O smartphone se tornou um recurso poderoso de comunicação na palma das nossas mãos. Os dispositivos móveis dispõem de ferramentas robustas que facilitam a troca de mensagens entre pessoas de qualquer lugar do mundo, por meio de canais velozes, seguros e completos. Muitos deles estão sendo crescentemente explorados pelas empresas para aproximar e agilizar o relacionamento com seus consumidores, ressaltando tendências muito bem aceitas pelos usuários que devem ser investidas em prol de uma experiência mais marcante.
O avanço da digitalização no mercado abriu portas
para o desenvolvimento de plataformas e redes de mensageria completos que vêm
trazendo maior praticidade e eficiência para os consumidores. Seus benefícios
nas estratégias de comunicação das empresas são enormes – contribuindo para que
conduzam sua jornada de compras no meio que preferirem e mantenham contato com
a marca para objetivos variados no canal que tiverem maior afinidade.
Tanto é que uma pesquisa realizada pela Juniper
Research mostra que o mercado de mensagens mobile crescerá 45% nos próximos
quatro anos, com uma expectativa de atingir um tráfego de 2,8 trilhões de
mensagens até 2027, em comparação com uma média de 1,9 trilhões enviados
atualmente. Dentre os canais disponíveis, veja os quatro que mais vêm se
destacando nas empresas e que devem ser investidos para impulsionar o marketing
dos negócios:
#1 E-mail: embora possa parecer fora de
moda, esse canal ainda é um dos mais estratégicos para cativar laços com os
clientes e conquistar excelentes resultados. O e-mail é mais utilizado como um
meio de entrada para as ações de marketing das empresas e, para isso, precisa
ter uma comunicação clara e objetiva para que consiga converter seus usuários.
Segundo dados divulgados pelo HubSpot e CampaignMonitor, cerca de 80% da
abertura de e-mails ocorre pelo celular. Então, nada de ignorar essa ferramenta
na sua próxima campanha de mobile marketing.
#2 WhatsApp: além de ser
um dos canais mais utilizados diariamente para a troca de mensagens no Brasil,
o WhatsApp Business também é uma ótima opção para as empresas se comunicarem de
forma mais personalizada e otimizada com seus clientes. Além de oferecer uma
maior flexibilidade e conveniência no atendimento, possibilita um maior alcance
e prospecção de usuários – considerando que cerca de 93% dos internautas
brasileiros entre 16 e 64 anos usam o WhatsApp, segundo um estudo da We Are
Social. Mas, para que seja assertivo, ele demanda uma estratégia de comunicação
mais segmentada e personalizada, evitando o envio de mensagens excessivas e
sempre dando a opção de continuar o atendimento em outro canal que tenha
preferência.
#3 SMS: não, definitivamente, ele não
morreu. Com mais de 30 anos de existência, ainda é um canal super estratégico
para a comunicação entre empresas e clientes, principalmente pelo custo
acessível e enorme alcance. Estima-se que a tecnologia irá gerar mais de US$ 50
bilhões em todo o mundo no segmento de publicidade em 2023, segundo a
empresa Juniper Research.
#4 RCS: considerado por muitos como a
evolução do SMS, o RCS (Rich Communication Service) é uma novidade que veio
para ficar. A ferramenta é capaz de melhorar a credibilidade do negócio e a
experiencia do cliente, já que oferece um protocolo de comunicação muito mais
completo e rico por meio do envio de mensagens com textos, imagens, gifs e
carrosséis ao mesmo tempo. Com ele, as empresas conseguem elaborar campanhas
mais assertivas, personalizadas e agilizar a jornada de compra, revolucionando
a comunicação B2C e sendo considerado por muitos como o futuro a mensageria no
mercado.
Cada um desses canais apresenta propósitos e
características diferentes que devem ser muito bem analisados para evitar que
os usuários caiam em um atendimento genérico. A comunicação implementada nestes
meios precisa ser a mais fluída possível, abordando o usuário de maneira
personalizada, afetiva e sempre servindo como um complemento para sua jornada.
Independentemente se forem incorporados para
estratégias ativas (nas quais são a fonte primária do plano de marketing) ou
receptivas (servindo como ponte de conexão para o objetivo desejado) o mobile
marketing deve ser coerente e não invasivo, sempre se adaptando às necessidades
do público-alvo. Quando bem estruturadas, as campanhas que usam essas ferramentas
conseguirão impactar cada vez mais clientes e fidelizá-los à marca.
Bruno Cedaro - COO Digital da Pontaltech, empresa especializada em soluções
integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
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