Pesquisar no Blog

sábado, 6 de setembro de 2025

5 principais erros de quem começa a treinar, segundo Carol Borba

Educadora física e fenômeno do YouTube compartilhou dicas práticas sobre constância, alimentação e rotina de treinos em bate-papo com Luciana Gimenez 


A personal trainer e influenciadora Carol Borba, maior educadora física do YouTube Brasil com mais de 6,7 milhões de inscritos, participou do podcast Bagaceira Chique, comandado por Luciana Gimenez, nesta quinta-feira (4). No episódio, Carol destacou os 5 erros mais comuns de quem começa a treinar e explicou por que muitos não conseguem manter a constância nos exercícios e adotar uma rotina saudável de verdade. 

Com uma audiência que ultrapassa 2,7 milhões de seguidores no Instagram, Carol Borba é referência em treinos acessíveis, realizados em casa, para o emagrecimento e bem-estar. No papo com Luciana, ela mostrou que resultado não vem de milagre e sim do hábito. 

Confira os principais pontos da conversa:
 

1. Não respeitar os limites do corpo

“O exercício é um ‘vício bom’, mas é preciso saber se ouvir. Se você está doente, com jet lag ou mal-estar real, pare. Agora, se o que está te travando é preguiça ou tristeza, vá mesmo assim. É justamente nesses momentos que o treino tem mais impacto emocional. Terminou com o namorado? Vai. Levou uma bronca do chefe? Vai. O exercício ajuda a mente também”, afirma.
 

2. Falta de foco e ambiente desfavorável

Para quem começa a treinar em casa, ela lembra que tudo pode acontecer ao mesmo tempo e isso pode atrapalhar. “O filho chama, o marido pergunta da chave do carro, o telefone toca... Quando você permite que essas interrupções invadam seu momento, perde o foco. Tem gente que tranca a porta, avisa que não quer ser interrompida”. Por isso, ela reforça: “Constância é tudo. Treinar 15 minutos por dia em casa é mais eficiente do que passar uma hora na academia apenas duas vezes por semana”.
 

3. Encaixar o treino no lugar de algo que já ama fazer

“Tem gente que tenta treinar no horário que usa para tomar café com a mãe, por exemplo. Aí o treino vira um peso emocional, porque substitui um momento prazeroso. Não dá certo. Não tire o que te faz bem. Acorda mais cedo, reorganiza, mas não sacrifique seus pequenos prazeres. Eu sou a favor do ‘acordou cedo, vai’”, pondera.
 

4. Buscar atalhos sem mudar hábitos

“Você pode tomar remédio, usar canetinha, fazer ciclo hormonal... mas se não mudar alimentação, se não treinar com frequência, o resultado vai embora assim que o ciclo acabar. E pior: pode voltar com rebote. Emagrecimento de verdade vem de comer comida de verdade e treinar com regularidade. Nem que seja 15 minutinhos por dia”, defende Carol.
 

5. Começar com carga antes de aprender a fazer o exercício

“Tem gente que vai pra academia, coloca uma barra pesada nas costas e faz a execução toda errada. Então, lesiona o joelho, o quadril e nunca mais volta. Quem está começando deve treinar com o próprio peso do corpo. Já é uma carga! Quando começar a fazer mais repetições com facilidade, aí sim, adicione sobrecarga”. De acordo com ela, elásticos, garrafinhas e até amaciantes com alcinhas funcionam. “O importante é executar bem e progredir com consciência”, conclui.
 

Com episódios semanais, o Bagaceira Chique vai ao ar todas às quintas-feiras, às 19h, e pode ser assistido na íntegra pelo YouTube, Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Amazon Music. Os melhores momentos e cortes virais também estão disponíveis no TikTok, Instagram e Facebook. Clique aqui e ouça o episódio completo!
  

Grupo Farol

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados