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Especialista do Cebrac cita 8 habilidades essenciais valorizadas pelas empresas
Nunca se ouviu tanto o termo 'soft skills' sendo tema de pautas e discussões, e
isso se deve ao fato de que essa expressão em inglês se tornou um requisito
dentro das empresas. As soft skills referem-se às habilidades
relacionadas à personalidade, atitudes e comportamento de um profissional. De
acordo com um levantamento realizado em 2022 pela ZipRecruiter, 93% das
empresas consideram as habilidades interpessoais ou comportamentais tão
importantes quanto as habilidades técnicas.
Diferentemente
das hard skills, que eram altamente valorizadas no início da era do
trabalho em massa, o que se destaca atualmente é o comportamento. É a partir
dele que uma pessoa consegue lidar com situações complexas. Apesar de as soft
skills não serem facilmente mensuráveis, são habilidades essenciais para o
sucesso pessoal e profissional a longo prazo.
As hard skills não deixaram de
ser necessárias, sendo consideradas as habilidades técnicas que abrangem o
conhecimento e a experiência do profissional em determinada área. No entanto,
com o ambiente corporativo passando por mudanças constantes, especialmente após
a pandemia, os valores humanos se destacaram ainda mais, e garantir o sucesso
profissional tornou-se algo mais humanizado. Agora, não se trata apenas de
pensar em lucro, mas também na qualidade de vida.
“Se um colaborador demonstra
habilidades que facilitam a tomada de decisões, lidam com momentos de crise e
enfrentam desafios com eficácia, ele possui as soft skills, que são
essenciais para as empresas. Um profissional com essas habilidades contribui
significativamente para a empresa e, além disso, essas competências têm um
impacto positivo em sua própria vida pessoal”, explica
Francislaine Maciel, Gerente de Produtos do Cebrac (Centro
Brasileiro de Cursos).
“Você já deve ter ouvido falar que
quando uma área da vida não está bem, por exemplo, a financeira, as outras
áreas tendem a ser influenciadas por essa fase, como o âmbito pessoal, social e
familiar, o que pode causar danos à saúde física e mental. Por isso, as
competências comportamentais estão intimamente ligadas ao aspecto emocional e
ao equilíbrio da mente”, complementa Francislaine.
Em
um contexto profissional, as soft skills são um grande diferencial nas
empresas, pois estão relacionadas à nossa identidade e à forma como nos
relacionamos e reagimos a diferentes situações. Algumas dessas habilidades
fazem uma diferença significativa.
Atuando
na área de gerência, Maciel cita 8 habilidades essenciais valorizadas pelas
empresas e que contribuem para o crescimento pessoal e profissional:
- Comunicação eficaz e clara: essencial para trabalhar de forma colaborativa e para saber se comunicar com todo o tipo de público;
- Trabalho em equipe: é fundamental para compartilhar ideias e ajudar uns aos outros para alcançar os objetivos comuns da empresa;
- Gestão do
tempo: saber gerenciar o tempo de forma eficaz,
gerenciar tarefas, cumprir prazos e ser uma pessoa produtiva;
- Adaptabilidade: é saber lidar com as mudanças e desafios;
- Liderança: envolve não apenas liderar equipe, mas liderar a si mesmo,
capacitando-se para saber motivar e influenciar os outros de maneira
positiva;
- Empatia: também muito importante, saber se relacionar com as pessoas,
emoções e perspectivas dos outros;
- Resiliência: que é capaz de lidar com o estresse e a pressão do dia a dia;
- Ética
profissional: ser íntegro e ser responsável.
Sucesso é algo que você atrai para si
e que se desenvolve ao longo do tempo. Se você ainda não se sente confiante em
relação às suas habilidades, é possível aprimorá-las.
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