Segundo diretor do
Instituto Suassuna, que oferece pós-graduação na área, curso surgiu como
resposta educacional a demandas cada vez mais evidentes
A psicologia pode ajudar, cada vez mais, nas áreas de mobilidade urbana e gestão do trânsito nas grandes cidades. Segundo Danilo Suassuna, doutor em psicologia e diretor do Instituto Suassuna, que oferece pós-graduação e forma psicólogos atuantes, a especialização em trânsito abre uma série de oportunidades profissionais, ajudando no entendimento da infraestrutura e legislação até o comportamento humano nas vias. “O trânsito das grandes cidades é desafiador e requer uma visão holística por parte dos profissionais. A psicologia no contexto do trânsito é um campo de estudo e intervenção que ganha cada vez mais relevância,”, afirma.
Para Danilo Suassuna, a psicologia no trânsito ajuda a considerar a complexidade dos comportamentos humanos e sua influência direta na segurança e eficiência das vias. “Psicólogos especializados em trânsito investigam, por exemplo, os fatores psicológicos que influenciam o comportamento dos motoristas. Também contribuem significativamente para o desenvolvimento de programas educativos focados na segurança no trânsito, entre outras possibilidades de atuação”, explica.
Ele ressalta que são muitas as oportunidades, já que profissionais com especialização em trânsito são peças-chave em órgãos municipais, estaduais e federais, além de empresas focadas em segurança viária e ONGs. “Eles desempenham um papel crucial no desenvolvimento, implementação e avaliação de políticas públicas de trânsito. Além disso, podem prestar consultoria, trazendo sua expertise para o planejamento e execução de projetos de mobilidade urbana e criação de soluções inovadoras que atendam às necessidades de transporte da população”, exemplifica.
Confira algumas áreas importantes de atuação de
psicólogos especializados em trânsito:
1. Comportamento do Motorista - Psicólogos
especializados em trânsito investigam os fatores psicológicos que influenciam o
comportamento dos motoristas. “Estudos destacam a importância de entender
aspectos como estresse, agressividade e atenção. Esses fatores são cruciais
para desenvolver estratégias eficazes de prevenção de acidentes e promoção de
uma condução mais segura”, explica Danilo Suassuna.
2. Educação e Conscientização - A psicologia contribui
significativamente para o desenvolvimento de programas educativos focados na
segurança no trânsito., já que, segundo o doutor em psicologia, a educação para
a segurança no trânsito abrange a conscientização sobre direção defensiva e o
impacto do álcool e outras substâncias na condução.
3. Avaliação Psicológica - A avaliação
psicológica de condutores é outra área vital, que assegura que os indivíduos
estejam aptos a dirigir, não apenas em termos de habilidades técnicas, mas também
sob o ponto de vista emocional e cognitivo.
4. Intervenções em Crises e Acidentes - A atuação em situações de crise, oferecendo suporte psicológico a vítimas de acidentes de trânsito e seus familiares, é um campo desafiador e necessário. “O trabalho de psicólogos nesta área envolve não apenas o apoio imediato pós-acidente, mas também o acompanhamento a longo prazo para lidar com possíveis traumas e transtornos de estresse pós-traumático”, diz o diretor do Instituto Suassuna.
Danilo Suassuna - Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Autor do livro “Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico”. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Curso Lato-Sensu de Especialização em Gestalt-terapia do ITGT-GO. Coordenador do NEPEG Núcleo de estudos e pesquisa em gerontologia do ITGT. É membro do Conselho Editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Consultor Ad-hoc da revista Psicologia na Revista PUC-Minas (2011). Para mais informações acesse o instagram: danilosuassuna.
Instituto Suassuna
Para mais informações, acesse o site ou através do instagram e canal no youtube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário