Retratista
especialista em arquétipos afirma que eles podem ser integrados
estrategicamente para criar imagem única e autêntica
Ter um posicionamento assertivo ao comunicar
significa conseguir expressar opiniões, sentimentos, desejos e necessidades de
forma firme, direta e confiante, criando uma imagem única e autêntica e gerando
aumento na percepção de valor.
De acordo com Leonardo Queiroz, retratista, formado em PNL e
especialista em arquétipos, é possível fazer uso estratégico destes padrões
universais de pensamento, símbolos e imagens para conseguir um
posicionamento assertivo e se destacar em um mercado competitivo. “ A integração
estratégica de arquétipos pode ajudar a passar uma imagem de autoconfiança que
ressalte traços da personalidade e da identidade da marca ou da pessoa”,
diz.
Segundo o retratista, para criar um posicionamento
assertivo com o uso de arquétipos é preciso inicialmente compreender bem os
diferentes tipos existentes e o que deve ser mostrado. “Os arquétipos têm
características distintas, por isso é preciso entender cada um deles e também a
identidade, os valores, as aspirações e histórias que a pessoa deseja contar antes
de integrá-los em seu posicionamento”, orienta.
Uma vez que os arquétipos predominantes sejam
identificados, o especialista explica que é necessário desenvolver uma
narrativa que potencialize a narrativa com esses arquétipos de forma consistente.
“É possível usar contação de histórias, mensagens e imagens que ajudem a
ressaltar traços de personalidade”, diz.
Um posicionamento assertivo também requer
consistência em todos os pontos de contato, segundo o retratista. “No caso da
imagem, é preciso pensar em tudo que se quer mostrar para fortalecer a
identidade. Desde a postura, até a expressão e outros detalhes”, afirma. “Além
disso, ao longo do tempo, é importante avaliar a percepção dos arquétipos pelo
público externo e ir ajustando as estratégias relacionadas ao posicionamento”,
finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário