MPEs podem colher
benefícios concretos ao adotar abordagem sustentável
É um equívoco acreditar que a
implementação dos princípios ESG, com foco nos
pilares social, ambiental e de
governança, se limita apenas a grandes corporações – atualmente, pequenas e médias empresas também estão adotando essas
práticas de forma significativa. De acordo com uma pesquisa de 2021, realizada
pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), com a participação de líderes de
companhias de diferentes portes, 95% dos entrevistados afirmaram já ter
iniciado ações de sustentabilidade em suas empresas. Além disso, 68% reconhecem
benefícios diretos decorrentes da adoção da agenda e 23%
identificam benefícios indiretos.
É importante destacar que o impacto
do ESG vai além da imagem da empresa,
pois não apenas melhora a percepção pública da instituição, como também atrai
clientes e investidores. Essas práticas
têm o potencial de agregar valor à companhia e promover
o aprimoramento da capacidade de gestão e dos
processos sociais e produtivos como um
todo.
Diante desse cenário, a Scooto, central de atendimento que transforma o relacionamento
entre pessoas e empresas, lista 3 dicas para implementar as
práticas ESG em pequenas e médias empresas.
Metas Claras e Alcançáveis
O primeiro passo para MPEs é entender as suas características,
capacidades e objetivos. Desta maneira,
será possível definir quais serão os primeiros passos, além de como será o
acompanhamento e o prazo para alcançá-los. Após isso, é importante mensurar
os impactos da atividade empresarial, e mapear
o que precisa ser feito para alcançar as
metas estabelecidas inicialmente. Como consequência, as ações devem gerar uma
evolução contínua.
Comprometimento e Transparência
De nada adianta definir as mudanças
rumo à sustentabilidade de um negócio sem
o pleno compromisso da gestão. Por isso, é importante que a cultura da
organização esteja alinhada aos princípios do ESG,
ou seja, deve envolver todas as partes interessadas, desde a liderança até os
prestadores de serviço.
Pessoas no centro
Tudo que envolve a sustentabilidade de
uma companhia passa pelas pessoas, desde a relação humana com o meio ambiente,
a forma como o líder se relaciona com o liderado, até o atendimento ao
cliente e a diversidade da equipe. Uma produção
ecoeficiente somada a gestão humanizada leva a responsabilidade
socioambiental. Com isso, o ciclo se torna a nova realidade das
organizações, e consequentemente, da
população.
Portanto, as pequenas e médias empresas podem colher benefícios concretos
ao adotar essa abordagem, fortalecendo tanto seus resultados financeiros quanto
sua contribuição para uma sociedade mais
sustentável.
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