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quarta-feira, 6 de abril de 2016

AMENDOIM É O NOVO “QUERIDINHO” DO BRASILEIRO





De acordo com pesquisa inédita realizada pelo Datafolha para a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), 88% da população consome o alimento, para 63% ele pode ser incluído em dieta e para 71% faz muito bem à saúde

 Foi-se o tempo em que o amendoim era sinônimo apenas de festa junina e afrodisíaco. De acordo com pesquisa inédita encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), realizada pelo Datafolha em setembro de 2015, cerca de 88% da população consome o alimento, para 63% ele pode ser incluído em dieta, 71% acredita que ele faz muito bem à saúde e para 80%, o consumo aconteceu nos últimos 30 dias. Os números indicam a entrada definitiva do alimento para a rotina do brasileiro e por motivos novos, como manter-se saudável e em forma.

A ideia de que o amendoim é estimulante sexual ainda persiste para 56% e 50% dos homens e mulheres, respectivamente, mas vem atrás da sua imagem funcional e fitness. Para 75% dos homens e para 67% das mulheres entrevistados, o amendoim é ótimo para a saúde, e para 66% deles e 60% delas, o alimento seria adequado em uma dieta alimentar. “O consumidor está cada vez mais preocupado com a saúde e bem-estar e também mais consciente das propriedades do amendoim, que se consolidou como um alimento para o dia a dia”, resume André Guedes, vice-presidente do setor de Amendoim da ABICAB.

O amendoim salgado sem pele é consumido por 42% dos adultos e a versão salgada com pele, por 35%. Os dois tipos perdem apenas para os campeões do ranking, a paçoca prensada e o pé de moleque, consumidos por 57% e 48% dos adultos, respectivamente. “Temos uma forte tradição de festa de São João em todo o país, então é natural que quitutes tão saborosos e que fazem parte da nossa história há tanto tempo permaneçam entre os campeões de consumo”, observa Guedes. O “efeito festa junina” também acontece na faixa etária de 4 a 15 anos: a paçoca prensada é a preferida de 60% de crianças e adolescente, seguida pelo pé de moleque (46%), amendoim com cobertura doce (29%) e amendoim com cobertura de chocolate (28%).

Sabor e saúde

O estudo do Datafolha para a ABICAB ouviu 2.095 pessoas, de diferentes faixas etárias, classes sociais e regiões do país, e identificou hábitos de consumo relacionados à paçoca prensada, pé de moleque, amendoim salgado (com e sem pele), ovinho de amendoim, amendoim japonês, pasta de amendoim doce, entre outras categorias. As entrevistas foram realizadas em capitais e cidades do interior, cobrindo o total de 132 municípios brasileiros.

Sabor, qualidade e saúde estão entre os principais aspectos positivos associados ao amendoim, mas essa associação evoluiu ao longo do tempo. Em 2010, sabor e qualidade eram citados como pontos positivos do amendoim por 63% dos entrevistados (pesquisa Ibope) – em 2015, esse número mudou para 43%. Em contrapartida, em 2010, a saudabilidade do alimento era um ponto positivo para 29% das pessoas e saltou para 37% em 2015. “Vemos que os benefícios nutricionais da semente se tornaram mais conhecidos e valorizados pelo consumidor, que hoje busca aliar sabor a uma dieta alimentar equilibrada”, observa Guedes.

No que se refere à escolha do produto, a grande influência na hora da compra é a qualidade (sabor) do produto: 38% dos entrevistados tomam a decisão usando esse critério. Variedade, marca e preço estão todos no mesmo nível, em um segundo patamar, com percentuais abaixo de 20%. A satisfação com o produto brasileiro, por sua vez, é bastante alta: quando perguntadas sobre como avaliam a qualidade do amendoim nacional, 77% das pessoas ouvidas responderam que é excelente.

Benefícios

O selo “Qualidade Certificada Pró-Amendoim-ABICAB” é conhecido por 55% dos consumidores. A certificação é dada pelo Programa Pró-Amendoim às empresas que atendem aos requisitos da legislação e fabricam produtos à base de amendoim totalmente seguros. “O amendoim é comprovadamente saudável e por isso é muito importante que também seja reconhecido por compor produtos seguros e de alta qualidade. Nossa meta é levar a informação do selo a um número cada vez maior de pessoas”, afirma o vice-presidente do setor de Amendoim da ABICAB, André Guedes.


A indústria brasileira do amendoim apresenta excelente desempenho também no exterior. Segundo análise feita pela ABICAB a partir de dados da Mintel – renomada fornecedora global de dados de mercado –, o Brasil é o quinto país que mais lançou produtos alimentícios com amendoim em todo o mundo. Em 2014, de todos os lançamentos de produtos alimentícios com amendoim, 15% foram dos Estados Unidos, 12% da China, 10% do Canadá, 6% da Índia e 4% do Brasil.

“Dentro e fora do País, o amendoim brasileiro está muito bem posicionado, levando saúde, sabor e segurança para o cardápio dos consumidores seja em momentos de confraternização, dieta, atividades físicas ou na hora do lanche”, conclui o vice-presidente do setor de Amendoim da ABICAB, André Guedes.

Os benefícios do amendoim
“O amendoim é grande aliado da nutrição humana”, afirma Vanderli Marchiori, consultora em nutrição da ABICAB, ressaltando que pesquisadores renomados recomendam seu consumo diário. Quando consumido na quantidade certa (30 gramas por dia) e em lanches intermediários, o amendoim garante a saciedade por mais de duas horas – o que inibe a ingestão de lanches mais calóricos, ou seja, não engorda e ajuda no processo de reeducação alimentar.

Rico em proteínas, fibras, antioxidantes e fitoquímicos, ele proporciona diferentes benefícios ao organismo:
- auxilia no controle do peso, da gordura abdominal e dos níveis de açúcar no sangue;
- segundo pesquisa recente, os fitosteróis presentes em sua composição diminuíram o desenvolvimento de tumor de próstata em até 40% e inibiram a metástase em até 50% dos animais estudados;
- devido à alta concentração de vitamina E, tem papel antioxidante que pode diminuir a incidência de Mal de Alzheimer.

Fonte: ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados

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8 de abril é o Dia Mundial de Combate ao Câncer





Dermatologista Christiana Blattner fala sobre o câncer de pele, tipo mais comum no Brasil


O dia 08 de abril é marcado como o Dia Mundial de Combate ao Câncer. No Brasil, o câncer de pele é o tipo mais comum, tanto em homens quanto em mulheres.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e sem controle de células que compõem a pele. Embora corresponda a 25% de todos os tumores malignos registrados no País, apenas 4% são do tipo mais grave. “Os tipos de câncer de pele mais comuns são os carcinomas basocelulares (CBC) e espinocelulares (CEC), que são menos agressivos e têm alta taxa de cura, especialmente com a detecção precoce do problema. O tipo melanoma, que é realmente o mais grave, felizmente é o menos frequente também”, afirma a dermatologista Christiana Blattner, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para noções de comparação, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) para novos casos de câncer de pele em 2016 é de cerca de 175 mil do tipo não melanoma e pouco mais de 5600 novos casos de câncer de pele tipo melanoma.

Prevenção e esclarecimentos sobre os filtros solares
A radiação ultravioleta decorrente da exposição excessiva ao sol é a principal responsável pelo desenvolvimento dos tumores de pele do tipo não melanoma. “A correta prevenção contra os raios solares, é uma arma importante de prevenção, por isso o uso dos filtros protetores precisa virar um hábito”, alerta a dermatologista Christiana Blattner.

A capacidade de proteção dos filtros solares depende da sua eficiência de ser espalhado pelo corpo. “Os mais eficientes são creme-gel ou loção, pois seus componentes são dissolvidos em substâncias mais oleosas, formando um filme mais regular na pele”, explica a médica. “O protetor em gel pode formar um fenômeno chamado “rolling” (esfarelamento do gel e formação de “bananinhas”), e se não for bem aplicado, perde sua eficiência, assim como os protetores em spray, que são em base aquosa ou oleosa. O maior problema é que se não forem passados em toda superfície, não proporcionam a fotoproteção adequada. Além disso, o spray sai rápido da pele, e não é possível ver onde exatamente está sendo aplicado”, acrescenta a especialista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Os filtros devem ser aplicados a cada 2 ou 3 horas, quando estiver em áreas expostas ao sol, se houver muito suor ou longos períodos em imersão na água.  A aplicação deve ser realizada cerca de 20 minutos antes da exposição.
Proteção solar e a utilização de repelentes

Mas como proteger a pele do sol e também de outras ameaças, como picadas de mosquitos? Em tempos de alerta contra o mosquito Aedes Aegypti, que pode transmitir o vírus da febre amarela, dengue, zika e chikungunya, muita gente fica em dúvida sobre que produto utilizar primeiro: repelente, ou protetor solar?

A resposta: “use primeiro o protetor solar. Espalhe-o em todas as áreas expostas e, cerca de 15 minutos depois, quando a pele já o tiver absorvido, utilize o repelente”, orienta Christiana Blattner, de Campinas.

Novas descobertas para tratar o melanoma

Embora menos frequente, o câncer de pele do tipo melanoma é o que causa mais preocupação, por ser mais grave. Mais resistente aos tratamentos tradicionais de combate ao câncer, ele é a forma da doença com maior risco de se espalhar para outros órgãos além da pele (metástase). 

Nos últimos anos, a ciência tem avançado bastante e já existem alguns medicamentos que conseguem evitar que o melanoma se espalhe. Outra linha de atuação para controlar o melanoma é o uso de medicamentos que reforçam o sistema imunológico. “Quando há um agente agressor no corpo, seja um vírus ou uma bactéria, por exemplo, nosso sistema imunológico ‘acorda’ para atacá-lo, e depois se desliga naturalmente. Muitas vezes, os tumores ‘desligam’ o sistema imunológico antes que ele consiga combatê-los.  O que esses medicamentos fazem é fortalecer o sistema imunológico para evitar isso. Essa é uma linha de atuação que ainda demanda estudos, mas tem se mostrado promissora para tratar vários tipos de câncer”, conclui.

Itapecerica Shopping recebe ação do Doe Sangue Doe Vida






No dia 8 de abril, o Itapecerica Shopping recebe mais uma edição do Doe Sangue Doe Vida - campanha de mobilização e incentivo à doação voluntária de sangue - promovido pelo Rotary Club de Itapecerica da Serra.
Para ser um doador é preciso estar saudável, bem alimentado, descansado, pesar mais de 50kg e ter entre 18 e 70 anos.

Os interessados em doar podem comparecer ao posto de coleta das 9h às 16h, no Piso Térreo, loja 1002, munidos de um documento oficial com foto.
Essa ação reforça o compromisso social do Itapecerica Shopping de apoiar projetos que visam o bem-estar da população de Itapecerica da Serra e região. O centro de compras oferece também um moderno complexo de cinema, praça de alimentação com vista panorâmica para toda a beleza natural da cidade, reunindo o melhor da gastronomia local, diversidade de lojas, academia com profissionais especializados, equipamentos e infraestrutura completa. O shopping também tem cartão de crédito próprio com bandeira CREDZ, aceito em mais de 1 milhão de estabelecimentos atendidos pela Cielo.


Itapecerica Shopping
R
ua XV de Novembro, 89 - Centro - Itapecerica da Serra – SP
Telefone: (11) 4668-8000
Horário de funcionamento do shopping:
Lojas: de segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos e feriados, das 14h às 20h
Alimentação e Lazer: de segunda a domingo, das 11h às 22h; e feriados, das 11h às 22h
Cinema: confira no site a programação vigente www.itapecericashopping.com.br/cinema.asp
Estacionamento coberto com 900 vagas rotativas
Site: www.itapecericashopping.com.br
Facebook: facebook.com/itapecericashopping

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