A celebração começa em 22/01 e tem o coelho como símbolo em 2023 Canva |
A celebração começa em 22/01 e tem o coelho como símbolo em 2023. É preciso estar atento à importação de insumos e matérias-primas do país nesse período
Em 2023, o Ano Novo Chinês começa no dia 22 de
janeiro. A confraternização é uma das mais populares da cultura chinesa. Apesar
do feriado oficial durar três dias, é comum os trabalhadores reservarem as
férias para prolongar o período de celebração. Em razão desse e de outros fatores
associados às festividades, parte das fábricas paralisa as atividades por mais
tempo, o que pode impactar linhas de produção em outras partes do mundo, por
conta da importação de insumos e matérias-primas do país.
Além de ser o maior parceiro comercial do Brasil, o
país asiático possui enorme influência na economia global. É o maior exportador
do mundo e o ritmo de crescimento das importações tem batido as maiores marcas
da década, mesmo com o cenário afetado pela pandemia de Covid-19 e o período de
fronteiras fechadas.
A logtech Nowports orienta
seus clientes a planejarem a importação dos itens da China. “A partir da gestão
dos estoques é possível adiantar as entregas ou postergar para depois do
término do feriado do Ano Novo Chinês. Programação é a chave do negócio. Adiantar-se em
relação aos pedidos minimiza os riscos e eventuais atrasos na cadeia
logística”, afirma a head of pricing da Nowports Brasil, Bruna Horstmann.
Como o Ano Novo Chinês impacta o comércio exterior e a logística internacional?
É impossível falar de comércio exterior sem
mencionar a China. No terceiro trimestre de 2022, o Brasil importou US$ 17,5 bilhões,
o que representou 23,1% do valor total no período. A China representou o maior
aumento do valor das importações, 40,5%. Os produtos que contribuíram para esse
resultado foram: processadores e controladores; herbicidas, conversores
elétricos estáticos, entre outros. Os dados são do Boletim
Trimestral da Balança Comercial Brasileira da Secretaria de Comércio Exterior
do Ministério da Economia.
“A China é uma superpotência econômica
internacional e com uma atuação forte nos setores industriais e no comércio de
tecnologias. Dada a importância do país para as balanças comerciais, quem
negocia com fornecedores ou exporta para o país precisa fazer um planejamento
minucioso para não perder as datas”, pontua Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex.
Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra, fintech de
comércio exterior, concorda que o planejamento é crucial para evitar atrasos.
“As transações financeiras devem ser pouco impactadas pelas festividades, já as
operações comerciais podem sofrer não só com atrasos, mas também com eventuais
custos adicionais. Por isso, é indispensável se organizar com antecedência”,
reforça.
Covid-19
Apesar do aumento dos casos de Covid e dos
protestos por parte da população contra as restrições impostas pela política de
Covid zero do governo chinês, a Nowports acredita
que essa situação não prejudicará a importação dos itens e acordos firmados com
os parceiros comerciais. “Situações parecidas como essa, no passado, não
prejudicaram o comércio exterior”, acrescenta a head of pricing da
logtech.
Nowports
Logcomex
Vixtra
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