Pesquisar no Blog

sábado, 24 de agosto de 2024

O que a mente pode fazer para se proteger do sofrimento?

Ficção de Vinicius Monfrinato retrata os impactos dos traumas na vida das vítimas e alerta para a importância dos cuidados com a saúde mental


Vestígios de um passado doloroso podem se manifestar de diferentes formas em cada pessoa. No caso da protagonista de A garota da ponte, isso acontece principalmente nos comportamentos autodestrutivos e nas dificuldades de se relacionar amorosamente. Mas Simone prefere internalizar tudo o que sente e descontar as dores no trabalho. É a partir desta personagem complexa que o escritor Vinicius Monfrinato explora os limites da mente humana e chama a atenção para a importância de buscar ajuda para o bem-estar psicológico. 

A verdade vem à tona quando Simone sofre um grave acidente. Em uma noite tempestuosa na cidade de São Paulo, ela e a melhor amiga Flávia capotam o carro e ficam penduradas na icônica ponte Estaiada, sobre o Rio Pinheiros. O acontecimento trágico desencadeia uma série de eventos que revelam segredos sombrios e traumas profundos, como as ameaças e os abusos sofridos pelo pai na infância.  

A amiga Flávia, que também foi violentada enquanto morava com a família, sempre foi seu maior apoio. Mas ao mesmo tempo que a amizade é alento, também traz dores, pois a jovem namora o grande amor da vida da protagonista, Marcos. De família humilde, ele enfrentou racismo como único negro na escola, e foi Simone quem sempre o defendeu. Amigos e, depois, parceiros, ficaram juntos por 15 anos, porém a relação sofreu complicações e então chegou ao fim.  

— A sorte é que esse desgraçado está morto, senão eu mesmo acabava com ele! Como o Carlos teve coragem de fazer tantas atrocidades durante todo esse tempo? Foi praticamente uma vida inteira sendo um cara abusivo.  

— E você acha que eu não sei disso?! — disse Marta, com os olhos cheios de lágrimas. — Eu sinto remorso todos os dias, Marcos. Se tem uma culpa que eu carrego e sempre vou carregar na minha vida, é essa! Marcos segurava aquele diário com muita força. (A garota da ponte, p. 84) 

À medida que a trama se desenrola, o leitor acompanha as lutas internas de Simone e a busca dela por identidade em meio ao sofrimento. Desta forma, o autor explora questões como desigualdade social e racismo, a complexidade das emoções humanas, além de violência sexual infantil, ambiente familiar tóxico e suas consequências psicológicas.  

Recheado de diálogos em 22 capítulos curtos, o livro conta com QR Codes que levam a playlists com as canções mencionadas no enredo. A partir desta proposta dinâmica e interativa, Vinicius Monfrinato sublinha a relevância dos cuidados com a saúde mental e a necessidade de apoio emocional para superar as adversidades.  

Divulgação
 Vinicius Monfrinato

FICHA TÉCNICA 

Título: A garota da ponte – Entre segredos e mentiras 
Autor: Vinicius Monfrinato 
Editora: Perensin 
ISBN: 978-65-5074-174-7
Formato:
16 x 23cm 
Páginas: 255 
Preço: R$ 59,90 
Onde comprar: Editora Perensin 

Sobre o autor: Apaixonado por livros, filmes e séries, Vinicius Monfrinato é paulistano e hoje vive em Santa Cruz Cabrália, na Bahia. É formado em Publicidade e Propaganda, mas descobriu que gosta mesmo é de escrever. Aos 41, após anos de escritas engavetadas, lança seu primeiro livro A garota da ponte – Entre segredos e mentiras 

Instagram do autor: @viniciusmonfrinato 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados