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quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

5 passos para vender bem em períodos de baixo movimento



Alexandre Lacava, especialista em vendas e negociação, mostra que é possível faturar com as vendas mesmo em períodos de pouco movimento, apenas com pequenas mudanças e baixo investimento financeiro


Não é de hoje que o comércio enfrenta fases de pouco movimento nas lojas, principalmente nas épocas do ano que não possuem nenhuma data comemorativa importante- como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Dia das Mães ou Dia dos Pais - para dar aquele empurrão nas vendas.

Toda empresa está sempre em busca de atrair clientes para vender mais. Para isso, é preciso ter um bom planejamento, além de investir em aspectos como qualidade do atendimento, marketing e ações promocionais. Para Alexandre Lacava, especialista em vendas e negociação, com o foco adequando nos negócios é possível criar oportunidades para manter o fluxo de vendas fora das datas sazonais.

"Os meses de menor movimento são os grandes vilões para os varejistas,mas é preciso se planejar para esse momento. Como qualquer outro setor, é preciso trabalhar com uma margem de precaução para enfrentar esse momento. Essas épocas não são imprevisíveis, pelo contrário, se repetem todos os anos, por isso, é importante se preparar. Além disso, ao contrário do que se acredita, é possível vender bem fora das datas sazonais, com pequenas mudanças e baixo investimento financeiro que podem fazer toda a diferença", explica Lacava.
Para ajudar a reverter a situação e impulsionar as vendas nesses períodos, o especialista elenca cinco passos:


1. Avalie o seu negócio


Para algumas empresas, o momento mais fraco em vendas por ser de reflexão, mudança e melhorias, para checar se estão no caminho certo. "Sempre é preciso faturar, mas esse momento é propício para investir no próprio negócio. Efetuar reformas, manutenções, pensar em organizar promoções, treinamentos para equipe, planejar, pesquisar e desenvolver novos serviços ou produtos, analisar o mercado".

"Nessa hora é possível enxergar o mercado de outra maneira, e é interessante se isso for realizado logo no começo do ano, pois assim será possível pensar melhor nos 12 meses pela frente e criar um planejamento a curto e longo prazo de ações diferentes para atrair mais consumidores e fidelizá-los", explica o especialista.


2. Aposte em marketing de baixo custo


Enquanto a concorrência se assusta com o baixo movimento, é hora de pensar em formas de sair na frente, e umas das alternativas é o marketing de baixo custo. "Crie estratégias para oferecer um ambiente agradável, lance promoções, proporcione mimos para os clientes", sugere.
Para o especialista, uma ótima ideia é criar perfis da loja nas redes sociais e buscar interagir com os clientes através deles, compartilhando novidades, horários de funcionamento, ações internas e promoções. "Assim é possível ampliar a atuação para outros canais, além de entender o perfil de compra de cada cliente e o que pensam sobre cada produto e serviço", diz o especialista.


3. Planeje eventos promocionais


Vale a pena investir, pois qualquer tipo de ação promocional que seja criativa e chame a atenção pode trazer resultados. "Não é preciso gastar o que não tem para trazer mais clientes e engajar a equipe. Faça o que seu bolso permitir, mas faça. Pense em promoções diferentes, brindes, seja original e busque sempre o novo e o melhor que você puder oferecer", ressalta Lacava.


4. Aposte em liquidações


Qual cliente não gosta de uma boa promoção? Criar ofertas pode ajudar a aumentar as vendas, mas elas não podem durar por períodos muito longos. "Uma boa ideia é aproveitar os períodos que antecedem as datas que movimentam mais o mercado. Busque divulgar com certa antecedência quando as liquidações acontecerão".

Se você apostou em um página no Facebook, é um ótimo canal para anunciar as promoções. "Quanto mais pessoas estiverem cientes, melhor para a sua loja e para os próximos períodos também. Você precisa se preparar o momento das 'vacas magras' com um planejamento estratégico bem alinhado, para ter sucesso nas ações promocionais. Levante os custos de suas promoções e os benefícios, e veja se aquela ação valerá a pena para aquele momento da sua empresa", alerta.


5. Valorize o atendimento pessoal


O atendimento de qualidade fará toda a diferença para o sucesso do seu negócio. "Atender bem o cliente é fundamental, porque mesmo hoje em dia o boca a boca ainda é algo muito valioso, e que pode ser feito nas redes sociais. A diversidade de perfis é imensa e o vendedor precisa saber como atender da melhor forma cada cliente, e como atender cada necessidade. Ele deve entender o gosto pessoal do cliente e ajudá-lo da melhor forma possível O bom vendedor deve fugir do velho estereótipo de que quer somente vender a qualquer custo", avalia o especialista.

Também é importante manter as mesmas técnicas de vendas usadas nas épocas de maior movimento, ou pelo menos o mais próximo possível. "O cliente com certeza irá lembrar como foi o atendimento na sua loja em todas as vezes em que ele esteve nela. Essa será uma boa forma de atrair ainda mais clientes, ou, quem sabe, parcerias duradouras", finaliza.





Imagens: Shutterstock




Alexandre Lacava - Especialista em vendas, negociação e liderança, atua como palestrante coach, tendo treinado mais de 20 mil profissionais,em todo o Brasil, ao longo de sua trajetória profissional. É bacharel em administração de empresas, pós-graduado em psicologia organizacional, com especialização em gestão financeira, negociação e gestão empresarial, além de practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e palestrante do Instituto Gente – Roberto Shinyashiki. É autor do livro "7 passos para ser um líder de vendas".







Uso do FGTS para pagar prestações atrasadas de imóvel não é novidade



  Apesar de anunciado que prazo seria encerrado esse ano, possibilidade já vem sendo amparada pela Justiça, conforme especialista do mercado imobiliário


É comum mutuários recorrerem à Associação Brasileira do Mutuários da Habitação (ABMH) reclamando que não conseguem pagar as prestações em aberto com o saldo existente no FGTS. Regra geral, a Caixa Econômica Federal exige que o pagamento seja feito com recurso próprios e na forma como a empresa entende ser de seu interesse. Segundo o que é informado pelo banco, a ausência de previsão legal seria a razão para negativa.

Em que pese não haver previsão na lei do FGTS (8.036/90) para pagamento de prestações em aberto do financiamento habitacional, medida administrativa do Ministério do Trabalho autoriza o pagamento de até 80% da prestação em aberto através do saldo do fundo. Contudo, na prática, não é isso que tem ocorrido,  como observa o presidente da ABMH, Vinícius Costa, após procura de mutuários.

Apesar de este mês ter sido anunciada a prorrogação da medida expedida pelo Ministério do Trabalho – o prazo, que se encerraria em dezembro de 2017, foi estendido para até 31 de dezembro de 2018 –, tal permissão há muito tempo vem sendo dada pelos tribunais e a fundamentação empregada é simples. “Não importa o momento que se utilizará o saldo do fundo, o que importa é que a finalidade de aquisição da casa própria seja resguardada”, aponta o presidente da ABMH.

De acordo com Vinícius Costas, o entendimento dos tribunais brasileiros leva em consideração se o mutuário preenche todos os requisitos impostos pela Lei 8.036/90 para utilização do saldo existente no fundo. “Para amortização das prestações, os requisitos são: o mutuário conte com o mínimo de três anos de trabalho sob o regime do FGTS, na mesma empresa ou em empresas diferentes, que o valor bloqueado seja utilizado, no mínimo, durante o prazo de 12 meses, e o valor do abatimento atinja, no máximo, 80% do montante da prestação.”

Para liquidação da dívida ou amortização parcial, o financiamento deve ser concedido no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e com um intervalo mínimo de dois anos para cada movimentação. “Para pagamento total ou parcial do preço de aquisição de moradia própria, ou lote urbanizado de interesse social não construído, é necessário que o mutuário conte com o mínimo de três anos de trabalho sob o regime do FGTS, na mesma empresa ou empresas diferentes, e que a operação seja financiável nas condições vigentes para o SFH”, explica Vinícius Costa.

