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quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

O que estão falando no Brasil sobre a Copa do Mundo Catar 2022?

As menções sobre o país do futebol durante o primeiro jogo da Seleção neste mundial foram 119% maiores do que as menções em 2018.


A exibição da Copa do Mundo de 2022 em mais canais do que nos anos anteriores, seja online ou offline, facilita a difusão do assunto no digital e, sempre atenta ao comportamento do brasileiro relacionado aos mais diversos temas, a Timelens mapeou a movimentação da web em torno do mundial de futebol.

 

Somente no dia do primeiro jogo da Seleção Brasileira contra a Sérvia (24/11/22), “Brasil” foi citado no Twitter 105 mil vezes, aproximadamente. Quando comparado ao número de menções do dia do primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2018, este número cresceu 119% em 2022.

 

 

DESTAQUES DE BUSCA


Com dois gols na partida de estreia, “Richarlison” foi o termo mais procurado nas buscas do Google relacionadas à Seleção, com mais de 3.200% de aumento nas pesquisas em um período de três dias: antes, durante e depois da primeira partida.

 

Os demais termos relacionados com maior crescimento também dizem respeito ao camisa 9. “Fibonacci”, sobrenome do matemático italiano responsável pela “sequência de Fibonacci” que foi associada ao movimento do corpo de Richarlison no segundo gol da partida, teve um aumento de 2.650%, enquanto “dança do pombo” cresceu 2.250% e “voleio” obteve alta de 1.150%, todas no período de 22 a 28 de novembro de 2022.

 

 

MARCAS PATROCINADORAS


Segundo um estudo da Toluna compartilhado pelo portal Mundo do Marketing, as marcas patrocinadoras mais lembradas pelos brasileiros em uma pesquisa de campo foram: Coca-Cola em primeiro lugar com 22% do share of mind, seguida pela Nike com 20% e Adidas com 9% (as demais marcas somadas atingem os 49% restantes).

 

O curioso, neste caso, é que a Nike não é uma patrocinadora oficial do evento Copa do Mundo, como a Coca-Cola e a Adidas por exemplo, mas sim patrocinadora de 41% das seleções participantes do campeonato. Porém, quando olhamos para o comportamento no digital, o panorama é outro: as marcas mais lembradas são Nike (13%) e Adidas (8%), enquanto a Coca-Cola fica em uma das últimas posições, atrás de patrocinadores regionais como Nubank (4,6%) e Itaú (3,8%). Os comentários citando as demais marcas patrocinadoras e os neutros, aqueles que falavam apenas da Copa do Mundo sem mencionar marcas, totalizam os 100% de menções analisadas pela Timelens.

 

 

OUTRAS CURIOSIDADES


Uma pesquisa do portal Mkt Esportivo identificou que o Brasil é o quarto país do mundo com o maior número de playlists relacionadas ao futebol (atrás do Reino Unido, Espanha e México) no Spotify - apesar deste parecer um canal incomum para compartilhamento de conteúdo sobre este assunto que é tão visual -, além de ser o país latino que mais consome músicas e podcasts que tenham algum tipo de ligação o mundial.

 

Esse grande interesse pelos mais variados tipos de conteúdos sobre o campeonato mostra que o brasileiro reserva um espaço importante de suas vidas para este evento específico. Dentre os comentários sobre a Copa do Mundo encontrados no Twitter, a Timelens notou que a sentimentalização positiva ficou a cargo da nostalgia e lembrança dos tempos de infância, onde os usuários compartilharam sentir saudades dos momentos de descontração familiar e com amigos ao pintar as ruas e se reunir para assistirem aos jogos.

 


Timelens

 

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