prevenção ao abuso infantil no centro dia: olhar da terapia ocupacional.

 

 

17h às 18h

Nome: Thiago Domingues

Currículo: Especialista em comunicação digital no mercado de videogames. Jornalista formado na PUC/SP e pós-graduado em marketing digital na ESPM. Possui 10 anos de experiência trabalhando com grandes marcas de games e esportes.

Título: Videogames: a atuação das empresas no combate à violência sexual infantil e monitoramento dos jogos on-line.

 


18h às 19h

Nome: Márcio de Oliveira

Currículo: Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela UEM. Atualmente Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM. Pesquisador do NUDISEX (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual).

Título: Violência sexual contra crianças e adolescentes e o papel da educação escolar.

 

 

19h às 20h

Nome: Paola Belluci

Currículo: Idealizadora e coordenadora da campanha musical “Ninguém Mexe Comigo” que enfrenta o abuso sexual infantojuvenil para o meio da informação lúdica e artística.
Designer, especialista em inovação. Mestranda em Estudos Internacionais para a Paz na Universidade de Soka em Tokyo, Japão. Trabalha com processos criativos para solução de problemas humanitários, especialmente conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Título: O poder das conexões no enfrentamento ao abuso sexual infantojuvenil.

 

 

20h às 21h

Nome: Cátula Pelisoli

Currículo: Psicóloga Judiciária (TJ RS). Mestre e Doutora em Psicologia (UFRGS). Pós Doutorado em Psicologia (UFRGS). Supervisora do curso de formação de entrevistadores forenses do TJ RS. Coautora do livro Violência sexual contra crianças e adolescentes: Testemunho e avaliação psicológica (Editora Vetor, 2019). Produtora de conteúdo do Canal Proteja.

Título: O papel da universidade na prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes

 

 

15/10/2020 | Quinta-feira

 

15h às 16h

Nome: Sônia Bonfanti

Currículo: Assistente Social, especialista em Violência Doméstica Contra Criança e Adolescente, ex-Conselheira Tutelar, ex-Conselheira Municipal de Direito da Criança e do Adolescente em Campinas/SP.

Título: O CREAS e seus serviços dentro do SUAS.

 

 

16h às 17h

Nome: Maxwell Jesus Moreira Barros

Currículo: Administrador de Empresas;

Título: O papel das instituições religiosas na prevenção à exploração sexual infantil.

 


17h às 18h

Nome: Emilene Oliveira Araújo

Currículo: Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela PUC/SP, especialização em gestão de organizações do terceiro setor e atualmente é Gerente de Projetos Sociais da SBB.

Título: A SBB na defesa contra a violência sexual de crianças e adolescentes.

 

 

18h às 19h

Nome: Kátia Dantas

Currículo: Diretora de Políticas Públicas e Programas para América Latina e Caribe do Internacional Centre for Missing and Exploited Children (ICMEC).

Título: – ICMEC + criação dos sistemas escolares internos para resposta ao abuso infantil.

 

 

19h às 20h

Nome: Isabelly Brasil

Currículo: Terapeuta Ocupacional graduada pela UEPA. Mestranda em Cultura e Territorialidades pela UFF/RJ. Pós-graduanda em Saúde Mental. Atua como Terapeuta Ocupacional Psiquiátrica. Ativista Social do Movimento Negro e pela Luta Antimanicomial. Experiências e pesquisas voltadas à Terapia Ocupacional Social, Saúde Mental, Desenvolvimento Infantil, Saúde da População Negra e Culturas.

Título: A atuação dos Pontos de Cultura e o enfrentamento à objetificação dos corpos negros infanto-juvenis.

 

 

20h às 21h

Nome: Andreia Stanger

Currículo: Perita Criminal da Polícia Federal em Crimes Cibernéticos.

Graduada em Informática e Administração, especialista em Marketing, Metodologia do Ensino, Formação Pedagógica, Administração Pública e Psicologia Sexual, mestre em Engenharia de Produção, mestre em Administração Pública com ênfase em Criminalísitca e doutora em Engenharia de Produção.

Professora de cursos de pós-graduação na área Forense, pesquisadora e tutora da Academia Nacional de Polícia.

Título: Polícia Federal: atuação e prevenção frente à violência sexual.

 

Para mais informações sobre a inscrição no Congresso, basta acessar este link: https://tinyurl.com/yyzuzetq ou entrar em contato pelo nosso canal de atendimento no WhatsApp (91) 99214-2537 e nas redes sociais como @futuro.brilhante.

 


Sobre o Projeto Futuro Brilhante     
Futuro Brilhante é um projeto voluntário que surgiu em 2014 para atender crianças
em situação de vulnerabilidade social e econômica da região da Vila Cruzeirinho, comunidade Guajará-Mirim, Baixo Acará/PA, com o fornecimento de kits escolares. A partir de 2018, em razão de estudos sobre os fatores que aumentam a vulnerabilidade de crianças e adolescentes, as ações do projeto foram direcionadas para a prevenção da violência sexual infanto-juvenil a partir da produção de materiais educativos como cartilhas, podcast, publicações nas redes sociais e ações de estímulo à educação infantil.

 

 

Dia das Crianças: proteção integral e a garantia de direitos são os melhores presentes

O Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância dos cuidados, em todas as instâncias, para garantir o desenvolvimento das novas gerações

 

12 de outubro é a data em que a infância é celebrada, e é importante que toda a sociedade tenha um olhar sensível para o cuidado, em todas as instâncias. Em 2020, com a pandemia e seus reflexos na vida diária, que provocou o afastamento das escolas e o isolamento social, torna-se ainda mais necessário trazer esse assunto para as prioridades do cotidiano.

Apesar de todas as dificuldades impostas pelo coronavírus, é importante garantir que as crianças tenham acesso à educação de qualidade em casa e possam contar com o apoio da família para o aprendizado. Mesmo estando em casa o tempo todo, reservar um período para brincar e ler para as crianças também é essencial, assim como manter as consultas ao pediatra e as vacinas e em dia. “A família é o suporte que a criança tem para que ela possa se desenvolver plenamente, é onde você começa a criar sua identidade como sujeito e como pessoa” ressalta Thelma Alves de Oliveira, assessora da direção do Hospital Pequeno Príncipe e ex-secretária de Estado da Criança e da Juventude.

Neste ano, também se comemorou o 30º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), importante instrumento de garantia de direitos. “É uma luta contínua. Direitos são conquistados, não dados, e precisamos trabalhar para que sejam mantidos. Estar escrito não significa que é praticado”, avalia a assessora.

Direitos fundamentais

Em sua trajetória centenária, o Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas. A instituição adota em sua missão o fortalecimento do núcleo familiar e reconhece o papel fundamental da família no cuidado e proteção das crianças, além de adotar uma prática de corresponsabilidade entre família, estado e sociedade sobre a proteção e cuidado.

O maior hospital pediátrico do país assegura os seguintes direitos fundamentais:

• Direito à educação

• Direito à cultura e ao lazer

• Direito à convivência familiar e comunitária

• Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade

• Programa de Atenção à Primeira Infância

• Campanha Pra Toda a Vida – com a capacitação de profissionais da saúde e da educação para reconhecimento dos sinais de abuso e agressões e para a denúncia dos casos de suspeita de violência; a orientação das próprias crianças sobre seus direitos e formas de autocuidado; e o incentivo à denúncia pelos diversos atores da sociedade.

Com o anuncio da fase verde, Museu das Ilusões foi o primeiro a abrir na capital no sábado (10) no Shopping Eldorado

A exposição chega pela primeira vez na Grande São Paulo e é a primeira a abrir depois da pandemia, marcando o retorno de eventos permitidos na fase verde, com os protocolos recomendados e público reduzido.

Você sabia que o seu cérebro pode ser enganado pelos seus próprios olhos? As ilusões óticas mostram que nossa mente tende a fazer suposições sobre o mundo e na busca de ajustar as imagens a partir de um sentido ou de informações pré-adquiridas, pode visualizar o que não é real. O que você pensa que vê, muitas vezes não é: a verdade!

Para explicar como isso acontece na prática, o Museu das Ilusões, único do gênero na América Latina, chega pela primeira vez em São Paulo no dia 10 de outubro, no Shopping Eldorado, que já tem tradição em ineditismo de eventos de qualidade. Desta vez, o ineditismo também será a retomada de exposições ao público depois do anúncio da fase verde pela Prefeitura de São Paulo e pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (9). É a primeira exposição a abrir na capital depois de 6 meses de fechamento das atividades culturais. A expectativa é que milhares de pessoas visitem o Museu ao longo dos próximos meses, já que a atividade marca a reabertura deste tipo de evento, cumprindo todos os protocolos recomendados pelos órgãos públicos.

Instalado em um espaço amplo, de aproximadamente 1.300 m² ao todo, a exposição conta com mais de 60 atrações com experiências divertidas e ilusões de ótica, que irão brincar com o cérebro e com a razão. Excelente para se divertir depois de tanto tempo de isolamento social e carência de descontração. Sabe aquela situação que causa na gente uma chacoalhada no cérebro para ver se realmente temos certeza do que vemos?! Essa é uma das sensações que o Museu das Ilusões provoca, além de muitos risos e desafios as nossas certezas.

“Sediar essa mostra é uma maneira de nos reencontrarmos presencialmente com nosso público, que pode visitar nossas instalações com toda a segurança e higienização. É uma maneira de oferecermos entretenimento exclusivo, inédito e de qualidade para todos os que desejarem viver essa experiência imperdível”, comenta Lilian Piva, gerente de Marketing do Shopping Eldorado.

Segundo Paulo Zimmermann, um dos curadores do Museu das Ilusões, a exposição foi preparada com todo cuidado durante o período de confinamento para poder abrir assim que fosse permitido.

Inspirado nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo, museus com temática similar são o maior sucesso na Europa e EUA, o Museu das Ilusões, inédito na América Latina, traz pela primeira vez a São Paulo, o maior acervo do mundo em ilusão ótica do mundo, com experiências divertidas, que intrigam o público e a lógica.

No formato itinerante, o museu foi lançando em julho de 2019, com um acervo bem mais enxuto, para depois percorrer as principais cidades do país. Além de entreter o público com momentos fora da realidade, de forma lúdica e interativa, o museu traz conhecimentos sobre ilusões visuais, mensagens subliminares e a relação entre tempo, espaço e consciência.

A atração é uma ótima pedida para a programação em família e amigos, com 10 ambientes diferentes, independentes, que atendem perfeitamente a uma circulação com distanciamento entre pessoas e demais cuidados recomendados pelo protocolo de reabertura das exposições e eventos na cidade de São Paulo. Com experiências exclusivas e com espaços instagramáveis, ambientes incríveis para fotografar e filmar e situações que parecem impossíveis.

Ilusões de ótica

As ilusões têm uma longa história, indo até os antigos gregos. Em 350 AC, Aristóteles observou que “nossos sentidos podem ser confiáveis, mas podem ser facilmente enganados”. A partir de um experimento simples, ele notou que, ao observamos uma cachoeira e desviar o olhar para rochas estáticas, as rochas parecerão se mover na direção oposta do fluxo de água, um efeito que agora chamamos de "efeitos posteriores do movimento".

O sistema visual humano pode ser dividido em duas partes: fisiológico e cognitivo. Não vemos o mundo apenas com nossos olhos, mas também com o cérebro, que é o responsável por captar as informações ao nosso redor e dar algum sentido a elas.

Uma escola de pensamento sugere que algumas ilusões destacam a maneira como o cérebro tenta constantemente e de forma rápida prever o que vai acontecer. Tentamos prever o futuro para compensar o pequeno atraso entre um evento e nossa percepção consciente dele. A luz dessas palavras que você está lendo tem que chegar ao seu olho, antes que um sinal viaje para o cérebro para ser processado - isso leva tempo, o que significa que o mundo que você percebe é ligeiramente no passado. Acredita-se que o cérebro pode fazer previsões sobre o ambiente ao seu redor para tentar perceber o presente.

Empreendedores

A curadoria do Museu das Ilusões é do físico e professor Julio Abdalla, curador da maior exposição científica itinerante do Brasil: ExperCiência e diretor de uma rede de escolas. Interessado em museus de ciências e o despertar do conhecimento através da forma lúdica e como estes espaços interagem, tem por hábito visitar museus do gênero em todo o mundo.

O projeto tem consultoria e desenvolvimento de Paulo Zimmermann, ex-executivo de Mídia, atualmente consultor e assessor de desenvolvimento de mercado e em projetos de entretenimento. Interessado em museus interativos e em entretenimento, também pesquisa e viaja em busca de experiências interessantes pelo país e exterior.

Foi da união do conhecimento destes dois especialistas que nasceu o projeto.

“Desde sempre fui apaixonado pela física e pela mente e sempre senti falta de oportunidades de vivência experimental aos estudantes do Brasil. Viajando por alguns museus de ciências pelo mundo, sempre questionei o porquê não oferecer experiências similares às pessoas de meu país: aí nasceu o Museu das Ilusões, que ficou incrível e agora para o Shopping Eldorado, já soma a maior coleção de ilusão de óptica do mundo” – diz Julio Abdalla.

“Conheci o Julio em uma instalação da ExperCiência, que se tornou a maior exposição itinerante de ciências do país. Foi amor à primeira vista, pela exposição e pela paixão que ele tinha pelo assunto. Juntos levamos a ExperCiência as principais cidades do país e há quase cinco anos iniciamos o projeto do Museu das Ilusões. Viajamos por vários museus dos EUA e Europa em busca de inspiração para o melhor acervo...a exposição do Shopping Eldorado está incrível, tenho certeza de que as pessoas vão se surpreender e se divertir” – diz Paulo Zimmermann.

Serviço:

Museu das Ilusões
Shopping Eldorado
 - Av. Rebouças, 3970 - Bairro Pinheiros, São Paulo/SP
Abertura - dia 10 de outubro, às 12h
3° Piso - Junto a Praça de Alimentação
Funcionamento de terça-feira a domingo, das 12h às 20h.

Valor dos Ingressos:

R$ 50,00 inteira e R$ 25,00 meia entrada.

Descontos promocionais para grupos e famílias com três pessoas ou mais:

- 3 pessoas – R$ 75,00
- 4 pessoas – R$ 100,00
- 5 pessoas – R$ 125,00
- 6 pessoas – R$ 150,00

Pontos de Venda:
Ingressos a venda no local ou pela Eventim: www.eventim.com.br

 

Informações:
Informações para escolas e excursões – Fechamento de grupos maiores de 20 pessoas: projetoescola@museudasilusoes.com.br ou pelo telefone (19) 99981-4198.

contato@museudasilusoes.com.br

www.facebook.com/museudasilusoes

www.museudasilusoes.com.br

                                                                      

O acervo:

Além das peças que iniciaram o projeto como o Poço do Infinito, Cadeira 3D, Sala dos Gigantes, Guarda Chuva, Casa Invertida, Seis de Mim, Juntos e Misturados, entre outras, para a instalação do Shopping Eldorado, foram construídas várias peças novas como o Vaso ou Faces, Duplo Cone, Espelhos de Transformação, entre outras novidades. O Museu das Ilusões também recebeu algumas obras de artistas plásticos como a peça “Emoções” do artista Pitu, de Minas Gerais; “Animais” e “Gandhi” do artista Robison da Silva; grafite de Tiago Ots e imagens 3D do cenógrafo Sandro Gomes.

Dia das Crianças

 


Brincar na natureza é essencial para o desenvolvimento das crianças

Pesquisas mostram que a falta de contato com ambientes naturais pode levar a problemas de saúde e aprendizado na infância e adolescência


Incentivar o contato com a natureza desde cedo é essencial para o melhor desenvolvimento das crianças. Pesquisas mostram que a falta de oportunidades de brincar e aprender junto aos ambientes naturais está relacionada a problemas como obesidade, baixo rendimento escolar, miopia, baixa autoestima e falta de equilíbrio e habilidade física. De acordo com um estudo da University College London, com alunos da rede primária, 79% das crianças que participaram de experimento ao ar livre relataram sentirem-se mais confiantes nelas mesmas. Além disso, cerca de 80% concordaram que o contato com a natureza os ajudava a ter uma relação melhor com professores e colegas.

“A pandemia do coronavírus impôs um nível de isolamento social nunca antes visto, afastando as pessoas da natureza. É essencial que essa conexão seja retomada, fortalecida e, no caso das crianças, estimulada desde cedo, por meio de atividades e brincadeiras”, explica a coordenadora de Comunicação e Engajamento da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Melissa Barbosa, reforçando a importância dessa conexão para que meninos e meninas também valorizem a natureza e compreendam a importância de protegê-la.

Em 2019, o Instituto Alana e a Sociedade Brasileira de Pediatria lançaram um manual com dicas de atividades para crianças, adolescentes, famílias, educadores e pediatras. “Apesar de o bom senso e a experiência na clínica pediátrica reconhecerem os benefícios que a criança e o adolescente obtêm através do brincar e das atividades de lazer e aprendizado ao ar livre, em contato com a natureza, o fato é que em contextos urbanos eles têm cada dia menos oportunidades de usufruir desse direito universal”, alerta a publicação, coordenada pela membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) e coordenadora do programa Criança e Natureza do Instituto Alana, Laís Fleury.

Entre as ações recomendadas pelo manual estão: estimular as crianças a explorar e conhecer seus bairros, fazer fora de casa as atividades que se costuma fazer dentro, organizar encontros e festas ao ar livre, cultivar plantas e hortas, dar preferências a destinos naturais durante as férias escolares e oferecer livros e revistas sobre natureza às crianças e adolescentes. “Os livros podem inspirar o amor e a curiosidade pela vida lá fora, ao ar livre. Exemplo: guias de campo sobre as aves e plantas, livros sobre aventuras na natureza e sobre sua beleza inspiradora”, diz a publicação.

“A literatura e demais manifestações artísticas também fazem parte do processo de construção de uma cultura voltada para o cuidado com a natureza e a biodiversidade”, diz Melissa. Ela destaca como exemplo a coleção “Meu Ambiente”, lançada digitalmente neste ano pela Fundação Grupo Boticário. Contendo nove livros paradidáticos – do primeiro ao último ano do ensino fundamental – e com referencial teórico, a coleção ajuda professores e alunos a trabalharem assuntos de maneira transversal com outras disciplinas.



Imagem: Neil Dodhia/Pixabay 

 

Fundação Grupo Boticário

 

Único museu de invenções da América Latina, em São Paulo, reabre para visitação

Retomada foi autorizada após capital paulista entrar na fase verde de flexibilização


Óculos para colocar colírio, máquina capaz de gelar garrafas em sete segundos, desodorante com aplicação simultânea nas axilas ou boné para tirar cisco do olho. Os objetos por demais curiosos só são algumas das mais de 500 peças expostas no acervo da Inventolândia, o primeiro museu de invenções da América Latina, situado no bairro de Perdizes, em São Paulo.

Inaugurado em 1996, o museu chegou a receber 2 mil visitantes por mês. Em março deste ano, com o início da pandemia de Covid-19, precisou fechar as portas. O contato com o público permaneceu através de transmissões via redes sociais. Depois de sete meses, a Inventolândia retomará o funcionamento presencial. A reabertura está prevista na fase verde de flexibilização da quarentena na cidade de São Paulo, que contempla, dente outras categorias, museus, cinemas e teatros culturais.

Para retomar o funcionamento, a Inventolândia elaborou um plano de retomada, a fim de garantir a segurança do público e dos colaboradores. Será preciso usar máscara de proteção durante toda a visita, além de respeitar as regras de distanciamento social. Haverá controle no número de visitantes e disponibilização de álcool em gel.

"O museu é uma fonte de informação sobre tecnologia. Não aquela de ponta, mas a tecnologia do dia a dia, que surge a partir de uma necessidade específica e de uma cabeça criativa. As novas gerações precisam ter contato com as invenções para entender que algumas ferramentas que mudaram a vida da sociedade só existem porque alguém as criou", conta Carlos Mazzei, presidente da Associação Nacional dos Inventores e responsável pelo museu.

Outro destaque do museu são as invenções criadas durante a pandemia de Covid-19, que facilitaram o acesso a serviços em diversas esferas. Um dos destaques é a máscara utilizada para a prática de exercícios físicos, que facilita a respiração dos atletas.

Depois de tanto tempo em confinamento, adultos e crianças voltaram a visitar o museu neste sábado. "Prometi este passeio aos meus filhos havia algum tempo. Foi importante fazer a visita, sobretudo porque entendemos que, embora a tecnologia seja essencial, ela só funciona porque é planejada, antes de tudo, por uma mente humana. É isso que estamos observando aqui. A visita é fascinante", conta o administrador Márcio Varela, pai de Júlia e João.


Serviço:
Inventolândia – Museu das Invenções
Rua Doutor Homem de Mello, 1.109, Perdizes, São Paulo. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Preço: R$ 15. Outras informações e agendamento para grupos: 11 3873-3211.

 

8 atividades para brincar com as crianças em casa

Mais de 60% das crianças que terminam o ensino fundamental  não consegue ler e escrever palavras bisilábicas, explica a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite.

 

Segundo Lidiane Leite, o grande problema da educação é que as crianças estão indo para o processo de alfabetização sem ter as habilidades necessárias. Muitas crianças estão sendo alfabetizadas, entretanto, não possuem consciência fonológica, vocabulário e nem fluência de leitura. Sem ter essas habilidades preditoras fica muito difícil alfabetizar. Por  isso é muito importante trabalhar os sons das palavras antes de apresentar as letras.  Sem contar que essas habilidades não são inatas elas precisam ser desenvolvidas. 

De acordo com a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite é na primeira infância que devemos estimular as funções executivas para se ter um raciocínio matemático. Sempre oriento as pessoas nos meus cursos e palestras que dos 3 anos até os 5 anos, precisamos estimular muito as funções executivas. A atenção sustentada e memória de trabalho são crucias para a criança ler, escrever e fazer cálculos.

Para Lidiane Leite, o grande problema é que as crianças estão sendo alfabetizadas cada vez mais cedo e as crianças estão brincando menos. As escolas estão cada vez mais cedo apresentando a letra bastão e cursiva e a maioria dessas crianças não tem um bom repertório motor.  Contudo, elas não possuem uma maturidade neuropsicomotora adequada para serem alfabetizadas.  As crianças precisam ter um bom tônus, um bom equilíbrio, lateralidade e uma orientação espacial e temporal. Sem ter essa base psicomotora a alfabetização não ocorre corretamente.

Para contribuir e ajudar os pais, a especialista Lidiane Leite recomenda 08 brincadeiras simples para fazer em casa e desenvolver as crianças.

 

01 -  Peça para a criança falar em 2 minutos o máximo de palavras que ela lembre. Depois peça para ela dizer o maior número de palavras com a letra F. E por fim, peça para a criança dizer em 2 minutos todas as frutas ou animais que ela lembrar.  

 

02 - Separe 5 objetos dentro da sua casa e pergunte para a criança qual o nome desses objetos. A criança precisa nomear o objeto e não responder para que esse objeto serve. Comece com os objetos que ela já conhece e utiliza para depois os objetos que ela nunca viu.

 

03 - Pegue vários potes diferentes com suas tampas e misture tudo dentro de um saco. Peça para a criança localizar a tampa certa de cada pote plástico e depois fechar. O ideal é que cada pote seja diferente na cor,  no tamanho e na forma. Lembrando sempre de lavar muito bem e higienizar os potes e tampas.

 

04 - Pegue uma figura de revista, ou um desenho da internet e recorte em 4 pedaços tornando assim um quebra-cabeça. Peça para a criança colocar em ordem as figuras para formar a imagem. Se você tiver um baralho que não usa mais, recorte algumas cartas em 4 pedaços e as misture. Peça para a criança montar as cartas como um quebra-cabeça.

 

05 - Diga para a criança repetir os números que você falar sem alterar a ordem. Exemplo 2 e 5. A criança repete 2 e 5. Depois você pede para ela repetir invertendo os números. Exemplo 9 e 1. A criança deverá dizer 1 e 9. Esse tipo de brincadeiras trabalha a memória de trabalho.  

 

06 - Peça para a criança ficar 10 segundos de pontinha de pé sem se mexer. Depois ficar como o saci por 10 segundos também sem se mexer e por fim ficar com os pés juntos e as mãos apoiadas nas costas, flexionar o tronco em ângulo reto e ficar parada por 10 segundos.  Essas posições ajudam muito a trabalhar o equilíbrio, um fator psicomotor muito importante.

 

07 - Pegar vários sapatos, chinelos e tênis em casa e misturar todos espalhando no chão.  Peça para a criança identificar os pares iguais. Depois de identificar  todos os pares dos calçados, a criança devera guardar. Mostre 3 sacos e peça para ela colocar em cada sacola um tipo de calçado. Ou seja, em um saco vai guardar os chinelos, o outro os tênis e por fim os sapatos.

 

08 - Diga 2 frases simples e curtas para a criança. De forma clara, nítida e sem intervalo. Depois de ouvir as duas frases a criança vai ter que repetir a última palavra de cada frase. Por exemplo: O cavalo é preto. O leite esta na geladeira. A criança vai ter que dizer preto e geladeira.

 

A Neuropiscopedagoga alerta que se tiver atraso na linguagem oral, os pais devem procurar um profissional para fazer uma avaliação com uma fonoaudióloga e até quem sabe um audiometria com o otorrino. 

 

 

Lidiane Leite - Jornalista, pedagoga e neuropsicopedagoga. Atualmente está cursando pós-graduação em psicomotricidade. Possui vários cursos de aperfeiçoamento na área da Educação e da Psicologia. Atualmente, faz avaliações e intervenções no seu consultório. Ministra palestras e cursos sobre educação e comportamento infantil. Escreve artigos e é autora do livro-caixinha "Cadê o Resultado?" publicado pela Editora Matrix. 

Site:lidianeleite.com.br - Youtube: Neurociencias com Lidiane Leite Instagram: @lidiane_neuropsicopedagoga 

 

sábado, 10 de outubro de 2020

Doces sabores: confira cinco deliciosas opções para o Dia da Sobremesa por Receitas Nestlé

Muita gente não sabe, mas no dia 9 de outubro se comemora o Dia Nacional da Sobremesa! E para deixar essa data ainda mais doce, Receitas Nestlé reuniu algumas opções clássicas e deliciosas para que todos possam comemorar a data da melhor maneira: se deliciando com sobremesas mais do que especiais. Confira: 



Pudim de Leite Moça
http://www.receitasnestle.com.br/receitas/pudim-de-leite-moca


INGREDIENTES:

 
Calda:


1 xícara (chá) de açúcar


Pudim:


1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
2 medidas (da lata) de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral
3 ovos


MODO DE PREPARO:

 
Calda:


Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado.
Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher.
Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar.
Forre com a calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.



Pudim:


Em um liquidificador, bata todos os ingredientes do pudim e despeje na forma reservada.
Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos.
Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.



DICAS:


- É essencial que o pudim seja preparado em banho-maria para que asse de forma lenta e controlada, para atingir a textura ideal.
- Para que o seu pudim não forme furinhos, verifique se a temperatura do forno está regulada conforme indicação da receita. Leve a forma ao forno na grade superior, longe da chama.

 

 

 

Torta de Limão
http://www.receitasnestle.com.br/receitas/torta-de-limao

INGREDIENTES:


Massa:


2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de manteiga
meia lata de Nestlé Creme de Leite
1 colher (chá) de fermento em pó


Recheio:


1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
6 colheres (sopa) de suco de limão
meia lata de Nestlé Creme de Leite
1 colher (sopa) de raspas da casca de limão


Merengue:


3 claras
meia xícara (chá) de açúcar


MODO DE PREPARO:

 
Massa:


Em um recipiente, peneire a farinha de trigo, faça uma cova no centro e coloque a manteiga, o NESTLÉ Creme de Leite e o fermento em pó.
Misture-os com as pontas dos dedos, até que a massa solte completamente das mãos. Deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira.
Em uma superfície limpa, polvilhada com farinha de trigo, abra a massa, forre uma forma de fundo removível (24 cm de diâmetro), fure o fundo com um garfo e asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Reserve.


Recheio:


Em um recipiente, misture bem o Leite MOÇA com o suco de limão. Incorpore o NESTLÉ Creme de Leite e as raspas de limão.
Recheie a massa já assada e leve à geladeira por cerca de 30 minutos, para firmar o recheio. Reserve.


Merengue:


Em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar.
Retire do fogo e em uma batedeira, bata por cerca de 5 minutos ou até dobrar de volume.
Desligue a batedeira, retire a torta da geladeira e cubra-a com o merengue.
Retorne a torta ao forno por cerca de 10 minutos, para dourar. Sirva gelada.


Congelamento:


Se desejar, congele a torta sem a cobertura de merengue. Conserve por até 3 meses em freezer ou duplex. Para descongelar, deixe a torta por cerca de 3 horas em geladeira. Cubra com o merengue e leve ao forno baixo (150°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos. Sirva.

 

 

Torta Holandesa
http://www.receitasnestle.com.br/receitas/torta-holandesa


INGREDIENTES:


Base:


1 pacote de Biscoito Nesfit® Leite e Mel 160g
meia xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
1 pacote de Biscoito Calipso Original


Recheio:


1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
3 gemas
1 medida (lata) de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
3 claras
4 colheres (sopa) de açúcar
1 caixinha de Creme de Leite Nestlé Caixinha


Cobertura:


150 g de Chocolate CLASSIC Meio Amargo picado
1 colher (sopa) de manteiga


MODO DE PREPARO:

 
Base:


Em um liquidificador, triture o Biscoito NESFIT.
Em um recipiente, misture o Biscoito triturado com a manteiga, até formar uma massa úmida.
Forre todo o fundo de uma forma de aro removível (28 cm de diâmetro) com essa mistura.
Nas laterais coloque os Biscoitos Calipso, com a parte coberta com chocolate voltada para fora. Leve à geladeira enquanto prepara o recheio. Reserve.

 

Recheio:


Em uma panela misture o Leite MOÇA, as gemas e o Leite NINHO.
Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que a mistura adquira um pouco de consistência (cerca de 5 minutos). Desligue e deixe esfriar.
Misture à gelatina 5 colheres (sopa) de água, e dissolva em banho-maria. Adicione ao creme já frio, incorporando bem. Reserve.
Em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos, tirando a panela por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer para não cozinhar.
Transfira para uma batedeira e bata até dobrar de volume.
Acrescente delicadamente o NESTLÉ Creme de Leite. Junte ao creme reservado, misturando bem e coloque sobre a base reservada.
Retorne à geladeira por cerca de 2 horas, ou até firmar.



Cobertura:


No momento de servir, prepare a cobertura: derreta o Chocolate NESTLÉ CLASSIC em banho-maria, e misture bem a manteiga e 2 colheres (sopa) de água.
Coloque sobre a torta, desenforme e sirva.

 

 

Torta Espelhada de Morango Tradicional

http://www.receitasnestle.com.br/receitas/torta-espelhada-de-morango-tradicional

INGREDIENTES:


Massa:


1 pacote de Biscoito De Maizena®
100 g de manteiga em temperatura ambiente


Creme:


1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
1 medida (lata) de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral
2 gemas peneiradas
1 colher (sopa) de amido de milho
meia colher (chá) de raspas da casca de limão


Cobertura:


200 g de morangos
2 colheres (sopa) de groselha
1 colher (sopa) de amido de milho


MODO DE PREPARO:

 
Massa:


Em um liquidificador, triture os Biscoitos. Transfira para uma tigela e misture com a manteiga até formar uma farofa grossa e úmida. Forre o fundo e a lateral de uma forma de aro removível (25cm de diâmetro). Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 5 minutos. Retire e deixe esfriar

Creme:


Em uma panela, misture o Leite MOÇA com o Leite NINHO, as gemas e o amido de milho e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até adquirir consistência cremosa. Junte as raspas de limão e deixe esfriar. Despeje sobre a massa da torta e, por cima, arrume os morangos cortados ao meio.

Cobertura:


Em uma panela, dissolva o amido de milho na groselha e acrescente uma xícara (chá) de água. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver e ficar transparente. Espalhe sobre os morangos e leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até firmar.

 

Mousse de Chocolate

http://www.receitasnestle.com.br/receitas/mousse-classica-de-chocolate


INGREDIENTES:


1 lata de Nestlé Creme de Leite
200 g de Chocolate CLASSIC Meio Amargo picado
3 claras
3 colheres (sopa) de açúcar


MODO DE PREPARO:


Em uma panela em banho-maria, aqueça o NESTLÉ Creme de Leite.
Junte o Chocolate NESTLÉ CLASSIC e mexa até que fique uma mistura homogênea. Reserve.
Em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar.
Transfira para uma batedeira e bata por 5 minutos ou até dobrar de volume. Misture levemente ao creme de Chocolate.
Coloque em taças e leve à geladeira por cerca de 3 horas.
Decore com cerejas, chantilly ou raspas de chocolate.




Receitas Nestlé

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