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segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Pacientes do Instituto do Câncer viram modelos em fashion day




Desfile acontece em parceria com a Faculdade de Moda Santa Marcelina; evento reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer

Nesta terça-feira (22), a partir das 11 horas, o hall de entrada do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, será palco de uma nova edição do “Icesp fashion day”, que convida pacientes para viverem um “dia de modelo” e desfilarem em uma passarela com direito à trilha sonora e muitos flashes. A ação tem como objetivo reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer, no mês marcado pelo Dia Internacional de combate à doença (27/11).

Realizado em parceria com a Faculdade de Moda Santa Marcelina, o desfile deste ano, intitulado “À flor da pele”, conta com a participação de 34 “modelos”. Os pacientes foram indicados pelos médicos do Instituto e estão em diferentes fases do tratamento.

Nos últimos meses, cerca de 90 estudantes de moda da Faculdade Santa Marcelina estiveram no hospital para conhecer esses pacientes, seus hábitos, gostos e estilos, além de conferir suas medidas e altura para confeccionarem uma peça exclusiva para cada um deles. O evento promete trazer roupas conceituais floridas e com muitas cores. Ao todo, são mais de 300 estampas diferentes.

Os participantes do “fashion day” do Icesp também serão produzidos e maquiados pela equipe de estilo da empresa Payot e subirão na passarela ao som da Dj Debby Gram. Como não poderia faltar, fotógrafos vão registrar toda a performance.

“O câncer é uma doença que carrega muitos estigmas, principalmente no que diz respeito à aparência. Por isso, enquanto estão em tratamento, os pacientes precisam ser incentivados, motivados. A autoestima elevada tem sido associada a baixos níveis de depressão e tensão, favorecendo a recuperação social e física. Nosso principal objetivo é resgatar o ânimo dos pacientes, inspirá-los a se olharem além da doença”, explica Maria Helena Sponton, coordenadora de humanização do hospital.

No Brasil, as estimativas para o biênio 2016-2017 apontam a ocorrência de aproximadamente 596 mil casos novos de câncer (Inca). No Icesp, atualmente, são somados 54 mil pacientes ativos.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo fica na avenida Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César (próximo à estação Clínicas, na linha verde do metrô).



EM 2017, VARANDA GOURMET CONTINUA EM ALTA



Cada vez mais valorizado, o terraço gourmet surgiu como um espaço gastronômico, e vem ganhando projetos multifuncionais que criam ambientes propícios ao descanso e à leitura, para bons momentos de festa com amigos e familiares ou simplesmente para apreciar a vista. 


 
















A nova safra de empreendimentos que incorporaram o terraço gourmet aos apartamentos seduziram de cara um público que buscava uma alternativa para fugir das casas térreas e sobrados e migrar para apartamentos, mas sem abrir mão do churrasco no fim de semana com a família e amigos.
Mas, aos poucos, a varanda gourmet – que nasceu com uma forte vocação à gastronomia – foi mudando seu perfil e ampliou os horizontes, atraindo novos públicos e projetos de decoração cada vez mais criativos para tornar esse espaço multifuncional.
O arquiteto Glaucio Gonçalves garante que “esse espaço veio para ficar, e a tendência é que em 2017 ganhe mais funcionalidades com projetos criativos e inovadores para chegar cada vez mais perto da singularidade que os proprietários buscam na decoração”.
O espaço das varandas gourmets vem se alargando, trazendo para os apartamentos aquela sensação gostosa de se ter um quintal e até mesmo um jardim ou uma horta onde se pode curtir bons momentos de descanso, de leitura, de entretenimento, apreciar a vista, reunir amigos e familiares em clima de festa e até mesmo para idealizar um cantinho lúdico para as crianças se divertirem.
“A cada projeto, um novo desafio para dar personalidade às varandas gourmets, que permitem soltar a criatividade e inserir os mais variados elementos decorativos, como móveis rústicos ou até mesmo modernos, painéis em madeira e revestimentos como pastilhas, porcelanatos e texturas”.

Para 2017, o arquiteto Glaucio Gonçalves destaca que as cores vibrantes vão invadir esses espaços, deixando-os alegres e convidativos. Também podemos abusar de paredes de tijolos aparentes, dando um toque rústico e natural ao ambiente – móveis de madeira complementam essa atmosfera. Ou mesmo um estilo retrô, com revestimentos que remetem aos antigos azulejos portugueses, que também estarão em alta nessa temporada.


Outra dica do arquiteto é investir em peças versáteis que possam servir de mesas ou apoios laterais incorporados à mobília. Também vale a pena pensar em variados e estratégicos pontos de energia elétrica para a instalação de mais infraestrutura com aparelhos que possam ser incorporados ao espaço no futuro. E mais, a atenção à iluminação é fundamental para que à noite o espaço continue funcional.

Aí está um lugar do apartamento que vem competindo com a sala entre os espaços comuns de convivência nos apartamentos, mas o arquiteto Glaucio Gonçalves conclui dando mais uma dica importante: “é fundamental deixar muito espaço livre e não exagerar com móveis que possam prejudicar a circulação”.  




Criança e Consumo envia representações ao Procon contra oito empresas de chocolates por publicidade dirigida às crianças



Após receber diversas denúncias de todos os estados, projeto do Instituto Alana enviou documentos ao órgão de defesa do consumidor, reiterando ofício do Idec

O projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, enviou oito representações ao Procon do Estado de São Paulo contra as empresas Arcor, Brasil Cacau e Kopenhagen (Grupo CRM), Cacau Show, Ferrero, Garoto, Lacta (Mondelez), Nestlé e TopCau por dirigirem comunicação mercadológica ao público infantil. Os documentos complementam ofício encaminhado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) ao órgão que informava o desrespeito à Resolução 163 do Conanda por parte das marcas durante as campanhas de Páscoa de 2016.

Após receber diversas denúncias de todo o Brasil, muitas delas motivadas por campanha realizada pelo Movimento Infância Livre de Consumismo (Milc), o Criança e Consumo constatou que todas as empresas representadas desenvolveram estratégias de comunicação mercadológica com diversos elementos atraentes ao público infantil, como venda casada de brinquedos junto com o produto e embalagens coloridas para chamar a atenção das crianças.

Outras estratégias observadas foram o uso de personagens conhecidas do universo infantil, realização de ações dirigidas às crianças nos pontos de vendas e distribuição de produtos. A repercussão das publicidades de Páscoa frente ao público infantil pode ser percebida nos diversos vídeos produzidos por crianças blogueiras, vlogers ou youtubers mirins, nos quais descrevem e avaliam a variedade de ovos de chocolate.

“Essas práticas desrespeitam os direitos da criança, inclusive nas relações de consumo, garantidos na legislação vigente, como o artigo 227 da Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Código de Defesa do Consumidor, e a própria Resolução 163 do Conanda”, ressalta Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Instituto Alana.



Sobre o Criança e Consumo
Criado em 2006, o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, atua para divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, assim como apontar caminhos para minimizar e prevenir os malefícios decorrentes da comunicação mercadológica.



O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.



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