Pesquisar no Blog

sábado, 24 de agosto de 2024

Cuidados essenciais com a pele no inverno

Dois médicos dão dicas e alertam para importância da hidratação  

 

Com a chegada do inverno, é preciso redobrar a atenção com a saúde da pele. “As baixas temperaturas, o vento e o ar seco podem causar ressecamento, sensibilidade e irritações. Algumas dicas fundamentais ajudam a manter a pele saudável e protegida durante a estação mais fria do ano ajudam”, destaca Dra. Fabiana Oliveira Pereira, dermatologista do Centro Médico Pastore ( RJ).   

Quando as temperaturas caem é fundamental manter uma hidratação intensiva. “A pele tende a perder mais umidade no inverno, por isso é crucial investir em hidratantes potentes. Procure produtos corporais em creme ou balme e que contenham uma mistura de hidratantes umectantes, emolientes e oclusivos, que ajudam a reter a umidade e a manter a barreira protetora da pele. O melhor momento para a aplicação é após o banho, com a pele ainda um pouco úmida, e reaplique conforme a necessidade. Para quem tem pele oleosa, evite os hidratantes comuns no rosto e use oil free nas áreas de maior oleosidade”, afirma Dra. Fabiana Oliveira Pereira.    

A dermatologista do Centro Médico Pastore alerta ainda para a importância de cuidar dos lábios e das mãos. “Os lábios e as mãos são especialmente suscetíveis ao ressecamento. Use protetores labiais com FPS e mistura de hidratantes como pantenol, manteiga de Karité, vitamina E, óleos e ceras; e para as mãos hidratantes que contenham ureia ou ceramidas”, informa a médica.   

rotina de cuidados deve ser mantida nessa época e até intensificada em alguns aspectos. “Mesmo que o inverno brasileiro não seja muito rigoroso como em outros países é interessante tomar certos cuidados nessa época e aumentar o uso de alguns produtos, como os hidratantes, já que é uma época que a pele tende a ressecar mais. Nunca deixe de passar protetor solar, mesmo que nesse período a incidência solar é menor, pois o sol está o ano todo. No banho evite, na medida do possível, altas temperaturas, pelo menos um banho morno, mais curto e com sabonetes neutros em relação a pele. Hidratar a pele e corpo, depende também de uma boa ingestão hídrica, independe da época do ano, beba água”, alerta o Dr. Franklin Veríssimo, Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP. 

“O frio leva a uma diminuição da transpiração corporal e, principalmente quando associado a uma baixa umidade, pode levar ao ressecamento excessivo da pele, aumento da sensibilidade e diminuição da sua capacidade de regeneração e da efetividade da sua função de barreira, inclusive tornando a pele mais vulneráveis a ação de agentes externos, como a poluição”, explica o médico Dr. Franklin Veríssimo.

 

 

Fontes:

Dra. Fabiana Oliveira Pereira - Dermatologista do Centro Médico Pastore ( RJ). CRM 5201165801

Dr. Franklin Veríssimo, Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP. CRM-CE 10920


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados