Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Pediatra e Obstetra criam roda de conversa gratuita ao ar livre para gestantes e puérperas

O evento acontece no parque do Ibirapuera e não é necessário inscrição prévia

 

No próximo dia 6 de agosto, sábado, as dras. Carolina Curci, ginecologista e obstetra e a Patrícia Terrível, pediatra neonatologista, se unem para proporcionar de forma gratuita um encontro entre gestantes e puérperas. Das 11h às 13h, as gestantes poderão participar de uma roda de conversa e tirar suas dúvidas, e das 14h às 16h, as puérperas serão acolhidas em um bate-papo incrível.

Durante o evento, as participantes contarão com consultora de amamentação, fisioterapeutas, nutricionista, fonoaudióloga, entre outras profissionais que poderão tranquilizar as futuras e recém mamães com a rotina da maternidade.

“Pensamos em uma forma de levar informações de qualidade para o momento mais importante da vida da mulher. Nem sempre elas têm acesso a esses conteúdos, e juntas elaboramos essa roda de conversa que irá acrescentar conhecimento e boas experiências”, comentam as Dras. Carolina Curci e Dra. Patrícia Terrível, organizadoras do evento.

Para participar, não é necessário inscrição prévia, apena comparecer no ponto de encontro, na Marquise do Parque do Ibirapuera, no horário do grupo indicado.


 

Dra. Carolina Curci - atua com Ginecologia, Reprodução Humana e Obstetrícia, formada pela universidade de Marília no Conjunto Hospitalar Mandaqui, cursou Dermatologia Estética na ISMD e Reprodução Humana no Gera/UNIP. Suas especializações sempre foram voltadas a áreas relacionadas à saúde da mulher desde estética ao pré-natal. Hoje é diretora técnica da Clínica Curci, onde atende gestantes de 18 a 55 anos, mulheres tentantes e que buscam acompanhamento ginecológico. 


Dra. Patrícia Terrível - conhecida como Patty Terrível entre seus pacientes, é uma pediatra pró amamentação, neonatologista, formada pela universidade de Santo Amaro, pós-graduada pela IBCMED em UTI Neonatal e UTI Pediátrica. A profissional possui cursos complementares em manejo clínico de aleitamento materno, monitoria de reanimação neonatal, resgate e transporte  aero médico, monitoria no método Canguru e é idealizadora do projeto Corrente de Amor pelo SUS. Além disso, coordena a pediatria de plano de saúde, e a pediatria do curso “amarmentar” da faculdade Fasig e é autora do ebook “Vou ter um filho e agora?”.

 

  

Serviço: Roda de Conversa para Gestantes e Puérperas


Data: 06/08/2022 – sábado
Horário: das 11h às 13h – Gestantes
Das 14h às 16h - Puérpera
Local: Parque do Ibirapuera – ao lado da Marquise
GRATUITO

***Em caso de chuva, poderá haver mudança de data e local***

Para mais informações, acesse os perfis pelo instagram: @dra.carolinacurci e @drapattyterrivel

 

“VIK – O Micro Espetáculo”, do teatro ilusionista de Maicon Clenk, estreia temporada em São Paulo

Em VIK, o teatro ilusionista, criado por Maicon Clenk, combina efeitos visuais, movimento e dramaturgia - Cred Marcia Kohatsu

 O espetáculo mágico “VIK – O Micro Espetáculo”, do ilusionista e diretor Maicon Clenk, estreia sua temporada em São Paulo, a partir do dia 30 de julho, no Teatro Alfa (Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – bairro Santo Amaro). 

A peça, que é voltada para todas as idades, aborda a magia dos ciclos da vida e conta a história de um ser elemental que tem a missão de proteger o reino vegetal, quando então decide retornar à pedra sagrada e semear em terras áridas.

As apresentações ocorrem aos sábados (16h e 20h30) e domingos (16h) e os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos com valores que vão de R$20 (meia-entrada) e R$40 (inteira) + taxa admn pelo site oficial do Teatro Alfa.

