A capacidade de
ler e interpretar textos em múltiplas linguagens é fundamental para participar
da sociedade contemporâneaCrédito: Envato
Uma placa de trânsito, um meme nas redes sociais,
um poema escrito em 1852, uma foto. A leitura e interpretação de textos de
diferentes tipos e gêneros é indispensável para que os seres humanos possam se
comunicar e participar da sociedade contemporânea. E esse é um exercício que
começa a ser feito desde cedo, ainda na primeira infância.
Ao longo da vida, uma pessoa será exposta a todo
tipo de comunicação, veiculada nos mais variados meios. Da música ao e-mail
corporativo, das pinturas ao E cortado por uma faixa vermelha, proibindo
estacionar: tudo é texto ─ embora nem todo texto seja verbal, isto é, escrito
com letras e palavras. Ler e compreender os mais diversos textos é fundamental
para o convívio social e o exercício da cidadania, como lembra a gerente
editorial da Aprende Brasil Educação, Cristina Kerscher. “Isso é o que chamamos
de letramento. Uma coisa é decodificar o alfabeto, outra é compreender o
conteúdo de um texto Para que uma pessoa consiga entender o mundo e participar
da sociedade, ela precisa se apropriar dessa diversidade de recursos de
comunicação que existem, ser capaz não apenas de ler os códigos, mas de
compreender a intenção de um texto, as informações explícitas, mas também o que
não foi dito”, explica.
O desenvolvimento, portanto, de capacidades de
leitura contribui para a criticidade e a formação do cidadão. “Não é só o texto
escrito que traz informações importantes para o cotidiano. Se alguém, por
exemplo, estaciona seu carro em um local proibido simplesmente porque não sabe
o que uma placa significa, isso trará consequências legais, como uma multa.
Estar no mundo depende de fazer, diariamente, essa leitura ampla de textos de
diferentes gêneros”, afirma.
Desde cedo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento
que estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que
todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica, prevê que os
educadores trabalhem uma ampla diversidade de gêneros textuais desde a Educação
Infantil. Nos primeiros anos de vida, a criança já tem contato com vários
gêneros textuais, como quadrinhos, tirinhas, adivinhas, poemas, muitos dos
quais se caracterizam pela combinação de texto verbal e imagético. Ao longo da
vida escolar, os estudantes ampliam seu repertório de leituras e produções
textuais, o que, consequentemente, faz com que tenham acesso a um universo de
informações e desenvolvam a imaginação e o senso crítico.
“É importante que crianças e adolescentes sejam
incentivados a fazer a leitura de gêneros multimodais e a desenvolver a
capacidade de entender as relações de sentido que se estabelecem em cada um
deles. Assim, há uma preocupação, é claro, em trazer para a sala de aula tipos
e gêneros textuais que circulam socialmente, com os quais eles terão contato em
situações comunicativas variadas, no cotidiano ou em contextos mais formais”,
destaca Cristina.
Interesse pela vida em
sociedade
Ser capaz de compreender os diferentes signos que
se apresentam no mundo não é apenas uma necessidade, um interesse natural. A
especialista afirma que, desde cedo, principalmente quando são adequadamente
motivadas, as crianças já demonstram vontade de ler e entender diferentes
textos. “Trazendo-se textos adequados a cada faixa etária, com temáticas
adequadas à etapa de ensino, claramente se desperta nos pequenos o interesse
por fazer essas leituras. As crianças, assim como nós, adultos, querem fazer
parte desse mundo repleto de informações, ideias, reflexões e criatividade”,
finaliza.
Sistema de Ensino Aprende
Brasil
http://sistemaaprendebrasil.com.br/
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