Pesquisar no Blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Dia Mundial do Alzheimer mostra como a iluminação adequada pode reduzir sintomas e melhorar a qualidade de vida

No 21 de setembro, especialista reforça como ajustes simples na luz artificial ajudam a amenizar agitação, irritabilidade e mudanças de humor típicas da doença

 

No dia 21 de setembro, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, a atenção se volta para as estratégias que podem melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes. Entre elas, a iluminação adequada dos ambientes tem se mostrado uma aliada importante no controle de sintomas, principalmente os ligados à chamada “Síndrome do Pôr do Sol” — caracterizada por agitação, irritabilidade, alterações bruscas de humor e até comportamentos agressivos no fim da tarde.

 

Segundo Adriana Tedesco, Lighting Designer especialista em iluminação integrativa e saudável, ajustes na iluminação artificial podem ajudar a amenizar esses sintomas. “Quando vai chegando o pôr do sol, a pessoa com Alzheimer pode ficar agitada e apresentar mudanças de humor intensas. Uma iluminação difusa e mais clara nesse momento ajuda a suavizar essa transição e a reduzir o desconforto, fazendo com que o paciente passe por esse período de forma mais calma e estável”, explica.

 

O objetivo é criar um ambiente que disfarce a passagem do dia para a noite, evitando que o paciente perceba essa mudança. Para isso, recomenda-se, nesses horários, utilizar luz difusa, clara e uniforme, reduzindo ao máximo os contrastes e evitando diferenças bruscas de intensidade luminosa entre os ambientes. “Isso evita confusão e contribui para a estabilidade emocional do paciente”, complementa.

 

Mesmo para quem ainda não apresenta sintomas da síndrome, a recomendação é manter durante todo o dia uma iluminação indireta, homogênea e sem contrastes acentuados. Essa medida simples ajuda a prevenir episódios de desorientação e mantém o paciente em um estado de maior conforto e segurança.

 

Embora outras medidas possam ser indicadas por médicos para o manejo da síndrome, a especialista reforça que a luz é um recurso importante. “A iluminação não substitui tratamentos médicos, mas é um aliado que contribui para o bem-estar, a tranquilidade e a qualidade de vida das pessoas com Alzheimer”, conclui.

 

Neste Dia Mundial de Conscientização sobre o Alzheimer, a mensagem central é clara: a luz, quando bem planejada, pode se tornar um recurso poderoso para promover dignidade e bem-estar a quem convive com a doença.

 

 

Adriana Tedesco - tem como missão projetar ambientes luminosos saudáveis, trazendo experiências da natureza para dentro de nossos espaços, permitindo que o corpo humano reconheça e se sincronize com os ciclos naturais. Seu trabalho visa proporcionar bem-estar e qualidade de vida, transformando a iluminação em uma ferramenta de cura e reconexão com a própria essência. Ela é titular do Studio Guido Projetos de Iluminação Integrativa, referência no setor, onde lidera o desenvolvimento de projetos que aliam luz e saúde. Seu escritório é um dos poucos especializados nessa abordagem inovadora, que considera os impactos da iluminação no ser humano. Adriana iniciou sua trajetória na arte e no design desde a infância, influenciada por sua família e amigos. Aos 18 anos, formou-se em Educação Artística e licenciatura em Artes Cênicas, especializando-se posteriormente na Itália, onde teve contato com fábricas renomadas e participou, por 13 anos consecutivos, dos maiores eventos internacionais de tecnologia e design em Frankfurt e Milão. Ela se aprofundou nos impactos da luz artificial na saúde e no comportamento humano, especializando-se em Lighting Design com foco em neurociência e bem-estar. É pós-graduada em Naturopatia, capacitada em Neuroiluminação pelo Instituto Poli Design de Milão e possui MBA em Neuroarquitetura e Iluminação pelo Instituto Franklin Covey. Como especialista em design biofílico, Adriana une diferentes áreas do conhecimento para criar uma metodologia própria na projeção da iluminação nos ambientes construídos. Sua abordagem humanizada coloca as pessoas no centro dos projetos, minimizando os impactos negativos da luz artificial e promovendo um ambiente mais harmônico e equilibrado. O Studio Guido Projetos de Iluminação Integrativa está localizado na Rua Guaiaó, 66 - sala 809 - Praiamar Corporate - Santos - SP. Telefone: (13) 3234-3445.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados