● Pesquisa revela que pão industrializado é o 2o
item mais consumido no café da manhã
● Massa tradicional é o 5o alimento mais escolhido
para o almoço aos finais de semana
Itens da cesta
básica do brasileiro, os queridinhos pão e macarrão têm suas datas
estabelecidas no calendário: 16 e 25 de outubro, respectivamente. Uma pesquisa
exclusiva encomendada pela Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de
Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) a Kantar
Usage mostra que esses alimentos estão entre os 10 mais consumidos no país.
Itens versáteis, estão à disposição nos pontos de venda com os mais diferentes
tipos e preços, acessíveis para diferentes gostos e bolsos.
Massas Alimentícias
No levantamento, observa-se que quase metade dos brasileiros consome massas semanalmente: cerca de 44,5% das pessoas. “A frequência de uso do macarrão pelo brasileiro em casa é algo impressionante. O alimento está em basicamente 100% dos lares (98,8%*) no país, o que endossa seu papel fundamental na dieta da maioria das pessoas e o quanto faz parte da cultura alimentar no Brasil”, explica Claudio Zanão, presidente executivo da Abimapi.
Para escolher o
tipo de macarrão, temos uma vasta lista. E os formatos de massa mais consumidos
pelo brasileiro são spaghetti (39,8%), parafuso/ fusilli (23,1%), agnolini/
capeleti/ tortelin (5,7%), lasanha (5,5%) e argola (4,7%). Ao sugo, bolonhesa e
macarrão de panela estão nos três primeiros lugares,
respectivamente, da lista de 23 pratos com massa presentes na rotina da
população. “A indústria de alimentos desempenha um papel fundamental na
inovação de produtos, incluindo o famoso macarrão. E a inovação é importante
por várias razões, entre elas a diversificação de produtos, a possibilidade de
melhora nutricional, a atenção com a sustentabilidade e, claro, sabor e
textura”, aponta Zanão.
A região destaque
deste ano é, na verdade, uma cidade. O Rio de Janeiro teve um aumento
considerável em relação ao consumo de massas. O total passou de 22% para 26%.
Se olharmos o recorte regional do consumo de massas no Brasil como um todo,
vemos um equilíbrio em todas as regiões, puxado pela região metropolitana de
São Paulo.
Pães Industrializados
A pesquisa também trouxe diversas informações sobre o comportamento do consumidor em relação aos pães industrializados, que tem penetração de 94,7% dos lares no Brasil. O alimento é consumido quatro vezes por semana no país por mais de 31% da população. O café da manhã segue sendo o momento preferido de consumo do item - comprado, em média, 17 vezes por ano pelo consumidor.
Os formatos queridinhos são pão de forma (73,2%) e bisnaguinha (13,2%) - itens que tiveram um aumento no consumo de 2022 para 2023 de 5%. Entre os tipos de preparo, os versáteis, gostosos e nutritivos sanduíches caseiros compõem 99% das ocasiões de uso de pães industrializados. As receitas mais consumidas pelo brasileiro em casa são sanduíche caseiro, cachorro-quente, bauru de forno e torrada. A principal ocasião de consumo é o café da manhã, com 80,2% da preferência.
Em relação às regiões que mais consomem pão no Brasil, a região metropolitana de São Paulo é a que aumentou o consumo de 2022 para 2023. Passou de 47,3% para 54,8%. Um aumento bastante considerável. Podemos dizer que esse crescimento (e o que a categoria representa como um todo) deve-se muito às diversas possibilidades de consumo que o pão industrializado entrega - seja como um snack ou um lanche na parte da tarde, por exemplo. Ocasião de consumo que vem ganhando expressividade na categoria, por ser um alimento versátil, que facilmente pode ser inserido em qualquer refeição.
“Assim como as
massas alimentícias, os pães industrializados também fazem parte da cultura
alimentar do brasileiro. E são diversas as caraterísticas que tornam esse
alimento tão presente nas nossas vidas. Conveniência, variedade, duração,
informação nutricional, além do fácil acesso são fatores que o consumidor
sempre leva em conta na hora de decidir sua compra - e tudo isso encontramos no
pão”, afirma Zanão.
Fonte: Kantar Usage 2023
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