Pesquisar no Blog

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

“A EXTENSÃO ATRAVÉS DO OLHAR” - ARTE, PROPÓSITO E PERSPECTIVA POR QUATRO MULHERES

Exposição coletiva, com parte da renda revertida para a ONG TEN YAD, apresenta cerca de cinquenta obras das artistas Flávia Matalon, Greicy Kafif, Michelle Rosset e Taly Cohen


Numa exposição coletiva, com parte da renda revertida para o TEN YAD, (instituição beneficente que há 30 anos leva alimentos e dignidade a pessoas em situação de vulnerabilidade) e com curadoria e produção executiva da NATA ART&DESIGN, das sócias Ariela Mansur e Natasha Szaniecki, as artistas Flávia Matalon, Greicy Kafif, Michelle Rosset e Taly Cohen apresentam a exposição “A extensão através do olhar”.
 

Temos aqui quatro artistas que produzem trabalhos com características e técnicas próprias, mas que carregam similaridade quando todas tem como objetivo mostrar os encantos da estética, porém, não sem antes questionar, interrogar e promover o debate.
 


Um evento como esse, com quatro artistas e duas produtoras executivas, todas mulheres e da comunidade judaica se reunindo numa exposição em que parte da renda será revertida para o combate à fome através do TEN YAD, mostra a força das mulheres, artistas, empreendedoras que dedicam seu tempo e esforço para o bem do próximo”, diz o Rabino Berel Weitman, do TEN YAD.

 


Por meio da aquarela, Flávia Matalon procura através de seu trabalho, expressar leveza e humor, trazendo emoções que tocam em sua memória. “Enalteço com muita alegria e contentamento minhas raízes e meu passado. Minhas conexões com o judaísmo são aqui honradas e podem ser alegres e divertidas”, diz ela, que tem como ponto de partida a relação do tempo, a permanência e a mudança.
 

 

Enquanto isso, Greicy Kafif utiliza em suas criações diferentes materiais como papel, chapas de acrílico, madeira, plástico bolha recebem significados, em que ao invés de protegerem objetos frágeis, passam a ser protagonistas através de sua própria fragilidade. “Em muitos trabalhos aplico diversas camadas de tinta, colagens e sobreposições de informações. Ao longo desses processos o que eu chamo de erros começam a acontecer, passando a compor o trabalho como substrato fundamental para a próxima etapa do seu desenvolvimento”.
 


Diferentemente, Michelle Rosset, ao explorar a pintura, a escultura e o vídeo, observa o espaço em duas frentes, tanto na distância física entre as pessoas, como nas formas de comunicação. “Quero questionar assuntos do cotidiano como a distância, a repetição e as inúmeras possibilidades de composições. Com um ponto de partida de apenas um objeto procuro transformar através do corte, da dobra ou da sobreposição as múltiplas”.

Taly Cohen funde cores e formas lisérgicas com minimalismo para criar um equilíbrio que reflete a essência da resistência humana. “Essa combinação de contrastes conta a história da minha herança, dos meus avós durante o Holocausto, promovendo uma reflexão sobre nossa capacidade de se superar e nos reinventar. Através do meu trabalho, celebro a força do espírito humano diante dos desafios, realçando a beleza e o significado presentes no cotidiano”.

 

Vernissage: 25/08, das 11h às 17h

Local: Rua Newton Prado, 76, Bom Retiro

A exposição fica em cartaz de 25/08 a 29/08

Parte da renda será revertida para a instituição beneficente TEN YAD

Para mais informações: Sergio Poroger - 11 99976-9850 / Marcell Moraes - 11 99479-7025


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados