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terça-feira, 11 de junho de 2019

Planejamento e suporte proativo são a chavepara as entregas fiscais


O tempo na análise de dados e o monitoramento operacional das obrigações tributárias a serem entregues mensalmente pelas empresas são os maiores desafios dos profissionais que atuam na área fiscal. Como garantir uma entrega segura e em conformidade com a Receita Federal Brasileira, diante de tantas mudanças e atualizações?
A precisão das informações durante as entregas é requisito básico, uma vez que qualquer erro pode resultar em multas. Contudo, o alto volume de dados, obrigações e prazos mensais podem resultar em equívocos que, posteriormente, serão identificados pelo Fisco durante o cruzamento das informações. 
Diante disso, as empresas vêm buscando sistemas que auxiliam na automatização das entregas. Softwares robustos garantem a velocidade e a segurança na apuração dos dados, aliadas a um planejamento tributário detalhado e atualizado, em conformidade com os prazos de entrega e em compliance com a legislação.
Existem dois modelos de suporte que podem ser adotados pelas organizações que procuram estar em dia com as questões tributárias. O primeiro é o suporte reativo, indicado para situações de caráter emergencial. Normalmente, essa é uma opção pós-implementação que auxilia na correção de falhas ou em incidentes que necessitam de ações imediatas. Nesse caso, há o apoio de uma equipe multidisciplinar e de uma central de gerenciamento.
Já a segunda opção, e também a mais indicada, é o suporte proativo, capaz de antecipar problemas, detectando possíveis complicações em entregas futuras. Conhecido como Customer Care, esse suporte trabalha na identificação antecipada, do que, quando e como os problemas podem ser solucionados. Essa antecipação traz benefícios tanto para a equipe que atua no departamento fiscal quanto para a empresa, pois é feito um planejamento proativo, utilizando um mapeamento de custos necessários para solucionar situações críticas nos sistemas.
Ao prever a necessidade de atualizações ou parametrizações alinhadas com as configurações dos produtos e sistemas, avisos são emitidos com antecedência, possibilitando um tempo hábil para o cumprimento das entregas. Além disso, a adequação a esses prazos e controle do escopo do projeto garante a manutenção preventiva e diminui o risco de erros inesperados, que impactariam diretamente as entregas futuras, além de implicações financeiras, que vão do retrabalho da equipe às multas.





Fernando Mafra - Delivery Manager na FH, empresa de tecnologia especializada em processos de negócios e software.  Para mais informações entre em contato com a equipe de Customer Care da FH: customercare@fh.com.br .


Seis em cada dez brasileiros planejam ir às compras no Dia dos Namorados, mas gasto médio deve ser menor que em 2018, estimam CNDL/ SPC Brasil


Expectativa é de que a data movimente R$ 12,5 bilhões; quase 99 milhões de pessoas pretendem presentear o parceiro e shoppings despontam como principal destino de compras. Tíquete médio será de R$ 127, uma queda real de 27% em relação ao ano passado


Ainda em meio a um quadro de atividade econômica desaquecida, o apetite de gastos do brasileiro este ano deve ser mais moderado ao ir às compras no Dia dos Namorados. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais mostra que seis em cada dez consumidores (63%) esperam presentear alguém na data, o que representa aproximadamente 98,7 milhões de pessoas — número que se mantém estável na comparação com o ano passado. Os dados também mostram que em 2018, 57% adquiriram presentes. Para este ano, a expectativa é de que sejam injetados cerca de 12,53 bilhões de reais na economia.

Em média, o consumidor planeja desembolsar R$ 126,98 com os presentes do Dia dos Namorados, ante R$ 166,87 em 2018 — uma queda de 27,5%, já descontada a inflação acumulada do período. Importante notar que 15% ainda não decidiram o valor que será gasto. Para um terço (34%) dos entrevistados, a intenção é gastar a mesma quantia do ano passado, enquanto 28% mais. Outros 17% esperam diminuir o valor gasto, principalmente as mulheres (26%).  Quanto à forma de pagamento, 59% disseram que pretendem pagar a compra à vista, especialmente em dinheiro (38%) e 39% preferem parcelar.

De acordo com o levantamento, seis em cada dez (63%) consumidores garantem que comprarão um único presente, enquanto 27% pretendem adquirir dois ou mais itens. “O país ainda vive os efeitos de um quadro com altos níveis de desemprego e orçamento apertado. Embora para muitos consumidores o momento seja de conter os gastos, esta é uma data importante, em que o ato de presentear acaba sendo uma demonstração de afeto”, destaca o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.


Mais da metade dos consumidores tem a percepção de que os produtos estão mais caros este ano; 76% pesquisarão preços antes de comprar

Quase seis em cada dez entrevistados (56%) têm a percepção de que os produtos estão mais caros do que no ano passado. Outros 38% acreditam que os presentes se mantiveram na mesma faixa de preço e apenas 5% acham que os produtos estão mais baratos do que em 2018. De olho no bolso, 76% dos consumidores pretendem fazer pesquisa de preço. Entre os que disseram ir em busca de melhores ofertas, 69% pretendem usar a internet como aliada, 48% pesquisarão em shoppings e 43% em lojas de rua.

O simbolismo em torno desta data comemorativa ajuda a explicar a decisão de presentear. A pesquisa constatou que 47% dos que farão compras no Dia dos Namorados consideram o ato de presentear um gesto importante, ao passo que 46% têm o costume de presentear as pessoas que gostam. Os mais lembrados na ocasião serão os cônjuges (59%) e namorados (35%).

A sondagem revela ainda que 52% pretendem ir às compras na primeira semana de junho. Já 16% deixarão para a véspera do Dia dos Namorados e 14% disseram antecipar para o mês de maio.  


Roupas são o principal item de quem irá presentear e se preparar para a comemorar a data; 32% planejam fazer compras em shoppings

Este ano, o levantamento revelou que os gastos devem envolver mais do que a compra do presente. Para 63% dos entrevistados, os gastos com a aquisição de um produto ou serviço terão um motivo especial: a preparação para comemorar a data. Para isso, os itens mais mencionados foram as roupas (30%), os perfumes, cosméticos ou maquiagem (19%), a lingerie ou peça íntima (18%), os calçados (11%) e os tratamentos estéticos, como salão de beleza e barbearia, manicure, depilação (9%).

Quanto ao local de compra, os shopping centers despontam como principal destino, com 32% das citações. Em segundo lugar aparecem as lojas online (18%), seguidas das lojas de rua (11%), das lojas de departamento (11%) e dos shoppings populares (9%). Em relação aos fatores que mais influenciam a escolha do local, 55% mencionaram os preços, 48% a qualidade do produto e 41% as promoções.

Já em relação ao local onde será comemorado o Dia dos Namorados, os consumidores se dividem entre a própria casa (37%) e os restaurantes (27%). Na escolha do presente, os fatores mais levados em conta são a qualidade do produto (23%) e o perfil do presenteado (20%). Ainda segundo apontou a pesquisa, 70% acreditam que também vão receber presentes na data.


33% pretendem comprar presentes mesmo com contas em atraso, entre esses a maioria está com nome sujo

Para impressionar o parceiro, muitos consumidores não veem limites e até ignoram os compromissos financeiros já assumidos. A pesquisa mostra que três em cada dez (33%) entrevistados que pretendem comprar presentes irão às compras mesmo com contas em atraso. Entre esses, 69% estão com CPFs negativados em serviços de proteção ao crédito. Além disso, 7% deixarão de pagar alguma conta para comprar o presente da pessoa amada.

Os dados revelam ainda que 30% reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. As justificativas para ultrapassar os limites do orçamento passam pelo desejo de agradar o cônjuge ou namorado (37%), por achar que o parceiro merece (34%) e pelo desejo de impressionar (10%). “Para os que têm contas em atraso ou estão negativados, existem outras formas de surpreender o parceiro. Fazer um esforço além da própria capacidade de pagamento pode comprometer ainda mais o orçamento. É preciso, acima de tudo, ter disciplina para conter os gastos e usar a criatividade”, orienta o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.


Metodologia


A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com 894 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes no Dia dos Namorados. Em seguida, continuaram a responder o questionário 605 casos de consumidores que tinham a intenção de comprar presente no Dia dos Namorados este ano. As margens de erro, respectivamente, são de 3,3 pontos percentuais e 4,0 p.p. para um intervalo de confiança a 95%.


Dia dos Namorados: confira as dicas de segurança do Itaú para as compras online


Além de uma data especial para o comércio, o Dia dos Namorados é também um dos maiores eventos do ano para os apaixonados. Com o aumento do volume de transações online, é preciso estar atento para realizar as transações de forma segura, evitando fraudes e vazamento de dados.

“Cibercriminosos costumam aproveitar datas comemorativas para aplicar golpes e roubar dados de usuários”, aponta o especialista em segurança corporativa do Itaú Unibanco, Richard Bento. “Por isso, é preciso ficar atento e tomar cuidados para garantir uma compra segura, sem surpresas negativas”.

O Itaú recomenda cuidado ao receber mensagens na internet com pedidos de atualização de dados bancários e pessoais, preços muito abaixo da média do mercado e prazos apertados para que links sejam clicados. Erros de português nessas mensagens podem ser indícios de que algo está errado. Além disso, as promoções nas redes sociais que oferecem grandes descontos ao utilizar os cartões e  ofertas de funcionalidades que não existem também são enganosas: estas mensagens têm como objetivo obter senhas e dados privados dos usuários.

De acordo com Richard, outra forma de se precaver é não clicar em links e nem abrir anexos suspeitos em e-mails, que podem infectar o computador ou smartphone do usuário com programas maliciosos capazes de ativar funcionalidades sem o seu conhecimento ou monitorar e controlar seu dispositivo.

O especialista sugere que usuários não façam transações bancárias nem compras online através de redes Wi-Fi públicas, e utilizem o cartão virtual para fazer compras na internet. Além disso, orienta que clientes mantenham uma senha segura e antivírus, navegador e sistema operacional atualizados. Um outro modo de se precaver é sempre garantir a credibilidade da loja antes de efetuar qualquer compra online, checando comentários e avaliações de usuários para identificar possíveis riscos.

Caso haja qualquer suspeita durante a transação, o banco recomenda que os usuários a interrompam imediatamente e entrem em contato com a central de atendimento oficial do cartão.


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