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sexta-feira, 16 de julho de 2021

Educação profissional e tecnológica é saída para “apagão” de mão de obra qualificada

Pesquisas mostram que a educação profissional e tecnológica nunca foi tão importante para o acesso ao mercado de trabalho. Isso porque, apesar dos números recordes de desemprego, são quase 15 milhões de desempregados no Brasil, falta mão de obra qualificada para ocupar vagas em vários setores da economia. A situação, agravada pela pandemia, fica mais difícil ainda para os jovens que cursam apenas o ensino médio, que perdem espaço para os que optam por cursos técnicos ou profissionalizantes.  

Apesar do grande número de candidatos para ocupar uma vaga de emprego, 61% das empresas relatam que não conseguem pessoas qualificadas para as vagas de ocupações técnicas, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entidade estima que, no setor, faltarão 300 mil profissionais nos próximos dois anos. 

Um dos caminhos para superar esse gargalo que os especialistas já chamam de “Apagão de mão de obra qualificada” é investir nos cursos técnicos e profissionalizantes, que preparam melhor os candidatos para o mercado de trabalho. 

De acordo com pesquisas do IBGE/Pnad/2019, entre as vantagens deste tipo de ensino está o fato de a taxa de empregabilidade dos egressos de cursos técnicos ser, em média, de 73% e de a renda per capita familiar desse grupo ser 20% superior a dos estudantes do ensino médio regular. Já a taxa de emprego formal (com carteira assinada) pode aumentar 38% para os jovens que têm formação técnica. 

As pesquisas também mostram que 90% dos jovens acreditam que têm mais oportunidades fazendo uma curso técnico. E 53% deles apontam o ingresso mais rápido no mercado de trabalho como razão para fazer um curso técnico.  

“O Brasil já possui uma extensa rede de ofertantes de cursos técnicos e profissionalizantes, destacando-se o segmento privado pela alta qualidade nas ofertas. Integrando teoria e prática esses cursos dão a sustentação para formar a mão de obra que as empresas precisam para sua operacionalização. Fazendo um curso técnico, o jovem pode aceder ao mercado de trabalho rapidamente”, diz Cleunice Rehem, presidente do Fórum Nacional de Mantenedoras de Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Brasiltec). 

Para ela, existe a necessidade urgente de políticas públicas de financiamento de cursos técnicos e profissionalizantes para que os jovens possam escolher os melhores cursos ofertados e alinhados com as demandas do mercado de trabalho. “São mais de 12 milhões de jovens “nem, nem”, ou seja, têm entre 15 e 29 anos e não trabalham nem estudam. O Brasil é um dos últimos países do mundo com jovens em cursos técnicos, com apenas 9% (com idades entre 20 e 24 anos). Em alguns países, esse índice chega a 95%.”, conclui Cleunice Rehem.

 

Experiência do consumidor e omnicanalidade: entenda como as marcas estão se preparando para a Black Friday 2021

Em busca de repetir o sucesso de 2020, marcas estão investindo na experiência do consumidor e em ações antecipadas


 

Por conta da pandemia, o padrão de comportamento dos consumidores mudou, acelerando a transformação digital e reforçando as vendas online. Acompanhando esse movimento, grande parte das empresas migrou para o e-commerce, o que foi difundido na Black Friday de 2020. De acordo com o levantamento da Ebit|Nielsen, a edição registrou o maior volume de vendas já visto no país, somando 6 bilhões de reais no período de 26 e 30 de novembro. Com o objetivo de manter o bom resultado, as marcas brasileiras já estão se preparando para a Black Friday de 2021, buscando corrigir as falhas do ano passado e investindo nos métodos de sucesso.

 

Com planos estratégicos em andamento, as empresas entenderam que, além de um site seguro e preços acessíveis, um bom atendimento em todos os processos do cliente faz uma grande diferença no momento de fidelização. Para isso, estão investindo pesado em tornar a experiência do consumidor positiva por meio de um atendimento completo, fornecendo fácil acesso a todos os canais ao entrar em contato com a loja para dúvidas, reclamações ou trocas. 

 

Para Anna Moreira Bianchi, CEO da NeoAssist, empresa pioneira em tecnologia omnichannel de atendimento ao cliente, as marcas estão levando em consideração toda a experiência do cliente e depois da compra. “A expectativa é que a Black Friday deste ano siga as mesmas tendências de 2020, tendo o e-commerce como principal método para compras. Por isso, as empresas estão ajustando os pontos que ficaram a desejar na edição passada com o objetivo de fidelizar seus clientes, capacitando com cuidado toda a equipe, se preparando para os picos de vendas e oferecendo um atendimento eficiente durante todo o período, de olho também no pós, que acumulam chamados para solicitação de trocas, reclamações e acompanhamento dos pedidos” afirma.

 

A fim de manter os colaboradores preparados para lidar com todas as demandas da data, uma série de treinamentos capacitores já estão sendo iniciados, tanto do time oficial quanto dos adicionais que devem ser contratados especialmente para o evento. Após o treinamento, a equipe de atendimento e apoio ao cliente deve estar atenta e à disposição em todos os canais disponibilizados pela empresa, sendo capaz de responder a qualquer problema ou dúvida. Além disso, a importância em conhecer o comportamento dos clientes sempre foi fundamental, porém, agora, as marcas estão atentas a dois tipos: os novos e os que a pandemia trouxe para o ambiente online. Entender quem são esses consumidores e quais os seus hábitos digitais é primordial para conquistá-los.

 

Os varejistas também estão estudando investir cada vez mais no esquenta Black Friday, as ações promocionais distribuídas por todo o mês de novembro, o que deve reduzir a carga da equipe e infraestrutura do negócio apenas no dia oficial. Sabendo que as pessoas já pesquisam preços e benefícios antes da compra, organizações já procuram divulgar seus produtos e serviços antes, muitas das vezes com descontos especiais. Também aproveitam para conferir se  a plataforma de e-commerce tem um bom desempenho, essencial para receber a Black Friday. Quanto mais perto a data for se aproximando, mais a quantidade de compradores aumenta e é importante que a infraestrutura do site ou aplicativo esteja em perfeito funcionamento, pois caso não esteja pronto para lidar com um número alto de usuários, eles não perderão tempo e procurarão a concorrência. 

 

“A Black Friday ainda pode ser uma ótima oportunidade para aumentar a base de clientes e fazer a empresa crescer, pois muitos consumidores enxergam na data uma ótima chance para as compras’, finaliza Bianchi. 


Brasil deve manter o ritmo de exportação de commodities

Atual cenário da exportação no País demanda novas plataformas de comercialização


O Brasil é a fazenda do mundo e tem demonstrado sua força com a venda de commodities para a China, sendo a soja o principal deles, até porque o nosso País é o maior produtor desse insumo. Somente em 2020, apesar da pandemia, o Brasil exportou novamente mais de 100 bilhões de dólares no setor do agronegócio e com relação a esse comportamento. Teve um estudo pelo USDA (Departamento de agricultura dos Estados Unidos) que o Brasil vai aumentar em até 40% a produção do setor até o ano de 2027. O que significa que haverá ainda mais exportação nessa área.

E a China segue como uma das maiores parceiras comerciais do Brasil, especialmente nessa área e muito além da soja, o consumo de café no país, por exemplo, também teve um aumento nos últimos anos e a tendência é crescer ainda mais. Por essa razão, manter as relações amigáveis com a China é fundamental. 

Neste ano, com a força de commodities como a soja, café e carne, é possível que o Brasil ultrapasse a marca dos 100 bilhões de dólares com exportações novamente. Nesse setor, os maiores exportadores são os Estados Unidos, os Países Baixos e o Brasil. Os números da exportação de café do Brasil são ótimos pois, além da volatilidade dos valores, os compradores costumam adquirir em grandes quantidades.

Diversos fatores podem impactar o valor da tonelada ou da saca de café. Um bom exemplo é que no final de 2020 vendíamos a tonelada de determinado tipo de café por aproximadamente US$ 2 mil por tonelada e atualmente esse mesmo tipo vale US$ 2,4 mil por tonelada. A safra é iniciada no começo do segundo semestre e em algumas áreas, como o Sul de Minas Gerais, os agricultores já começaram a colheita. Até o final de 2021 ainda há muito a ser comercializado e mesmo em um ano baixo, quando produtores tiveram uma grande quebra em comparação a outros períodos, os números serão positivos por dois motivos: a alta do dólar e o café que sobrou do último ano.

Em contrapartida, na bolsa de valores de Nova Iorque, os contratos de café vêm sendo liquidados de maneira rápida e forte, um dos motivos que pode influenciar no preço da commodity. Não existe uma razão objetiva para isso, apenas especulação de lucro dos compradores desses contratos, que agora estão vendendo. 

A Bravus é uma plataforma digital que tem objetivo em simplificar o processo de exportação de commodities do Brasil para o mundo. O fundador, Thomas Raad percebeu essa necessidade enorme para poder deixar o fluxo de exportação mais eficiente senão o Brasil não aguenta crescer. “Temos oferta mas não temos estrutura digital suficiente, trabalhamos na base do e-mail ainda” Outra novidade que será lançada pela Bravus é um integração de frete marítimo para o mundo dos commodities de fato, para facilitar e melhorar a experiência de comercialização desses itens ao redor do mundo.




Thomas Raad - Nascido nos Estados Unidos, Thomas Raad atualmente vive no Brasil. Fluente em árabe, inglês e português, cursou Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior e desde os 24 anos atua como trader de commodities, sendo especialista na exportação de café e outros alimentos e especiarias. Sua trading company, Raad International Trading, já exportou produtos como café, arroz, pimenta do reino, derivados de milho, gergelim, açaí, carvão vegetal e amêndoas de cacau. Além de negócios no Brasil, já exportou café da Colômbia e Vietnã e orégano do Peru.Para mais informações, acesse Raadint.com e pelo Instagram, Youtube, Linkedin e medium pelo nome @thomasraad


Vacinação e a retomada do turismo

Avanço da imunização no País aumenta busca dos brasileiros por viagens


Com o avanço da imunização contra Covid-19 no Brasil, empresários e turistas começam a se mostrar mais esperançosos para a retomada das viagens. Em fevereiro deste ano, um estudo realizado pelo InterContinental Hotels Group (IHG) apontou que uma em cada cinco pessoas planeja compensar ainda neste ano a redução da atividade em 2020. 

Reforçando a tendência, pesquisa do Observatório Febraban revelou que 20% dos brasileiros pretendem viajar após serem imunizados, buscando destinos nacionais, ainda este ano. Já um estudo da Kantar mostrou que 65% das pessoas já planejaram fazer pelos menos uma viagem em 2022, quando estima-se que o turismo terá sua recuperação completa. 

A busca por destinos nacionais se tornou quase uma regra durante a pandemia de Covid-19, já que as restrições acabam dificultando o turismo internacional. Com isso, em 2020, 96% dos brasileiros que decidiram viajar buscaram um destino dentro do próprio país, de acordo com a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa). 

Com essa inclinação ao turismo nacional, cada vez mais cidades turísticas vêm se adaptando e montando cenários de maior segurança, criando as melhores condições para que os visitantes consigam conciliar cuidados - que ainda serão muito necessários - com entretenimento. 

Este é o caso de Olímpia, segunda maior cidade paulista em número de leitos (26.599), com mais de 600 meios de hospedagem. 

O município é conhecido por seus parques de águas quentes, e novas atrações “secas” não param de chegar, como o Vale dos Dinossauros e o Museu de Cera. 

O turismo representa 55% da atividade econômica de Olímpia e movimenta por ano cerca de R$ 1,5 bilhão, segundo a Prefeitura. Cerca de 7 mil pessoas trabalham formalmente no setor, algo equivalente a 12% da população de 55 mil habitantes (se considerarmos só a população economicamente ativa, essa representatividade do turismo sobe ainda mais). 

Além dos parques, sem dúvida os maiores impulsionadores do turismo, Olímpia também se destaca por ter os maiores resorts do Brasil. 

Os resorts se diferenciam dos hotéis e pousadas pela ampla estrutura gastronômica e de lazer que oferecem aos hóspedes. Hoje, eles respondem por mais de 40% da ocupação, de acordo Relatório de Perfil de Demanda elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo. 

Apesar de ter sido bastante afetada, assim como todas as principais cidades turísticas do Brasil e do mundo, toda essa estrutura se manteve, e mais, os investimentos para sua ampliação não pararam, mesmo em um cenário desafiador. 

Neste segundo semestre, por exemplo, será inaugurado o Solar das Águas Park Resort, que terá mil apartamentos e será o maior resort do País. O empreendimento recebeu mais de R$ 400 milhões em investimentos.

Sabemos que ainda é preciso avançar no calendário nacional de imunização, mas é notório que, com cada vez mais brasileiros vacinados, somado a outros movimentos importantes - como a criação do passaporte sanitário da Covid-19, projeto de lei de autoria do deputado federal Geninho Zuliani, em tramitação na Câmara, o momento é de esperança e otimismo. 

Proporcionar às famílias viajar novamente sem receios, tendo de se preocupar apenas com lazer, descanso e diversão, seja para Olímpia ou qualquer outro dos outros grandes destinos turísticos do Brasil, é o que esperamos. E essa realidade não está mais tão distante.

 

Rafael Almeida - empresário e CEO da Natos Multi


Conheça dez dicas para aumentar a sua produtividade como empreendedor

Agente Local de Inovação conta com técnicas simples que auxiliam na melhoria do rendimento nos negócios e na vida pessoal


Tornar-se mais produtivo, apesar de todas as limitações de capital, estrutura e recursos humanos, é um desafio que a maioria dos donos de pequenos negócios precisa encarar. Abrir uma micro ou pequena empresa é algo que exige dedicação e compromisso, até porque – na maior parte das vezes – o empresário faz tudo sozinho, ou conta com equipe reduzida. A boa notícia é que, com ideias inovadoras e mudança de atitude, é possível melhorar a gestão do negócio e ainda ter tempo para resolver problemas pessoais.

A Agente Local de Inovação (ALI) Maísa Silvestre, que atende empresas que participam do programa Brasil Mais, ressalta que é importante evitar que o “urgente não deixe tempo para o importante” e buscar sempre o equilíbrio entre o pessoal e profissional, para conseguir gerir o negócio, conseguindo tempo para refletir e inovar.  De acordo com ela, o planejamento permite que o empreendedor não trabalhe apenas para apagar incêndios e possibilita que ele descubra que, mesmo com ações simples, é possível colher bons resultados.

Um bom exemplo dos resultados que um plano de negócio e mudanças simples no modo de funcionamento da empresa podem proporcionar é o do empresário Thiago Marques Santiago, dono da Rustic Burguer Beer, em Macapá (AP). O empreendedor comenta que viu o faturamento da sua empresa aumentar em 15%, mesmo com restrição de horários por força da pandemia, e sem aumento de custos, apenas com a otimização de processos. Após ser atendido por um dos Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae, dentro do programa Brasil Mais, um questionário respondido pelos funcionários identificou que a ordem dos produtos adicionais na comanda atrasavam o processo de produção e faziam com que a cozinha cometesse alguns erros.  “Foi até engraçado. Por meio do Brasil Mais conseguimos identificar um detalhe bobo e adequar a comanda, o que melhorou os processos de produção da nossa cozinha. Diminuímos o tempo de atendimento e a quantidade de pedidos que chegavam errados até os clientes”, comemora Thiago.

O empresário conta que também reorganizou as funções da equipe, o que ajudou a diminuir o tempo de espera dos clientes, que era um dos principais problemas identificados pelos consumidores. “Evitamos retrabalhos e ganhamos no faturamento e tudo foi muito rápido. A equipe se envolveu no processo”, ressalta o empreendedor. “Agora vamos modernizar mais e adquirir novos equipamentos. Estamos com uma previsão de aumentar o nosso faturamento em mais 10%, pois a modernização da cozinha permitirá uma melhor atuação nossa no delivery”, afirma o empreendedor.

A ALI Maísa Silvestre separou dez dicas que já podem ser colocadas em prática e recomenda que os empresários se inscrevam no programa Brasil Mais, para que seja feito um diagnóstico da empresa, que vai ajudar a melhorar o nível de competitividade do negócio e aumentar o faturamento, sem necessidade de grandes investimos. Confira as dicas:

1- Escute a si mesmo. Você tem que lembrar que não é uma máquina e seguir o que se adequa à sua realidade. Faça o que gosta, o que tem mais habilidade e descubra os horários em que você mais rende.

2- Organize as suas atividades. Separe poucas horas no fim de semana para organizar as atividades que serão realizadas nos próximos dias, sejam elas profissionais ou pessoais. Separe por ordem de prioridade e dificuldade.

3- Organize o meio. Para ter um bom desempenho você precisa de um bom clima organizacional, um espaço suficiente para as suas ferramentas de trabalho e uma boa iluminação

4- Silencie tudo o que te desconcentra. Se desligue do celular e das redes sociais

5- Realize as atividades por blocos e entre uma e outra, realize pequenas pausas, seja para o cafezinho ou para fazer algo que te faça bem.

6- Automatize as tarefas que podem ser automatizadas e delegue o que você não precisa fazer. Se você não fizer isso, não dará conta de cumprir todas as atividades que tem. Não adianta tentar abraçar o mundo. Dessa forma, você como líder consegue se dedicar mais às atividades de gestão e pelo crescimento do negócio.

7- Tenha um hobby ou projeto pessoal. Você precisa tirar um tempo para si.

8- Faça meditação. Ela aumenta foco e concentração.

9- Tenha um estilo de vida saudável. Alimente-se bem, exercite-se. Durma bem.

10- Evite o perfeccionismo. É preciso saber dosar esse sentimento. Lembre-se: feito é melhor do que perfeito e tudo que não pode ser uma solução, deve ser visto como um aprendizado.  Aproveite para enxergar oportunidades nessas situações.


Brasil Mais

Considerado o maior programa de produtividade do país, o Brasil Mais recebe inscrição de empreendedores de todas as unidades federativas. O programa é coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da (ABDI) e execução pelo Sebrae e Senai e visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O Brasil Mais oferece às micro, pequenas e médias empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. A meta é realizar 120 mil atendimentos até dezembro de 2022.

O Sebrae levou para dentro do Brasil Mais a metodologia que a instituição aplica, em todo o Brasil, nas empresas de micro e pequeno porte, por meio do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). As empresas participantes do programa recebem acompanhamento e orientação para inovarem e se tornarem mais produtivas, faturarem mais e gastarem menos. Durante quatro meses, os ALI acompanham a realidade do negócio, traçam um raio-X da situação da empresa e ajudam na construção e implantação de um plano de inovação juntamente com o empreendedor.


Após vacinar 99% dos habitantes, Noronha libera apresentações musicais em bares e restaurantes

O horário de funcionamento dos estabelecimentos também foi ampliado. Festas e shows continuam proibidos


O Governo de Pernambuco anunciou novas flexibilizações de atividades no Arquipélago de Fernando de Noronha. Com o avanço do plano de convivência na ilha, bares e restaurantes podem funcionar até meia-noite. Além disso, entre 12h e 14h e entre 17h e 21h, está permitida a apresentação de música ao vivo, apenas com voz e violão.

Assim como outros municípios do Estado, Noronha recebeu autorização para realizar eventos sociais e corporativos com capacidade limitada de 50 pessoas ou 30% da capacidade do local - o que for menor. No caso dos eventos corporativos, o limite é de 100 pessoas ou 30% da capacidade do local; prevalece o que for menor.

Para a presidente da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN), Adriana Flor, a flexibilização das atividades dão esperança de dias melhores na ilha. " Para nós que trabalhamos com bares, restaurantes e entretenimento de forma geral, as novas liberações nos trazem esperança de que estamos no caminho certo para o novo normal. Mas sabemos que ainda precisamos ter muita responsabilidade e continuarmos com os cuidados para combater o novo coronavírus", comentou.

O artista Ricardo Dantas também comemorou as novas liberações: "Estávamos parados há meses, com todo o setor de entretenimento passando por uma grande dificuldade. Estou feliz com as novas liberações, mas, infelizmente, as medidas ainda não atendem toda a classe artística. Esperamos que isso aconteça em breve".

Permanece proibido a realização de festas e shows na ilha. Também continua vedado o funcionamento das atividades não essenciais no horário compreendido entre 0h e 5h.


