Segundo pesquisa, orientação a resultados e inteligência emocional estão no topo das habilidades mais procuradas por empresas em 2024
Seja na busca pelo primeiro estágio ou na conquista do tão sonhado “sim”
no processo seletivo para as grandes empresas, os estudantes precisam
apresentar muito mais que um currículo recheado de capacitações e cursos
técnicos. As habilidades interpessoais, conhecidas como soft skills,
são requisitos cada vez mais importantes para os recrutadores e,
principalmente, para os estagiários, visto que é preciso demonstrar vontade de
aprendizado e empenho para crescer na carreira profissional.
Segundo a Evermonte
Executive Search, em 2024 o mercado executivo procura perfis que tenham
habilidades sociais com um olhar voltado para resultados e liderança. A
pesquisa apontou que orientação a resultados (11,47%), inteligência emocional
(11,19%), comunicação e escuta ativa (10,91%), agilidade (10,62%) e resiliência
(10,62%) são os top 5 soft skills mais importantes para as
empresas. “Muitas dessas habilidades serão aprimoradas no próprio estágio,
porém o estudante que já possui um olhar estratégico sobre essa demanda
empresarial consegue se destacar desde o envio do currículo”, comenta a
supervisora do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), Ilsis
Cristine da Silva.
A partir disso, é muito comum surgirem dúvidas sobre o que são essas
habilidades e como aplicá-las. Para isso, a supervisora explica detalhes sobre
cada uma das mais procuradas.
1 - Orientação a resultados
Orientar-se por meio de resultados nada mais é do que estar concentrado
no alcance de metas e objetivos estratégicos, isto é, que gerem impacto
positivo no trabalho. “Analisar o passo a passo do trabalho, constantemente
olhar os resultados e, por fim, diagnosticar pontos positivos e negativos ao
final da meta são ações que aprimoram muito a capacidade analítica e a
produtividade. Consequentemente, a empresa também cresce”, explica Ilsis.
2 - Inteligência emocional
Cada vez mais comentada, a inteligência emocional é um grande
diferencial entre candidatos, uma vez que ela é capaz de influenciar na
produtividade individual e coletiva no ambiente de trabalho. Saber lidar com
estresse, críticas e outras situações de pressão são posturas buscadas por
recrutadores, que também possuem interesse nos perfis empáticos, engajados com
a cultura organizacional e transparentes sobre suas emoções, ou seja, são
honestos sobre dificuldades ou comemorações dos resultados alcançados.
3 - Comunicação e escuta ativa
Para além de saber conversar e manter a comunicação, a escuta ativa é o
destaque da soft skill. “Não somente é preciso manter o contato direto
com os supervisores e participar de reuniões e decisões. Saber ouvir,
internalizar e mudar ações em prol da melhoria contínua é um fator essencial
para dominar essa soft skill”, destaca Ilsis. Sem a comunicação e a escuta, é
impossível desenvolver qualquer outra habilidade social.
4 - Agilidade
“Como o próprio nome diz, saber administrar o tempo é a chave para essa
habilidade. Além disso, concentração e atenção são ações que aceleram muito o
tempo levado para as tarefas”, sinaliza. Outras estratégias para alcançar a
agilidade no desempenho é a boa organização, análise crítica do tempo utilizado
e a continuidade do desenvolvimento das tarefas, com o objetivo de conquistar
experiência.
5 - Resiliência
Manter a firmeza e a confiança no processo não é o que resume a
resiliência, muito pelo contrário: adaptar-se e sugerir mudanças também é
garantir o empenho na busca pelos resultados. “Diante de desafios, é preciso
analisar e persistir em encontrar soluções, e compreender que bater na mesma
tecla pode não trazer o resultado esperado. Basta não desistir”, finaliza a
supervisora.
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