Muitas
crianças estão precisando se adaptar à nova realidade de Ensino à distância,
até mesmo aquelas em fase de alfabetização ou as que fazem acompanhamento para
Transtorno Déficit Atenção e Hiperatividade (TDAH), um transtorno do
neurodesenvolvimento que é caracterizado por um padrão persistente de
desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e
no desenvolvimento da pessoa.
E
aí fica a pergunta: Como as crianças que já têm dificuldades em se concentrar
vão conseguir acompanhar os conteúdos com aulas à distância (EAD)?
A
seguir, a neuropsicóloga Bárbara Calmeto, diretora do Autonomia Instituto (www.autonomiainstituto.com.br)
ensina cinco estratégias para ajudar nesse momento.
1-
Estabeleça horário de estudo: manter uma certa rotina é muito importante para
que a criança se organize no tempo. Com essa rotina, é preciso estabelecer um
horário específico para o estudo. Observe o horário que seu filho está mais
atento, disponível e tranquilo e delimite como horário de atividades escolares,
seja as enviadas pela escola ou que você mesma passe para ele. O importante é
não perder totalmente a rotina de estudo para que o prejuízo na aprendizagem
não seja tão grande.
2-
Escolha um local estratégico: acomode seu filho longe de distratores como
janelas e portas e escolha um local iluminado, tranquilo e com poucos
brinquedos. Organize a rotina de maneira que, no horário de estudo, a casa
esteja a mais silenciosa possível e que a televisão esteja desligada. Lembre-se
que uma mosca pode tirar a concentração do seu filho. Então, tente controlar os
distratores que estão ao seu alcance.
3-
Varie a rotina: Já sabemos que a concentração das pessoas com TDAH é menor.
Então, procure dividir as atividades em blocos. Passe uma instrução por vez. Se
possível, escreva ou desenhe para deixar mais visual. Divida o estudo por
partes e essas partes podem ser divididas em horários específicos do dia: por
exemplo, atividades escolares de 9h às 10h e depois de 16h às 17h. Faça as
adaptações levando em conta a rotina geral e os horários de maior concentração
do seu filho. Nos intervalos, faça atividades motoras e físicas, artísticas ou
livres. Reveze estudo com outras atividades porque esse revezamento potencializa
o aprendizado.
4-
Torne o mais concreto possível: Muitas crianças com TDAH respondem melhor à
aprendizagem “concreta” e precisam de experiências práticas para reter melhor o
conteúdo ensinado. Abuse de recursos como gráficos, imagens, listas, cores diferentes
(marca textos), vídeos educativos, atividades práticas etc. Com essas
estratégias, a criança conseguirá associar o conteúdo teórico com a experiência
prática vivenciada.
5-
Coloque movimento nos conteúdos: De maneira geral, quanto mais criativo o
conteúdo escolar é passado, mais as crianças assimilam. Como criança é
movimento, uma ideia é incorporar o movimento nas atividades. Se você perceber
que seu filho está desatento ou agitado, inclua uma corrida na sala contando
até 10 e depois sente para finalizar.
Dica
Extra: Tenha paciência! As famílias também estão cansadas, estressadas e se
reinventando. E é preciso ter paciência consigo e com as crianças que estão em
casa. Se cobrem menos, porque a cobrança traz ansiedade, que, por sua vez,
causa culpa e frustração. É um momento de reflexão e de se reinventar. Tudo vai
passar e seremos pessoas melhores e com mais flexibilidade cognitiva. Portanto,
essa deve ser a estratégia de ouro a ser levada como um mantra: tenha
paciência, não se cobre tanto, tudo vai passar!