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quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Infectologista esclarece dúvidas sobre sífilis




Quando diagnosticada precocemente, sífilis tem cura e o tratamento é realizado por meio de antibióticos; Brasil vive epidemia desta doença sexualmente transmissível


 O Ministério da Saúde registrou um aumento de 32,7% de pessoas infectadas pela sífilis entre 2014 e 2015, fazendo da doença uma nova epidemia no País. A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Treponema pallidum. Requer muito cuidado, pois trata-se de um problema silencioso que, depois de 10 a 15 anos, pode levar à morte pelo comprometimento grave de órgãos, meningite, dentre outros.

Para o infectologista do Hapvida, Fernando Romero, o aumento dos casos da doença está relacionado com a diminuição do uso do preservativo nas relações sexuais. “Existe uma tendência entre as pessoas de diminuir o uso de preservativos por acreditar que as doenças sexualmente transmissíveis não vão atingi-las. Isso leva a encontros íntimos desprotegidos e disseminação de outras DSTs, não apenas de sífilis”, explica o especialista. 

No primeiro estágio da sífilis, manifestam-se lesões ulceradas na região genital e na boca. Na segunda fase, apresentam-se manchas avermelhadas pelo corpo. Já na terceira, a mais grave, a bactéria permanece dentro do organismo sem manifestar sintomas, entretanto pode causar meningite ou problemas na artéria aorta, levando a graves problemas cardiovasculares. “Por isso, a prevenção é o melhor mecanismo que a pessoa deve tomar para evitar se contaminar. Todos devem fazer triagem sorológica anual para cuidar da saúde e iniciar o tratamento adequado, caso necessário”, alerta o infectologista.
  
O tratamento mais eficaz para sífilis em adultos é à base do antibiótico penicilina na sua forma cristalina, procaína ou benzatina, mas a prevenção acontece por meio do preservativo nas relações sexuais. Já para bebês, infectados pela sífilis congênita, também é recomendado o uso de penicilina cristalina. Se os pequenos não forem tratados de forma adequada, podem ter sequelas como retardo de crescimento, microcefalia, calcificações cerebrais, alterações ósseas e auditivas e, em casos mais graves, podem levar à morte.



Beijos de Closeup surpreendem com zoom no Instagram





 A campanha “De perto ou de longe, não julgue. Beije” convida o usuário a enxergar as imagens com um novo olhar

A nova campanha criada pela F.biz para a marca Closeup inova ao usar a função zoom como recurso criativo no Instagram. Apesar de ser largamente conhecida, a ferramenta só começou a ser ofertada pelo app de fotos e vídeos no último dia 31 de agosto.

 Prevista para ser lançada a partir de 16 de novembro, a ação de Closeup convida as pessoas a aplicarem o zoom para descobrirem as surpresas escondidas nas imagens.

            Seguindo o conceito “Não Julgue. Beije”, que tem permeado as campanhas da marca, Closeup apresenta mais uma comunicação inovadora pensada exclusivamente para o Instagram. Em plano aberto, as três fotos da campanha insinuam que os casais fotografados têm orientações sexuais diferentes daquelas que se revelam quando o consumidor aproxima a imagem. “De perto ou de longe, não julgue. Beije”, dizem as frases que acompanham as fotos.

              “Em um mundo cheio de preconceitos e julgamentos, Closeup é a favor do beijo livre porque você não escolhe por quem vai se sentir atraído. E com esta campanha, mais um vez, Closeup convida as pessoas, de um jeito irreverente e provocativo, a terem um novo olhar sobre o beijo”, diz Camila Conti, gerente de marketing de Closeup.

          “Transformamos o zoom em um recurso criativo para continuar celebrando a diversidade”, acrescenta Guilherme Jahara, CCO da F.biz. Ele lembra que a campanha segue a linha de comunicação desenvolvida pela F.biz para Closeup nos últimos anos. Em 2015, o momento que antecede o beijo de casais de gêneros, etnias e idades diferentes foram registrados por Daniel Klajmic para comemorar o Dia do Beijo, em 13 de abril. Neste ano, a data foi celebrada com imagens de Mário Daloia na campanha “Não Julgue. Beije”, que somou quase um milhão de interações no Instagram e foi o único trabalho brasileiro a ganhar Leão na categoria Health & Wellness, do Festival de Cannes, entre outras premiações. 


Ficha técnica
Agência: F.biz
Anunciante: Unilever - Closeup
Título: Zoom - Não julgue, beije
Produto: Closeup
CCO: Guilherme Jahara
Diretor executivo de criação: Fabio Astolpho
Diretor de arte: Guilherme Jahara | Tarso Soares | Bruno Cavalcante
Redator: Guilherme Jahara | Vinicius Bandeira
Fotografia: Moreno Gonçalves
Art buyer: Iara Demartini | Camila Serena | Amanda Costeski
Finalização: F.biz
Conteúdo: Renata Longhi | Ricardo Jahn
Mídia: Rafaela Queiroz | Daniela Barbiere | Felipe Peres | Sheila Uyeda
BI: Viviane Nunes
Atendimento: Kika Palhares | Ernani Carneiro | Amanda Pretini
Aprovação: Lívia Malouf | Camila Conti | Karina Lee



Sobre Closeup
Pioneira, moderna e com grande identificação com o público jovem, Closeup foi o primeiro gel dental lançado no mundo, nos Estados Unidos em 1967, e no Brasil em 1971. Desde a década de 70, Closeup já acreditava que os jovens se preocupavam com a saúde bucal e, por isso, sempre ofereceu produtos que além de proteção trazem o benefício de refrescância. Desde então, a marca traz em seu conceito o desejo de aproximar as pessoas e se diferenciar da linguagem técnica característica desse mercado.




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