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segunda-feira, 19 de agosto de 2024

TikTok é o novo Google da Gen Z? Veja como adaptar suas estratégias de marketing


Com a mudança de gerações, é normal que as empresas precisem se adaptar para lidar com novos públicos-alvos e modelos de consumo. É aquela velha história: pessoas diferentes, mentes diferentes, e o que funcionava antes pode não ser mais tão efetivo em termos de marketing. Enquanto o Google ainda é o principal buscador e já está consolidado na mente de todas as pessoas, a atual e crescente ascensão do TikTok trouxe também outros comportamentos em relação à busca de produtos e serviços. Para se ter ideia, um levantamento realizado pela Adobe neste ano mostra que 64% dos jovens nascidos entre 1995 e 2010 já trocaram o Google e utilizam o TikTok como ferramenta de busca. 

 

Nesta realidade, é necessário levar em consideração que, por mais que o resultado possa ser o mesmo, a principal diferença está no modo em como se dá a conexão entre cliente e marca. “É importante, antes de tudo, entendermos que as gerações enfrentam desafios semelhantes, porém com ferramentas diferentes para lidar. No caso da mais atual, a tecnologia é predominante, logo seus comportamentos serão diferentes”, explica Gustavo Alves, sócio e Head de Projetos e Atendimento na Karu, agência de marketing especializada em soluções tailor made.

 

“Por meio dos criadores de conteúdo, o TikTok tem construído, durante esses anos, uma narrativa imagética e verbal diferente e que demanda uma criação exclusiva para o canal. Quando pensamos com quem vamos falar, boa parte de seus usuários contemplam a Gen Z, e mais uma vez é necessário personalizar a comunicação, para que, de forma segmentada, a marca ou criador consiga se comunicar com toda a plataforma”, complementa ele.

 

Gen Z x marca x consumo

 

Graças à familiaridade da Gen Z com a tecnologia e o acesso à informação, ela acabou desenvolvendo o hábito de pesquisar intensamente sobre produtos e serviços antes de tomar decisões de compra. Willian Amaral, fundador da Nice House, plataforma de entretenimento com foco em vídeos verticais e geração Z, defende que para essa geração, as marcas precisam ser autênticas e envolventes nas mídias sociais.

 

“Nossa geração valoriza conteúdos relevantes, divertidos e genuínos; dessa forma, a interação direta e a responsividade das marcas são importantes para nós, assim como o alinhamento com causas sociais e ambientais. Nesse sentido, o TikTok se destaca por ser uma plataforma intuitiva e de fácil navegação, especialmente se levarmos em consideração que encontramos conteúdos criativos, como danças, humor, educação e até mesmo vídeos de ‘faça você mesmo’, muitas vezes incluindo produtos de outras marcas”, contextualiza.

 

Neste contexto, Gustavo faz um adendo: “O medo de inovar, testar e criar não deve fazer parte do dia a dia dos times que hoje criam conteúdo para o TikTok. Diariamente um novo vídeo viraliza, uma nova pessoa fica famosa, um comportamento é criado. Não olhar para essas movimentações pode nos fazer perder tempo, e também significa que possivelmente estamos visando um horizonte sem perspectiva”. 

 

Para as pessoas nascidas entre 1995 e 2010, o que mais chama a atenção nas plataformas são os conteúdos considerados emergentes. “A Gen Z valoriza sustentabilidade, personalização, uma abordagem mais social de e-commerce e também o valor social. Temos uma preocupação muito grande com o meio ambiente, mas priorizamos quando as marcas demonstram individualidade e exclusividade em seus produtos”, explica Willian.

 

No âmbito do marketing, Gustavo enfatiza a questão dos 3C - confiança, conexão e criatividade, uma tríade essencial para pensar conteúdos exclusivos e relevantes para quem consome vídeos no TikTok. “A confiança é o primeiro atributo, pois sem ela o usuário não ficará e nem vai querer se conectar com sua oferta ou conteúdo, e para ajudar na conexão, a criatividade precisa ser a principal aliada”, conclui ele. 



Gustavo Alves- sócio e Head de Projetos e Atendimento na Karu,


Willian Amaral - fundador da Nice House


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