Levando em consideração que a aquisição da casa própria pode se dar por meio de outros sistemas, como o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) e também a possibilidade de aquisição de lote para construção da casa própria, os tribunais entenderam que também se aplicam a essas modalidades a possibilidade de utilização do saldo do fundo para aquisição, pagamento de prestações em aberto, amortização parcial e total do saldo devedor, como completa o presidente da ABMH.

Por fim, Vinícius Costa aconselha os mutuários que não conseguirem liquidar sua dívida de forma administrativa através do saldo do FGTS a procurar um advogado especializado em direito imobiliário para buscar judicialmente o direito.





ABMH - Sede: (31) 3337-8 815 / (31) 3337-8846 





Cuidado com o que você come! Alguns alimentos são vilões na prevenção do câncer



"Foi o pior dia da minha vida". Esse é o relato da técnica administrativa Scheila Fabiane, de 30 anos, moradora de Itajaí. Tão jovem, mas passou, recentemente, por uma grande batalha. Ela descobriu em 2015, que estava com um tumor volumoso em uma das mamas, um câncer agressivo, que evoluiu de forma acelerada. Um susto na vida dela, da família e da filha que tinha somente 3 anos de idade.  “ Eu estava deitada na cama e minha filha brincava de pular em cima da cama, quando caiu sobre mim. Foi quando eu apalpei um pouco mais forte meu peito e senti um caroço bem pequeno”, relata sobre o momento que percebeu algo diferente em seu corpo.

Sem perder tempo, Scheila conta que foi ao médico rapidamente, mas o tumor cresceu muito em apenas dois meses. “ Eu fazia um tratamento com hormônio, o que foi um alimentador para o meu problema", conta. " O drama maior era o medo de não conseguir acompanhar o crescimento da minha filha, de ter que deixá-la sem o amparo de mãe".

E assim como a Scheila, milhares de mulheres brasileiras recebem o mesmo diagnóstico todos os anos. Dados do Inca - INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER - apontam que somente em 2016, foram registrados 57.960 casos de câncer de mama no Brasil. O Inca indica ainda que 14. 206 mulheres não resistiram a doença e morreram vítimas do câncer de mama em 2013. Números altos que servem de alerta.

Os médicos afirmam que pessoas que têm em sua rotina o costume de fumar, ingerir bebida alcoólica, consumir abundantemente alimentos industrializados ou gordurosos estão mais expostas a doenças, entre elas o câncer. “ E isso não é papo de médico. As pesquisas mostram todos os dias que o cigarro, por exemplo, é responsável por pelo menos 30% dos casos de câncer. Além disso, sabemos que uma rotina saudável, com exercícios físicos, alimentação balanceada e menos estresse possibilitará às pessoas mais qualidade de vida”, pontua Giuliano Borges, médico oncologista.

Para se ter uma ideia, de acordo com o Inca, o consumo de carnes processadas - como presunto e salsicha, por exemplo - podem causar câncer devido ao processamento industrial, como a defumação e adição de conservantes, verdadeiros venenos para a saúde. Ligado a isso, está o excesso de peso que pode provocar o desenvolvimento de câncer de cólon e reto, mama, ovário e próstata, tipos de câncer que estão na lista dos mais incidentes no Brasil.

Claro que há os casos hereditários. E está aí uma boa maneira de fugir da doença, mesmo com toda a carga genética, mantendo hábitos de vida saudáveis com refeições completas, exercícios físicos regulares e exames de rotina. A prevenção entra, novamente, como aliada da saúde e inimiga da doença, já que esses fatores de risco aumentam as chances do câncer e hábitos saudáveis podem evitar o diagnóstico.

Foi o que aconteceu na vida da Scheila. Depois de realizar todas as sessões da quimioterapia, passar pela cirurgia de retirada e reconstrução das mamas e estar curada, ela mudou a rotina. Passou a se alimentar melhor e pensar, principalmente, na saúde da filha, que hoje está com 5 anos. "Eu acordo todos os dias agradecendo a Deus pela oportunidade que tive, muita gente, nessa caminhada contra o câncer, não consegue vencer a batalha. Acredite em você, que é capaz de superar e vencer a doença, porque é possível, especialmente, alterando os hábitos", diz emocionada.






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