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domingo, 14 de janeiro de 2018

5 DICAS PARA FACILITAR A VOLTA ÀS AULAS DAS CRIANÇAS



Psicóloga do Colégio Humboldt dá dicas para que pais estejam tranquilos com o retorno ou início das atividades escolares



A volta às aulas é um momento de mudança na vida das crianças, seja devido à rotina escolar que começará novamente e os pequenos terão que deixar o conforto de suas casas diariamente, ou então porque é o início de um novo ciclo e alguns estarão adentrando ao ambiente escolar pela primeira vez.

De acordo com Karin Kenzler, psicóloga e orientadora educacional do Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada em Interlagos, em São Paulo, algumas dicas que podem auxiliá-los são: “ajude seu filho a organizar o material, separar o uniforme, encoraje-o, mostre ou retome as coisas que são legais e significativas, o quanto será prazeroso reencontrar ou conhecer novos amigos”.

Abaixo, ela compartilha cinco dicas para que as famílias se organizem e retomem a rotina escolar.


1-Traçar objetivos para o ano letivo:

Pensar em metas para o ano letivo como fazer as lições em dia, estudar com antecipação para as provas, passar direto, fazer novos amigos, é o passo inicial para a realização de qualquer projeto.

A família propor se reunir e se ajudar, perguntando ao filho quais as expectativas para o ano, é vista como uma iniciativa bem saudável, algo compartilhado, pois não é só responsabilidade da criança ir bem na escola. “É uma iniciativa positiva a família se reunir para que cada membro compartilhe suas expectativas e planos para ao ano, motivando a criança a fazer o mesmo. A discussão é válida, pois aquece para o tema escola que está por vir e cria um clima favorável ao sucesso.” 


2-Voltar à rotina de forma gradual:

Não deixar para voltar de viagem na véspera da volta às aulas, para que a criança tenha tempo de se organizar e voltar à rotina de dormir e acordar mais cedo.

Para o aluno retomar a rotina do contexto escolar, a dica é voltar de uma viagem de férias dois dias antes. “Se a família programa uma viagem, antecipar o retorno em dois dias auxilia a criança a retomar o ritmo e a organizar o horário, de forma gradual. O aluno também deve tentar dormir sempre mais cedo nesses dias”.


3-Cuidar da organização do material:

A compra e organização do material também é uma atividade que ajuda no processo de volta às aulas, preparando o aluno psicologicamente para a retomada dos estudos.

Focar na organização do material escolar, mala, lancheira e uniforme como se estivesse se preparando para uma partida de futebol, auxilia a retomada de forma animada, além de encorajar e motivar a criança. “É como num pré-jogo, em que atletas fazem pensamento positivo e bolam sua estratégia: neste ano, vou tentar fazer lição, estudar com antecipação, dar o máximo de mim...”, diz Karin. 


4-Fazer um planejamento das atividades:

Fazer uma agenda semanal com os horários das aulas e atividades extracurriculares separando também, tempo para os estudos, lazer e esportes, e um calendário mensal para inserir as datas de provas, entrega de trabalhos, eventos e feriados.

O ideal é fazer uma agenda semanal dos filhos, para que todos compartilhem o que a família vai fazer, pois a criança não tem a noção de tempo como um adulto tem. Com um planejamento semanal do dia a dia e um mensal, a família consegue se programar ao longo do ano com férias, viagens, passeios e provas. “Tudo o que programamos tem mais chances de dar certo e é possível fazer ajustes ao longo da jornada, além de todos ficarem sabendo como vai o andamento das atividades de cada um. Isso gera menos ansiedade e todos se ajudam também”, indica a orientadora educacional. 



5-Cuidar do emocional das crianças e adolescentes:

Conversar e checar os sentimentos da criança em relação ao ano escolar permite trabalhar eventuais ansiedades e medos, assim como balizar expectativas e buscar motivações.

É preciso estar ao lado da criança e transformar o momento de ansiedade em um momento gostoso e agradável. Os pais devem questionar como a criança está para começar mais um ano, se está animada, motivada ou apavorada, e trabalhar suas expectativas e angústias de acordo com o estado emocional. “É importante que a família converse a respeito das emoções para que a criança esteja preparada física e psicologicamente para fazer frente às exigências escolares”, diz Karin.

Recompensa e ameaças: “Cobranças como “se você tirar nota azul, te dou um iPhone”, colocam mais expectativa na criança podendo gerar muita ansiedade. A motivação não deve vir por meio de recompensa, mas sim, pelo próprio benefício do aprendizado e aquisição de conhecimentos que será significativo pela vida afora e futuro sucesso profissional. Ela precisa entender que é capaz de dar conta, e de que a aprendizagem é um processo contínuo na vida”, completa Karin.







sábado, 13 de janeiro de 2018

O que é sucesso para você?



Hoje, o que não faltam são técnicas indicativas, desde as mais complexas até as mais simples, para se alcançar o sucesso profissional e pessoal. Geralmente, esses métodos trazem a promessa de que, se seguirmos os seus passos, teremos resultados positivos. Mas o fato é que nem sempre o ser humano consegue definir o que representa o sucesso para si, afinal essa palavra tem um leque de significados muito grande. Cada um tem uma ideia particular, tem associações mentais e emocionais diferentes, mesmo que sejam com pequenas nuances.

É comum seguirmos os passos de outros indivíduos que tiveram retornos assertivos como exemplo, porém o resultado, muitas vezes, não é o esperado. Como consequência, temos a sensação de que nada deu certo e de que não somos capazes. Existem algumas atitudes - reflexões simples e indispensáveis - para obtermos o que desejamos em todas as áreas de nossas vidas, como a autoconsciência e a percepção sobre o que realmente importa para nós.

Para ir ao alcance dos seus ideais, é possível destacar quatro atitudes essenciais: seja você mesmo e perceba e respeite a sua unicidade, o seu brilho e a sua energia; cuide da sua atitude mental - a força do ser humano para o sucesso se encontra na intencionalidade, e ter atenção direcionada permite criar uma representação interna do objetivo final; lembre-se do poder de ter as metas definidas, negligenciá-las impacta no tempo, na força, no foco e na direção perdidos; crie ações para concretizar os seus sonhos, organize seus recursos e o seu tempo - a sabedoria não é puramente teoria, também é preciso colocar em prática.

O sucesso não é algo estático, mas, sim, um estado que muda nos períodos da vida, algo a ser confirmado periodicamente. Precisamos constantemente de novos desafios e, com quatro questões, podemos avaliar se estamos seguindo o caminho do nosso sucesso: “eu estou realizando os meus objetivos de vida?”; “estou feliz com o que conquistei?”; “eu cresci durante o caminho?”; e “outras pessoas se beneficiaram com os meus resultados?”.

O sucesso definido como satisfação própria vem do fortalecimento da autoestima, do reconhecer e utilizar os próprios talentos. É um processo de evolução pessoal, em que três pilares se conectam: ter bem claro o próprio conceito e significado de sucesso; conduzir a própria vida de forma ética e coerente com os próprios valores; se sentir satisfeito com os resultados obtidos no passado, no presente e as metas estabelecidas para o futuro.

Seja você a pessoa que visa à solução, não o problema. Ainda que sejamos colocados à prova em momentos de revés, sentir-se realizado é determinante. Firmar expectativas nos resultados que envolvam o seu reconhecimento pessoal contribui para que o sucesso seja alcançado. É você quem constrói o seu sucesso todos os dias e merece desfrutar e compartilhar dele em todas as suas ações para viver como sempre desejou. 






Eduardo Shinyashiki - presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki, mestre em neuropsicologia, liderança educadora e especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal. Com mais de 30 anos de experiência no Brasil e na Europa, é referência em ampliar o poder pessoal e a autoliderança das pessoas, por meio de palestras, coaching, treinamentos e livros, para que elas obtenham atuações brilhantes em suas vidas. Mais informações: www.edushin.com.br






Redes Sociais: cresce investimento em anúncios e uso de vídeo, aponta iProspect



·        Facebook, Instagram, Pinterest, Snap e Twitter promoveram mais de 75 atualizações que abriram novas opções para anunciantes
·        É o que mostra o Relatório “Paid Social Trends” da iProspect


A digitalização do comportamento do consumidor começa a se refletir mais rapidamente nos investimentos em mídia das marcas, e o vídeo tem um papel fundamental neste processo. É o que revela a pesquisa “Paid Social Trends” da iProspect, agência de marketing full performance presente em 54 países. A pesquisa foi realizada com mais de 210 marcas, cujas ações abrangem investimentos em vários países, incluindo o Brasil. Esta edição mostra que o investimento em anúncios em redes sociais cresceu 78% (JAN-SET 2016X2017) e o uso de inserções em vídeo no Facebook subiu 41% (3° TRI 2016X2017).

Segundo Paola Máximo, diretora operacional da iProspect, “a presença das marcas em redes sociais por meio de anúncios cresce fortemente, impulsionada pelo requinte de informações que possuímos para criar estratégias de comunicação assertivas e relevantes, além do engajamento do consumidor nas plataformas. Com o crescimento do investimento,  a mensuração da performance, através de diferentes KPIS, também foi aprimorada de forma significativa”.

O investimento, porém, variou bastante dentro das redes pesquisadas (Facebook, Instagram, Pinterest, Snap e Twitter). No Twitter e Pinterest, o gasto diminuiu, 12% e 35%, respectivamente, enquanto com o Facebook cresceu 36% (3° TRI 2016X2017). Isso pode ser atribuído para o desempenho historicamente mais forte do Facebook em relação ao impulsionamento de vendas, especialmente nas proximidades das festas de fim de ano. Considerando-se o período de JAN-SET de 2017X2016, o custo no Facebook e Instagram cresceu 130% e 104%, enquanto as demais redes apresentaram quedas significativas. Esses aumentos são devidos principalmente a maior adesão dos clientes e a aplicação de estratégias completas de “funil” para captura leads nestas plataformas.

Faz mais ou menos um ano que o Facebook anunciou que se tornaria uma companhia “vídeo-first” e isso já se evidencia com o crescimento de 41% em social video ad placements (3° TRI 2016X2017). O estudo identificou esse crescimento em todas as verticais, mais especialmente nos setores de Automóvel e Bens de Consumo.

“Estamos vendo mais vídeos criativos adicionados às campanhas existentes, mas mais notavelmente estamos acompanhando a transferência da verba normalmente utilizada em outros canais digitais para o social video. Além disso, há clientes redistribuindo o orçamento da TV para impulsionar os vídeos sociais e aprofundar sua segmentação, eficiência e mensuração”, ressalta Paola Máximo. 




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