O setor de telecomunicação está entre os que participam ativamente da economia brasileira. Segundo a Brasscom, essa indústria avançou 10,3% em 2022, chegando a R$ 277,7 bilhões. Diversos fatores potencializaram esse resultado e, dentre eles, sem dúvidas, está a chegada da rede 5G. Por sua vez, passado todo o boom dessa fase, é fundamental que as empresas de telco estejam atentas às tendências, a fim de garantir uma gestão eficiente em 2024.
Assim como diversos segmentos precisaram se adaptar
frente as atuais mudanças de mercado, o mesmo também aconteceu com o setor de
telecomunicações. Isso é, se antes o centro das operações dessas empresas era
em prol de redes com alta coberturas, atualmente, elas lidam com o desafio
constante de buscar oferecer multisserviços com foco na excelência do
atendimento ao cliente, bem como criar produtos e soluções para os usuários.
Mediante este cenário, é crucial que as companhias
de telco tenham bem alinhadas práticas de gestão que favoreçam seu crescimento
e desempenho. Diante disso, listo quatro tendências que precisam fazer parte,
desde já, do planejamento estratégico do próximo ano:
#1 Redes autônomas e
softwares: sim, investir na automação sempre será uma medida
estratégica para o setor. Afinal, constantemente, são feitas atualizações que
precisam ser administradas e, por meio das redes autônomas, esse processo passa
a ser executado com agilidade e eficiência, garantindo o desempenho da empresa.
Contudo, é preciso enfatizar que nenhuma rede irá funcionar sozinha e, para
isso, a utilização de softwares é essencial, uma vez que seu uso, muito mais do
que administrar dados, também é o que irá orquestrar as operações de forma
autônoma.
#2 Migração para softwares
nativos em nuvem: essa é mais uma tendência que
precisa fazer parte da realidade das organizações. Com os avanços da
tecnologia, já se foi o tempo de utilizar sistemas legados, que são as
plataformas consideradas ultrapassadas. Hoje, já existem no mercado diversas
soluções que integram na mesma ferramenta diversas tecnologias que são alocadas
em nuvem – algo que favorece no controle de gestão, bem como na maior
acessibilidade e proteção.
#3 Segurança: a toda hora e em todo lugar, um ataque cibernético pode acontecer.
Porém, mais do que adquirir ferramentas de proteção, é preciso também investir
na educação de práticas de segurança para os usuários. Até porque, de acordo
com o Fórum Econômico Mundial, 95% dos problemas de segurança cibernéticas são
causados por erro humano. Sendo assim, a partir desse treinamento, é possível
conscientizar os colaboradores acerca das possíveis vulnerabilidades, ampliar o
conhecimento e instrução frente algo fora do comum e, com isso, mitigar
possíveis riscos.
#4 Inteligência Artificial
(IA): ela continua em alta. Embora a IA tenha ganhado
ampla popularidade nos últimos tempos, é preciso destacar que ainda há muito
potencial a ser explorado. Para o setor de telecomunicações, esse é um ponto
benéfico, uma vez que seu uso pode contribuir efetivamente com a missão de ter
o cliente no centro das operações. Isso é, por meio desta tecnologia, é
possível obter e filtrar dados, analisar os comportamentos dos usuários e,
assim, gerar e monetizar novas receitas. E, mais uma vez, para isso, é preciso
investir no treinamento da equipe e direcionar os focos em prol da utilização
eficiente da IA.
Todas as tendências destacadas têm em comum o fato
de que vêm ao encontro do atual momento da transformação digital que as
organizações estão atravessando. Afinal, se anteriormente o mercado era
considerado descentralizador, hoje, ele se tornou centralizador, em que tudo
precisa ser disponibilizado no mesmo lugar. Entretanto, há ainda há um longo
caminho para que essa seja uma realidade para todas as empresas de telco,
principalmente, no Brasil.
Isso é, mais do que aproveitar o hype do surgimento
de novas tecnologias, é necessário buscar aprimorar internamente práticas de
gestão em prol de garantir melhores resultados. Certamente, para isso, é
necessário realizar mudanças que, durante essa jornada, podem causar dores e
desconfortos. Quanto a isso, ter o apoio de uma consultoria especializada nessa
abordagem e que ofereça tais serviços pode fazer total diferença nesse caminho.
Em 2023, o setor de telecomunicações no Brasil deu
uma desacelerada frente aos resultados obtidos nos anos anteriores, mas ainda
há muito potencial a ser explorado e ganhos a serem adquiridos por meio de
ações efetivas. Ou seja, mais do que entender a necessidade de gerar valor nas
operações, é preciso que haja compreensão acerca da importância de investir em
práticas que ajudem a trazer esses resultados.
Desta forma, a fim de se preparem para 2024, as
companhias de telco precisam estar antenadas para as tendências que irão surgir
e aquelas que vão permanecer. E, para garantir o seu máximo empenho, é
necessário investir em medidas desde já. Até porque, mais do que um ano novo, é
preciso ter uma gestão nova.
Juliana
Najara -gerente de produtos da G2 Tecnologia.
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