Você quer que sua
equipe bata as metas e gere resultados positivos, mas não sabe como fazer isso?
Umas das estratégias mais poderosas é considerar as
habilidades socioemocionais de cada colaborador. Entendesse por Competência
Socioemocionais um conjunto de habilidades que cada pessoa tem para lidar com
as suas próprias emoções, relacionar-se com os outros e gerenciar objetivos de
vida, como autoconhecimento, colaboração e resolução de problemas, detalhismo,
sociabilidade, planejamento, foco, entre outros. Essas competências são
utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo
de cada um para aprender a conhecer, a conviver, a trabalhar e a ser. Ou seja,
fazem parte da formação integral e do desenvolvimento de todos.
Segundo a Human Capital Institute, uma cultura de
desenvolvimento pessoal gera 56% de engajamento e 36% de retenção de
talentos. E para o Insper Metrics e a Good Karma Ventures, a cada R$ 1,00
investido em bem-estar nas empresas R$ 8,40 são gerados em impacto social. Esse
ganho faz parte de um investimento adequado nos perfis que são encontrados
entre os colaboradores e a criação de uma série de programas e ações
integradas.
Como já falamos, o seu capital mais valioso dentro do seu negócio é o humano,
sua equipe. Sem ela, você não consegue alcançar resultados surpreendentes.
Portanto, adotar uma gestão comportamental será muito assertivo para os seus
resultados, mas requer atenção e estudo. Nesse formato, você tem o conhecimento
e trabalha não só com a parte técnica hard skills, mas também com o
comportamento socioemocional de cada colaborador (soft skills), que basicamente
é a forma como ele usa o que sabe tecnicamente. Por exemplo, você pode ter dois
colaboradores com o mesmo conhecimento, formação e experiência técnica, mas um
é mais detalhista e outro mais rápido e genérico. Isso mostra que são perfis
diferentes, onde um perfil é predominantemente analista, e o outro executor.
Sabendo disso, o gestor consegue direcionar melhor os “talentos” para o
resultado, o que garante não apenas um melhor desempenho do colaborador, como
um ambiente promissor ao desenvolvimento.
Recentemente o Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) divulgou a taxa de desemprego no Brasil é de 12 milhões de
pessoas, isso reflete na grande busca por uma oportunidade em um mercado tão
concorrido, mas vamos além, como as empresas podem selecionar perfis que
estejam mais adequados ao seu negócio e evitar o aumento de turnover? E aí que
entra a prática de análise das habilidades socioemocionais e a definição de
programas de educação comportamental capazes não apenas de atender às
necessidades do mercado, como contribuir no crescimento de empresas.
Fazer o mapeamento comportamental da sua equipe
ajudará a conhecer as competências socioemocionais dela, e partir daí definir
um plano estratégico de ação e expansão de talentos, definindo assim as
necessidades reais da empresa. O mapeamento socioemocional começa
com um relatório detalhado e personalizado, feito em 10 minutos que oferece ao
gestor mais de 50 características socioemocionais sobre o colaborador, que
poderão ser usadas como parte da estratégia para alcançar melhores resultados,
além de ser uma ferramenta de autoconhecimento e administração pessoal, onde os
colaboradores podem ser capacitados em um plano de carreira ou plano de
desenvolvimento individual (PDI) adequado e proporcional aos
objetivos da empresa e do colaborador. Todos os envolvidos, poderão entender o
que é necessário ser trabalhado para a evolução pessoal e profissional e traçar
um plano de crescimento adequado.
Entender os benefícios dessa técnica, com
informações claras, fará com que a gestão seja mais eficaz, utilizando as
competências dos próprios colaboradores como estratégia de crescimento e
expansão. Uma ação necessária para empresas e gestores que buscam ampliar a
produtividade da equipe, tornando assim, seus resultados mais
lucrativos e transformadores
Thais
Giuliano - atua no
desenvolvimento humano há mais de 17 anos, e se tornou especialista em
transformação e melhoria do clima organizacional. Estudou várias áreas como
Marketing, Psicologia, Naturopatia com especialização em Medicina Tradicional
Chinesa, Metafísica, Terapia Floral, Business e Life Coach, Psicoterapia Breve,
Master em Análise Comportamental e diversos cursos em longevidade e
neurociência voltada para a saúde mental. Com passagem em empresas
multinacionais no cargo de diretora de marketing da América Latina constatou na
prática a importância de unir o conhecimento técnico e pessoal. Atualmente tem
como foco o atendimento personalizado às empresas e suas lideranças, na
aplicação do mapeamento socioemocional dos colaboradores, além de, palestras e
treinamentos capazes de desenvolver a gestão colaborativa e promover a
rentabilidade dos negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário