Os dados são de
pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e CDC dos EUA na Paraíba. Pelo novo
boletim são 4.046 casos em investigação de microcefalia, 1.046 confirmados e
1.814 descartados
O
estudo de caso-controle realizado na Paraíba mostra, preliminarmente, que
mães que tiveram o vírus Zika no primeiro trimestre da gestação apresentaram
maior probabilidade de terem crianças com microcefalia. O Ministério da
Saúde, em pareceria com o governo da Paraíba e Centro de Controle e Prevenção
de Doenças Transmissíveis (CDC) dos Estados Unidos, continua com a análise
das amostras de sangue coletadas nas mães e bebês paraibanos. Somente após
esta fase, os resultados finais serão divulgados. O resultado inicial do
estudo, apresentado em João Pessoa (PB), também não encontrou nenhuma
associação da microcefalia com a exposição de produtos como inseticidas, por
exemplo.
“Faz parte deste estudo a
investigação de pessoas que não foram acometidas pela microcefalia. Somente
após o processamento das amostras de sangue coletadas, comparando os casos e
os controles, é que poderemos estimar com mais clareza o risco de ser
acometido pela doença e a relação do Zika com a microcefalia”, explica o
assessor da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo
Hage, destacando o empenho das equipes na fase de campo da pesquisa. “O
estudo se deu de forma ágil, ética e eficaz. As equipes deram passos
importantes na busca por respostas para o problema que preocupa o mundo”,
acrescentou o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde,
Antonio Nardi.
A pesquisa, que começou no dia
22 de fevereiro, contou com a atuação de oito equipes – compostas pelas
instituições envolvidas – que investigaram a proporção de recém-nascidos com
microcefalia associada ao Zika, além do risco da infecção pelo vírus, em 56
municípios do estado. Ao todo, foram entrevistados 165 casos de mães que
tiveram bebês com microcefalia e 446 controle (mães e bebês da mesma região
sem microcefalia). Entre os bebês, 52% são do sexo feminino e 48% do sexo
masculino, na faixa-etária de 0 a 7 meses.
NOVO
BOLETIM – Em todo o Brasil, 4.046 casos suspeitos de microcefalia
estão em investigação, de acordo com o novo boletim divulgado nesta
terça-feira (5) pelo Ministério da Saúde. Desde o início das investigações,
em outubro de 2015, até 2 de abril – foram 6.906 notificações em 1.307
municípios de todas as unidades da federação. Dos casos já concluídos, 1.814
já foram descartados e 1.046 foram confirmados para microcefalia e outras
alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita.
Destes, 170 já tiveram
confirmação laboratorial para o vírus Zika. Nestes casos, foi realizado
exame laboratorial específico para o vírus Zika. No entanto, o Ministério da
Saúde ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do
número de casos relacionados ao vírus. Ou seja, a pasta considera que houve
infecção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico
final de microcefalia.
Até o dia 2 de abril, foram
registrados 227 óbitos (fetal ou neonatal) suspeitos de microcefalia e/ou
alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação
(abortamento ou natimorto). Destes, 51 foram confirmados para microcefalia
e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 148 continuam em
investigação e 28 foram descartados.
Cabe esclarecer que o Ministério
da Saúde está investigando todos os casos de microcefalia e outras alterações
do sistema nervoso central, informados pelos estados, e a possível relação
com o vírus Zika e outras infecções congênitas. A microcefalia pode ter como
causa, diversos agentes infecciosos além do Zika, como Sífilis, Toxoplasmose,
Outros Agentes Infecciosos, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral.
O Ministério da Saúde orienta as
gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes
aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de
mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e
camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.
PESQUISAS
– Outro estudo realizado por um grupo de pesquisa sobre a epidemia
de Zika (MERG) apontou que, de 100 mães de crianças com microcefalia
entrevistas no Estado de Pernambuco, 59 notaram a presença de exantema
(erupção cutânea) durante a gravidez, sintoma comum em pessoas infectadas
pelo vírus Zika. A pesquisa foi publicada em uma revista científica do Centro
de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (CDC), dos Estados Unidos.
Fazem parte deste grupo,
especialista da Fundação Oswaldo Cruz Pernambuco – Centro de Pesquisa Aggeu
Magalhães (Fiocruz/CPqAM), da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização
Mundial da Saúde (OPAS/OMS), do Ministério da Saúde, do Instituto de Medicina
Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), da Universidade Federal de
Pernambuco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Secretaria de
Estado de Saúde de Pernambuco, da Universidade Federal da Fronteira Sul, da
Universidade de Pernambuco, do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde
e da London School of Hygiene & Tropical Medicine.
Distribuição
dos casos notificados de microcefalia por UF, até 2 de abril de 2016
Fonte: Secretarias de Saúde dos Estados e Distrito Federal (dados atualizados até 27/02/2016).1 Número cumulativo de casos notificados que preenchiam a definição de caso operacional anterior (33 cm), além das definições adotadas no Protocolo de Vigilância (a partir de 09/12/2015) que definiu o Perímetro Cefálico de 32 cm para recém-nascidos com 37 ou mais semanas de gestação e demais definições do protocolo.2 Apresentam alterações típicas: indicativas de infecção congênita, como calcificações intracranianas, dilatação dos ventrículos cerebrais ou alterações de fossa posterior entre outros sinais clínicos observados por qualquer método de imagem ou identificação do vírus Zika em testes laboratoriais.3 Foram confirmados 82 casos por critério laboratorial específico para vírus Zika (técnica de PCR e sorologia).4 Descartados por apresentar exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de casos.*5 Conforme informado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, 162 casos se encontram em investigação para infecção congênita. Destes, 39 são possivelmente associados com a infecção pelo vírus Zika, porém ainda não foram finalizadas as investigações.*6 Dados de Roraima referente a SE 12, até o dia 23 de março. (Não atualizado).Fonte: Secretarias de Saúde dos Estados e Distrito Federal (dados atualizados até 2/04/2016).Amanda Mendes
Agência
Saúde
|
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quarta-feira, 6 de abril de 2016
MICROCEFALIA: estudo aponta que 1º trimestre pode ser de maior risco para grávidas
Friboi lança a plataforma Academia da Carne
Com Ana
Maria Braga, Olivier Anquier e Guga Rocha como embaixadores,
canal de
brand content reúne dicas, cursos, técnicas e receitas sobre a carne bovina,
com assinatura de conteúdo da Globo
Depois de transformar a forma que os
brasileiros compram carne bovina e mostrar a importância de se consumir um
produto com garantia de origem e controle de qualidade, a Friboi dá um
novo e importante passo no relacionamento com os consumidores. A marca coloca
no ar hoje, 05, a inovadora plataforma Academia da Carne Friboi, um
canal de brand content pioneiro no mercado nacional, que reúne todos os
tipos de conteúdo para transformar os consumidores – dos mais leigos aos mais
experientes – em verdadeiras autoridades quando o assunto é carne bovina.
A novidade
chega com três embaixadores de peso: a apresentadora Ana Maria Braga e
os renomados chefs de cozinha Olivier Anquier e Guga Rocha, que
atuam diretamente na elaboração dos conteúdos e garantem a confiança às
informações disponibilizadas. Além disso, a produção dos vídeos, matérias e
infográficos que compõem a Academia da Carne Friboi tem a assinatura da Globo,
que ainda hospeda, amplifica e qualifica a audiência do site, reafirmando a credibilidade
das informações elaboradas com exclusividade para o canal.
E não para por
aí! A Academia da Carne Friboi tem ainda a participação dos chefs e
especialistas Felipe Bronze, Ana Luiza Trajano, Jimmy McManis,
Ivan Aschar, Clarice Chwartzmann, Flavio Myiamura, Carla
Pernambuco, Mônica Rangel, Arthur Sauer, André Castro, Tereza Paim, Fabio
Vieira e Kathia Zanatta, que são consultores e dividem todo o seu know-how
com os consumidores por meio de cursos em vídeo e de outras formas, tudo com a
curadoria de especialistas em carne da Friboi.
“Até
agora a Friboi tinha contato com os consumidores no momento pré-compra,
com ações publicitárias e campanhas de mídia, e na hora da compra, nos
supermercados e açougues. Agora estaremos presentes também na hora do preparo,
do consumo e pós-consumo. Será um relacionamento muito mais próximo e direto.
Queremos que todos tenham confiança e conteúdo para falar sobre carne”, comenta
Maria Eugênia Rocha, gerente executiva da divisão de Carnes da JBS e responsável
pela criação da plataforma.
Totalmente
interativa, a plataforma foi pensada em formato mobile first, que
privilegia a mobilidade e facilita a navegação via smartphone. No
primeiro acesso, o internauta tem a opção de fazer um rápido login e,
uma vez cadastrado, tem o seu perfil personalizado de forma randômica com os
temas mais buscados por ele dentro do site.
A Academia
da Carne Friboi está dividida em 9 seções. Confira os detalhes de cada uma:
o
Cortes: a seção informa quais são as
características de cada corte e as receitas que se destinam, para aproveitar o
que cada peça tem de melhor; que não existe “carne de segunda”, mas sim a
maneira certa de preparo para cada uma; que se deve respeitar as fibras, item
fundamental também para garantir a maciez e a suculência de cada peça. Esses
itens são explicados de maneira clara e objetiva.
o Receitas: uma seleção completa das mais
diversas receitas que utilizam a carne bovina como base, até aquelas em que a
peça é um toque final. Na seção, o internauta encontra uma infinidade de
maneiras para o preparo de cada um dos cortes bovinos.
o Cursos: na seção, todos podem acompanhar
aulas on-line com renomados chefs de cozinha, como Felipe Bronze, Ana Luiza
Trajano, Jimmy McManis e Ivan Aschar, para citar alguns, e, em poucos minutos,
conhecer todos os segredos dos cortes e das receitas, e os truques desses
verdadeiros mestres da cozinha. Os cursos serão separados por assuntos
relacionados, desde como cortar um filé mignon até a preparação do churrasco. É
necessário um rápido login para acesso e acompanhamento.
o Dicas: sabe aquele tempero especial
indicado para cada receita? E a faca certa para
cada corte? Nessa seção, estão as melhores e mais diversas dicas de cozinha.
o Cozinha na TV: saudades da chef Nina, representada
pela atriz Debora Falabella na novela Avenida Brasil? Sabe aquela fraldinha
preparada pela Ana Maria Braga no Mais Você? Esta seção reúne uma série de
receitas exibidas nas novelas e em diversos programas da Globo.
o Pelo Brasil: a seção apresenta os nomes de
cada corte nas diferentes regiões do Brasil e as receitas típicas do Sul,
Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Nessa seção também estão seleções de
receitas separadas e preparadas para aguçar os mais diferentes paladares do
País.
o Chefs: seção que traz a história de cada um
dos chefes reconhecidos nacionalmente como embaixadores e parceiros da
plataforma.
o Toque final: harmonização com bebidas como
cerveja e vinho, e diferentes sais e temperos que garantem aquele toque final
são temas da seção.
o Perfil: na seção, cada usuário terá o seu
próprio perfil e poderá acompanhar os cursos a que já assistiu, marcar as
receitas favoritas, badges que ganhou, além de interagir com os amigos que
também estão inscritos na plataforma, até desafiando-os! É uma verdadeira rede
social dentro do portal.
Com um
repertório maior, o consumidor se torna mais disposto a testar novos cortes e
receitas e a cadeia de carne saí ganhando como um todo. É economia para o bolso
dos brasileiros, que podem saborear carnes de maneira mais democráticas,
descobrindo que são muito saborosas e macias se preparadas da forma correta, e
para a indústria, que passa a comercializar todos os cortes de uma maneira mais
uniforme.
Credibilidade
Globo
Para tirar a Academia
da Carne Friboi do papel e torná-la realidade, a Friboi precisava de
um nome forte, com credibilidade e que pudesse cuidar de um trabalho desse
porte. E esses foram os atributos que fizeram com que a Globo fosse
escolhida para fazer parte do projeto. A área de Comercialização de Mídias
Digitais da Globo elaborou um pacote completo de soluções e montou uma equipe
dedicada full time à produção de todos conteúdos, criados juntamente com
os especialistas e técnicos em carnes Friboi. Hoje, o site estreia com
mais de 300 materiais publicados, entre vídeos, infográficos, matérias,
receitas e galeria de fotos.
“Colocamos
nossa capacidade criativa e produtiva em benefício do projeto, que se
diferencia porque reúne, de um lado, a audiência qualificada e a capacidade de
oferecer soluções de conteúdo da Globo, em todas as plataformas; de
outro, uma marca consolidada e reconhecida no segmento de carnes, como a Friboi,
e a expertise no desenvolvimento de plataformas de comunicação”, diz Eduardo
Becker, diretor de Comercialização de Mídias Digitais da Globo. “Para a criação
e curadoria de conteúdo da Academia da Carne Friboi, priorizamos
características como usabilidade e mobilidade. Assim, os materiais foram
pensados para compor um modelo de navegação moderno, intuitivo, totalmente
vocacionado para o mobile e que privilegia o consumo de imagens e
vídeos. A plataforma traz também o conceito de “gamefication”, que permite o
acúmulo de badges, pontos e competição saudável com os amigos e
desdobramentos nas redes sociais”, conclui.
Além da
plataforma online, a parceria com a Globo será estendida para outras
áreas, para ações de mídia nos intervalos comerciais da emissora e de conteúdo
na programação da TV.
Criação e
inovação
A ideia da
plataforma nasceu dentro da Friboi e ganhou forma pelas mãos da agência ID,
que montou um time com mais de 20 pessoas de diferentes áreas da agência para
cuidar do projeto. Eles foram responsáveis pela criação do conceito da
plataforma e da criação e direção campanha de lançamento. Além disso, apoiaram
na definição da linha editorial e da ‘gameficação’ do projeto, a partir da
concepção dos badgets. Para estreitar ainda mais o relacionamento com os
consumidores e poder ativá-los de forma eficiente, a Academia da Carne
Friboi terá um amplo projeto de CRM digital, criando uma base de cadastros,
com forte suporte de tecnologia.
“Um forte
diferencial desse projeto é posicionar o meio online como pilar estratégico de
suporte ao negócio do cliente e serviço ao consumidor, além de ser o drive
principal da comunicação integrada. Aplicamos todas as disciplinas digitais e
inovamos com tecnologias que geram insights e trazem funcionalidades que
melhoram a conexão entra a marca e seus consumidores”, pontua Camila Costa, CEO
da ID.
Ações e campanhas
Para divulgar
um projeto desse porte, a Friboi contou com a parceria e a criatividade
das suas agências ID e Lew’Lara/TBWA. Juntas, elas criaram uma
estratégia de divulgação do projeto que vai se estender ao longo do ano. Na
televisão, sete filmes exclusivos foram gravados com os embaixadores e serão
veiculados em todo o Brasil.
Na telinha da
Globo, a Academia da Carne Friboi estará presente em merchans nos
programas Mais Você, da embaixadora Ana Maria Braga, Encontro, comandado
por Fátima Bernardes, na novela Malhação, e no programa É de casa. Já as
ações off-line estarão presentes nas principais revistas e jornais incluindo a
criação de publieditoriais que levarão um pouco do conteúdo on-line para os
leitores off-line, convidando-os para experimentar a plataforma digital.
Para conversar
com os consumidores diretamente nos pontos de venda, despertar o interesse por
cortes diferenciados e tornar a decisão de compra mais fácil e prazerosa, ações
serão feitas em varejistas de todo o Brasil. Jornais tabloides Academia da
Carne Friboi serão distribuídos em grandes supermercados, outros receberão
o “Cantinho Academia da Carne Friboi”, um espaço especialmente montado
com produtos selecionados, dicas de receitas e comunicação completa da
plataforma. Entre as gôndolas de vinhos, ações de cross branding
apresentarão a harmonização perfeita com cada tipo de carne. Nos produtos,
etiquetas da plataforma convidam todos para usufruir um pouco mais de conteúdo
no site.
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