Pesquisa foi feita com mais de 500 vendedores e compradores
brasileiros. Uso de redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn já é
presente na rotina de 67% dos vendedores
Intitulada
de “O Cenário das Vendas no Brasil”, a pesquisa¹ foi feita com mais de
500 profissionais que trabalham com vendas e compradores. Segundo o estudo, o
uso de plataformas digitais garantem uma série de vantagens. Além da eficiência
apontada por 43% dos respondentes, merecem destaque o aumento da capacidade
real de fechar mais negócios e gerar receita (apontado por 40% dos
respondentes) e o aumento da produtividade (33%). Em seguida estão a
flexibilidade (30%), a possibilidade de construir relações mais consistentes
com clientes e potenciais clientes (29%) e a redução de custos (24%).
Plataformas
sociais
Entre
as plataformas mais citadas estão as colaborativas (68%), as de networking
(67%) e as de customer relationship management, o famoso CRM (59%). As
redes sociais são encaradas como meios estratégicos para conhecer e se
aproximar de potenciais clientes. Na pesquisa, 67% dos vendedores disseram usar
esse tipo de tecnologia no dia a dia de vendas. Quando questionados sobre a
importância para fechar negócios, 96% deles consideram o uso desse tipo de
tecnologia importante ou muito importante. É notável esse aspecto quando
analisamos com que frequência profissionais de venda seguem as páginas pessoais
ou corporativas de clientes e empresas a fim de adquirir maior conhecimento e
atuar de maneira mais inteligente com seu prospect: 45% dizem que acompanham o
tempo todo; e 40% afirmam que acompanham na maior parte do tempo.
A
rede social LinkedIn e a ferramenta LinkedIn Sales Navigator
foram listadas entre as cinco plataformas mais usadas pelos profissionais
entrevistados. Dois a cada três respondentes (66%) citaram a primeira. O
LinkedIn Sales Navigator, por sua vez, foi o destaque na pesquisa deste ano:
apareceu como opção para 45% dos vendedores.
Os
compradores também se valem das redes sociais como instrumentos de pesquisa
sobre as empresas e os profissionais de vendas. De acordo com o levantamento,
39% dos compradores entrevistados sempre procuram informações nesse tipo de
mídia, enquanto 33% dizem ser mais provável falar com um vendedor que tenha um
perfil online em alguma delas.
“Os
contatos impessoais, também conhecidos como cold calls, têm se mostrado
cada vez menos eficazes. A pesquisa deste ano apontou que, de cada cinco
compradores, três disseram que respondem menos da metade das vezes a esse tipo
de interação ou até mesmo nunca respondem”, explica Ana Carolina Almeida,
gerente de marketing do LinkedIn. “As ferramentas digitais hoje em dia ajudam
não só a entender melhor o setor do possível comprador, mas construir uma
relação mais forte com clientes e prospects e consequentemente, fechar
mais negócios”, completa.
¹
Pesquisa realizada pela Market Cube de 17 a 25 de outubro de 2018. Responderam
a cada um dos questionários um total de 506 profissionais que trabalham com
vendas e compradores. Os requisitos básicos era possuir 21 anos ou mais, ter ao
menos 2 anos de experiência profissional e trabalhar em uma empresa B2B. O
método utilizado foi questionário online.