A fase que começa por volta dos quatro meses deve ser estimulada por meio de leituras, conversas e músicas.
Não há nada mais especial para um pai ou uma mãe do que o ver o
seu bebe emitir os primeiros sons, seja uma risada, um choro ou apenas um
balbucio, mas você já parou para pensar em como esses sons são importantes para
o desenvolvimento da língua da criança? Mais do que apenas “gracinhas” que os
bebês fazem, essa fase é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e para
a formação de conexões cerebrais que permitirão a comunicação verbal no futuro.
Segundo o neurocirurgião e especialista em desenvolvimento infantil, André Ceballos, os balbucios começam por volta dos quatro meses de idade, quando o bebê emite sons como “ba”, “da” ou “ma”. Esses sons, aparentemente aleatórios, são respostas a estímulos auditivos e sociais. “É exatamente por isso que gosto tanto de incentivar a leitura e a conversa com os bebês desde os primeiros dias. Quanto mais os pais interagem, mais os pequenos têm vontade de explorar os sons através da boca.”
Não apenas os pais, mas toda a família e rede de apoio como:, avós, irmãos, tios, primos e cuidadores, devem participar da introdução das primeiras palavras do bebê. Ceballos destaca a importância de reservar momentos do dia para conversar com os pequenos, ler em voz alta e cantar para eles. “Além de favorecer a compreensão do idioma, o balbucio funciona como blocos de construção até que a criança comece a ligar palavras e, por fim, formar frases inteiras”, explica.
Ceballos ainda alerta que se o bebe não emitir nenhum som após os seis meses, é importante buscar um especialista em desenvolvimento infantil. “Cada criança tem o seu próprio ritmo, a ausência do balbucio não é, necessariamente, um indicativo de que há algum problema, mas é necessário procurar uma ajuda médica para descartar possíveis questões futuras.”
O balbucio, portanto, não é apenas uma fase adorável: é um
indicativo importante da saúde e do desenvolvimento neurológico da criança.
Estimular e participar ativamente desse processo é um dos maiores presentes que
os pais podem oferecer aos seus filhos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário