A pandemia trouxe muitas consequências, como evasão escolar e defasagem no aprendizado. Por isso, um relatório feito pela UNESCO com a contribuição de mais de 1 milhão de pessoas oferece reflexão sobre o futuro da educação
Dados da 1ª etapa do Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que em 2021 houve uma redução de 1,3% no número de matrículas na educação básica do Brasil. Ao todo, foram contabilizadas 46,7 milhões de matrícula nas 178,4 mil instituições de educação básica do país, cerca de 627 mil a menos que em 2020.
Todo
mundo sabe que o conhecimento e educação são a base para a inovação. Em meio às
mudanças ambientais, sociais e tecnológicas que a sociedade tem vivido, o
conhecimento e a educação se fazem ainda mais necessários. Sabendo que a
pandemia de coronavírus trouxe consequências seríssimas à educação, como evasão
escolar e defasagem no aprendizado, é necessário estar antenado ao futuro da
educação para diminuir os efeitos desses problemas.
Um
bom recurso para auxiliar é o relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: um
novo contrato social para a educação". Durante dois anos, especialistas em
todo o mundo conversaram com mais de um milhão de pessoas que responderam três
perguntas sobre o futuro da educação: 1) o que devemos continuar fazendo? 2) O
que devemos deixar de fazer? 3) O que devemos reinventar criativamente?.
Com
base nessas contribuições, a UNESCO, em parceria com a Fundação SM, compilou
informações e divulgou o relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para
a educação", cujo objetivo é oferecer uma reflexão que sirva de base
para a construção de um futuro mais justo, equitativo e sustentável.
Ao
Super Cérebro Podcast, o professor e fundador da Moonshot Educação, José Motta
Junior, explica que antes da pandemia já havia uma agulha alfinetando a
educação para que ela se mexesse e tirasse um pouco do mofo.
“A
educação é um pouco linear, está acostumada com um roteiro. Por isso nos
preocupamos pouco em transformar as aulas. Afinal, já tenho minha aula pronta,
por que vou mudar tanto? Só que a pandemia chegou, tirou o professor da sala de
aula e jogou ele diante de um computador, de um tablet, de um notebook. Assim,
os professores tiveram que fazer um movimento para aprender algo novo, porque
senão não faríamos a aprendizagem acontecer. Aos trancos e barrancos a gente
fez”, garante.
Motta
explica ainda sobre o futuro da educação com base no relatório divulgado pela
UNESCO, que alerta que a reforma dos currículos e dos métodos de ensino devem
levar em consideração três grandes mudanças recentes na sociedade: a
globalização, a mudança climática e a revolução digital.
“São
três pedidos feitos pela UNESCO, sendo que o primeiro afirma que os professores
não precisam falar tudo para que haja aprendizagem, e isso é aderente a minha
crença como metodologia ativa. O segundo pedido é aumentar o fazer
juntos, até porque nessa vida ninguém faz nada sozinho e isso é um
preparo para a vida fora da escola, já que no dia a dia encontramos milhares de
pessoas diferentes. E o terceiro pedido é que existam novos espaços de
aprendizagem, pois a gente não aprende só na sala de aula, mas também aprende
em outros espaços”, enfatiza.
Ensino híbrido
Quando
falamos em novos ambientes de educação e trabalho em equipe, é necessário
destacar que a educação do futuro deve ser pensada com ferramentas digitais e
analógicas. Isso porque as ferramentas analógicas contribuem para o
desenvolvimento de habilidades socioemocionais tão exigidas pelo mercado de
trabalho hoje em dia.
“São
muitas as possibilidades que o mundo virtual oferece, mas o uso prolongado
dessas tecnologias pode trazer prejuízos significativos aos estudantes. A exposição
prolongada às telas pode causar dependência, problemas físicos como obesidade e
miopia, além de problemas psicológicos como depressão e ansiedade”, destaca a
diretora pedagógica do Grupo Super Cérebro, Vanessa Lima.
Vanessa
completa que as crianças estão expostas cada vez mais cedo às telas, isso
porque chamam a atenção por terem uma tela colorida e um som legal. “Tem
crianças que não sabem ler, mas que com um ano de idade já têm o estímulo de
ficar com o dedinho no canto da tela para pular um anúncio e acessar o que ela
quer”, explica.
Super Cérebro - método de ensino
pioneiro na capacitação de habilidades cognitivas e socioemocionais em
crianças, jovens e adultos. As atividades do Método Super Cérebro ajudam a
desenvolver a parte lúdica, analógica e fazem com que as crianças toquem nos
materiais utilizados, como o Soroban (ábaco japonês), que estimula o
aprendizado de cálculo e a construção de contas e os jogos de tabuleiro, que
incentivam o trabalho em equipe, resolução de problemas e cooperação.
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