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quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Como otimizar as metas e os resultados gerenciando o perfil comportamental

Você quer que sua equipe bata as metas e gere resultados positivos, mas não sabe como fazer isso?


Umas das estratégias mais poderosas é considerar as habilidades socioemocionais de cada colaborador. Entendesse por Competência Socioemocionais um conjunto de habilidades que cada pessoa tem para lidar com as suas próprias emoções, relacionar-se com os outros e gerenciar objetivos de vida, como autoconhecimento, colaboração e resolução de problemas, detalhismo, sociabilidade, planejamento, foco, entre outros. Essas competências são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, a conviver, a trabalhar e a ser. Ou seja, fazem parte da formação integral e do desenvolvimento de todos.

Segundo a Human Capital Institute, uma cultura de desenvolvimento pessoal gera 56% de engajamento e 36% de retenção de talentos. E para o Insper Metrics e a Good Karma Ventures, a cada R$ 1,00 investido em bem-estar nas empresas R$ 8,40 são gerados em impacto social. Esse ganho faz parte de um investimento adequado nos perfis que são encontrados entre os colaboradores e a criação de uma série de programas e ações integradas.

Como já falamos, o seu capital mais valioso dentro do seu negócio é o humano, sua equipe. Sem ela, você não consegue alcançar resultados surpreendentes. Portanto, adotar uma gestão comportamental será muito assertivo para os seus resultados, mas requer atenção e estudo. Nesse formato, você tem o conhecimento e trabalha não só com a parte técnica hard skills, mas também com o comportamento socioemocional de cada colaborador (soft skills), que basicamente é a forma como ele usa o que sabe tecnicamente. Por exemplo, você pode ter dois colaboradores com o mesmo conhecimento, formação e experiência técnica, mas um é mais detalhista e outro mais rápido e genérico. Isso mostra que são perfis diferentes, onde um perfil é predominantemente analista, e o outro executor. Sabendo disso, o gestor consegue direcionar melhor os “talentos” para o resultado, o que garante não apenas um melhor desempenho do colaborador, como um ambiente promissor ao desenvolvimento.

Recentemente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a taxa de desemprego no Brasil é de 12 milhões de pessoas, isso reflete na grande busca por uma oportunidade em um mercado tão concorrido, mas vamos além, como as empresas podem selecionar perfis que estejam mais adequados ao seu negócio e evitar o aumento de turnover? E aí que entra a prática de análise das habilidades socioemocionais e a definição de programas de educação comportamental capazes não apenas de atender às necessidades do mercado, como contribuir no crescimento de empresas.

Fazer o mapeamento comportamental da sua equipe ajudará a conhecer as competências socioemocionais dela, e partir daí definir um plano estratégico de ação e expansão de talentos, definindo assim as necessidades reais da empresa. O mapeamento socioemocional começa com um relatório detalhado e personalizado, feito em 10 minutos que oferece ao gestor mais de 50 características socioemocionais sobre o colaborador, que poderão ser usadas como parte da estratégia para alcançar melhores resultados, além de ser uma ferramenta de autoconhecimento e administração pessoal, onde os colaboradores podem ser capacitados em um plano de carreira ou plano de desenvolvimento individual (PDI) adequado e proporcional aos objetivos da empresa e do colaborador. Todos os envolvidos, poderão entender o que é necessário ser trabalhado para a evolução pessoal e profissional e traçar um plano de crescimento adequado.

Entender os benefícios dessa técnica, com informações claras, fará com que a gestão seja mais eficaz, utilizando as competências dos próprios colaboradores como estratégia de crescimento e expansão. Uma ação necessária para empresas e gestores que buscam ampliar a produtividade da equipe, tornando assim, seus resultados mais lucrativos e transformadores

 

Thais Giuliano - atua no desenvolvimento humano há mais de 17 anos, e se tornou especialista em transformação e melhoria do clima organizacional. Estudou várias áreas como Marketing, Psicologia, Naturopatia com especialização em Medicina Tradicional Chinesa, Metafísica, Terapia Floral, Business e Life Coach, Psicoterapia Breve, Master em Análise Comportamental e diversos cursos em longevidade e neurociência voltada para a saúde mental. Com passagem em empresas multinacionais no cargo de diretora de marketing da América Latina constatou na prática a importância de unir o conhecimento técnico e pessoal. Atualmente tem como foco o atendimento personalizado às empresas e suas lideranças, na aplicação do mapeamento socioemocional dos colaboradores, além de, palestras e treinamentos capazes de desenvolver a gestão colaborativa e promover a rentabilidade dos negócios

 

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