· Nottus Meteorologia indica que estudos e consultoria sobre previsões de longo prazo para as estações do ano tornam a tomada de decisões mais assertiva
· Indústria
têxtil e varejo, por exemplo, devem ficar atentos para um inverno com mais
variações de temperatura em 2024, segundo previsão meteorológica
As mudanças climáticas têm impactado
diversos setores da economia e a indústria da moda é um exemplo dessa
influência. O efeito das variações do clima nas estações do ano tem levado a
indústria têxtil e o varejo a reavaliarem estratégias de produção e comercialização
de produtos. Segundo a Nottus Meteorologia, empresa especializada em
inteligência de dados e consultoria meteorológica para negócios, ao orientar
suas decisões por meio de previsões de longo prazo para as estações do ano, o
setor da moda tem condições de antecipar o planejamento de coleções, realizar
investimentos adequados, prevenir perdas e impulsionar vendas.
Desirée Brandt, sócia-executiva e
meteorologista da Nottus, antecipa as expectativas para o inverno de 2024. “O
último relatório do NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos
Estados Unidos) indica uma neutralidade climática, ou seja, sem El Niño e ainda
sem La Niña. Não há previsão de inverno rigoroso, mas a estação promete ter
mais episódios de frio se compararmos com o inverno do ano passado. Essas
quedas mais acentuadas na temperatura serão intercaladas por períodos não tão
frios, o que leva o varejista a ter de se planejar a cada onda de frio que for
prevista”, afirma.
Estudos indicam que as vendas de
vestuário e calçados são altamente influenciadas por variações na temperatura e
nas condições meteorológicas. Segundo pesquisa do IEMI (Inteligência de
Mercado), o período da coleção Outono/Inverno responde por cerca de 41% das
vendas do varejo nacional. “Em 2023, o inverno mais fraco
derrubou as vendas dos varejistas de moda. A previsão antecipada do inverno,
por exemplo, possibilita que as empresas assegurem preços mais vantajosos. De
maneira semelhante, o atraso na chegada do frio força os lojistas a realizarem
liquidações e oferecer descontos adicionais”, destaca a executiva.
Tanto a indústria quanto o varejo
podem integrar as previsões meteorológicas em seus planos de negócios e
estratégias de marketing e vendas. Destacar os tecidos e roupas mais adequados
para as condições climáticas previstas pode influenciar significativamente a
maneira como os produtos são anunciados e promovidos no mercado.
“Caso a previsão aponte para um
inverno rigoroso, a busca por tecidos mais pesados e isolantes pode aumentar,
permitindo que, desde as fábricas até as redes de lojas, ajustem suas linhas de
produção e investimentos para atender às demandas específicas de um clima mais
severo. Por outro lado, em anos com invernos mais brandos, o setor pode reduzir
investimentos em produtos específicos e evitar excessos e perdas no estoque”,
avalia a meteorologista da Nottus. Segundo ela, essa capacidade de adaptação,
baseada em previsões climáticas, torna-se crucial para a sustentabilidade
econômica do mercado da moda.
“Embora seja impossível controlar completamente
as condições climáticas, receber informações precisas sobre o clima futuro
passa a ser um diferencial estratégico. Em um cenário em que a incerteza
climática é uma constante, a consultoria meteorológica emerge como uma poderosa
aliança para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças no clima e assegurar
a rentabilidade de empresas do mundo da moda”, conclui a executiva da
Nottus.
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