A atriz Juliana Caldas é a protagonista VIK, sendo o primeiro solo do mundo interpretado por uma artista com nanismo - Cred Marcia Kohatsu

Criador do “Teatro Ilusionista”, Maicon Clenk faz o uso de técnicas de ilusionismo de forma inovadora. “No Teatro Ilusionista os efeitos mágicos estão a serviço de uma história. A figura do mágico tradicional sai de cena e dá lugar a outras personagens, interpretadas por atores, bailarinos e acrobatas. Por meio da combinação de efeitos visuais, movimento, música e dramaturgia, o espetáculo todo se torna o mágico”, comenta o diretor sobre “VIK”, que ganhou o Troféu Gralha Azul nas categorias “Melhor Espetáculo” e “Melhor Atriz”, sendo ainda indicado como Melhor Dramaturgia, Direção, Figurino e Iluminação, em 2019. 

A linguagem, que foi criada e desenvolvida em 2005 por Clenk, acrescenta um novo propósito à mágica, transformando os clássicos shows de mágica em espetáculos que vão além do entretenimento, integrando histórias, ilusionismo, teatro, dança, acrobacia e música. O Teatro Ilusionista traz obras que materializam universos fantásticos, desafiando as leis da física e a conhecida realidade, dispensando o uso de palavras e criando experiências inovadoras, que reconectam pessoas de todas as idades e nacionalidades à magia. 

Espetáculo VIK estreia temporada em São Paulo no Teatro Alfa - Cred Divulgação

A atriz Juliana Caldas, conhecida nacionalmente não só pela sua carreira no teatro, mas também pelo sucesso na novela “O Outro Lado do Paraíso”, da TV Globo, é a protagonista VIK, sendo o primeiro solo do mundo interpretado por uma artista com nanismo. 

Os bonecos utilizados na peça foram criados pelo artista plástico Jésus Seda, um dos responsáveis pela criação dos bonecos dos icônicos programas de TV, “Castelo-Rá-Tim-Bum” e “Cocórico”. 

“Estamos muito ansiosos para poder retornar aos palcos depois desse longo período afastados dos holofotes devido à pandemia da COVID-19. Queremos levar ao público um pouco de magia e esperança, através desse espetáculo delicado, repleto de simbologias e voltado a toda as idade”, explica Clenk.

VIK aborda a magia dos ciclos da vida e conta a história de um ser elemental que tem a missão de proteger o reino vegetal, quando então decide retornar à pedra sagrada e semear em terras áridas - Cred Marcia Kohatsu



Ficha Técnica

Criador, Ilusionista e Diretor: Maicon Clenk

Atriz: Juliana Caldas

Iluminação: Dani Regis

Bonecos: Jesus Seda

Realização: Clenk Teatro Ilusionista

Maicon Clenk: https://clenk.com.br 

 

 

Serviço

“VIK – O Micro Espetáculo” em São Paulo

Data: 30 de julho a 28 de agosto

Horários: 16h e 20h30 (aos sábados); e 16h (aos domingos)

Local: Teatro Alfa – Sala B(Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – bairro Santo Amaro).

Ingressos: R$20 (meia-entrada) R$40 (inteira) , disponíveis pelo site https://www.teatroalfa.com.br/espetaculo/vik-o-microespetaculo/

Classificação Livre

Duração: 60 minutos

Apresentação: Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura

Patrocínio: Grupo Potencial

Realização: Clenk Teatro Ilusionista

Site oficial: https://clenk.com.br

Redes Sociais: Instagram


Teatro: 5.5.50 traz cinco pessoas num bar por 50 minutos


A comédia fantástica escrita e dirigida por Milton Morales usa o espaço do bar para traçar um retrato do Brasil contemporâneo

 

5.5.50 fala sobre 5 pessoas num bar às 5 da tarde por 50 minutos

Em um recorte do Brasil contemporâneo (fodeu!), a história de passa num bar comum. Espera, comum mesmo? Acompanhe uma amostra aleatória de frequentadores, já que as portas do bares ficam abertas para qualquer um entrar. Um filósofo, hoje motorista de Uber, uma professora que desistiu da profissão, um jovem universitário, um vendedor ambulante e um homem que saiu da prisão domiciliar. 

Com elementos de realismo fantástico, a peça é colorida e dinâmica. Com texto narrativo, os personagens não tem voz própria. O outro é quem fala dos seus sentimentos, o outro é quem revela o seu íntimo. Visitados por seus fantasmas (mesmo), são risíveis pelas situações patéticas em que se apresentam. (Devo rir ou chorar? Risada, baby!) Pequenos momentos de poesia salvam alguns personagens. (apenas alguns, os outros estão na merda) Tropical? Exótico? Selvagem na selva de pedra? Mortífero? Venha ver com seus próprios olhos essa confusão! Beijo, me liga (to brincando, manda zap).


Concepção do espetáculo

A concepção da montagem partiu do texto narrativo. Enquanto um ator narra a trajetória de um personagem, outro ator representa o personagem que raramente tem voz própria, alguém sempre falará por eles. Bonecos tanto de tamanho natural quanto miniaturas complementam a narrativa. As figuras fantásticas que aparecem são representadas por bonecos (uma caveira, um fantasma e uma boca gigante), tanto em tamanho grande como em miniatura.

O espetáculo joga com as proporções o tempo todo, tendo como cenário um bar em tamanho real e a sua miniatura no proscênio.

Um jogo de vetores se estabelece para as intenções da fala. Há uma mudança de direção constante desses vetores na cena onde podemos observar: a narração direta para a platéia, os atores falando entre si, atores falam com os bonecos e personagens, atores dão voz aos bonecos…  Essa dinâmica às vezes pode ser muito rápida, com mais de um movimento dentro de uma fase, inclusive. Isso requer uma predisposição do ator em cena, cuja construção do personagem não chega e ser psicológica, ou se chega a ser, logo é quebrada pela mudança dos vetores mencionados.  

 

Ficha técnica

Texto e direção: Milton Morales F°

Com: Cy Teixeira, Frederico Mendonça e Milton Morales F°

Adereços, cenografia e figurinos: Cy Teixeira, Milton Morales F°

Assistência de adereços: Daniel Cantanhede

Trilha sonora e mixagens: Milton Morales F°

João Teixeira: Equalização de trilha sonora

Voz off: Priscilla Olyva

Operação de som: Gabriel Oliveira

Fotografia: Ronaldo Gutierrez

Assessoria de comunicação: Vanessa Fontes 

Realização: Casa da Gioconda

Agradecimentos: Alexandre Meirelles, Daniel Cantanhede, João Chiodi, Letícia Foratini, Lilian de Lima, Núcleo Toada, Thiago Carreira, Thiago Ledier, Vanessa Portes e Vera Lamy. 

 

Casa da Gioconda

 Rua Conselheiro Carrão, 288 Bixiga. 48 lugares

Temporada: À partir de 6 de Agosto. Sábados 19:30

Ingressos: Plataforma Sympla: R$40,00 inteira/ R$20,00 meia. (10 ingressos gratuitos por sessão.)  

Indicação etária: a partir de 14 anos


West Plaza receberá exposição de arte "Elón Brasil- Cultura Brasileira e suas Raízes" com obras em homenagem aos povos indígenas




Mostra gratuita será de 1 de agosto a 30 de novembro e estará aberta à visitação durante o horário de funcionamento do shopping   

 

De 1 de agosto a 30 de novembro, quem passar pelo West Plaza poderá visitar a exposição de arte “Elón Brasil- Cultura Brasileira e suas Raízes”, que reunirá obras do artista plástico autodidata, Elón Brasil. A visitação é gratuita e as telas são inspiradas na cultura brasileira indígena, destacando adereços e vestimentas que tanto representam esse povo. Ficará no Bloco B, 2º piso.

As peças também serão comercializadas. Para os interessados em adquirir, bastará apontar a câmera do celular para o QR Code disponível no final de cada obra, realizar a compra pela internet e agendar a retirada.

Elón Brasil começou a demostrar talento para a arte aos seis anos de idade. Com 12 anos ganhou a primeira medalha de ouro na II PINARTE de Pinheiros e ao longo de sua trajetória artística já dividiu espaço com renomes como Aldemir Martins, Clóvis Graciano e Carlos Scliar. Hoje, sua obra figurativa e abstrata é composta por imagens da terra: índios, negros e caboclos, cercados por textura e cores marcantes. Sua temática ressalta e preserva a cultura brasileira e suas próprias raízes.

O autor é filho de baianos, a mãe negra, neta de índios e seu pai -o artista Milton Brasil- é neto de imigrantes italianos e portugueses. Élon tornou-se conhecido internacionalmente, morando na Suíça por seis meses, onde conquistou várias oportunidades de expor o seu trabalho e ainda pintar encomendas para colecionadores europeus.

 


 

Exposição “Elón Brasil- Cultura Brasileira e suas Raízes”

Gratuito

Quando: 1 de agosto a 30 de novembro

Horário de funcionamento do shopping

Onde: Bloco B, 2º piso.

Endereço do shopping: Avenida Francisco Matarazzo - Água Branca, São Paulo – SP

Site: www.westplaza.com.br

Telefones: telefone (11) 3677- 4000 e (11) 94516-3051

Redes sociais:

Instagram @westplaza

Facebook @shopwestplaza

 


Maior evento de futebol chegando: quem deve jogar?

Professor do curso de Educação Física do UNIPÊ dá dicas de como se antecipar para um dos momentos mais esperados do ano

 

O maior evento de futebol do planeta está chegando para alegrar os brasileiros e cidadãos de todos os países. Historicamente o futebol é um esporte que acolhe todas as classes, gêneros e nacionalidades. Por isso muitas pessoas ficam na expectativa e se mobilizam para acompanhar os jogos da seleção, junto aos amigos e familiares.  

O evento acontecerá no Catar, um país peninsular árabe localizado no Oriente Médio, entre 21 de novembro e 18 de dezembro. “Podemos ‘chutar’ o elenco e dizer que já estejam garantidos em participar e representar nosso país a partir de novembro. O técnico Tite consolidou uma base para atuar, sendo assim os prováveis jogadores selecionados; é possível afirmar, sem medo de errar, que 17 jogadores estão confirmados no grupo da seleção”, diz o professor Me. Clizaldo Luiz Maroja Di Pace França, do curso de Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê. 


São eles: 

– Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras); 

– Laterais: Danilo e Alex Sandro (ambos da Juventus) e Daniel Alves (Barcelona); 

– Zagueiros: Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG) e Éder Militão (Real Madrid); 

– Volantes: Casemiro (Real Madrid), Fred (Manchester United) e Fabinho (Liverpool); 

– Meio-campo: Lucas Paquetá (Lyon) e Philippe Coutinho (Aston Villa); 

– Atacantes: Neymar (PSG), Raphinha (Leeds United) e Vinicius Jr. (Real Madrid); 

“Salvo algum imprevisto negativo, como uma lesão grave que impossibilitaria a participação, eles estarão no grupo em condições normais”, diz Clizaldo. 

Há, ainda, seis nomes em aberto na lista de Tite dos 23 a serem chamados, sendo um zagueiro, um lateral esquerdo, um meio-campista e três no ataque. Na opinião de Clizaldo, os favoritos são: 

– Zagueiros: Gabriel Magalhães (Arsenal) ou Felipe (Atlético de Madrid); 

– Lateral esquerdo: Renan Lodi (Atlético de Madrid), Guilherme Arana (Atlético-MG) ou Alex Telles (Manchester United); 

– Meio-campo: Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Olympique de Marselha), Arthur (Juventus) ou Douglas Luiz (Aston Villa); 

– Atacantes: Gabriel Jesus (Manchester City), Matheus Cunha (Atlético de Madrid), Antony (Ajax), Richarlison (Everton), Roberto Firmino (Liverpool) e ainda arriscaria Hulk (Atletico – MG). 

Os comentários acerca dos dias de jogo da seleção não param, pois são em dias úteis e tradicionalmente a população costuma dar uma pausa para assistir e ver o elenco em campo. “Já imaginamos todos animados e esperançosos pela grande atuação da seleção brasileira, onde teremos jogos na fase de grupos. O primeiro será nos dias 24 de novembro contra a Sérvia, 28 de novembro contra a Suíça e 2 de dezembro contra Camarões. Nas oitavas de final, o Brasil pode jogar no dia 5 de dezembro, caso seja o 1º colocado do grupo G, ou no dia 6 de dezembro, caso fique em 2º lugar”, explica o docente. 


Preparando-se para o evento  

Em relação aos preparos para o grande evento, o professor recomenda cuidar do corpo e ter uma boa alimentação associada a exercícios físicos orientados. Isso pode auxiliar no controle da ansiedade e do estresse. “É uma excelente forma de ‘preparar o coração’ para fortes emoções durante o evento. Além disso, assistir a um pré-jogo e tentar adivinhar a escalação, quem fará o gol da vitória e o pensamento positivo são fundamentais”, acredita o professor. 

Clizaldo sugere ainda que todo esforço para aproveitar a competição vale a pena, como combinar um local para assistir aos jogos, torcer bastante e decorar a casa, que será um ponto de encontro entre amigos e familiares. “E apesar de se tratar de uma competição, é bom sempre recordar a verdadeira mensagem transmitida pelo evento, que é a integração social, o respeito pelo próximo, independentemente de cor, raça, crença e orientação sexual, e a paz mundial”, finaliza.  

  

Unipê

www.unipe.edu.br

Nosso Jeito de Ensinar

 

West Plaza terá exposição sobre os 50 anos da organização Médicos sem Fronteiras com o tema "Pergunte ao Tempo"



Projeto reúne painéis com a história, imagens de locais por onde passaram ao longo de cinco décadas e Quiz para interação com o público. Visitação será gratuita

 

De 29 de julho a 2 de setembro, o West Plaza terá uma exposição especial promovida em parceria com Médicos sem Fronteiras com o tema “Pergunte ao Tempo”. A mostra faz parte do projeto que comemora 50 anos da organização e reúne painéis com histórias, imagens de locais por onde passaram e um Quiz para interação com o público, com perguntas relacionadas ao contexto de cada ilustração.   

Será uma mostra para apreciar, agregar conhecimento e inspirar os visitantes com o propósito de Médicos sem Fronteiras, levando a uma reflexão sobre os desafios que se repetem, bem como o que mudou de fato ou não durante a existência da organização.

“O shopping exerce um papel social de extrema importância e a nossa parceria com a instituição Médicos sem Fronteiras tem o objetivo de levar conhecimento aos visitantes, demonstrar um pouco mais sobre a atuação dos participantes e envolver o público”, comenta Geraldo Carvalho, superintendente do West Plaza.

A exposição “Pergunte ao Tempo” ficará no terceiro piso do Bloco A e estará disponível para visitação durante o horário de funcionamento do shopping, de segunda-feira a domingo.

 

 

Exposição “Pergunte ao Tempo” por Médicos sem Fronteiras

Gratuito

Quando: 29 de julho a 2 de setembro

Horário de funcionamento do shopping

Onde: Piso 3, Bloco A

Endereço do shopping: Avenida Francisco Matarazzo - Água Branca, São Paulo – SP

Site: www.westplaza.com.br

Telefones: telefone (11) 3677- 4000 e (11) 94516-3051

Redes sociais:

Instagram @westplaza

Facebook @shopwestplaza

 

"Elas Brilham - Vozes que Iluminam e Transformam o Mundo" estreia no Teatro Claro Rio


Com copatrocínio da Lorenzetti, o documentário musical celebra grandes cantoras que fizeram história nas rádios e no streaming


Vozes que encantam e inspiram embalam o documentário musical “Elas Brilham - Vozes que Iluminam e Transformam o Mundo”. Copatrocinado pela Lorenzetti, empresa líder em duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás, o espetáculo reúne sete atrizes que levam o público a uma viagem no tempo a partir da música, contando a história de grandes cantoras nacionais e internacionais. A temporada ocorre entre 29 de julho e 22 de outubro, no Teatro Claro Rio, no Rio de Janeiro.

Passando por gêneros musicais como MPB, samba, jazz, rock e blues e pop, o documentário musical celebra a figura da mulher na sociedade, apresentando a trajetória de personalidades que quebraram preconceitos, venceram o machismo e abriram as portas para o futuro por meio da arte.

Em cena, o elenco canta do soul de Aretha Franklin ao rock de Rita Lee e Tina Turner. As apresentações transmitem desde o talento de Elis Regina às composições autorais de Dona Ivone Lara, passando pelas vozes eternas de Whitney Houston e Marília Mendonça ao pop de Beyoncé e de Anitta.

Já é possível adquirir os ingressos do espetáculo por meio do site www.sympla.com.br ou pela bilheteria oficial do Teatro Claro Rio (Rua Siqueira Campos, 143 - 2º Piso - Copacabana).

A Lorenzetti se orgulha por patrocinar o espetáculo, que reúne histórias marcantes de mulheres empoderadas, que ao longo de suas histórias quebraram barreiras, inspirando o público”, ressalta Paulo Galina, gerente de marketing da Lorenzetti.

Após a temporada carioca, o espetáculo seguirá em turnê pelo país e passará pelas principais do Brasil, incluindo São Paulo/SP.

 


Serviço

Elas Brilham – Vozes que Iluminam e Transformam o Mundo

Local: Rua Siqueira Campos, 143 - 2º Piso - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ

Data: de 29 de julho a 22 outubro de 2022

Sessões: Segundas-feiras às 17h e às 20h30 / Sextas-feiras e sábados às 17h / Domingos às 20h30

Vendas pela internet: Sympla


Museu Índia Vanuíre realiza brincadeira alusiva ao acervo indígena

 

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Alisson de Oliveira Formenti

Totalmente gratuita, programação também traz dica de leitura nas redes sociais

 

Aos finais de semana, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), uma instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza diversas atividades do projeto “Família no Museu”, sempre das 10h às 16h. Este mês, o destaque é para o jogo "Separar vitrines" que consiste em apresentar imagens do acervo e, de acordo com a figura apresentada, o visitante deverá encontrar o módulo pertencente àquela imagem, promovendo a aprendizagem cultural. 

Além disso, todos os sábados, o Museu Índia Vanuíre indica uma obra de leitura aos seguidores das redes sociais. Neste sábado (30), às 12h, a recomendação será “Mbaé Kaá - o que tem na mata: a botânica nomenclatura indígena”, de João Barbosa Rodrigues. O livro é uma contundente defesa do conhecimento nativo diante do meio científico. Acesse e confira.  

 

Visitação 

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).


 

Exposição “ARAPYAU Resgate Cultural Nações” será realizada durante o mês de agosto no Itapecerica Shopping

A mostra será composta de peças que fazem parte do universo indígena no Brasil

 

O mês de agosto será especial no Itapecerica Shopping com a Exposição “ARAPYAU Resgate Cultural Nações, que tomará conta do Espaço Itap Cultural a partir do dia 1º de agosto. A mostra será composta por peças do universo indígena, como banquinhos com grafismos Tupi Guarani, pulseiras, colares, brincos da cultura dos povos indígenas brasileiros, cestos, instrumentos e cocares que valorizam a riqueza e a beleza de peças artesanais produzidas para o uso no dia-a-dia nas aldeias e fora delas.

A exposição é de responsabilidade de Jesse Claudino de Lima, que tem como nome indígena Djagwa Ka’agwy,  palestrante, expositor e divulgador da cultura Tupi Guarani, que reuniu as peças da sua coleção pessoal e apresenta detalhes das culturas indígenas brasileiras.

A mostra, que vai até o dia 31 de agosto, ficará no Itap Cultural, loja 2009, no 1º Piso. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos e feriados das 14h às 20h.

Segundo Márcia Morelato Campioto, Coordenadora de Marketing do Itapecerica Shopping, o fortalecimento da arte indígena é uma forma de manter viva as tradições culturais das diversas etnias brasileiras. Além disso, as peças são belas e compostas de elementos carregados de simbologias e sabedorias indígenas.

Para o secretário do Índio, Marcelo Pereira, esse evento é de grande importância por ter uma visibilidade nacional e internacional para artesanatos, condimentos e plantas medicinais.

Os indígenas somam mais de 25% da população. É muito importante para todos darmos visibilidade ao artesanato dos primeiros povos brasileiros e valorizarmos nossa história, que é tão rica e bela. É uma grande alegria dividir isso com nosso público”, confirma Márcia.


Serviço

Exposição “ARAPYAU Resgate Cultural Nações” no Itapecerica Shopping

Endereço: rua XV de Novembro, 89 - Centro - Itapecerica da Serra – SP
Telefone: (11) 4668-8000

Data: de 1º a 31 de agosto de 2022.

Local: Itap Cultura, loja 2009, 1º Piso.

Horário: De segunda-feira a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos e feriados das 14h às 20h.

Site: www.itapecericashopping.com.br
Facebook: facebook.com/itapecericashopping

 

Mercado de seguros deverá respeitar novos requisitos de sustentabilidade

Imagem de anncapictures por Pixabay
Pixabay
Em agosto, entrará em vigor uma norma da Susep que exige a criação de políticas ESG e publicação de relatório anual de sustentabilidade, entre outras ações ambientais

  

O mercado de seguros precisará investir mais em sustentabilidade para respeitar novos requisitos de regulamentação do setor que foram criados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). A novidade consta na Circular 666/22, publicada no dia 29 de junho.

O principal objetivo da norma é avaliar o comprometimento das empresas com as causas ambientais e fomentar a mitigação dos riscos climáticos. A Susep quer estimular ações que nomeia como “ASG” (Ambiental, Social, Governança), sigla equivalente ao termo inglês "ESG" (Environmental, Social and Governance). Entre as medidas, a Susep exigirá que cada empresa crie uma política de sustentabilidade, que deverá ser reavaliada a cada três anos, e publique relatórios anuais de sustentabilidade.

A Circular, que entrará em vigor no dia 1° de agosto, vai impactar na atuação de seguradoras, entidades abertas de previdência complementar, sociedades de capitalização e resseguradores locais. No entanto, a mudança foi recebida com tranquilidade na FF Seguros pois a seguradora já está investindo em sustentabilidade, com iniciativas alinhadas às estratégias de transformação digital da companhia.

A unidade de agronegócios da seguradora se destaca como um case de sucesso na gestão de riscos climáticos, adotando ferramentas que possibilitam monitorar a previsão climática, o andamento das safras e performance das áreas seguradas. “A sustentabilidade está na nossa frente de ação nos últimos anos. Vamos integrar tecnologias e acelerar a transformação digital para nortear as nossas estratégias e potencializar o propósito ambiental”, diz o gerente comercial de agronegócio da FF Seguros, Diego Caputo.

De acordo com o superintendente de agronegócio, Guilherme Frezzarin, a FF Seguros tem uma equipe dedicada ao tratamento e análise de dados. “Trazemos insumos das propriedades, histórico de cultivo, cadastro territorial dos segurados, qual é o comportamento do produtor na propriedade, entre outras informações. Com tudo isso, conseguimos avaliar a adequação ambiental, social e de governança”, explica.

Um exemplo das tecnologias utilizadas atualmente pela FF Seguros é a ferramenta Brain, fornecida pelo Serasa, que foi customizada em parceria com a seguradora para aperfeiçoar os processos de subscrição. A tecnologia entrou em operação na safra de inverno do milho safrinha 2021/22 e permitiu otimizar o mapeamento das áreas seguradas.

“A ferramenta veio para nos ajudar na captura das informações de geolocalização de propriedades e melhorar a gestão delas. O Brain mapeia as áreas com maior precisão e agilidade, evita erros e sobreposições de áreas, facilita a produção de croquis e minora fraudes. Conseguimos ter uma resposta para análise de riscos e tomar decisões de subscrição de maneira mais rápida”, conta Frezzarin.

Além da precisão na captura dos dados, Frezzarin destaca a celeridade no processo. “Antes, a análise de subscrição podia demorar até uma hora para mapear as áreas. Hoje em dia, a captura de geolocalização ocorre automaticamente e temos uma prévia da proposta com os dados técnicos em minutos, o que permite também fazer análises de subscrição em lote de áreas”, revela o superintendente. A ferramenta, utilizada atualmente para o seguro agrícola, será expandida para uso em toda a unidade de agronegócio em 2023, beneficiando o seguro pecuário e outras modalidades.

Segundo Frezzarin, a partir de agora a FF Seguros vai investir ainda mais em inteligência de negócios em seguros, para automatizar cálculos de risco e melhorar os controles internos. “A transformação digital colabora para melhorar a política de compliance e nos prepara para absorver riscos de catástrofes. O agro é a unidade que está mais suscetível às intempéries, então precisamos monitorar o clima e a produção dos nossos segurados para prever problemas”, afirma ele.

Os dados coletados durante a subscrição são tratados para integrar a plataforma de monitoramento de safras da FF Seguros, desenvolvida em parceria com a empresa de tecnologia Farmers Edge. A plataforma consegue conectar imagens de satélites e dados climáticos de cada região segurada, otimizando ainda mais o atendimento ao produtor e possíveis processos de sinistro.

“Temos estações meteorológicas e fazemos um dossiê de cada propriedade segurada e região. Isso ajuda muito a eliminar riscos não cobertos e ter um melhor controle da capacidade de distribuição espacial do seguro. Pretendemos criar também um dashboard de gestão para integrar os corretores e permitir que eles possam acompanhar o fluxo de monitoramento do seguro. A proposta é trazer mais transparência para a cadeia e melhorar a qualidade das operações”, diz o superintendente.

 


Empregos na cadeia produtiva da saúde ultrapassam 4,7 milhões de vínculos no País

Estudo do IESS mostra que metade das oportunidades geradas se concentram na região Sudeste

 

As oportunidades de empregos formais na cadeia produtiva da saúde continuam com registros positivos no País. Nos últimos três meses encerrados em abril deste ano, o número de pessoas empregadas atingiu a marca de 4.712 milhões – crescimento de 0,9% em relação janeiro quando havia 4.671 milhões. As informações são do Relatório do Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde nº 59, do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

O estudo considera os setores público, privado e também empregos diretos e indiretos sendo que, do total de vínculos na cadeia, 3.713 milhões (79%) pertencem ao setor privado com carteira assinada. Na mesma comparação trimestral, o mercado de trabalho da economia teve registro de alta 1,5%. 

O Sudeste concentra praticamente metade dos empregos do setor com 2.339 milhões de vínculos. As regiões com maior crescimento, no entanto, foram Nordeste e Sul, 1,9% e 1,2%, respectivamente, no trimestre. Apenas a região Norte teve registro de queda (-0,9%) puxada pelo setor público (-3,3%).

Já o saldo mensal de oportunidades, registrado em abril deste ano, foi de 17,6 mil empregos no setor. Em março, o montante havia sido de 1,6 mil. No acumulado do ano, levando-se em conta os subsetores, o que mais gerou empregos formais na cadeia foi o de prestadores (44,5 mil), seguido por fornecedores (15,7 mil) e operadoras (2,3 mil). No total, o saldo do setor privado (62,6 mil) representa 7,7% do volume gerado pela economia (816,8 mil).  

“Os dados mostram que as oportunidades na economia geral tiveram uma resposta melhor que o mês anterior ao atingir alta de 1,5% com saldo positivo em todas as regiões do País. O setor da saúde, no entanto, permaneceu estável com crescimento na cadeia produtiva de empregos idêntico (0,9%) a março deste ano”, afirma o superintendente executivo do IESS, José Cechin.

Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui. 

 

Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS)

 

10 dicas para aumentar a presença no ambiente digital e as vendas nas datas comerciais do 2º semestre

Nos próximos meses, os pequenos negócios têm grandes oportunidades de ampliar seus ganhos com o uso das plataformas on-line e das redes sociais


O segundo semestre do ano traz consigo grandes oportunidades de negócios, especialmente para os setores de comércio e serviço. Pelo menos quatro das principais datas promocionais acontecem ao longo dos próximos meses: Dia dos Pais (14 de agosto), Dia das Crianças (12 de outubro), Black Friday (24 de novembro) e o Natal (25 de dezembro). Nesse contexto, é fundamental que os donos de micro e pequenos empresas estejam preparados para potencializar suas vendas usando todos os recursos possíveis, principalmente os digitais.

O gerente de Atendimento ao Cliente do Sebrae, Enio Pinto, comenta que é importante que os empreendedores estejam atentos à necessidade de diversificar seus canais de venda e de ampliar sua presença digital. “Desde o início da pandemia, a maioria dos empresários buscaram se lapidar, aperfeiçoar e profissionalizar. Com isso, cresceu significativamente o número de empresas que estão presentes no ambiente digital, fazendo negócio no ambiente on-line. Mas ainda dá tempo para aqueles que desejam rever seu modelo de negócios, incorporar mudanças e passar a utilizar as redes sociais ou vender em marketplaces”, avalia.  “É a hora de organizar e explorar seu banco de clientes, preparar os estoques e pensar em novas estratégias”, acrescenta o gerente do Sebrae.

Confira 10 dicas preparadas pelo Sebrae para vender mais no ambiente digital:


  1. Prepare-se

Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing. Elabore um Plano de Negócios e tenha em mente também se pretende concorrer em nichos ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.


  1. Tenha um site 100% funcional

Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter a navegação facilitada, para que não desista e procure uma concorrente. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada, problemas em encontrar o que procura.


  1. Seja verdadeiro

Não prometa o que não puder cumprir. Exponha com clareza questões sobre cobrança de frete e prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.


  1. Dedique-se à logística

Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!


  1. Ofereça multicanais ao cliente

É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante ou depois da compra.


  1. Monte uma equipe preparada e bem treinada

Todos os profissionais das áreas de conteúdo, design, tecnologia da informação e marketing devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.


  1. Anuncie

Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Bing), mídias sociais e outros.


  1. Invista em SEO (Search Engine Optimization)

O trabalho de Otimização para Mecanismos de Buscas (ou SEO) é direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem-posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.


  1. Participe de um marketplace

Ter uma loja on-line não garante o tráfego de pessoas para o seu site, por isso ter estratégias de anúncios, SEO e redes sociais são importantes. Participar de marketplaces como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas.com pode fazer seu negócio ficar exposto a grandes volumes de tráfego, mas a vantagem é que você só é cobrado quando realiza a venda.


  1. Invista na gestão do negócio

O back office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-la para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.


Posts mais acessados