Microsoft se mantém como a marca mais imitada em tentativas de phishing desde o início de 2021

A divisão Check Point Research publica nova edição do relatório sobre Phishing de Marca, referente ao período do segundo trimestre deste ano, no qual se destacam as marcas líderes de mercado mais utilizadas por hackers para roubo de dados pessoais

 

A Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd . (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, publica o Relatório sobre Phishing de Marca referente ao segundo trimestre de 2021, no qual são apontadas as marcas mais frequentemente imitadas por cibercriminosos em suas tentativas de roubar informações pessoais ou credenciais bancárias durante os meses de abril, maio e junho.

Em um trimestre em que a Microsoft alertou sobre uma nova campanha russa de phishing, Nobelium, a gigante da tecnologia foi novamente a marca mais repetidamente visada pelos cibercriminosos, como ocorreu no primeiro trimestre de 2021 e no quarto trimestre de 2020. De todas as tentativas de phishing de marca, 45% estavam relacionadas à Microsoft no segundo trimestre; ao passo que, no primeiro trimestre, foram 39% do total das tentativas. A empresa DHL também manteve sua posição como a segunda marca mais falsificada, com 26% de todas as tentativas de phishing relacionadas a ela, à medida que os cibercriminosos continuam tirando proveito da crescente dependência das compras online e suas remessas e entregas expressas.

O relatório da divisão CPR revela que a tecnologia ainda é o setor com maior probabilidade de ser alvo de phishing de marca, seguido pelos setores de remessas e entregas expressas e pelo varejo. No primeiro trimestre de 2021, o varejo havia sido surpreendentemente ultrapassado na lista pelo setor bancário, mas, agora, recuperou sua posição entre os três primeiros, possivelmente devido às vendas do Amazon Prime Day .

"Os cibercriminosos estão continuamente aumentando suas tentativas de roubar os dados pessoais ao se passarem por marcas líderes de mercado. Na verdade, no período que antecedeu o Amazon Prime Day no segundo trimestre, mais de 2.300 novos domínios foram registrados sobre a Amazon", diz Omer Dembinsky, gerente de pesquisa de dados da Check Point Software Technologies. "Lamentavelmente, é o elemento humano que muitas vezes falha quando não consegue perceber os golpes com erros ortográficos ou textos e e-mails suspeitos e, como tal, os cibercriminosos continuam a enganar as pessoas usando e-mails convincentes que alegam ser de marcas confiáveis para obterem informações pessoais."

Ainda em relação ao segundo trimestre, "também testemunhamos um aumento global em ataques de ransomware, que geralmente são disseminados inicialmente por meio de e-mails de phishing contendo anexos maliciosos", afirma Dembinsky. Por isso, ele recomenda fortemente aos usuários a serem cautelosos ao divulgar dados pessoais e credenciais bancárias, e a pensarem duas vezes antes de abrir anexos ou clicar em links de e-mail, especialmente e-mails que afirmam ser de empresas como Amazon, Microsoft ou DHL, pois são as marcas mais prováveis de serem imitadas.

Em um ataque de phishing de marca, os cibercriminosos tentam se passar pelo site oficial de uma marca conhecida usando um nome de domínio ou uma URL e design de página da web semelhantes ao do site original. O link para o site falso pode ser enviado às pessoas alvo por e-mail ou mensagem de texto; e um usuário pode ser redirecionado durante a navegação na web ou pode ser acionado a partir de um aplicativo móvel fraudulento. O site falso geralmente contém um formulário destinado a roubar as credenciais dos usuários, detalhes de pagamento ou outras informações pessoais.

Top phishing de marca no segundo trimestre de 2021

A seguir, as principais marcas estão classificadas conforme sua aparição global nas tentativas de phishing:

• Microsoft (presente em 45% de todas as tentativas de phishing em nível global)

• DHL (26%)

• Amazon (11%)

• Bestbuy (4%)

• Google (3%)

• LinkedIn (3%)

• Dropbox (1%)

• Chase (1%)

• Apple (1%)

• Paypal (0.5%)

E-mail de Phishing Microsoft - Exemplo de roubo de credenciais

Durante o segundo trimestre de 2021, a divisão CPR identificou um e-mail de phishing malicioso que tentava roubar credenciais de uma conta da Microsoft. O e-mail (Figura 1) enviado do endereço de e-mail falsificado da Microsoft (no-reply @ microsoft [.] Com) continha o assunto "Sua assinatura expirou" ("Your Subscription Has Been Expired"). O atacante estava tentando convencer a vítima a clicar em um link malicioso (https://adminsys[.]serveftp[.]com/nensa/fabio/ex/478632215/zer7855/nuns566623), o qual redirecionaria o usuário para uma página de login fraudulenta da Microsoft (Figura 2). No link malicioso, o usuário precisaria digitar os detalhes de sua conta da Microsoft.

Figura 1: O e-mail malicioso enviado com o assunto "Sua assinatura expirou"


Figura 2: página de login fraudulenta


E-mail de Phishing Amazon - Exemplo de roubo de credenciais

Nesse e-mail de phishing, observou-se uma tentativa de roubar as informações da conta de um usuário na Amazon. O e-mail (Figura 3) que foi enviado do endereço de e-mail Amazon Service (Service @ srv [.] Androidscrib [.] Com), continha o assunto "Sua conta amazon foi bloqueada" ("Your amazon account has been locked"). O atacante estava tentando induzir a vítima a clicar em um link malicioso, o qual redirecionaria o usuário para uma página maliciosa fraudulenta que se parece com o site de login real da Amazon (Figura 4). No link malicioso (https: // habitosdamente [.] Com [.] Br / wp-admin / includes / logs / update-your-account-information / security-measure /? Iyh_re), o usuário precisaria digitar sua nome de usuário e sua senha.


Figura 3: O e-mail malicioso enviado com o assunto "Sua conta amazon foi bloqueada"

                     Figura 4: página de login fraudulenta

Os dados no relatório sobre Phishing de Marca da Check Point Software foram alimentados pela inteligência ThreatCloud da Check Point, a maior rede colaborativa para combater o crime cibernético que fornece dados de ameaças e tendências de ataque de uma rede global de sensores de ameaças. O banco de dados da ThreatCloud inspeciona mais de 3 bilhões de sites e 600 milhões de arquivos diariamente e identifica mais de 250 milhões de atividades de malware todos os dias.




Check Point Software Technologies Ltd.

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quinta-feira, 15 de julho de 2021

Banco de Sangue de São Paulo convoca doadores em caráter de urgência

Queda nas doações se acentua nos últimos dias e estoques sanguíneos estão em estado crítico

 

Neste período do ano, os bancos de sangue sofrem com a ausência dos doadores, pois nos dias de inverno poucos se lembram que muitos pacientes internados nos hospitais necessitam das doações de sangue para sobreviver.

No Banco de Sangue de São Paulo, a situação está crítica, os estoques sanguíneos sofreram uma queda de 30% desde o início da estação. Porém, essa baixa tende a se acentuar nos próximos dias, caso não haja uma mobilização de doadores.

"Precisamos de 160 doações diárias para atender com equilíbrio às demandas dos pacientes internados nos hospitais em tratamentos clínicos. Porém, esta semana houve dias em que tivemos menos da metade desse número de doações, o que é muito preocupante", explica Bibiana Alves, líder de captação do Banco de Sangue de São Paulo.

Para incentivar as pessoas a doarem sangue neste período, a instituição está veiculando uma campanha de inverno em suas redes sociais, intitulada "O frio chegou e precisamos da sua solidariedade - a gratidão aquece o coração", relembrando o conceito de que a doação de sangue é um gesto solidário que pode salvar até 4 vidas.

O Banco de Sangue de São Paulo ampliou seu horário de atendimento, passando a funcionar diariamente, das 7h às 18h, na Rua Tomás Carvalhal, 711, Paraíso, inclusive aos domingos e feriados, oferecendo mais possibilidades para que a população possa organizar suas agendas de forma tranquila, reservando um tempinho para a doação de sangue.

O Banco de Sangue de São Paulo segue rigorosamente todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e por isso conquistou o selo Covid Free de Excelência, concedido pelo IBES - Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, em reconhecimento por manter as melhores práticas de prevenção e enfrentamento da pandemia de coronavírus.


Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;

• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;

• Não ter diabetes em uso de insulina;

Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.


Critérios específicos para o CORONAVÍRUS:

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

• Aguardar 48h para doar, caso tenham tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenham tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen;

• Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;

• Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;

• Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).


Serviço:

Banco de Sangue de São Paulo

Unidade Paraíso

Endereço: Rua Tomas Carvalhal, 711 - Paraíso

Tel.: (11) 3373-2000

Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo sábados, domingos e feriados. Estacionamento gratuito R. Tomas Carvalhal, 329 - Paraíso.


Tratamento da Pfizer contra artrite psoriásica é incorporado pelo SUS

Citrato de tofacitinibe (Xeljanz), já distribuído pelo Ministério da Saúde para pacientes com artrite reumatoide, também será disponibilizado para pacientes adultos com artrite psoriásica

 

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) aprovou a distribuição do citrato de tofacitinibe (Xeljanz) para adultos com artrite psoriásica, uma doença articular sistêmica que compromete a saúde da pele e das articulações, causando grande impacto na qualidade de vida dos pacientes¹.

 

Produzido pela Pfizer, o citrato de tofacitinibe conta com um mecanismo que age nas células, inibindo a janus quinase, uma proteína importante nos processos inflamatórios característicos de doenças autoimunes, como a artrite. O medicamento é um tratamento oral, não biológico, do tipo MMCD (medicamentos modificadores do curso da doença) alvo-específico que chega como alternativa aos pacientes com artrite psoriásica ativa, moderada a grave, intolerantes ou com falha terapêutica aos medicamentos sintéticos ou biológicos modificadores do curso da doença.

 

“A chegada de Xeljanz ao SUS representa uma grande vitória para os pacientes portadores de artrite psoriásica. O medicamento tem eficácia equivalente à dos medicamentos biológicos, perfil de segurança manejável, comodidade de ser administrado por via oral e pode ser facilmente armazenado pelo paciente, uma vez que dispensa refrigeração”, afirma a diretora médica da Pfizer Brasil, Márjori Dulcine.


 

Artrite psoriásica

 

A artrite psoriásica é uma doença articular sistêmica que pode se manifestar por dor e inflamação articular, que em sua maioria das vezes acontece em pessoas com psoríase, podendo se manifestar e, simultaneamente ou não às lesões da pele¹. A enfermidade tem uma incidência de 323 casos a cada 100.000 pessoas² e tende a ocorrer por volta dos 40 a 50 anos de idade³.

 

Embora a relação entre as duas doenças tenha sido descoberta na década de 1960, ainda não há um consenso sobre fatores de risco4. Acredita-se que a causa pode ser multifatorial, estando relacionada a questões genéticas, imunológicas e ambientais 4.

 

As principais características da artrite psoriásica são as dores nas articulações, que podem aparecer em pequenas e/ou grandes articulações e coluna, além das lesões de pele da psoríase que são manchas avermelhadas e descamativas na pele5. A artrite psoriásica pode causar grande impacto na qualidade de vida dos pacientes , levando ao comprometimento de atividades cotidianas básicas. Nesse contexto, Xeljanz age diminuindo a atividade da doença e pode auxiliar na prevenção de danos irreversíveis nas articulações, além de aliviar a dor e melhorar a vida do paciente.

 

 

 

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Referências:

1. Revista Brasileira de Reumatologia. Conceitos atuais e relevantes sobre artrite psoriásica. 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0482-50042012000100010&script=sci_arttext> Acesso em 26 ago 2020.

2. Wilson FC, Icen M, Crowson CS, McEvoy MT, Gabriel SE, Kremers HM. Time trends in epidemiology and characteristics of psoriatic arthritis over 3 decades: a population-based study. J Rheumatol. 2009;36(2):361-7.

3. Trontzas P, Andrianakos A, Miyakis S, Pantelidou K, Vafiadou E, Garantziotou V, et al. Seronegative spondyloarthropathies in Greece: a population-based study of prevalence, clinical pattern, and management. The ESORDIG study. Clin Rheumatol. 2005;24(6):583-9.

4. Revista Brasileira de Reumatologia. Artrite psoriásica: entidade clínica distinta da psoríase? 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042012000400012#:~:text=Epidemiologicamente%2C%20a%20psor%C3%ADase%20pode%20ser,e%20preval%C3%AAncia%20na%20popula%C3%A7%C3%A3o%20geral.> Acesso em 26 ago 2020.

 

5. Artrite Psoriásica. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Acesso em 02/07/21, em https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/artrite-psoriasica-2/

 


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