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quarta-feira, 6 de abril de 2016

MICROCEFALIA: estudo aponta que 1º trimestre pode ser de maior risco para grávidas





Os dados são de pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e CDC dos EUA na Paraíba. Pelo novo boletim são 4.046 casos em investigação de microcefalia, 1.046 confirmados e 1.814 descartados

O estudo de caso-controle realizado na Paraíba mostra, preliminarmente, que mães que tiveram o vírus Zika no primeiro trimestre da gestação apresentaram maior probabilidade de terem crianças com microcefalia. O Ministério da Saúde, em pareceria com o governo da Paraíba e Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (CDC) dos Estados Unidos, continua com a análise das amostras de sangue coletadas nas mães e bebês paraibanos. Somente após esta fase, os resultados finais serão divulgados. O resultado inicial do estudo, apresentado em João Pessoa (PB), também não encontrou nenhuma associação da microcefalia com a exposição de produtos como inseticidas, por exemplo.

“Faz parte deste estudo a investigação de pessoas que não foram acometidas pela microcefalia. Somente após o processamento das amostras de sangue coletadas, comparando os casos e os controles, é que poderemos estimar com mais clareza o risco de ser acometido pela doença e a relação do Zika com a microcefalia”, explica o assessor da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, destacando o empenho das equipes na fase de campo da pesquisa. “O estudo se deu de forma ágil, ética e eficaz. As equipes deram passos importantes na busca por respostas para o problema que preocupa o mundo”, acrescentou o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antonio Nardi.

A pesquisa, que começou no dia 22 de fevereiro, contou com a atuação de oito equipes – compostas pelas instituições envolvidas – que investigaram a proporção de recém-nascidos com microcefalia associada ao Zika, além do risco da infecção pelo vírus, em 56 municípios do estado. Ao todo, foram entrevistados 165 casos de mães que tiveram bebês com microcefalia e 446 controle (mães e bebês da mesma região sem microcefalia). Entre os bebês, 52% são do sexo feminino e 48% do sexo masculino, na faixa-etária de 0 a 7 meses.

NOVO BOLETIM – Em todo o Brasil, 4.046 casos suspeitos de microcefalia estão em investigação, de acordo com o novo boletim divulgado nesta terça-feira (5) pelo Ministério da Saúde. Desde o início das investigações, em outubro de 2015, até 2 de abril – foram 6.906 notificações em 1.307 municípios de todas as unidades da federação. Dos casos já concluídos, 1.814 já foram descartados e 1.046 foram confirmados para microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita.

Destes, 170 já tiveram confirmação laboratorial para o vírus Zika.  Nestes casos, foi realizado exame laboratorial específico para o vírus Zika. No entanto, o Ministério da Saúde ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. Ou seja, a pasta considera que houve infecção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.

Até o dia 2 de abril, foram registrados 227 óbitos (fetal ou neonatal) suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto). Destes, 51 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 148 continuam em investigação e 28 foram descartados.

Cabe esclarecer que o Ministério da Saúde está investigando todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central, informados pelos estados, e a possível relação com o vírus Zika e outras infecções congênitas. A microcefalia pode ter como causa, diversos agentes infecciosos além do Zika, como Sífilis, Toxoplasmose, Outros Agentes Infecciosos, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral.

O Ministério da Saúde orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

PESQUISAS – Outro estudo realizado por um grupo de pesquisa sobre a epidemia de Zika (MERG) apontou que, de 100 mães de crianças com microcefalia entrevistas no Estado de Pernambuco, 59 notaram a presença de exantema (erupção cutânea) durante a gravidez, sintoma comum em pessoas infectadas pelo vírus Zika. A pesquisa foi publicada em uma revista científica do Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (CDC), dos Estados Unidos.

Fazem parte deste grupo, especialista da Fundação Oswaldo Cruz Pernambuco – Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (Fiocruz/CPqAM), da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), do Ministério da Saúde, do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco, da Universidade Federal da Fronteira Sul, da Universidade de Pernambuco, do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde e da London School of Hygiene & Tropical Medicine.

Distribuição dos casos notificados de microcefalia por UF, até 2 de abril de 2016

Regiões e Unidades Federadas
Casos  de Microcefalia e/ou malformações, sugestivos de infecção congênita
Total acumulado1 de casos notificados de 2015 a 2016
Em investigação
Confirmados2,3
Descartados4
Brasil
4.046
1.046
1.814
6.906
Alagoas
72
52
131
255
Bahia
663
194
134
991
Ceará
247
76
114
437
Maranhão
135
66
34
235
Paraíba
386
103
364
853
Pernambuco
1.053
303
490
1.846
Piauí
31
70
49
150
Rio Grande do Norte
290
83
35
408
Sergipe
157
31
17
205
Região Nordeste
3.034
978
1.368
5.380
Espírito santo
91
4
18
113
Minas Gerais
28
2
46
76
Rio de Janeiro
297
21
62
380
São Paulo
162*5
0
94
256
Região Sudeste
578
27
220
825
Acre
30
1
2
33
Amapá
2
3
0
5
Amazonas
11
1
1
13
Pará
23
1
0
24
Rondônia
5
3
4
12
Roraima*6
16
0
0
16
Tocantins
116
0
17
133
Região Norte
203
9
24
236
Distrito Federal
1
4
32
37
Goiás
82
9
30
121
Mato grosso
113
14
71
198
Mato Grosso do Sul
5
2
11
18
Região Centro-Oeste
201
29
144
374
Paraná
5
1
25
31
Santa Catarina
0
0
3
3
Rio Grande do Sul
25
2
30
57
Região Sul
30
3
58
91

Fonte: Secretarias de Saúde dos Estados e Distrito Federal (dados atualizados até 27/02/2016).
1 Número cumulativo de casos notificados que preenchiam a definição de caso operacional anterior (33 cm), além das definições adotadas no Protocolo de Vigilância (a partir de 09/12/2015) que definiu o Perímetro Cefálico de 32 cm para recém-nascidos com 37 ou mais semanas de gestação e demais definições do protocolo.
2 Apresentam alterações típicas: indicativas de infecção congênita, como calcificações intracranianas, dilatação dos ventrículos cerebrais ou alterações de fossa posterior entre outros sinais clínicos observados por qualquer método de imagem ou identificação do vírus Zika em testes laboratoriais.
3 Foram confirmados 82 casos por critério laboratorial específico para vírus Zika (técnica de PCR e sorologia).
4 Descartados por apresentar exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de casos.
*5 Conforme informado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, 162 casos se encontram em investigação para infecção congênita. Destes, 39 são possivelmente associados com a infecção pelo vírus Zika, porém ainda não foram finalizadas as investigações.
*6 Dados de Roraima referente a SE 12, até o dia 23 de março. (Não atualizado). 
Fonte: Secretarias de Saúde dos Estados e Distrito Federal (dados atualizados até 2/04/2016).


Amanda Mendes
Agência Saúde

Friboi lança a plataforma Academia da Carne




Com Ana Maria Braga, Olivier Anquier e Guga Rocha como embaixadores,
canal de brand content reúne dicas, cursos, técnicas e receitas sobre a carne bovina, com assinatura de conteúdo da Globo

Depois de transformar a forma que os brasileiros compram carne bovina e mostrar a importância de se consumir um produto com garantia de origem e controle de qualidade, a Friboi dá um novo e importante passo no relacionamento com os consumidores. A marca coloca no ar hoje, 05, a inovadora plataforma Academia da Carne Friboi, um canal de brand content pioneiro no mercado nacional, que reúne todos os tipos de conteúdo para transformar os consumidores – dos mais leigos aos mais experientes – em verdadeiras autoridades quando o assunto é carne bovina.

A novidade chega com três embaixadores de peso: a apresentadora Ana Maria Braga e os renomados chefs de cozinha Olivier Anquier e Guga Rocha, que atuam diretamente na elaboração dos conteúdos e garantem a confiança às informações disponibilizadas. Além disso, a produção dos vídeos, matérias e infográficos que compõem a Academia da Carne Friboi tem a assinatura da Globo, que ainda hospeda, amplifica e qualifica a audiência do site, reafirmando a credibilidade das informações elaboradas com exclusividade para o canal.

E não para por aí! A Academia da Carne Friboi tem ainda a participação dos chefs e especialistas Felipe Bronze, Ana Luiza Trajano, Jimmy McManis, Ivan Aschar, Clarice Chwartzmann, Flavio Myiamura, Carla Pernambuco, Mônica Rangel, Arthur Sauer, André Castro, Tereza Paim, Fabio Vieira e Kathia Zanatta, que são consultores e dividem todo o seu know-how com os consumidores por meio de cursos em vídeo e de outras formas, tudo com a curadoria de especialistas em carne da Friboi.

 “Até agora a Friboi tinha contato com os consumidores no momento pré-compra, com ações publicitárias e campanhas de mídia, e na hora da compra, nos supermercados e açougues. Agora estaremos presentes também na hora do preparo, do consumo e pós-consumo. Será um relacionamento muito mais próximo e direto. Queremos que todos tenham confiança e conteúdo para falar sobre carne”, comenta Maria Eugênia Rocha, gerente executiva da divisão de Carnes da JBS e responsável pela criação da plataforma. 


Totalmente interativa, a plataforma foi pensada em formato mobile first, que privilegia a mobilidade e facilita a navegação via smartphone.  No primeiro acesso, o internauta tem a opção de fazer um rápido login e, uma vez cadastrado, tem o seu perfil personalizado de forma randômica com os temas mais buscados por ele dentro do site.

A Academia da Carne Friboi está dividida em 9 seções. Confira os detalhes de cada uma:

o   Cortes: a seção informa quais são as características de cada corte e as receitas que se destinam, para aproveitar o que cada peça tem de melhor; que não existe “carne de segunda”, mas sim a maneira certa de preparo para cada uma; que se deve respeitar as fibras, item fundamental também para garantir a maciez e a suculência de cada peça. Esses itens são explicados de maneira clara e objetiva.
o   Receitas: uma seleção completa das mais diversas receitas que utilizam a carne bovina como base, até aquelas em que a peça é um toque final. Na seção, o internauta encontra uma infinidade de maneiras para o preparo de cada um dos cortes bovinos.
o   Cursos: na seção, todos podem acompanhar aulas on-line com renomados chefs de cozinha, como Felipe Bronze, Ana Luiza Trajano, Jimmy McManis e Ivan Aschar, para citar alguns, e, em poucos minutos, conhecer todos os segredos dos cortes e das receitas, e os truques desses verdadeiros mestres da cozinha. Os cursos serão separados por assuntos relacionados, desde como cortar um filé mignon até a preparação do churrasco. É necessário um rápido login para acesso e acompanhamento.
o   Dicas: sabe aquele tempero especial indicado para cada receita? E a faca certa para cada corte? Nessa seção, estão as melhores e mais diversas dicas de cozinha.
o   Cozinha na TV: saudades da chef Nina, representada pela atriz Debora Falabella na novela Avenida Brasil? Sabe aquela fraldinha preparada pela Ana Maria Braga no Mais Você? Esta seção reúne uma série de receitas exibidas nas novelas e em diversos programas da Globo.
o   Pelo Brasil: a seção apresenta os nomes de cada corte nas diferentes regiões do Brasil e as receitas típicas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Nessa seção também estão seleções de receitas separadas e preparadas para aguçar os mais diferentes paladares do País.
o   Chefs: seção que traz a história de cada um dos chefes reconhecidos nacionalmente como embaixadores e parceiros da plataforma. 
o   Toque final: harmonização com bebidas como cerveja e vinho, e diferentes sais e temperos que garantem aquele toque final são temas da seção.
o   Perfil: na seção, cada usuário terá o seu próprio perfil e poderá acompanhar os cursos a que já assistiu, marcar as receitas favoritas, badges que ganhou, além de interagir com os amigos que também estão inscritos na plataforma, até desafiando-os! É uma verdadeira rede social dentro do portal.

Com um repertório maior, o consumidor se torna mais disposto a testar novos cortes e receitas e a cadeia de carne saí ganhando como um todo. É economia para o bolso dos brasileiros, que podem saborear carnes de maneira mais democráticas, descobrindo que são muito saborosas e macias se preparadas da forma correta, e para a indústria, que passa a comercializar todos os cortes de uma maneira mais uniforme.

Credibilidade Globo
Para tirar a Academia da Carne Friboi do papel e torná-la realidade, a Friboi precisava de um nome forte, com credibilidade e que pudesse cuidar de um trabalho desse porte. E esses foram os atributos que fizeram com que a Globo fosse escolhida para fazer parte do projeto. A área de Comercialização de Mídias Digitais da Globo elaborou um pacote completo de soluções e montou uma equipe dedicada full time à produção de todos conteúdos, criados juntamente com os especialistas e técnicos em carnes Friboi. Hoje, o site estreia com mais de 300 materiais publicados, entre vídeos, infográficos, matérias, receitas e galeria de fotos.

“Colocamos nossa capacidade criativa e produtiva em benefício do projeto, que se diferencia porque reúne, de um lado, a audiência qualificada e a capacidade de oferecer soluções de conteúdo da Globo, em todas as plataformas; de outro, uma marca consolidada e reconhecida no segmento de carnes, como a Friboi, e a expertise no desenvolvimento de plataformas de comunicação”, diz Eduardo Becker, diretor de Comercialização de Mídias Digitais da Globo. “Para a criação e curadoria de conteúdo da Academia da Carne Friboi, priorizamos características como usabilidade e mobilidade. Assim, os materiais foram pensados para compor um modelo de navegação moderno, intuitivo, totalmente vocacionado para o mobile e que privilegia o consumo de imagens e vídeos. A plataforma traz também o conceito de “gamefication”, que permite o acúmulo de badges, pontos e competição saudável com os amigos e desdobramentos nas redes sociais”, conclui.

Além da plataforma online, a parceria com a Globo será estendida para outras áreas, para ações de mídia nos intervalos comerciais da emissora e de conteúdo na programação da TV.

Criação e inovação
A ideia da plataforma nasceu dentro da Friboi e ganhou forma pelas mãos da agência ID, que montou um time com mais de 20 pessoas de diferentes áreas da agência para cuidar do projeto. Eles foram responsáveis pela criação do conceito da plataforma e da criação e direção campanha de lançamento. Além disso, apoiaram na definição da linha editorial e da ‘gameficação’ do projeto, a partir da concepção dos badgets. Para estreitar ainda mais o relacionamento com os consumidores e poder ativá-los de forma eficiente, a Academia da Carne Friboi terá um amplo projeto de CRM digital, criando uma base de cadastros, com forte suporte de tecnologia.

“Um forte diferencial desse projeto é posicionar o meio online como pilar estratégico de suporte ao negócio do cliente e serviço ao consumidor, além de ser o drive principal da comunicação integrada. Aplicamos todas as disciplinas digitais e inovamos com tecnologias que geram insights e trazem funcionalidades que melhoram a conexão entra a marca e seus consumidores”, pontua Camila Costa, CEO da ID.

Ações e campanhas
Para divulgar um projeto desse porte, a Friboi contou com a parceria e a criatividade das suas agências ID e Lew’Lara/TBWA. Juntas, elas criaram uma estratégia de divulgação do projeto que vai se estender ao longo do ano. Na televisão, sete filmes exclusivos foram gravados com os embaixadores e serão veiculados em todo o Brasil.

Na telinha da Globo, a Academia da Carne Friboi estará presente em merchans nos programas Mais Você, da embaixadora Ana Maria Braga, Encontro, comandado por Fátima Bernardes, na novela Malhação, e no programa É de casa. Já as ações off-line estarão presentes nas principais revistas e jornais incluindo a criação de publieditoriais que levarão um pouco do conteúdo on-line para os leitores off-line, convidando-os para experimentar a plataforma digital.

Para conversar com os consumidores diretamente nos pontos de venda, despertar o interesse por cortes diferenciados e tornar a decisão de compra mais fácil e prazerosa, ações serão feitas em varejistas de todo o Brasil. Jornais tabloides Academia da Carne Friboi serão distribuídos em grandes supermercados, outros receberão o “Cantinho Academia da Carne Friboi”, um espaço especialmente montado com produtos selecionados, dicas de receitas e comunicação completa da plataforma. Entre as gôndolas de vinhos, ações de cross branding apresentarão a harmonização perfeita com cada tipo de carne. Nos produtos, etiquetas da plataforma convidam todos para usufruir um pouco mais de conteúdo no site.

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