As menções sobre o país do futebol durante o primeiro jogo da Seleção neste mundial foram 119% maiores do que as menções em 2018.
A exibição da Copa do Mundo de 2022 em mais
canais do que nos anos anteriores, seja online ou offline, facilita a difusão
do assunto no digital e, sempre atenta ao comportamento do brasileiro
relacionado aos mais diversos temas, a Timelens mapeou a movimentação da web em
torno do mundial de futebol.
Somente no dia do primeiro jogo da Seleção
Brasileira contra a Sérvia (24/11/22), “Brasil” foi citado no Twitter 105 mil
vezes, aproximadamente. Quando comparado ao número de menções do dia do
primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2018, este número cresceu 119% em
2022.
DESTAQUES
DE BUSCA
Com dois gols na partida de estreia,
“Richarlison” foi o termo mais procurado nas buscas do Google relacionadas à
Seleção, com mais de 3.200% de aumento nas pesquisas em um período de três
dias: antes, durante e depois da primeira partida.
Os demais termos relacionados com maior
crescimento também dizem respeito ao camisa 9. “Fibonacci”, sobrenome do
matemático italiano responsável pela “sequência de Fibonacci” que foi associada
ao movimento do corpo de Richarlison no segundo gol da partida, teve um aumento
de 2.650%, enquanto “dança do pombo” cresceu 2.250% e “voleio” obteve alta de
1.150%, todas no período de 22 a 28 de novembro de 2022.
MARCAS
PATROCINADORAS
Segundo um estudo da Toluna compartilhado
pelo portal Mundo do Marketing, as marcas patrocinadoras mais lembradas pelos
brasileiros em uma pesquisa de campo foram: Coca-Cola em primeiro lugar com 22%
do share
of mind, seguida pela Nike com 20% e Adidas com 9% (as demais
marcas somadas atingem os 49% restantes).
O curioso, neste caso, é que a Nike não é
uma patrocinadora oficial do evento Copa do Mundo, como a Coca-Cola e a Adidas
por exemplo, mas sim patrocinadora de 41% das seleções participantes do
campeonato. Porém, quando olhamos para o comportamento no digital, o panorama é
outro: as marcas mais lembradas são Nike (13%) e Adidas (8%), enquanto a
Coca-Cola fica em uma das últimas posições, atrás de patrocinadores regionais
como Nubank (4,6%) e Itaú (3,8%). Os comentários citando as demais marcas
patrocinadoras e os neutros, aqueles que falavam apenas da Copa do Mundo sem
mencionar marcas, totalizam os 100% de menções analisadas pela Timelens.
OUTRAS
CURIOSIDADES
Uma pesquisa do portal Mkt Esportivo
identificou que o Brasil é o quarto país do mundo com o maior número de
playlists relacionadas ao futebol (atrás do Reino Unido, Espanha e México) no
Spotify - apesar deste parecer um canal incomum para compartilhamento de
conteúdo sobre este assunto que é tão visual -, além de ser o país latino que
mais consome músicas e podcasts que tenham algum tipo de ligação o mundial.
Esse grande interesse pelos mais variados
tipos de conteúdos sobre o campeonato mostra que o brasileiro reserva um espaço
importante de suas vidas para este evento específico. Dentre os comentários
sobre a Copa do Mundo encontrados no Twitter, a Timelens notou que a
sentimentalização positiva ficou a cargo da nostalgia e lembrança dos tempos de
infância, onde os usuários compartilharam sentir saudades dos momentos de
descontração familiar e com amigos ao pintar as ruas e se reunir para assistirem
aos jogos.
Timelens
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