Segundo vice-presidente do SERAC, qualquer empresa precisa implementar cultura para ter resultados fortes e duradouros
Descrita como um conjunto de valores, crenças,
normas, atitudes e práticas que caracterizam a forma como uma organização
funciona, a cultura organizacional reflete a identidade de uma empresa e
influencia como os colaboradores se comportam, tomam decisões e se relacionam
uns com os outros e com os clientes.
De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência
nas áreas contábil, jurídica, educacional e de tecnologia, a cultura
organizacional é um ponto-chave no crescimento das empresas e precisa ser
implementada com estratégia. “No próprio SERAC, o trabalho com a cultura organizacional
foi uma ferramenta essencial para o nosso crescimento, pois nos possibilitou
formar um time. Antes éramos apenas uma empresa que fazia um bom trabalho, mas
depois formamos um time que passou a lutar pelos mesmos sonhos e abranger os
mesmos valores”, conta.
De acordo com a executiva, foi a construção de uma
cultura organizacional forte que permitiu ao SERAC passar por desafios grandes,
inclusive na pandemia de covid-19. “A cultura vence a estratégia nos dias mais
desafiadores, isso porque se houver um grande problema e todos estiverem
engajados, esse problema será enfrentado mais facilmente. Durante a pandemia,
conseguimos continuar atendendo com maestria mesmo remotamente”, exemplifica
Carla.
A vice-presidente do SERAC ressalta que uma cultura
organizacional forte tende a unir os membros da empresa em torno de objetivos
comuns, enquanto uma cultura fraca pode levar à desunião e falta de direção.
“Cultura é tudo que o colaborador faz enquanto o dono não está. Ela pode ser
voltada ao cliente e ao bem estar, mas também pode permitir fofocas e falta de
qualidade no trabalho, por isso é fundamental que os empresários estejam
atentos para construir uma cultura organizacional que faça sentido”,
explica.
Confira quatro passos para implantar uma cultura
forte na empresa, segundo Carla Martins:
1º) Definir a cultura desejada e trabalhar em sua
modelagem - Para isso, vale buscar referências em empresas do seu segmento ou
até de outros segmentos e listar quais os valores que deveriam fazer parte.
“Muitas vezes será preciso fazer adaptações e avaliar se o segmento e os
clientes combinam com aquilo que está sendo modelado. Você quer uma empresa
igual à Apple, mas seus móveis são antiquados? Quer algo mais formal, mas seu
segmento é super disruptivo? Será preciso buscar um equilíbrio”, orienta
Carla.
2º) Treine as pessoas - Líderes e pessoas de
confiança precisam ser treinadas o tempo todo para respirarem a cultura da
empresa, pois uma vez que estejam treinados, repassarão a cultura aos
liderados. “E se o time for pequeno, o próprio empresário pode ser o líder
master e precisa se colocar como espelho. Por exemplo, se existe uma cultura de
otimismo na empresa, ele precisa se mostrar otimista. Se estiver num dia não
muito bom, é melhor sair de perto das pessoas do que refletir emoções
contrárias às que deseja repassar para o time”, sugere a executiva.
3º) Comunique e respire cultura o tempo todo -
Segundo a vice-presidente do SERAC, todos os elementos da comunicação da
empresa podem ajudar a disseminar cultura, desde a imagem de tela do computador
até o branding da marca. “Até mesmo os grupos no whatsapp podem compartilhar os
valores da empresa e estimular tarefas que ajudem a promover cultura”, afirma
Carla Martins.
4º) Avalie e reavalie - A executiva explica que é preciso avaliar periodicamente se valores repassados estão de acordo com o que se quer na cultura da empresa. “Para isso, é importante ter ferramentas nos feedbacks, sempre considerando que uma cultura demora pelo menos alguns anos para ser implantada”, diz Carla. Ela ressalta que, quando uma empresa tem uma cultura forte, isso ajuda a atrair semelhantes e repelir os que não se encaixam, o que ajuda no enfrentamento dos desafios diários e estimula o crescimento.
Carla Martins - vice-presidente do SERAC. Atende grandes empresários e personalidades da mídia, direcionando o crescimento sustentável de diversos negócios. Possui qualificação e acredita muito no poder de gestão de negócios e no empreendedorismo feminino. Como Vice-Presidente do SERAC busca direcionar novos empresários a alcançarem o próximo nível com soluções contábeis, jurídicas e de gestão, impactando positivamente vidas de clientes, parceiros, colaboradores, amigos e familiares. Carla é contabilista formada em Marketing pela ESPM e pós graduada em Big Data e Marketing. @soucarlamartins
SERAC
Instagram: @sou_serac
souserac.com
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