Uma das datas mais esperadas pelo comércio digital conta agora com a ferramenta de inteligência artificial para personalizar experiências e atrair clientes
O Dia das Mães é
uma das datas mais esperadas pelos varejistas e consumidores. Segundo
levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e
pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise
Pesquisas, revela que a expectativa é de que aproximadamente 127,2 milhões de
brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar aproximadamente
R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
Nos últimos meses,
muito tem se falado sobre o ChatGPT, ferramenta que funciona respondendo
tanto perguntas simples como mais complexas, só que de maneira mais completa e
com formato literalmente humanizado. A ferramenta de inteligência artificial
aflorou o debate sobre a evolução dessa tecnologia e seus impactos nos mais
diversos segmentos, sendo um deles o e-commerce. Portanto, em datas
comemorativas que geram grande acesso e demanda nas redes e no comércio
digital, pode-se dizer que a IA vai ter grande utilidade para os comerciantes e
consumidores, podendo ser o diferencial que vai dar um impulso extra nas vendas
do Dia das Mães, proporcionando também experiências ainda mais personalizadas
no que diz respeito à comunicação.
“Há anos,
acompanhamos a evolução das inteligências artificiais (IA) e, atualmente, é
possível ver seu potencial indiscutível por meio do ChatGPT, que tem mudado a
forma como as pessoas se comunicam, aprendem e produzem. No futuro, a
inteligência artificial pode alcançar novos e diferentes rumos, mas atualmente,
o ChatGPT é o mais próximo disso, sendo possível usá-lo ao nosso favor de modos
distintos”, comenta Eric Vieira, head de e-commerce na FCamara, ecossistema de
tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios.
No contexto do
e-commerce, o principal impacto que ocorre ao utilizar o ChatGPT é a agilidade
dos processos. Para um lojista que está começando sua loja virtual do zero,
para aquele que está fazendo um upgrade, e, principalmente para aquele que visa
impulsionar as vendas em relevantes datas comerciais, a ferramenta pode
otimizar tempo na produção de textos das landing pages e dos descritivos de
produtos. “Profissionais de UX Writing e Copywriting podem usar seu tempo para
focar em estratégias e solicitar ao ChatGPT a parte prática de trabalhos
complexos, por exemplo. Como a ferramenta é baseada nas informações que estão
disponíveis na internet, deve permanecer sob supervisão para garantir que os
textos utilizados e divulgados sejam individualizados e não se apropriem de
ideias alheias”, aponta Vieira.
Outro impacto
positivo dessa IA, e que pode contribuir para incrementar as vendas e fidelizar
consumidores, é a personalização da experiência do cliente. “A estratégia é
perfeita para uma data como o Dia das Mães, visando justamente a volta desses
clientes, por terem ganhado respostas de forma menos automatizada, mais
natural, assertiva e veloz a dúvidas e necessidades que os clientes possam ter.
Uma assistência diferenciada faz o consumidor gastar menos tempo em busca de
respostas e otimiza sua jornada de compra, tornando-o propenso a comprar outras
vezes na mesma loja”, comenta Eric.
Se antes o ChatGPT
já era uma ferramenta aprimorada, a nova versão, lançada em março, consegue se
superar. O ChatGPT-4, que até o momento só está disponível de forma paga, tem
uma probabilidade 40% maior de produzir respostas certas em relação à versão
3.5, segundo seus desenvolvedores.
O head de
e-commerce da FCamara explica o principal impacto disso. “Agora, também é
possível inserir não só textos, mas também imagens para que a ferramenta
produza conteúdos a partir delas, inclusive páginas web. É possível fazer um
rascunho à mão, por exemplo, com uma ideia de site, tirar foto e submeter ao
ChatGPT solicitando a codificação de tal página sob a supervisão de um
especialista. Para quem trabalha com comércio eletrônico, essa opção será
extremamente útil para otimizar a rotina e pôr em prática novas ideias de
plataformas e de outros detalhes dentro do e-commerce”, finaliza Eric.
FCamara
https://fcamara.com/
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