Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de março de 2024

Kaspersky ensina como detectar câmeras escondidas em acomodações

O smartphone pode ser um grande aliado para detectar dispositivos de filmagem e irá te auxiliar a ter uma viagem tranquila

 

 

O feriado da Páscoa coincide com o recente anúncio do Airbnb de proibir câmeras de segurança para monitorar espaços internos das acomodações. Os proprietários geralmente instalam câmeras em caso de roubo ou danos à propriedade, embora também existam aqueles que utilizam para espionar os hóspedes, com fins maliciosos. Para tranquilizar as pessoas que procuram viajar – seja nesse feriado ou em qualquer outra data –, a Kaspersky preparou algumas dicas de como detectar câmeras escondidas em acomodações.

Existem câmeras no mercado que podem ser adquiridas a baixo custo, e seu uso e instalação não exigem conhecimento técnico. Como outros dispositivos, eles só precisam se conectar à internet para transferir dados e, devido ao seu tamanho, podem ser escondidos facilmente em qualquer tipo de hospedagem.

Para tornar a sua viagem na Páscoa mais tranquila e livre de olhares indiscretos, os especialistas da Kaspersky mostram como detectar câmeras escondidas:

1.Seu celular, o melhor aliado: uma maneira simples de detectar câmeras escondidas requer apenas a sua câmera. Desligue as luzes do lugar que estiver, grave um vídeo pela câmera, com a lanterna do “flash” ativado, e aponte-as para onde você acha que um dispositivo oculto pode estar. Se sua suspeita estiver correta, você verá um flash na tela.



2.Preste atenção à luz vermelha: Em alguns casos, você não precisa de uma lanterna já que muitas câmeras de espionagem usam luz infravermelha, que é invisível para o olho humano, mas não para uma câmera. Ao filmar no escuro, a fonte de luz infravermelha aparecerá na tela como um ponto pulsante. Tenha em mente que a câmera principal do seu smartphone pode não funcionar, porque provavelmente tem um filtro de luz IR, mas a câmera frontal deve fazer o trabalho.


3.Apps auxiliares: Use um aplicativo para localizar câmeras espiãs e outros dispositivos ocultos: eles se enquadram em duas categorias. O primeiro grupo procura dispositivos pelo brilho da lente, como no método descrito acima. Exemplos incluem o Glint Finder, que detecta o brilho (ou contraste da tela) quando uma lanterna atinge a lente. Os aplicativos no segundo grupo são projetados para procurar dispositivos espiões sem fio. Para que eles funcionem, eles devem se conectar a uma rede Wi-Fi local. Depois de escanear o roteador, o aplicativo exibe uma lista de dispositivos conectados onde você pode detectar se há uma câmera conectada.

Os lugares mais comuns onde escondem as câmeras são supostos sensores de fumaça, espelhos, tomadas, painéis de TV, relógios de parede, quadros, animais de pelúcia decorativos e lâmpadas que parecem de emergência, mas não são (usadas em caso de queda de energia); a criatividade do cibercriminoso é imensa. Outra boa dica para ajudar a encontrar é, ao se conectar na rede Wi-Fi da casa e usar nosso Smart Home Monitor, feature de produtos domésticos, é possível ver todos os dispositivos conectados a essa rede Wi-Fi. Se encontrar algum conectado à rede que não seja possível identificar, pode fazer uma busca no Google para tentar saber mais; em muitos casos, você consegue descobrir a câmera conectada à rede“, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Para mais informações de segurança, confira nosso blog.



Kaspersky
Mais informações no site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados