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quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Por que ter amigos no trabalho pode ajudar na sua carreira


Susanne Andrade, autora de "O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil", lista prós e contras de fazer amizades no ambiente corporativo, e dá dicas para administrar esses relacionamentos para que sejam benéficos para o trabalho

Crédito: iStock


Ter amigos no trabalho ou manter a política da boa vizinhança, sem aprofundar nenhum relacionamento? Essa é uma pergunta que ainda divide opiniões. Uma pesquisa recente liderada pela Comparably mostrou que, de mais de 33 mil trabalhadores em toda a indústria de tecnologia, mais da metade relatam ter grandes amigos na empresa em que trabalham.

Para a especialista em desenvolvimento humano Susanne Andrade, ter amigos no trabalho pode ser uma experiência vantajosa e positiva, inclusive para o aspecto profissional. "No momento em que a pessoa sabe que tem vínculos no ambiente de trabalho, colegas com quem ela pode criar elos e conexões, ela se sente mais feliz naquele lugar, se entregando mais por gostar dos profissionais que estão ali, e construindo um ambiente de confiança", explica ela.

Susanne lista alguns prós e contras da amizade no trabalho:


Pertencer a um grupo

Pesquisas mostram que, depois de contar com comida e abrigo, pertencer a um grupo é uma necessidade humana fundamental. "Considerando que passamos entre 8 e 9 horas diárias no trabalho (sem incluir o tempo de deslocamento), temos muito menos tempo para atender às nossas necessidades sociais fora do trabalho. Quando não estamos trabalhando, estamos lidando com familiares, questões pessoais ou tentando descansar quando podemos", pontua Susanne.

Nesse sentido, é mais fácil achar amigos no próprio trabalho do que em outras situações e ambientes da vida cotidiana. Mas, segundo a especialista, é preciso ter cautela, pois você pode conhecer o seu "melhor amigo" no trabalho, como também pode fazer uma amizade que possa se tornar prejudicial. "É preciso ter maturidade para separar o que é profissional e o que é pessoal", comenta.


Divergências x amizade

Quando ocorre uma discussão por conta do trabalho, entre amigos, isso pode ocasionar um rompimento daquela amizade. "O certo seria sair do escritório e não misturar a discussão profissional com a vida pessoal, continuar como se nada tivesse acontecido. Mas, aqui no Brasil, é muito comum que as pessoas não saibam separar isso, o que pode causar problemas", avalia a autora.


Chefe x amigo

Outro ponto importante que Susanne ressalta é que gestores devem deixar a amizade de lado quando tiverem informações que não podem passar para seus funcionários, mesmo que sejam amigos fora do trabalho. "Quando a pessoa não tem maturidade suficiente para separar as coisas, a amizade pode atrapalhar".

Se existe uma amizade muito grande entre o líder e um colaborador de uma equipe, por exemplo, e surge uma oportunidade de promoção, o líder terá que escolher quem será promovido avaliando o trabalho e não a amizade "É preciso ter um equilíbrio, pois não se poder promover alguém por amizade, e sim pelo merecimento do funcionário. Nesses casos, o foco tem que ser na meritocracia".






Susanne Andrade - Autora do Best-Seller " O Segredo do Sucesso é Ser Humano" e do livro digital "A Magia da Simplicidade", e do recém-lançado "O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil" (Editora Gente), é Coach, Palestrante e professora de cursos de MBA pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) em disciplinas sobre carreira, coaching e liderança. Também é sócia-diretora da A & B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que criou o "Modelo Ágil Comportamental", e parceira da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP). 


6 dicas de gestão eficaz para síndicos


Dr. Thiago Badaró, advogado especialista em Direito Condominial, indica ações que podem garantir o sucesso da gestão do síndico

 

Assumir o cargo de síndico não é tarefa fácil. A gestão de condomínios requer uma série de habilidades que vão muito além da organização de assembléia e prestação de contas.

Independente do perfil de cada condomínio, existem posturas básicas que se aplicam a todos os síndicos e que podem garantir o sucesso da sua gestão, quando observadas de forma rigorosa.

Dr. Thiago Badaró, advogado especialista em Direito Condominial, indica dá 6 dicas para você, síndico, implementar uma gestão eficaz no seu condomínio:


1 – Crie uma rotina de organização

Parece óbvio, mas este é o primeiro passo para a implementação de uma gestão eficaz no seu condomínio. Ao criar uma rotina de organização de documentos, trabalhos e atendimento aos condôminos, o síndico trabalha com qualidade e ganha tempo para resolver emergências.


2 – Quando possível, delegue ou terceirize

Muitas vezes, o síndico não é apenas síndico, também exerce outra profissão remunerada. Para que o excesso de tarefas não consuma o gestor e prejudique o resultado dos trabalhos que estão sendo feitos, é importante que o síndico tenha bom senso e transfira algumas de suas responsabilidades para a zeladoria ou para a administradora de condomínio. Esta prática permite que o síndico foque nas tarefas mais importantes e não se sobrecarregue com outros trabalhos que podem ser divididos.


3 – Mantenha constante contato com os condôminos

Contato com condôminos não significa somente realizar reuniões informais ou assembléias para discutir questões relevantes. Mais do que isso, é importante que o síndico crie canais de comunicação também indireta com os moradores. Seja por jornaizinhos, enquetes na portaria, panfletos e, em alguns casos, até sites, o síndico deve sempre criar oportunidades de diálogos com os condôminos para saber suas necessidades, vontades e problemas, melhorando a sua forma de ação.


 4 - Saiba ouvir

Criar formas de comunicação efetiva não tem validade, se o síndico não souber ouvir.

Tudo que vem do condômino para o síndico deve ser ouvido de forma analítica e imparcial. Afinal de contas, todas as dicas e opiniões são válidas para que a vida no condomínio seja proveitosa e harmoniosa.


5 - Seja transparente com o que está certo e o que está errado em seu condomínio

Certamente todos gostamos de ver resultados e projetos que trouxeram frutos, principalmente no lugar onde moramos. Porém reconhecer o que está errado, avaliar e propor melhorias é fundamental para resolver o que é importante no condomínio.A melhor dica nesse caso é mostrar pontualmente tudo que está errado. Mas, quando os resultados aparecerem, também fazer reuniões pontuais para mostrar esses resultados.


6 – Estimule a participação e convivência entre moradores

A melhor forma de criar uma gestão eficaz é realizar a convivência entre moradores, isso estimula o auxílio mútuo, a compreensão e o respeito entre moradores.  É comprovado que, em condomínios em que a integração entre moradores é grande, os problemas diminuem drasticamente.

Sempre que possível, realize eventos, feiras e pequenas reuniões, para que os condôminos possam se encontrar, se conhecer e interagir.




Dr. Thiago Badaró - advogado especialista em Direito Condominial e Imobiliário, entre outras áreas do Direito, e sócio fundador do escritório Badaró Advocacia Empresarial, sediado em São Paulo e com filial na cidade de Campinas.  Atualmente, além da gestão do escritório, atua diretamente nos casos patrocinados pela Badaró Advocacia Empresarial, tanto na confecção de defesas e consultas, como na realização de pareceres.Dentre as suas especialidades, destacamos a pós-graduação em Direito Processual Civil e Direito Tributário pelo IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários e foi membro efetivo da Comissão de Direito Comercial da OAB - Subseção Santana.


 

O sonho da casa própria é o desejo de grande parte dos brasileiros; mas é preciso ter cautela na hora de adquirir uma residência; Confira abaixo cinco dicas para comprar seu apartamento


Sair do aluguel faz com que a vida familiar ganhe mais estabilidade e segurança. É comum famílias que parcelam em 20 ou até 30 anos a compra da moradia. Por isso é bom prestar bastante atenção nas dívidas durante o tempo do financiamento para evitar ter surpresas no final do mês ou ter o orçamento estourado. Abaixo Lucas Araujo, superintendente de marketing da Trisul, lista cinco dicas para quem quer comprar seu apartamento com responsabilidade. 


1-Escolha o melhor momento 

A decisão de comprar um apartamento leva em conta uma série de questões. É preciso definir onde vai comprar o empreendimento, em quantas parcelas e fazer uma análise do mercado imobiliário - "Comprar o imóvel próprio requer muita pesquisa e planejamento, é preciso pesquisar sobre o empreendimento em que vai fechar negócio e também ver se é vantajoso para você e sua família firmar residência neste local. Essas ponderações evitam que o comprador tome uma decisão precipitada", explica Lucas.


2-Faça um planejamento 

Planeje o seu mês desde o começo. Anote todas as despesas e divida em gastos fixos e gastos pontuais. "Para quem quer comprar um apartamento por meio de um financiamento imobiliário é precisa ter organização financeira e tomar cuidado com gastos supérfluos", aconselha Lucas. 


3-Utilize seu FGTS 

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado como uma forma de pagar menos juros, reduzindo o total das parcelas, dependendo da modalidade do imóvel, e da fase em que se encontra da obra O FGTS rende 3% no fundo, é um tipo de investimento com juros menor que o da inflação - "Vale a pena utilizar esse recurso no abatimento do valor financiado", oriente. 


4- Atenção para a localização do imóvel

O bairro em que a residência está localizada pode também contribuir muito para a sua valorização. Lucas explica que apartamentos localizados perto de escolas, bancos, farmácias, metrô, mercados e hospitais são vantajosos para as famílias - "Morar perto dos principais eixos facilita o dia a dia da família, além disso, apartamentos nessas áreas tendem a ser bons investimentos, já que são valorizados cada vez mais. Produtos próximos aos locais de trabalho tendem a ter uma maior procura.", revela o superintendente de marketing da Trisul. 


5-Utilize seu 13º ou férias

Para antecipar ou garantir o pagamento de mais parcelas é interessante utilizar o 13º ou as férias - "Separar esse dinheiro para quitar uma parcela é uma ótima forma de amortizar prestações e diminuir os juros, e ajudar a acabar com algumas taxas operacionais, já que você pode quitar algumas parcelas de uma única vez".



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