Especialista mostra como empresas e profissionais de RH podem manter colaboradores engajados e satisfeitos com o retorno ao convívio diário
O distanciamento
social obrigatório provocado pela pandemia de Covid-19 forçou muitas empresas a
substituírem o modelo de trabalho presencial pelo home office. Hoje, algumas
organizações ainda mantêm o modelo remoto, mas outras estão voltando
gradualmente aos escritórios. Por estarem muito tempo trabalhando de casa, é
normal que alguns colaboradores estranhem essa retomada, de modo que é
importante o RH estar presente e criar ações corporativas para auxiliá-los.
Esse movimento
está claro nas pesquisas recentes. Em 2021, 57,5% das empresas estavam em home
office; já em 2022, a porcentagem caiu para 32,7%, segundo levantamento da FGV
Ibre. Outra pesquisa, realizada pela Indeed, mostrou que apenas 7,7% das vagas
anunciadas no Brasil em março de 2023 ofereciam a possibilidade de trabalhar de
casa.
“A decisão de
voltar aos escritórios impacta diretamente no dia a dia dos funcionários. Por
isso, é importante que os profissionais de Recursos Humanos estejam atentos a
como cada um lida com essa decisão e, além disso, criem ações visando o
engajamento e satisfação do time. O bem-estar dos funcionários está diretamente
ligado à sua produtividade”, explica Wander Luiz de Camargo Filho, gerente de
desenvolvimento organizacional da Up Brasil, empresa especializada em
benefícios corporativos.
Outra pesquisa
realizada pelo Infojobs e o Grupo Top RH mostrou que 73,9% dos profissionais
brasileiros afirmaram que as empresas e o RH não criaram nenhuma ação de
engajamento para o retorno ao presencial.
Pensando nisso, o
especialista Wander Luiz, apontou algumas ações que podem ajudar as empresas
que pretendem flexibilizar o modelo de trabalho e se preocupam com o bem-estar
dos seus funcionários, confira;
Escute os
colaboradores
Ouvir os
funcionários e conhecer as suas necessidades e preferências é fundamental para
saber suas expectativas em relação à retomada ao presencial. Deste diálogo
podem sair acordos e ajustes, como o melhor dia para ir ao escritório, no caso
do modelo híbrido, ajuda no transporte, entender as dificuldades do retorno,
problemas de deslocamento, entre outros pontos.
Crie um bom
clima organizacional
O clima
organizacional está diretamente ligado à percepção de cada colaborador sobre o
ambiente de trabalho — suas impressões, se ele se sente valorizado e bem
tratado pelos gestores, como ele se relaciona com colegas de equipe, entre
outros fatores. Esses pontos influenciam a vontade e a disposição do
colaborador de ir presencialmente ao escritório.
Incentive o
cuidado à saúde
A saúde física e
mental é um dos benefícios que os colaboradores mais buscam nas empresas, fator
decisivo para o bem-estar do time. Mesmo estando no ambiente corporativo, é
possível cuidar da qualidade de vida dos profissionais e não deixar que eles se
sintam sem tempo para cuidar de si. “Incentivar a alimentação saudável,
promover atividades físicas, oferecer acesso a psicólogos e médicos do
trabalho, conversar sobre campanhas necessárias, como o Setembro Amarelo, podem
ser algumas boas opções”, comenta o gerente de desenvolvimento organizacional
da Up Brasil.
Invista em um
ambiente acolhedor e funcional
Uma ótima opção é
considerar mudanças no escritório para que as pessoas tenham um ambiente
funcional. Investir em telas duplas, mesas ergonômicas, que mudam de altura e
podem ser configuradas durante o dia, alteração do design do escritório com adição
de plantas e uma iluminação com cores neutras, podem contribuir para mais
concentração, acolhimento e bem-estar.
Outro ponto
importante é a localização. Algumas empresas têm mudado para lugares mais
próximos de centros comerciais com shoppings e estações de metrô, criando uma
facilidade de deslocamento e a diversificação de alimentação.
Ofereça
benefícios que vão além dos tradicionais
Pensando mais nos
colaboradores, empresas podem oferecer modelos de benefícios além daqueles
tradicionais, que tornem o cotidiano mais fácil de alguma maneira — seja
relacionado a saúde, alimentação ou até mesmo questões financeiras. A
satisfação e a motivação dos colaboradores também está ligada diretamente com
situações fora do ambiente de trabalho, então a volta aos escritórios pode
ficar mais fácil se o profissional se sentir acolhido.
“Os problemas
financeiros são um bom exemplo do que pode afetar a rotina. No final do ano
passado, o Serasa fez uma pesquisa em parceria com a Opinion Box e descobriu
que 86% das pessoas com dívidas tinham dificuldades de dormir. Imagina esses
profissionais tendo que levantar cedo no outro dia para ir ao trabalho? Um
cartão de antecipação salarial é uma solução simples para aliviar o orçamento,
auxiliando pessoas com imprevistos financeiros”, sugere Wander.
Up Brasil
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