Fim de ano chegando e muita gente vai viajar para aproveitar as festas de fim de ano com a família, amigos ou até mesmo sozinho.
Seja de ônibus, carro ou avião, o que muitos talvez não saibam é que em longas viagens as pessoas ficam expostas ao risco de desenvolver um problema vascular, afinal, são muitas horas passadas em uma mesma posição.
Por
isso, o cirurgião
vascular e angiologista Fábio Rocha, explica
alguns cuidados que devem ser tomados para que as férias não se tornem um
problema.
Viajantes
e saúde vascular
Principalmente em viagens de ônibus ou aeronaves, acontece o que é apelidado de “Trombose de Viajante”, explica Fábio Rocha.
Como os passageiros passam muito tempo sentados e sem movimentação, existe o risco de tromboembolismo venoso.
“O tromboembolismo venoso se dá quando coágulos sanguíneos se formam dentro das veias e se deslocam pela circulação das pernas, chegando até as artérias pulmonares. É muito grave e pode levar à morte”, conta o médico.
A doença pode gerar a trombose venosa profunda, que é quando o coágulo está em uma veia profunda, geralmente nas pernas.
Também pode gerar a embolia pulmonar, que é quando o coágulo se desprende da veia, indo para os pulmões, bloqueando o suprimento de sangue e dificultando a respiração.
Fábio Rocha ressalta ainda que existe a chamada “Síndrome da Classe Ecônomica”, que acontece em pessoas que fazem viagens de avião de mais de seis horas, ficando mais propensas a um quadro de tromboembolismo.
“Quem passa um grande tempo dentro de uma aeronave, está duas vezes mais disposto a ter problemas vasculares”, explica.
Além
dos longos períodos na mesma posição, os passageiros ficam encolhidos e existe
a baixa umidade, que favorece o espessamento do sangue e o surgimento de
coágulos.
Cuidados
A
SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular) dá algumas dicas
para os viajantes evitarem problemas vasculares.
- Movimentar os pés acelerando e desacelerando;
- Caminhar pela aeronave;
- Manter-se hidratado (a água afina o sangue e diminui o risco
de coágulos);
- Não é indicado ingerir bebidas alcoólicas, café ou remédios
que estimulam o sono.
Fábio Rocha - angiologista e cirurgião vascular. Formado em medicina, em 2002, na USP (Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto) e, posteriormente, fez a residência médica em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Em 2005, ingressou na especialidade que exerce até hoje: angiologia e cirurgia vascular. Após o término da especialização, em 2009, quando já atuava como cirurgião vascular em Ribeirão Preto, desenvolveu um modelo experimental inédito de “Aneurisma de Aorta Abdominal” e recebeu um importante reconhecimento durante o “Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular”. Junto ao Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, conquistou o primeiro lugar na principal categoria de trabalhos apresentados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário