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segunda-feira, 23 de julho de 2018

Fake news estão na mira dos líderes corporativos


Não é difícil perceber as imensas dificuldades que uma pessoa teria se acreditasse que dois mais dois são cinco. Entretanto, se um erro de soma é fácil de ser percebido, o mesmo não ocorre com outras informações. E, se elas são relevantes para a tomada de decisão, as consequências podem ser catastróficas.

Quer seja na vida pessoal, na carreira ou na liderança executiva e empresarial, a verdade desempenha papel fundamental em nossas escolhas. Ela é uma alavanca que, se acionada, produz os resultados esperados, e, se for corrompida, pode causar grandes prejuízos. Portanto, a busca pela verdade deve ser o foco na conduta de todos e, em particular, dos líderes.

E as fake news dificultam sobremaneira conhecermos a verdade. Embora o termo exista há mais de um século, nos últimos anos, o advento das redes sociais criou um ambiente propício para sua propagação.

Em síntese, fake news, nada mais são que notícias falsas propagadas deliberadamente para impor um poder, normalmente político.

Contudo, você não precisa de uma rede social para utilizar fake news. A força devastadora delas pode ser observada na sociedade alemã das décadas de 1920 e 30, que culminou com a ascensão ao poder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães – Partido Nazista –, que impôs, com o apoio de outras forças, ideias destruidoras em uma sociedade reconhecidamente culta. Uma das características das fake news é a inundação da mente das pessoas com uma quantidade de informação tão grande que elas ficam suscetíveis a acreditar em qualquer coisa – e é aí que está seu grande perigo: manipular pessoas fazendo-as aceitar aquilo que um grupo deseja.

Um líder empresarial deve ter grande preocupação com a mentira empacotada em notícias falsas. Elas são graves para o País, mas podem ocorrer em menor escala dentro da companhia e causar, também, sérios danos a ela.

Embora existam muitas orientações a respeito de como identificar fake news, penso que há um ponto importante, que é rejeitar certas afirmações que criam o ambiente para que elas se propaguem. A que mais me preocupa é a famosa "cada um tem a sua verdade".

Quando ouço alguém afirmar isso, eu interrompo e procuro demonstrar que podemos ter crenças e opiniões diferentes, mas não verdades diferentes. A verdade é aquilo que não pode ser negado.

Dentro da empresa, ocorre o mesmo que no mundo: fatos e registros. E a busca por eles é o enorme desafio. Pois, para saber o que é a verdade, todo gerente, diretor e presidente deve saber o seguinte:

Se a verdade é o que aconteceu, e, portanto, segue uma linha do tempo, ela somente pode produzir resultados se for conhecida por alguém. Portanto, a afirmação de que hoje se produz muito conhecimento é fantasiosa. O que se produz muito é registro de conhecimento, que, se estiver fora da cabeça de um ser humano, não realiza nada.

Como pessoas morrem e também perdem a memória, assim como há uma linha do conhecimento, há uma linha do esquecimento. Por exemplo, recentemente saiu uma notícia de que descobriram mais informações sobre o concreto usado no império romano, o qual, ao contrário do atual, fica cada vez mais duro quanto mais exposto ao sol e às intempéries do clima. Ainda assim, por motivos diversos, são desconhecidos fatores fundamentais para que seja produzido hoje.

Por último, além das linhas da verdade e do esquecimento, e paralelamente a ambas, há a linha da mentira. Ela é criada por pessoas e grupos que desejam o poder a qualquer custo e, para isso, vão se proteger e atacar a verdade por meio de mentiras que são os tijolos que constroem as fake news. Afinal, uma notícia fantasiosa deve ser reforçada ao longo do tempo por mentiras e mais mentiras que devem ser criadas e divulgadas sistematicamente, criando um complexo sistema de confirmações, todas falsas, mas que podem se referenciar umas às outras para suportar a mentira principal.

A conclusão é que é uma tarefa muito difícil descobrir a verdade. Quer seja na história de um país, ou naquilo que ocorre no interior de uma empresa na interação entre seus funcionários, fornecedores, gestores e clientes, a verdade pode estar encoberta por uma camada de informações falsas. E é por isso que um gestor deve ser capaz de selecionar pessoas de boa índole, corajosas e capazes de dizer a verdade dos fatos.

Sob muitos aspectos, confiar em alguém significa confiar nos números e nos fatos que relata.

As fake news, portanto, são criações humanas, e, por isso mesmo, sua origem são pessoas específicas que devem ser identificadas e retiradas do interior da empresa e afastadas dos círculos de decisões para o bem da companhia e de seu futuro. E essa é uma tarefa fundamental a que os gerentes, diretores e presidentes não podem se furtar.

Vamos em frente!






Silvio Celestino - Autor do livro "O Líder Transformador, como transformar pessoas em líderes", Sílvio Celestino é sócio fundador da Alliance Coaching. No Twitter: @silviocelestino. Visite: www.alliancecoaching.com.br e www.facebook.com/AllianceCoachingBrasil


Alliance Coaching


Mitos e verdades sobre estagiários na sua empresa


Os estagiários são profissionais que podem atuar em todo tipo de empresa e trabalhar com maestria, mas ainda existem muitos mitos a respeito deles


Quase toda empresa conta com estagiários, que são profissionais que ajudam suas equipes e podem mostrar suas características e a forma com a qual eles trabalham.

Ainda assim, é comum que eles sejam alvo de alguns pedidos um pouco estranhos, como pegar café para os chefes ou então ir até a sala de xerox e recolher as cópias de todo mundo, o que ajuda a criar alguns mitos sobre os estagiários.

Por isso, nós reunimos mitos e verdades a respeito dos estagiários na sua empresa. Assim, além de manter um tratamento bem bacana com eles, será possível obter o melhor aproveitamento de cada um desses profissionais.


Estagiários não estão previstos na lei: mito

Muita gente pensa que não existe nenhuma lei específica sobre os estagiários, mas esse é um grande mito. A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, trata sobre o estágio dos estudantes.

Essa lei fala sobre o que é estágio e esclarece assuntos competentes à instituição de ensino, à parte concedente (a empresa contratante), o estagiário e a fiscalização. Tudo isso deve ser cumprido para uma relação trabalhista saudável.


É preciso estar estudando para estagiar: depende

Essa afirmação pode soar estranha, já que se sabe que é preciso ser um estudante para poder estagiar, mas existe uma exceção que muita gente não conhece.

Se o aluno for obrigado, por sua instituição de ensino, a concluir um período de estágio para poder se formar, mas ainda não tiver concluído esse período no término das aulas, então ele pode frequentar o estágio após o fim das aulas.

Nesse caso, a instituição de ensino deve emitir uma declaração para a empresa contratante e dizer quantas horas de estágio devem ser cumpridas. Esse período não pode ser excedido.


Existem estágios obrigatórios e não-obrigatórios: verdade

Nem toda formação acadêmica demanda que o estudante cumpra um período de estágio. Essa determinação varia de acordo com cada Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

Caso a realização do estágio seja obrigatória, então o aluno precisa cumprir esse período para se formar. Se o estágio não for obrigatório, mas sim opcional, ainda assim ele pode realizá-lo para adquirir mais experiência.


Estagiar é uma oportunidade de aprender mais: verdade

Seja o estágio obrigatório ou não, ele pode ser muito importante para o futuro acadêmico e profissional de cada aluno, já que ele se submeterá a atividades que farão parte do seu cotidiano no futuro.

Além de aprender a exercer na prática aquilo que ele aprende na teoria em sala de aula e nos laboratórios, ele poderá identificar se aquela é realmente a área em que ele deseja atuar ou não.

Se a resposta for negativa, isso não quer dizer que o aluno tenha que desistir do seu curso: ele pode atuar em outra vertente da mesma área ou então fazer uma especialização em uma área que gostar mais.


Os estagiários são sempre culpados: mito

Esse é, provavelmente, o maior mito a respeito dos estagiários: que eles são culpados por tudo que há de errado. Inclusive, muitos deles passam por situações constrangedoras no dia a dia, mesmo sem entenderem muito bem o que aconteceu.

Ainda que o estágio não seja uma relação trabalhista propriamente dita, o exercício da função de um estagiário é tão importante quanto o de outros colaboradores que sejam contratados mediante CLT ou como prestadores de serviços.

Por isso, as falhas que acontecem em um ambiente profissional - e que são normais - não devem ser cobradas pelo fato de ser um estagiário ou não. Afinal de contas, todos podem errar, o que inclusive ajuda no desenvolvimento profissional e pessoal.


Estagiários devem ter a mesma carga horária dos funcionários: mito

Grande parte dos funcionários são contratados mediante a carga horária de 40 ou 44 horas semanais, salvo algumas exceções, mas isso não se aplica aos estagiários, que podem trabalhar por, no máximo, 30 horas por semana e 6 horas por dia.

Além disso, o estágio deve ser cumprido apenas de segunda a sábado e em horários que não prejudiquem o comparecimento às atividades acadêmicas agendadas.

Também é importante dizer que o período máximo para se estagiar é de 2 anos, com exceção dos casos de portadores de necessidades especiais, que não possuem um prazo máximo de permanência estabelecido em lei.


Estagiários podem tirar férias: Verdade

Os estagiários têm direito de férias depois de completar 12 meses como estagiários, assim como acontece com os funcionários contratados. Além disso, caso o estagiário receba uma bolsa por seus serviços, as férias também devem ser remuneradas.

Caso a duração do estágio seja menor de 1 ano, então as férias devem ser tiradas proporcionalmente, de acordo com o período trabalhado.


Estagiários são menos capacitados: Mito

A capacidade de um profissional não tem nada a ver com o fato de ele ser estagiário, funcionário ou prestador de serviços. Portanto, é completamente leviano dizer que os estagiários não têm a mesma capacidade dos outros colaboradores.

O desempenho de cada pessoa independe de ser um estagiário ou não, logo esse não deve ser um critério a se considerar na hora de analisar a qualidade do trabalho de cada um.


Estagiários não são registrados: Verdade

O estágio não é considerado como uma relação trabalhista. Tanto isso é verdade que é facultativo à empresa anotar o estágio na carteira de trabalho do estagiário.

Caso ela opte por fazê-lo, essa anotação não deve ser feita nas folhas referentes aos contratos de trabalho, mas sim na parte destinada às anotações gerais, com o curso do estudante, o nome da instituição de ensino, o nome da empresa e as datas de início e término do estágio.


Todo estagiário é efetivado: Mito

O estágio é benéfico tanto para o estudante, que exerce na prática o que aprende na instituição de ensino, quanto para a empresa, que pode delegar algumas de suas funções para ele, mas isso não quer dizer que há a obrigação da efetivação.

Ele pode ser efetivado caso a empresa deseje, já que terá a oportunidade de conhecer a pessoa e analisar se é uma boa candidata a uma vaga de emprego, mas nada impede que o estagiário não prossiga na empresa quando seu contrato vencer.


Contratar um estagiário é ótimo: Verdade

Para fechar a lista, nós podemos concordar, com todas as letras, que contratar um estagiário é tudo de bom para os dois lados, tanto para ele quanto para a empresa.

O estagiário terá contato com aquilo que ele estudou tanto para aprender, além de muitas vezes ter a sua primeira experiência profissional, que vai fazer toda a diferença na sua vida.

A empresa também ganha muito com isso, já que terá pessoas com uma mentalidade diferente e que agem de outra forma. Mesclar pessoas mais velhas e mais novas na empresa é uma troca de experiências que pode ser muito valiosa.


Valorize os estagiários da sua empresa!

Cada um desses mitos e verdades ajuda a entender melhor quem são os estagiários e qual é o seu intuito. Assim, as relações profissionais serão muito mais valorizadas.

Nunca se esqueça de que você pode ter passado pela fase de estagiário por algum período em sua vida, período este em que o respeito e a existência de uma relação saudável era fundamental.

Sua empresa pode atuar no segmento de engenharia civil, mecânica automotiva, auditoria de contas ou qualquer outro, mas seja qual for a área, tenha uma ótima relação com os estagiários e veja como tudo acontecerá da melhor forma possível!




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