A Dra. Bruna Merlo, ginecologista do Hospital Albert Sabin, explica tudo sobre o assunto
A laqueadura é um procedimento cirúrgico contraceptivo que consiste em bloquear ou partir as tubas uterinas, impedindo a fecundação do óvulo.
Existem diferentes métodos de se realizar este procedimento. “As técnicas de abordagem cirúrgica podem ser via abdominal ou, em casos específicos, via vaginal.
Caso a metodologia adotada pelo cirurgião seja a via abdominal, existem duas possibilidades de execução da cirurgia, a laparotomia, onde existe uma incisão no abdômen da paciente, conhecida como cirurgia aberta, e a videolaparoscopia (também conhecida como vídeo cirurgia), onde são feitas minúsculas incisões no abdômen da paciente”, explica a Dra. Bruna Merlo, ginecologista do Hospital Albert Sabin (HAS).
Esse procedimento é um dos métodos mais eficazes de contracepção. Apenas 0,41% das cirurgias de laqueadura não têm êxito e por ser uma cirurgia definitiva a paciente não precisará mais se preocupar com uma gestação indesejada.Por outro lado é preciso ter certeza dessa decisão, pois caso a paciente mude de ideia e queira engravidar, por mais que exista a cirurgia de reversão da laqueadura, as chances de sucesso não são garantidas.
Uma dúvida recorrente é sobre a recuperação da cirurgia. “Em geral, a recuperação da laqueadura é relativamente rápida. Sendo comum desconforto abdominal e inchaço nos primeiros dias após o procedimento”, relata a Dra. Merlo.
É de suma importância que a paciente receba acompanhamento psicológico e aconselhamentos da equipe médica antes da decisão sobre todos os detalhes da laqueadura, como vantagens, desvantagens, riscos e a eficácia do procedimento.
Hospital Albert Sabin
Nenhum comentário:
Postar um comentário